Autor Tópico: Canon EOS R - A Mirrorless FF da Canon  (Lida 220939 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #1065 Online: 03 de Dezembro de 2018, 11:52:55
Eu vejo uma 6d ML cara.
Pra mim tudo bem oq vc vê, só que eu discordo...

Mas achei sim o preço no mínimo uns US$300 acima do que deveria...
Conhecimento importa mais que equipamento.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #1066 Online: 03 de Dezembro de 2018, 12:55:22

Como o CFCSOSA disse, enfim, 86 páginas depois, todos aqui, finalmente, concordamos em um ponto só  :ok: :clap:



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Alguns pontos vão ser menos controversos que outros, naturalmente.

Só para constar, se eu tivesse só a 70d, ou só uma 6d, creio que a R seria um bom upgrade.

Acho q do ponto de vista das expectativas todo mundo queria que a Canon entregasse mais. Não vi ninguém dizendo o contrário.

Das perspectivas individuais aí a questão é outra. Eu não vi a R como um upgrade da minha 5d3, outras pessoas vão opinar dizendo que é sim.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Canon 5D MK III - Sony A7III


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #1067 Online: 03 de Dezembro de 2018, 15:26:48
Toda vez que volto de um ensaio e encontro back focus de mais de 1 metro em 3 fotos de uma sequência de 4.
Me convenço que profissional é face/eye af e não DSLR.

Mesma coisa aqui...
Sempre encontrei erros de back/front focus em todos os corpos que tive de DSLR.

Só pode que ou eu sou muito chato com isso ou azarado haha


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #1068 Online: 03 de Dezembro de 2018, 16:23:34
Acho que sou sortudo, pois só tive problemas de front/back focus com lentes sigma, e tbm na época da 50D... de lá pra cá, isso acabou...
Conhecimento importa mais que equipamento.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #1069 Online: 03 de Dezembro de 2018, 16:26:01
Acho que sou sortudo, pois só tive problemas de front/back focus com lentes sigma, e tbm na época da 50D... de lá pra cá, isso acabou...

Com lentes nativas parece ser bem mais difícil. Eu também já tive problemas com lentes da sigma.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #1070 Online: 03 de Dezembro de 2018, 17:10:43
Com lentes nativas parece ser bem mais difícil. Eu também já tive problemas com lentes da sigma.
Então né.... ai o cara fica reclamando... eu deixei de usar lentes Sigma, principalmente as zoom, por esse motivo... apesar de que, com as novas fixas mais recentes, que a gente vê relatos de ótimo desempenho óptico, junto com as câmeras modernas com ajustes e com docks, esse problema deve ser mínimo.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2018, 17:10:54 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1071 Online: 03 de Dezembro de 2018, 17:27:13
Não acredito que a Canon tenha implementado ajuste de foco nas DSLR pensando nas lentes de terceiros.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1072 Online: 03 de Dezembro de 2018, 20:46:38
Não existe sorte nem azar

Sabendo usar, vai focar  :ok:

Parabéns, você é alguém que sabe usar  :ok:

Outro dia um colega que fotografa há anos, e super crítico do meu trabalho, que se orgulha de só usar a câmera no manual, não sabia que existe compensação de esposição...  :(

Agora vem o pessoal que parece não saber usar os vários modos de foco...  :(


Gente, não sabe, pergunta, nem que seja por MP, mas não se expõe dessa forma criticando a câmera ... fica muito feio...

Ernesto, eu já tive esse problema com 3 lentes num intervalo de 2 anos.
Duas tinham backfocus consistente e uma tinha front focus ocasionalmente, que era causado por uma mistura de distància e condição de luz.
Essas mesmas três lentes, no live view da mesma DSLR, não apresentavam os problemas.
Essas mesmas três lentes, em uma ML com tecnologia de varredura diferente, não apresentava esses problemas.

A única variante que mudou em todas as situações foi a tecnologia de varredura da câmera. Do phase para o dual pixel do live view da mesma DSLR, e posteriormente para phase+dpaf de uma ML.

A peçinha atrás da câmera continuou a mesma, o problema foi solucionado ao abandonar uma tecnologia falha nesse quesito.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1073 Online: 03 de Dezembro de 2018, 21:06:10
Desista back e front focus é coisa de youtuber e não existe.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #1074 Online: 03 de Dezembro de 2018, 22:25:52
Confessem:

Esse tópico tem tanta página pq a sala da Nikon está abandonada...

Os véio lá, devem ter morrido tudo...  :doh:

Só escapei pq fugi para essa, aqui, antes...

Mas, não está dando certo...  :(

Na sala da Nikon não sabem compensar a exposição e na da Canon não conhecem os modos de foco...   :(

Isso mata os véio, gente...   ;) :D

Faz isso não... tenham dó da gente...  :D



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

kkkkkkkkkkk vc está terrivel Ernesto  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1075 Online: 04 de Dezembro de 2018, 06:55:03
Confessem:

Esse tópico tem tanta página pq a sala da Nikon está abandonada...

Os véio lá, devem ter morrido tudo...  :doh:

Só escapei pq fugi para essa, aqui, antes...

Mas, não está dando certo...  :(

Na sala da Nikon não sabem compensar a exposição e na da Canon não conhecem os modos de foco...   :(

Isso mata os véio, gente...   ;) :D

Faz isso não... tenham dó da gente...  :D



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Será que na sala Sony o povo sabe usar WB no Kelvin?

Ah, esqueci.... Sony faz filmadora, não câmera fotográfica.

 :assobi: :assobi: :assobi:
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #1076 Online: 04 de Dezembro de 2018, 08:26:46
Ernesto, eu já tive esse problema com 3 lentes num intervalo de 2 anos.
Duas tinham backfocus consistente e uma tinha front focus ocasionalmente, que era causado por uma mistura de distància e condição de luz.
Essas mesmas três lentes, no live view da mesma DSLR, não apresentavam os problemas.
Essas mesmas três lentes, em uma ML com tecnologia de varredura diferente, não apresentava esses problemas.

A única variante que mudou em todas as situações foi a tecnologia de varredura da câmera. Do phase para o dual pixel do live view da mesma DSLR, e posteriormente para phase+dpaf de uma ML.

A peçinha atrás da câmera continuou a mesma, o problema foi solucionado ao abandonar uma tecnologia falha nesse quesito.

Pois é , quando eu falei que sempre tinha back/front focus é pq eu sei que tem (principalmente em lente zoom).
Não é o modo de foco que estava sendo usado.

Obviamente fiz os testes pelo liveview e aconteceu justamente isso... foco cravado nesse modo.


Se estou com uma 24-70 em 24mm em uma distância de 1 metro da pessoa sai cravado. Se estou à por exemplo  5 metros o foco sai bem fora.



rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #1077 Online: 04 de Dezembro de 2018, 09:20:43
Pois é , quando eu falei que sempre tinha back/front focus é pq eu sei que tem (principalmente em lente zoom).
Não é o modo de foco que estava sendo usado.

Obviamente fiz os testes pelo liveview e aconteceu justamente isso... foco cravado nesse modo.


Se estou com uma 24-70 em 24mm em uma distância de 1 metro da pessoa sai cravado. Se estou à por exemplo  5 metros o foco sai bem fora.

No meu caso foi uma Sigma 24-70mm f2.8 (antes da série art). Tive que fazer MA tanto no wide como no telefoto. Aí resultou que os extremos ficaram bem calibrados, mas no 50mm ainda parecia ter um pequeno foco frontal. E claro, em liveview tudo ficava extremamente nítido.

No meu caso, ainda, troquei a lente. A primeira veio com tanto back focus que mesmo o MA no máximo não compensava. O vendedor trocou sem problemas.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2018, 09:23:58 por rdmello76 »
Canon 5D MK III - Sony A7III


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Sexo: Masculino
Resposta #1078 Online: 04 de Dezembro de 2018, 10:06:48
Microajuste de foco, no social as vezes nem se percebe tanto.
Mas uso de teleobjetivas e fotografias de aves, onde a profundidade de campo é curtíssima e penas são muito detalhadas, a verificação do ajuste é extremamente fundamental, não dá para ir a campo sem antes testar e verificar onde a lente está parando o foco, se é antes ou depois de onde você colocou o ponto central de foco.
De cada 10 lentes originais seja canon ou nikon , 8 delas tem fazer correção de microajuste. E este microajuste varia de corpo a corpo de camera e unidade utilizada. Nos anos que guiei observadores de aves, de 2010 a 2017, na mais de 300 teles que já vi na vida para fazer calibração, é algo muito comum.

Vou citar um exemplo que tenho em casa.
Hoje tenho a 6D mark II e uma EF 600mm f4 L, sem IS (sim modelo antigo de 1994, que achei zero km de um colecionador), na qual essa lente uso 100% do tempo com teleconversor de 1.4x, da Canon versão 3, virando uma 840mm f/5.6.
A lente sem o teleconversor, exigiu microajuste de +9, para cravar exatamente onde deixei o ponto de foco e com o teleconversor exigiu ajuste de +13.
E testei este mesmo kit, na 6D antiga de um amigo, e o ajuste foi o inverso, foi para -10 para exatidão onde a camera deve travar o foco.

Utilizando 840mm e escolhendo a abertura f/8, com um assunto a uns 7 metros de distancia, a área nitida da imagem (profundidade de campo nitido) é de apenas 1cm a 1,5cm, virando um tremendo borrão de desfoque o que tiver antes ou depois de onde realmente você focou, então o microajuste é extremamente essencial para não perder a foto.

Já vi 600mm nikkor, recém chegada da loja, zero km, que exigiu microajuste +19 em uma Nikon D4, e como já vi  800mm canon zero km, já exigir -15  na camera do sujeito.

Agora estou no social a pouco mais de um ano, claro que, com bem menos experiencia que maioria de vocês aqui, mas mesmo assim conferi o microajuste de minhas lentes, sigma 35mm 1.4 art e canon 85mm 1.8. A sigma que tenho é bem exata, não precisou ajuste, o que acontece que em situação bem drástica de contra luz, as vezes joga o foco lá no Zé das couves, bem longe do assunto que deseja, mas isso faria com qualquer lente de qualquer marca (quem já não passou por isso ? )

A Ef85mm na minha camera, exigiu +7, pois era nitido que estava errada, quando eu fazia fotos da noiva durante o making off, quando eu focava exatamente nos cílios dela e a área nitida estava antes. Agora está perfeita.

Ainda bem que estas Mirrorless, esse assunto acaba, e nunca mais temos que perder tempo com isso.

E volto a dizer, eu queria uma EOS R para mim :)
Fotógrafo e birdwatching


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #1079 Online: 04 de Dezembro de 2018, 10:16:55
Microajuste de foco, no social as vezes nem se percebe tanto.
Mas uso de teleobjetivas e fotografias de aves, onde a profundidade de campo é curtíssima e penas são muito detalhadas, a verificação do ajuste é extremamente fundamental, não dá para ir a campo sem antes testar e verificar onde a lente está parando o foco, se é antes ou depois de onde você colocou o ponto central de foco.
De cada 10 lentes originais seja canon ou nikon , 8 delas tem fazer correção de microajuste. E este microajuste varia de corpo a corpo de camera e unidade utilizada. Nos anos que guiei observadores de aves, de 2010 a 2017, na mais de 300 teles que já vi na vida para fazer calibração, é algo muito comum.

Vou citar um exemplo que tenho em casa.
Hoje tenho a 6D mark II e uma EF 600mm f4 L, sem IS (sim modelo antigo de 1994, que achei zero km de um colecionador), na qual essa lente uso 100% do tempo com teleconversor de 1.4x, da Canon versão 3, virando uma 840mm f/5.6.
A lente sem o teleconversor, exigiu microajuste de +9, para cravar exatamente onde deixei o ponto de foco e com o teleconversor exigiu ajuste de +13.
E testei este mesmo kit, na 6D antiga de um amigo, e o ajuste foi o inverso, foi para -10 para exatidão onde a camera deve travar o foco.

Utilizando 840mm e escolhendo a abertura f/8, com um assunto a uns 7 metros de distancia, a área nitida da imagem (profundidade de campo nitido) é de apenas 1cm a 1,5cm, virando um tremendo borrão de desfoque o que tiver antes ou depois de onde realmente você focou, então o microajuste é extremamente essencial para não perder a foto.

Já vi 600mm nikkor, recém chegada da loja, zero km, que exigiu microajuste +19 em uma Nikon D4, e como já vi  800mm canon zero km, já exigir -15  na camera do sujeito.

Agora estou no social a pouco mais de um ano, claro que, com bem menos experiencia que maioria de vocês aqui, mas mesmo assim conferi o microajuste de minhas lentes, sigma 35mm 1.4 art e canon 85mm 1.8. A sigma que tenho é bem exata, não precisou ajuste, o que acontece que em situação bem drástica de contra luz, as vezes joga o foco lá no Zé das couves, bem longe do assunto que deseja, mas isso faria com qualquer lente de qualquer marca (quem já não passou por isso ? )

A Ef85mm na minha camera, exigiu +7, pois era nitido que estava errada, quando eu fazia fotos da noiva durante o making off, quando eu focava exatamente nos cílios dela e a área nitida estava antes. Agora está perfeita.

Ainda bem que estas Mirrorless, esse assunto acaba, e nunca mais temos que perder tempo com isso.

E volto a dizer, eu queria uma EOS R para mim :)

Então, perfeitas as colocações. A 70mm em f2.8 e você estando a 1,5 metros de distância do sujeito dá algo em torno de 7cm de profundidade de campo. Se for em 200mm f.2.8 a 2m, cai para 2cm, mesmo a uns 5 metros o cálculo não dá 10cm de profundidade de campo. Essas distâncias focais são muito utilizadas em eventos e é crucial que lente esteja calibrada com a DSLR. E ao contrário das afirmações, não tem nada a ver com modo de foco.

Se alguém disser isso, não sabe do que está falando.

Se alguém mais novo está lendo esse tópico, pode ficar confuso com informações conflitantes, o que é um desserviço para os colegas.
Canon 5D MK III - Sony A7III