Autor Tópico: Canon EOS R - A Mirrorless FF da Canon  (Lida 221963 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1050 Online: 02 de Dezembro de 2018, 15:06:48
Minha precisão com Eye-Af na M50 é bem alta para os retratos que faço.
Acima de 80%.

E os 20% de erro não são erros grotescos, no máximo 2cm de erro, como foco na sombrancelha ou no olho de trás. Perfeitamente aceitável pro meu trabalho que não envolve grandes ampliações.

Quando eu usava DSLR era um pesadelo com certas lentes, tomando todo cuidado do mundo, confirmando foco multiplas vezes, recompondo o mínimo possivel, e ainda assim tinha uns erros de foco que me faziam perder fotos. Na contra luz era batata, podia esperar uns 25% de fotos perdidas.

Hoje eu tenho menos trabalho e mais resultado. Menos uma coisa completamente mecânica com a qual eu não preciso me preocupar e me dão mais espaço para focar no resultado final.
E isso com uma câmera de entrada, onde se tem muito espaço pra implementação de aperfeiçoamento no futuro.
Qualidade de vida.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1051 Online: 02 de Dezembro de 2018, 15:44:09
É impressionante como você e o Vangelism apresentam problemas de foco...

O mundo todo (não só o Ernesto) usou DSLR em FILME (onde não podia errar foco) e o mundo todo usa DSLR em esportes (onde tb nunca se pode errar foco)

Em quais situações e equipamentos vocês erram tanto o foco ? Tem como colocar exemplos ??

Eu, com certeza, posso ajudar vocês a não errarem mais :ok:

Na verdade, o Ernesto é sim a única pessoa que conheço que nunca errou foco por causa de DSLR.
Todo o resto do mundo já viu isso acontecer. Nem nos testes da 1DXII, uma câmera excelente nesse quesito, ela chega em 100% de precisão.

E nem precisa ir longe, aqui nessa área do fórum mesmo você encontra vários tópicos de problemas de back/front focus.
Dá pra achar inúmeros usuários inclusive que consideram uma vantagem inegociável das câmeras da linha XXD terem ajuste fino de foco, e por isso, apenas por isso, nunca comprariam uma Rebel que não possui esse recurso.

E qualquer pessoa que já teve experiência com processos de ajuste fino de foco, sabe que é bem raro de se chegar em um resultado realmente perfeito com diversas lentes, já que a distância focal em lentes zoom e a distância pro assunto podem requerer ajustes completamente diferentes.

É praticamente uma loteria... Você precisa que a câmera e a lente tenham o mesmo ajuste de fábrica, sendo que as fabricantes tem um range bem grande pra esses ajustes. Já vi usuários mais exigentes dizendo até que nunca tiveram uma lente que não precisou de ajuste fino. Novamente, você encontra esses comentários aqui no fórum, de gente real, do jeito que você gosta.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1052 Online: 02 de Dezembro de 2018, 17:34:35
Mano, se nenhma câmera dá certo com vocês (até o Eye-Focus dá apenas algo acima de 80% e eu não sou de defender Sony mas isso é muito baixo e ela é bem melhor que isso pq já tive a6000 e a99), está na hora de você, na humildade, pegar uns conselhos, sim :ok:

O problema é a pecinha atrás da câmera...

Ernesto, tua boca deveria pegar fogo ao dizer a palavra humildade.
Narcisista mauricinho que só consegue emprego na base do quem indica, pois com fotos não consegue impressionar nem um cachorro.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1053 Online: 02 de Dezembro de 2018, 19:18:14

E os 20% de erro não são erros grotescos, no máximo 2cm de erro, como foco na sombrancelha ou no olho de trás. Perfeitamente aceitável pro meu trabalho que não envolve grandes ampliações.


Um erro desse é o paraíso.

Em tempo:
EOS-R Disappointment | Time to Switch from Canon

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1054 Online: 02 de Dezembro de 2018, 20:41:27
Em tempo:
EOS-R Disappointment | Time to Switch from Canon

Tive o mesmo sentimento no lançamento.
Eu senti que a EOS R era a minha M50 com sensor FF e algumas pequenas melhorias, mas nada de muito incrível.
Foi um tanto decepcionante de fato.

