Autor Tópico: Vale a pena uma Canon 6D?  (Lida 3169 vezes)

leandrorocha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Online: 04 de Fevereiro de 2020, 13:00:42
Oi pessoal! Sei que esta pergunta é um tanto difícil de responder, pois vai do gosto pessoal de cada um, mas gostaria muito de escutar algumas opiniões.

Recentemente tive a oportunidade de experimentar rapidamente uma Canon 6D e simplesmente achei ela demais. Talvez seja uma mera impressão, mas senti que as fotos que eu pude tirar tiveram um foco muito mais preciso e uma nitidez um pouco maior do que eu estou acostumado quando uso a minha T6i.

Estou inclinado a comprar uma 6D de segunda mão, mas tenho um certo receio de que quando eu realmente colocá-la para trabalhar acabe achando que ela não valia tanto assim. Gostaria muito de ir para uma 6D Mark II, mas por enquanto está fora do meu orçamento no mercado de usados.

Na experiência de vocês, os recursos da 6D para fotografia de ensaios continuam sendo relevantes mesmo quando comparamos com modelos APSC mais recentes como a 80d?


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2020, 13:10:07
Oi pessoal! Sei que esta pergunta é um tanto difícil de responder, pois vai do gosto pessoal de cada um, mas gostaria muito de escutar algumas opiniões.

Recentemente tive a oportunidade de experimentar rapidamente uma Canon 6D e simplesmente achei ela demais. Talvez seja uma mera impressão, mas senti que as fotos que eu pude tirar tiveram um foco muito mais preciso e uma nitidez um pouco maior do que eu estou acostumado quando uso a minha T6i.

Estou inclinado a comprar uma 6D de segunda mão, mas tenho um certo receio de que quando eu realmente colocá-la para trabalhar acabe achando que ela não valia tanto assim. Gostaria muito de ir para uma 6D Mark II, mas por enquanto está fora do meu orçamento no mercado de usados.

Na experiência de vocês, os recursos da 6D para fotografia de ensaios continuam sendo relevantes mesmo quando comparamos com modelos APSC mais recentes como a 80d?

Depende...

Depende do quanto vocêestá disposto a gastar, da sua exigência, do seu equipamento atual, etc.

Euzinho, prefiroa 80d do que a 6d. Pra mim, a construção da 80d, 45 pontos AF, foco automático em video, CLD articulado, e a velocidade de FPS são mais importantes que o sensor full frame da 6d.

Outra coisa, que me faz preferir a APS-C. Eu trabalho com formatura, casamento, etc. De todos os colegas que têm 6d que eu conheço, pelo menos METADE teve problemas com ela. Vão de cortina estourada com 80k disparos, botão disparador falhando, slot de cartão com problema de leitura, etc. Vi muuuitas 6d travando obturador com 150~200k. "AHH, mas isso é o normal"... Depende. Minhas 60d chegaram quase a 300 mil, difícil ver uma 7d que seja, com menos de 400 mil antes de parar.
LEmbre-se, a 6d é quase uma Rebel fufreime. Se puser no pau, no serviço pesado, pode ser que aguente, pode ser que arregue.

Sobre a qualidade da câmera, é inegável! Sensor dela, pode não ser o mais modernoso do mercado, mas entrega imagens muito bonitas, e questão de iso, é muito boa!



Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2020, 16:13:33
LEmbre-se, a 6d é quase uma Rebel fufreime.

Fiquei curioso. Não seria uma XXD fufreime?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2020, 16:21:10
A T6i tem foco muito melhor......
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Fevereiro de 2020, 23:09:16
Pra mim nao vale a pena…

As duas unicas vantagens da 6D em relacao a 80D, 7D Mk2, 90D, e a qualidade da imagem bem superior e trabalhar com ISO alto, no restante perde de lavada pra essas aps c, entre a 6D e as aps c citado, ficaria com aps c, pro estilo de fotos que eu tiro…


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Fevereiro de 2020, 23:54:54
Palpitando: será que pode ser por conta da lente? Às vezes isso faz toda a diferença e na hora não nos damos conta.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #6 Online: 05 de Fevereiro de 2020, 04:00:49
Fiquei uma semana com a 6D de um amigo agora no fim do ano. A 6D dele tinha 60.000 cliques. Estava até bem conservada no aspecto externo, tirando as borrachas laterais que despencaram , mas isso é comum nas câmeras da Canon.

