Autor Tópico: Canon EOS R - A Mirrorless FF da Canon  (Lida 222797 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #1200 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 08:41:53
O pior Lindsay, é que fotógrafo de paisagens convive com isso nas melhores horas...

E um hdr pode borrar a cena, gerar artefatos e reduzir a qualidade geral da imagem. Enfim, existem muitas outras técnicas como o blending, porém ainda assim o alcance dinâmico é fundamental.

Quer ver outra situação onde ele se torna fundamental? Fotografia de natureza, aves, bichos...

Imagina vc naquele safári maneiro na África pedindo pro Leão ficar mais pra esquerda pra pegar melhor a luz...
kkkkkkkkkkkk, essa é fácil, basta pegar o drone para fotografar o leão, e logo depois ele vai fotografar o ninho do gavião.

Depois do Safari, ele vai para o fundo do oceano, tirar foto ao lado da barbatana do tubarão, controlando o seu drone submarino deitado na confortável espreguiçadeira de seu iate.

Mas isso é assunto para outro tópico: "O fim dos heróis da fotografia".

Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #1201 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 08:43:03
kkkkkkkkkkkk, essa é fácil, basta pegar o drone para fotografar o leão, e logo depois ele vai fotografar o ninho do gavião.

Depois do Safari, ele vai para o fundo do oceano, tirar foto ao lado da barbatana do tubarão, controlando o seu drone submarino deitado na confortável espreguiçadeira de seu iate.

Mas isso é assunto para outro tópico: "O fim dos heróis da fotografia".
Abre lá!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #1202 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 08:54:42
Abre lá!
Como é que vc acha que a gente poderia abordar esse assunto??? Da uma ideia ai...

Conhecimento importa mais que equipamento.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #1203 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 09:14:25
Eu fotografo natureza desde 2008, com foco em aves e animais em liberdade, inclusive trabalhei como guia por 8 anos, e agora estou mais focado no social.
E nunca precisei ficar recuperando imagens escuras, contra luz e nunca senti falta de gama dinâmico violento ! Por quê ??

Pois quem fotografa vida selvagem, já se posiciona em local correto, escolhe melhores ângulos, senta, espera, deita, passa dias, aguardando o melhor momento, juntamente com a melhor luz. Normalmente começamos as 05:30 da manhã, para as 08:30, 09:00, pois a luz já começa ficar ruim, mais dura.. e só voltando as atividades depois das 16:30 da tarde.
Não tem momentos de excessos de luz e excessos de sombra numa mesma imagem.

No social, pelo meu pouco tempo de experiencia na área, também percebo, que é muito, mas muito raro precisar subir 1 ponto de exposição nas fotografias, pois devido o uso de flash, led´s, etc... temos muito mais controle sobre a situação !!

Agora paisagens fico quieto, não tenho experiencia na área, e nunca foi meu foco, então tenho zero experiencia sobre o assunto !


Resumindo, acho que internet briga demais com esse tal gama dinamico, ele faz a diferença em assuntos muito restristos, creio que eu !
Fotógrafo e birdwatching


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #1204 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 09:21:29
Fotografias em local escuro
https://www.wikiaves.com.br/3269218
https://www.wikiaves.com.br/2893374

Fotografia em local aberto e claro
https://www.wikiaves.com.br/3255530

Fotografia as 07:16
https://www.wikiaves.com.br/3226180

Fotografia as 16:43
https://www.wikiaves.com.br/3008013

Fotografia as 18:21
https://www.wikiaves.com.br/3194878

Fotografia as 19:32, escuridão total, assunto apenas iluminado com lanterna, sem uso de flash
https://www.wikiaves.com.br/3127383
Fotógrafo e birdwatching


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1205 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 09:38:38

Imagina vc naquele safári maneiro na África pedindo pro Leão ficar mais pra esquerda pra pegar melhor a luz...

Na verdade os melhores fotógrafos fazem isso, esperam outro leão ou outro dia com mais sorte.
Dinamic range não corrige iluminação ruim.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #1206 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 11:34:03
Na verdade os melhores fotógrafos fazem isso, esperam outro leão ou outro dia com mais sorte.
Dinamic range não corrige iluminação ruim.

Perfeito!


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1207 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 12:10:50
Tem muita gente que espera do equipamento o milagre que a falta de estudo  não resolve.
Qualquer câmera hoje já é mais que suficiente pra se trabalhar, seja em caverna, seja na luz do dia. Ai ficam reclamando de bobagem pra fazer um casamento onde podem controlar a iluminação.
Na verdade os melhores fotógrafos fazem isso, esperam outro leão ou outro dia com mais sorte.
Dinamic range não corrige iluminação ruim.
Aqui o pessoal esquece que a foto não está pronta quando o fotografo chega. É preciso rascunhar, sentar, esperar, observar, se a luz está uma merda a câmera não fará milagre.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2019, 12:18:21 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #1208 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 12:35:57
Se é assim pra que esse frisson todo por sensores maiores ?

Sensores menores como o m4/3 já entregam isso e até mais.

Uma coisa é o cidadão não saber fotografar, outra coisa é o sensor não ter alcance dinâmico o que atrapalha sim a fotografia.

Dizer que o cidadão vai voltar lá outro dia pra achar um animal numa melhor posição de luz é no mínimo simplório, já que existem pessoas que simplesmente não terão outra oportunidade para fazer a captura.

O mesmo vale para fotografia de aves, existem algumas que sequer saem da mata... Enfim, utilização do recurso pouco tem a ver com saber fotografar ou não.

E obviamente não se trata de puxar 4 stops, se trata de saber que puxar um já trará degradação na imagem se ela tem menor alcance.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #1209 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 12:38:09
Obs: Estou adorando usar todos os argumentos utilizados para justificar Fullframe contra sensores menores para essa câmera que passarei a chamar de sensor Polegadão.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2019, 12:38:46 por cfcsosa »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #1210 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 13:11:06
Analisando as fotos do colega Douglas percebe-se claramente que em ISO elevado, perderam-se detalhes das penas escuras da ave e houve degradação.

Outro aspecto interessante é que quanto maior o alcance dinâmico, maior será a capacidade de retenção de detalhes.

Abaixo segue um exemplo de fotos que tinha aqui no celular a mão, fotos de um amigo que  estou compartilhando para mostrar uma situação corriqueira.

Nestas imagens poderia ser usada outra técnica certamente, como o HDR, porém traria degradação a imagem.

« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2019, 13:12:30 por cfcsosa »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #1211 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 13:30:25
ND graduado???

Analisando as fotos do colega Douglas percebe-se claramente que em ISO elevado, perderam-se detalhes das penas escuras da ave e houve degradação.

Outro aspecto interessante é que quanto maior o alcance dinâmico, maior será a capacidade de retenção de detalhes.

Abaixo segue um exemplo de fotos que tinha aqui no celular a mão, fotos de um amigo que  estou compartilhando para mostrar uma situação corriqueira.

Nestas imagens poderia ser usada outra técnica certamente, como o HDR, porém traria degradação a imagem.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2019, 13:31:23 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #1212 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 13:36:40
ND graduado???
Como eu disse, existem várias formas com vários efeitos colaterais também, mesmo o ND graduado tem suas contra indicações e ele nunca atinge todos os pontos da imagem, dependendo da foto e da lente, ele pode refletir e sair na foto, enfim...

Posso também usar lentes do preço de carros populares Premium pra justificar diversas escolhas, enfim, existem várias opções para contornar o problema, só não acho correto minimizar algo desejável porque é um ponto fraco de um equipamento.

Como sempre as pessoas passam pano porque é fullframe e é "barata".

Tem equipamento melhor, mais em conta que faz melhor o trabalho e só não tem o sensor maior.

Sejamos sensatos, é bacana o equipamento, mas perde em quase tudo pra qualquer câmera cropadinha da atualidade.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2019, 13:37:46 por cfcsosa »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #1213 Online: 06 de Março de 2019, 21:00:30
Novo teste comparativo:

Eye Autofocus Test: Canon EOS R vs Fuji X-T3 vs Nikon Z 6 vs Sony a9, a7 III and a6400


Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #1214 Online: 06 de Março de 2019, 21:08:35
Novo teste comparativo:

Eye Autofocus Test: Canon EOS R vs Fuji X-T3 vs Nikon Z 6 vs Sony a9, a7 III and a6400


Achei furado, a XT3 vai receber o FW da X-T30 em Abril que traz as melhorias de foco e eye-focus dela, seria melhor esperar, o foco da X-T30 está absurdo.

https://youtu.be/u-skG9Z5vHQ