Mas a Canon está nesse ritmo há algum tempo. Lembro que também senti a mesma coisa no lançamento da 5DIV, da 6DII... Os lançamentos de entrada da Canon estão sendo bem mais interessantes do que os mais intermediários e avançados nos últimos tempos, primeiro a SL2 e depois a M50 que foram lançamentos realmente legais pro price point delas.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1055 Online: 03 de Dezembro de 2018, 08:39:28

É bom ver a realidade chegando

Foi difícil defender essa opinião antes de existir um Deus Yutóba apoiando ... :ok:
Eu disse isso no lançamento, gênio.
 :doh:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #1056 Online: 03 de Dezembro de 2018, 09:10:55
Pessoal, mantenham a compostura aqui.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk



rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #1057 Online: 03 de Dezembro de 2018, 10:52:49
É porque você vai no Marketing...

MirrorLess é igual notícia de WHATSAPP:
Um monte de gente compartilhando a crença e ninguém verificando se a manchete é real.


Observe o caso da R... todo mundo aqui elogiando e só eu, de fato, usei uma.




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Ah, a arrogância.

Mudando de assunto, eu vi a opinião do TH sobre a EOS R e, realmente assistindo o vídeo, ela não fala em momento nenhum que a câmera é ruim, só que não atendeu as expectativas dele, que é usuário de uma 5DIV. Normal, já que todo mundo que já fez análise claramente indicou que a câmera mais lembra a 6DII com o sensor da 5d4.

Então, com isso mente, parece-me que ele parte de uma premissa equivocada, comparando duas câmeras que não são do mesmo nível, a não ser pelo sensor.
Canon 5D MK III - Sony A7III


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1058 Online: 03 de Dezembro de 2018, 10:56:40
Ah, a arrogância.

Mudando de assunto, eu vi a opinião do TH sobre a EOS R e, realmente assistindo o vídeo, ela não fala em momento nenhum que a câmera é ruim, só que não atendeu as expectativas dele, que é usuário de uma 5DIV. Normal, já que todo mundo que já fez análise claramente indicou que a câmera mais lembra a 6DII com o sensor da 5d4.

Então, com isso mente, parece-me que ele parte de uma premissa equivocada, comparando duas câmeras que não são do mesmo nível, a não ser pelo sensor.

 :)

Exatamente, ai se vê quem só leu o titulo e quem assistiu o vídeo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #1059 Online: 03 de Dezembro de 2018, 10:57:08
Ah, a arrogância.

Mudando de assunto, eu vi a opinião do TH sobre a EOS R e, realmente assistindo o vídeo, ela não fala em momento nenhum que a câmera é ruim, só que não atendeu as expectativas dele, que é usuário de uma 5DIV. Normal, já que todo mundo que já fez análise claramente indicou que a câmera mais lembra a 6DII com o sensor da 5d4.

Então, com isso mente, parece-me que ele parte de uma premissa equivocada, comparando duas câmeras que não são do mesmo nível, a não ser pelo sensor.
O que ele menciona no vídeo é o que ela é: um apanhado de tecnologias obsoletas da Canon juntas num pacote que poderia ser ao menos mais em conta e não é.

Convenhamos que o cidadão não falou nada que ninguém aqui discorde.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk



rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #1060 Online: 03 de Dezembro de 2018, 11:09:27
O que ele menciona no vídeo é o que ela é: um apanhado de tecnologias obsoletas da Canon juntas num pacote que poderia ser ao menos mais em conta e não é.

Convenhamos que o cidadão não falou nada que ninguém aqui discorde.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

Absolutamente. Eu concordo com quase todos os apontamentos do vídeo. Quando a EOS R chegou aqui na minha cidade, o vendedor que sempre tenta alimentar o meu vício me convidou para dar uma olhada na câmera, sugerindo que aceitaria a minha 5D3 em possível troca.

Em suma, a EOS R no manuseio parece mais com a minha 70D que com a 5D3. Eu não brinquei por muito tempo com a câmera, mas trouxe umas fotos para casa para dar uma fuçada. As imagens são muito boas, sem dúvida (testei com a 24-105 f4).

Mas além da minha 5D3 ser nova, praticamente, eu acho que a R não serve para o tipo de fotografia no qual eu uso a 5D3, que geralmente envolve água, poeira e batidas. A própria Canon informa que o nível de vedação da R não está no mesmo nível da linha 5D.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1061 Online: 03 de Dezembro de 2018, 11:10:34
Mudando de assunto, eu vi a opinião do TH sobre a EOS R e, realmente assistindo o vídeo, ela não fala em momento nenhum que a câmera é ruim, só que não atendeu as expectativas dele, que é usuário de uma 5DIV. Normal, já que todo mundo que já fez análise claramente indicou que a câmera mais lembra a 6DII com o sensor da 5d4.