Dai pelo preço peguei a SL2, porque queria algo mais compacto e precisava da tela giratória e do dual auto pixel e principalmente: algo mais compacto, algo que a 6D não é. Os recursos da 80D, T7i, SL2 são muito melhores para meu uso.

As únicas coisas que realmente justificam uma Fullframe, no meu entender, são o uso de ISO alto (nesse ponto a 6D é realmente muito boa, não tem comparação com nenhum sensor APSC) e o uso em arquitetura e paisagens, já que o sensor maior capta mais informação o que é interessante pra quem fotografa arquitetura/paisagens.

Tirando isso, uma APSC das mais atuais da Canon tem mais recursos do que a 6D. Eu prefiro uma 5D Mark 2 do que uma 6D. Os pontos de foco laterais da 6D são bem ruins pra pegar foco , principalmente em baixa luz. O central é excelente.

Mas é isso eu ainda prefiro sensor APSC, não tenho motivos por hora para migrar para Fullframe. Com o preço da 6D usada, dá pra comprar uma 5D Mark 2 ou uma APSC mais nova como a 80D, que convenhamos é uma baita de uma câmera.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Fevereiro de 2020, 14:48:45
Já fui usuário de 6D classica... por duas vezes na vida... e também já tive 6D mark II.

Em imagem, e ponto central de foco, é simplesmente muito boa, mas boa até demais. É a única que aproxima da imagem que uma 1DX gera, uns 98% identica.

Foco:
Foco central é estupidamente sensível, muito bom mesmo, dá pau em precisão em 80D, 90D,70D, 7D mark II, e sou capaz de falar que achei ele levemente melhor que a da 6D mark II. O único que superou o ponto central de foco dela.. foi a 1DX. Acredito que devido o seu tamanho do ponto de foco.. diminuto porém muito sensivel ajudou demais neste aspecto.
Já os pontos laterais, são comuns... como os da serie Rebel, ou das outras de quase da mesma época, como os laterais da 60D, 50D, 5D mark II, e todas Rebel da T6i para baixo. Ou seja não são tão precisos no escuro ou pouco contraste, mas dá para trabalhar de boa.... e no caso precisar de foco al servo...o central faz tudo com louvor.
Até tenho uma fotografia de amostra.. onde usei uma 6D clássica... usando só o foco central no al servo, contra uma ave vindo voando em minha direção, e fui clicando nos limite dos fps da camera, que acho que é 4 ou 5, e isso usando uma 600mm com tc 1.4, ou seja 840mm. Então nada haver falarem que o foco é ruim, acho que é mais saber usar.

Link da foto
https://www.wikiaves.com.br/1011607&t=s&s=10383

Eu estou precisando de uma camera backup.... e penso seriamente em ter a terceira 6D clássica na minha vida, devido o preço que está nos dias de hoje.. média de 2.500 a 3.000. Acima deste valor, já iria para 6D mark II, pois todos os pontos de foco são bons, o dual pixel é excelente, e o LCD móvel ajuda demais. E já acha algumas por 4.500,00, e zero por 5.800,00.

E outro detalhe, quando eu tive a 6D, também tinha a 5D mark III, a 6D é melhor no ponto central porém perde nos laterais.. e a 5D mark III os laterais não te deixa tanto na mão, porém é ligeiramente inferior na imagem, mas é algo que o cliente não vê. Em fotos de natureza, de alto detalhes... eu usava a 6D.

Resumo, vale a pena ter uma ainda ? Sim, se for pagar barato.
Zera, não vale a pena, melhor suar mais um pouco e comprar a atual.
Mas é um maquinão.
Fotógrafo e birdwatching