Autor Tópico: Canon EOS R - A Mirrorless FF da Canon  (Lida 219536 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1080 Online: 04 de Dezembro de 2018, 10:40:14
O meu problema mais grave de back/front focus foi com uma Canon EF 24-70mm f/4L IS USM.

Daí vem a reflexão, uma Canon 77D, que custa uns R$3500 no mercado e no site da Canon sai por R$7000, não tem microajuste de foco.
A 24-70mm f/4L sai por uns R$3500 também.

Uma pessoa pode gastar R$7000 em uma câmera com uma lente da mais alta linha da Canon, ou até mesmo R$10500 comprando direto da Canon, e ter um setup com foco meia boca e que ele nem ao menos tem a possibilidade de tentar resolver. Vai ter que ficar de molho por algumas semanas esperando a troca/manutenção e torcer pra resolver.

Sem falar que muita gente sem experiência poderia não perceber se a falha não fosse tão óbvia.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2018, 10:41:34 por Di Torres »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1081 Online: 04 de Dezembro de 2018, 10:56:07
Pois é, Canon e Nikon criaram micro ajuste de foco nas cameras para atender a imaginação dos youtubers que inventaram back/front focus.


Saiu algum review mais técnico comparando as duas 50mm 1.2.?
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2018, 10:56:22 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1082 Online: 04 de Dezembro de 2018, 11:24:05
Será que na sala Sony o povo sabe usar WB no Kelvin?

Ah, esqueci.... Sony faz filmadora, não câmera fotográfica.

 :assobi: :assobi: :assobi:

kkkkkkk, filmadora que tira fotos... e a Nikon faz câmeras de foto que filmam...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1083 Online: 04 de Dezembro de 2018, 12:12:29
Saiu algum review mais técnico comparando as duas 50mm 1.2.?

Ainda não vi uma comparação direta mais técnica, mas tem um site que gosto muito de acompanhar e eles fizeram uma review da RF que da pra comparar com a review da EF deles, já que seguiram metodologias parecidas.

RF:
https://www.opticallimits.com/canon_eos_ff/1055-canonrf50f12?start=1

EF:
https://www.opticallimits.com/canon_eos_ff/472-canon_50_12_5d?start=1
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2018, 12:20:20 por Di Torres »


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #1084 Online: 04 de Dezembro de 2018, 13:38:49

Se as DSLR são tão ruins no foco (e não é imperícia), porque vocês ainda perdem tempo com elas ?  :ponder:

O Mirrorless já está no 11° ano de vida :assobi:




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Uma coisa não tem nada a ver com a outra. MA é uma realidade para um sistema que tem o sensor de foco e sensor de imagem separados, em planos diferentes. Isso é evidente. Mas claro, tem gente que nem percebe se o foco está um pouco fora, daí não precisa ajustar mesmo.

Canon 5D MK III - Sony A7III


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1085 Online: 04 de Dezembro de 2018, 13:46:44

Se as DSLR são tão ruins no foco (e não é imperícia), porque vocês ainda perdem tempo com elas ?  :ponder:

O Mirrorless já está no 11° ano de vida :assobi:

Se DSLR são tão boas e confiáveis em todos seus modos de foco, com todas as lentes de suas marcas, porque você só usa AF-C com o ponto central?  :assobi:

Você gosta tanto de enquadramento centralizado assim? Tu é o Wes Anderson da fotografia esperando para ser descoberto?  :hysterical:


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #1086 Online: 04 de Dezembro de 2018, 13:53:10
Mea culpa:

Talvez, seja como um guitarrista na trigésima turnê.

O instinto fez, do equipamento, a extensão do corpo,

O tempo fez o fácil, não ser o simples.



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Ou talvez não, Hendrix.
Canon 5D MK III - Sony A7III


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #1087 Online: 04 de Dezembro de 2018, 14:20:12
Apenas estudei fotografia com um profissional (um Hendrix)

Escapei dos mitos e traumas criados pela autodidatice


Por questão de lógica, um fotógrafo esportivo jamais teria essas margens de erro apresentadas aqui.




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Então, possivelmente faltasses às aulas sobre microajuste, mas não tem problema, se precisares, posso te ajudar.  :ok:

Quanto ao fato de teres cursado fotografia profissionalmente, não há correlação direta entre esse fato e a presunção de que sabes mais que as pessoas que aprenderam de forma autodidática. Invocar o argumento da "autoridade" é uma das falácias lógicas mais comuns.

Não existem mitos e traumas sobre autofoco. A situação existe e a tua negativa não faz com que ela desapareça. Talvez não tenhas tido o problema nenhuma vez e tudo bem, pode ser que nunca tenha te acontecido, mesmo que seja improvável.

Contudo, é como eu disse, negar um fato apenas para provocar discussão não é útil para comunidade. Todas as minhas DSLRs tem MA. Eu presumo que a minha experiência, a de vários outros colegas (incluindo pessoas com formação profissional) e aplicação pelos engenheiros da Canon e Nikon, entre outras, dessa opção não tenha sido por "mitos e traumas". Seria uma conclusão obtusa, resguarda para os que não possuem conhecimento o suficiente sobre o que falam.

Uma alegação extraordinária como a tua merece comprovações de semelhante proporção. Se não as apresentar, considero que elas sejam meros balbucios.   
Canon 5D MK III - Sony A7III


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #1088 Online: 04 de Dezembro de 2018, 15:40:57
Estou te imaginando liderando a gente na Copa 2018...

E como chefe, vendo aquele monte de foto borrada, diz:

- Ok, gente, eu nem torcia para a França mesmo ! Até meu telefone erra foto... o que diremos dessas coisas velhas aí... Não se entristeçam, haverão outras Copas !

 :D



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Clássica tangente por falta de argumento.

Aliás, foto borrada e MA = relação inexistente.
Canon 5D MK III - Sony A7III


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #1089 Online: 04 de Dezembro de 2018, 15:52:52

Não há tangente (pode consultar o conceito de tangente no dicionário),

Há sim, um exemplo claro colocando-lhe na minha pele numa situação do mundo real mostrando-lhe o absurdo da situação defendida aqui




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

O problema é que tu sabes menos sobre mim do que sobre MA e tangentes.
Canon 5D MK III - Sony A7III


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #1090 Online: 04 de Dezembro de 2018, 16:01:55

Agora você tangenciou.

Entendeu o que é tangenciar ?



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

E você antes não???? Que hipocrisia!

Você começou a falar de borrões e fotos em olimpíadas mudando drasticamente de assunto. Consulte o dicionário você.
Canon 5D MK III - Sony A7III


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #1091 Online: 04 de Dezembro de 2018, 16:45:33
Microajuste de foco, no social as vezes nem se percebe tanto.
Mas uso de teleobjetivas e fotografias de aves, onde a profundidade de campo é curtíssima e penas são muito detalhadas, a verificação do ajuste é extremamente fundamental, não dá para ir a campo sem antes testar e verificar onde a lente está parando o foco, se é antes ou depois de onde você colocou o ponto central de foco.
De cada 10 lentes originais seja canon ou nikon , 8 delas tem fazer correção de microajuste. E este microajuste varia de corpo a corpo de camera e unidade utilizada. Nos anos que guiei observadores de aves, de 2010 a 2017, na mais de 300 teles que já vi na vida para fazer calibração, é algo muito comum.

Vou citar um exemplo que tenho em casa.
Hoje tenho a 6D mark II e uma EF 600mm f4 L, sem IS (sim modelo antigo de 1994, que achei zero km de um colecionador), na qual essa lente uso 100% do tempo com teleconversor de 1.4x, da Canon versão 3, virando uma 840mm f/5.6.
A lente sem o teleconversor, exigiu microajuste de +9, para cravar exatamente onde deixei o ponto de foco e com o teleconversor exigiu ajuste de +13.
E testei este mesmo kit, na 6D antiga de um amigo, e o ajuste foi o inverso, foi para -10 para exatidão onde a camera deve travar o foco.

Utilizando 840mm e escolhendo a abertura f/8, com um assunto a uns 7 metros de distancia, a área nitida da imagem (profundidade de campo nitido) é de apenas 1cm a 1,5cm, virando um tremendo borrão de desfoque o que tiver antes ou depois de onde realmente você focou, então o microajuste é extremamente essencial para não perder a foto.

Já vi 600mm nikkor, recém chegada da loja, zero km, que exigiu microajuste +19 em uma Nikon D4, e como já vi  800mm canon zero km, já exigir -15  na camera do sujeito.

Agora estou no social a pouco mais de um ano, claro que, com bem menos experiencia que maioria de vocês aqui, mas mesmo assim conferi o microajuste de minhas lentes, sigma 35mm 1.4 art e canon 85mm 1.8. A sigma que tenho é bem exata, não precisou ajuste, o que acontece que em situação bem drástica de contra luz, as vezes joga o foco lá no Zé das couves, bem longe do assunto que deseja, mas isso faria com qualquer lente de qualquer marca (quem já não passou por isso ? )

A Ef85mm na minha camera, exigiu +7, pois era nitido que estava errada, quando eu fazia fotos da noiva durante o making off, quando eu focava exatamente nos cílios dela e a área nitida estava antes. Agora está perfeita.

Ainda bem que estas Mirrorless, esse assunto acaba, e nunca mais temos que perder tempo com isso.

E volto a dizer, eu queria uma EOS R para mim :)

Mas para cada distância diferente do fotógrafo ao objeto o ajuste fino não teria de ser diferente?
Por exemplo uma ave a 2 metros e depois fotografa outra a 10 metros.

O dock para as lentes Sigma tem todas as distâncias para ser calibrado.
Sendo que como você mesmo disse para cada corpo é um ajuste, então fazendo no dock é para o corpo X apenas.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #1092 Online: 04 de Dezembro de 2018, 17:05:49
Bem, pelo menos você confirma que tangenciou  ;)


Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Bah, compreensão de redação geralmente faz parte da prova, se passou em branco, hoje não estou dando aulas de interpretação. Eu percebo que a sua tática sempre é igual. Sem argumentos num assunto, sempre tenta puxar o tema da discussão para outro lado.

Então, discutamos sobre o que é relacionado a fotografia, caso contrário, não há interesse nem para mim e creio que nem para os acompanhantes do tópico.
Canon 5D MK III - Sony A7III


FelipeAlmanca

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
Resposta #1093 Online: 04 de Dezembro de 2018, 17:07:39
https://www.youtube.com/watch?v=BhYhUbstuc8

Estreia hoje, 04/12/18 às 19:00


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #1094 Online: 04 de Dezembro de 2018, 17:13:47
Mas para cada distância diferente do fotógrafo ao objeto o ajuste fino não teria de ser diferente?
Por exemplo uma ave a 2 metros e depois fotografa outra a 10 metros.

O dock para as lentes Sigma tem todas as distâncias para ser calibrado.
Sendo que como você mesmo disse para cada corpo é um ajuste, então fazendo no dock é para o corpo X apenas.

Eu sinceramente não me recordo se o dock dá a opção de fazer para mais de uma câmera, mas creio que não. Todas as distâncias focais para as lentes de zoom?

Canon 5D MK III - Sony A7III