Então, com isso mente, parece-me que ele parte de uma premissa equivocada, comparando duas câmeras que não são do mesmo nível, a não ser pelo sensor.

É tudo uma questão de expectativa mesmo.

Mas eu não acho que a EOS R está mais próxima da 6DII do que da 5DIV.
Tá bem no meio termo. Pro meu uso tá até pendendo mais pro lado da 5DIV.

E pra mim, que prefiro o EVF e suas funcionalidades, pegaria a EOS R ao invés da 5DIV sem pensar duas vezes se as duas estiverem num preço similar.

Mas... Faltou alguma coisa, sabe?
Seria um upgrade claro da minha M50, mas seria um upgrade mais por luxo do que por prazer, por evolução significativa.
A Sony conseguiu o efeito "wow" com a A7III. A Nikon conseguiu com a D850... A Canon ainda tá campegando... 6DII, 5DIV e agora a EOS R... Todas câmeras sólidas, longe de serem ruims, mas que não trouxeram nada de muito impressionante pra mesa.

E nem precisava ser algo inovador... Um IBIS... Um 4k sem crop... Dual card... Essas features que já existem no mercado bastariam para eu ficar mais empolgado.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #1062 Online: 03 de Dezembro de 2018, 11:29:49
É tudo uma questão de expectativa mesmo.

Mas eu não acho que a EOS R está mais próxima da 6DII do que da 5DIV.
Tá bem no meio termo. Pro meu uso tá até pendendo mais pro lado da 5DIV.

E pra mim, que prefiro o EVF e suas funcionalidades, pegaria a EOS R ao invés da 5DIV sem pensar duas vezes se as duas estiverem num preço similar.

Mas... Faltou alguma coisa, sabe?
Seria um upgrade claro da minha M50, mas seria um upgrade mais por luxo do que por prazer, por evolução significativa.
A Sony conseguiu o efeito "wow" com a A7III. A Nikon conseguiu com a D850... A Canon ainda tá campegando... 6DII, 5DIV e agora a EOS R... Todas câmeras sólidas, longe de serem ruims, mas que não trouxeram nada de muito impressionante pra mesa.

E nem precisava ser algo inovador... Um IBIS... Um 4k sem crop... Dual card... Essas features que já existem no mercado bastariam para eu ficar mais empolgado.

Concordo com você, especialmente porque cada um de nós tem necessidades ou estilos de fotografias com maiores ou menores exigências técnicas para serem preenchidas e não necessariamente do mesmo ponto vista (uns dão mais importância para o sensor, outros durabilidade, ergonomia ou a combinação de diversos fatores, etc).

Relativamente à afirmação sobre a EOS R estar mais próxima da 6dII, esclareço:

a) As dimensões e aparência geral da câmera são próximas, a 6Dii é pouca coisa maior e um pouco mais pesado, pude compará-las lado a lado;
b) cartão único;
c) semelhante vedação contra os elementos;

Claro existem outros itens em que ela é bem superior à 6DII, especialmente na tecnologia embarcada. Eu não sou fã especialmente do quão centralizado é o cluster de AF dessa câmera. Depois de testar a R e ver que você pode praticamente enfiar o ponto de foco na borda do sensor, chega a ser engraçado mexer na 6D.

Finalmente, como tenho a a7III, que ocupa um nicho meio semelhante, seria "mais do mesmo" trocar a 5d3 pela R.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #1063 Online: 03 de Dezembro de 2018, 11:40:43
O que ele menciona no vídeo é o que ela é: um apanhado de tecnologias obsoletas da Canon juntas num pacote que poderia ser ao menos mais em conta e não é.

Convenhamos que o cidadão não falou nada que ninguém aqui discorde.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
Bom não vi e acho que nem terei tempo de ver o vídeo, já assisti muito vídeo sobre ela e cansei... poucos são de caras que colocam câmera no campo de batalha mesmo...
Mas se ele considera o sistema de foco com centenas de pontos, o 3º anel de configurável, algumas novas e poderosas objetivas, e algumas coisinhas a mais como sendo parte de "um apanhado de tecnologias obsoletas da Canon"... eu discordo...
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1064 Online: 03 de Dezembro de 2018, 11:43:19
Eu vejo uma 6d ML cara.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs