Autor Tópico: Canon EOS R - A Mirrorless FF da Canon  (Lida 219337 vezes)

pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #1365 Online: 02 de Agosto de 2019, 10:40:34
Somos mal acostumados, tem tudo nessas meninas! :ok:

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

É a gente não sente falta do que nunca teve.
Agora que tenho a 6DII eu dou uma olhada no live com histograma pra fotometrar em situações onde há risco de estouros. Senão continuo usando o fotometro e me satisfaz em 80% dos casos.

Já na Fuji o histograma ta habilitado o tempo todo, isso acostuma mal a gente mesmo  :hysterical:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #1366 Online: 02 de Agosto de 2019, 10:41:47
Correção: desde a 3a. geração das Fujis (estamos na 4a.) o Histograma real-time é exibido na tela, incluindo histograma RGB em tempo real ou sistema zebras se vc preferir.

Escrevi o seguinte":

"...Também como nas Fujis X-Trans III  em diante (e GFX)..."

O X-Trans III (usado nas X-Pro2; T2; T20 e E4) é a 3ª geração.  O X-Trans 4 (X-T3 e T30) é a quarta geração.  Tive a X-E2 e a X-T1 (X-Trans II) e nenhuma das duas tinha o histograma RGB, somente o de luminância, como o Lucas mencionou acima.

O Histograma RGB apareceu primeiro na Fuji GFX50S e depois foi incorporado, via atualização de firmware, às câmeras com X-Trans III, com exceção da X-E3 e X-H1 que já dispunham dele desde o lançamento.  Passei a usar o histograma RGB após ter atualizado o firmware das minhas X-T20 para a versão 2.0 (que trouxe o RGB)...

Recapitulando as gerações Fuji X-Trans:

X-Trans I (X-Pro I; X-E1 - 16Mp - o sistema de autofoco era CDAF somente)
X-Trans II (X-E2/E2S; X-T1 e X-T10 - 16Mp mas com PDAF)
X-Trans III (X-Pro2; X-T2; X-T20; X-E3 e X-H1 - 24Mp com PDAF e incorporou o histograma RGB)
X-Trans IV (X-T3 e X-T30 - 26MP back illuminated  CMOS / PDAF em toda a área do sensor)

 Continuei não entendendo a sua correção :no:
« Última modificação: 02 de Agosto de 2019, 10:50:48 por Fábio Kruschewsky Lemos »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #1367 Online: 02 de Agosto de 2019, 10:48:44

 Continuei não entendendo a sua correção :no:

" Ao contrário das Fujis, porém, o histograma RGB da R pode ser habilitado para ser mostrado "full time", o que achei bem interessante! "

Isso rola desde as XTrans III.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1368 Online: 02 de Agosto de 2019, 11:11:40
Eu uso o histograma muito pra ETTL, principalmente fotografia de arquitetura e decoração. O único problema dele é que o DR que mostra ali é bem menor, as vezes você vê uma coluna gigante nas altas luzes ou nas sombras e pensa que está estourado, mas não está. Tem que se acostumar com isso pra saber o quando mais a camera aguenta, geralmente é uns 1 ou 2 stops a mais ou a menos do que está ali. É como se tivessem cortado as pontas do histograma rsrs



Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #1369 Online: 02 de Agosto de 2019, 11:14:40
" Ao contrário das Fujis, porém, o histograma RGB da R pode ser habilitado para ser mostrado "full time", o que achei bem interessante! "

Isso rola desde as XTrans III.

Não é o que diz o manual:  "...To view separate RGB histograms and a display showing areas of the frame that will be overexposed at current settings on the view through the lens, press the function button to which HISTOGRAM is assigned  (pg. 204, 228)..."

O texto acima foi tirado do "X-T3 Owners Manual", e está na página 20. É o mesmo texto que aparece no
"Owners Manual" da X-T20. Nas minhas, selecionei o botão de função que fica ao lado do botão do obturador, a frente do dial de compensação de exposição. Quando o pressiono, aparece o histograma RGB e as áreas com superexposição). Porém, se eu pressionar o obturador para acertar o foco, o histograma some. Outra coisa, a barra de nivelamento deixa de ser apresentada quando o histograma RGB está ativo. Na EOS R, ambos funcionam simultaneamente (eu usei uma e ambos estavam habilitados).

Porém, isto são detalhes que refletem a filosofia de cada fabricante. Não que um seja melhor que o outro (não são e a R me pareceu ser uma câmera muito competente - tanto que realmente fiquei com vontade de comprar uma).  Na aviação, trabalhei com Boeing e Airbus. A filosofia operacional dos dois fabricantes é completamente diferente. um Boeing é superior a um Airbus? Não!  E, o contrário também é verdadeiro! Existem companhias que operam Boeing e Airbus simultaneamente e os modelos utilizados se complementam operacionalmente :ok:
« Última modificação: 02 de Agosto de 2019, 11:15:48 por Fábio Kruschewsky Lemos »


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #1370 Online: 02 de Agosto de 2019, 11:19:11
Eu uso o histograma muito pra ETTL, principalmente fotografia de arquitetura e decoração. O único problema dele é que o DR que mostra ali é bem menor, as vezes você vê uma coluna gigante nas altas luzes ou nas sombras e pensa que está estourado, mas não está. Tem que se acostumar com isso pra saber o quando mais a camera aguenta, geralmente é uns 1 ou 2 stops a mais ou a menos do que está ali. É como se tivessem cortado as pontas do histograma rsrs

Você levantou um ponto muito interessante; já havia percebido isto mas nunca tinha visto alguém comentar a respeito :ok: Prestarei mais atenção a isto quando for usar o histograma novamente...
« Última modificação: 02 de Agosto de 2019, 11:20:10 por Fábio Kruschewsky Lemos »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #1371 Online: 02 de Agosto de 2019, 11:23:39
Não é o que diz o manual:  "...To view separate RGB histograms and a display showing areas of the frame that will be overexposed at current settings on the view through the lens, press the function button to which HISTOGRAM is assigned  (pg. 204, 228)..."

O texto acima foi tirado do "X-T3 Owners Manual", e está na página 20. É o mesmo texto que aparece no
"Owners Manual" da X-T20. Nas minhas, selecionei o botão de função que fica ao lado do botão do obturador, a frente do dial de compensação de exposição. Quando o pressiono, aparece o histograma RGB e as áreas com superexposição). Porém, se eu pressionar o obturador para acertar o foco, o histograma some. Outra coisa, a barra de nivelamento deixa de ser apresentada quando o histograma RGB está ativo. Na EOS R, ambos funcionam simultaneamente (eu usei uma e ambos estavam habilitados).

Porém, isto são detalhes que refletem a filosofia de cada fabricante. Não que um seja melhor que o outro (não são e a R me pareceu ser uma câmera muito competente - tanto que realmente fiquei com vontade de comprar uma).  Na aviação, trabalhei com Boeing e Airbus. A filosofia operacional dos dois fabricantes é completamente diferente. um Boeing é superior a um Airbus? Não!  E, o contrário também é verdadeiro! Existem companhias que operam Boeing e Airbus simultaneamente e os modelos utilizados se complementam operacionalmente :ok:
Concordo plenamente!

Mas foi apenas com intuito de dizer que existe a opção!

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #1372 Online: 02 de Agosto de 2019, 11:24:17
Você levantou um ponto muito interessante; já havia percebido isto mas nunca tinha visto alguém comentar a respeito :ok: Prestarei mais atenção a isto quando for usar o histograma novamente...
Para isto é preferível usar o aviso de estouro que aparece na hora !

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1373 Online: 02 de Agosto de 2019, 11:28:56
Na aviação, trabalhei com Boeing e Airbus. A filosofia operacional dos dois fabricantes é completamente diferente. um Boeing é superior a um Airbus? Não!  E, o contrário também é verdadeiro! Existem companhias que operam Boeing e Airbus simultaneamente e os modelos utilizados se complementam operacionalmente :ok:

Embraer é melhor, então a resposta é Boeing :hysterical:

Você levantou um ponto muito interessante; já havia percebido isto mas nunca tinha visto alguém comentar a respeito :ok: Prestarei mais atenção a isto quando for usar o histograma novamente...

Na segunda gen da Fuji tem uma detalhe a mais ainda, a exposição do histograma parece estar atrelada a exposição do EVF/LCD. Quando o preview de exposição está ativado o que você vê no histograma é o que está na cena, quando está desativado o que você vê no histograma é o que está no EVF/LCD.

Não sei se isso mudou nas cameras mais recentes, mas isso quer dizer que o histograma só é util quando o preview de exposição está ativado. O que é meio lógico já que o obturador da lente só irá ficar na abertura setada com este modo ativado, do contrário abertura fica mudando de acordo com a luminosidade do local para manter a exposição correta do local no EVF/LCD


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1374 Online: 02 de Agosto de 2019, 11:30:28
Para isto é preferível usar o aviso de estouro que aparece na hora !

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

As duas primeiras gen da Fuji não tem isso né!?  :ponder:


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #1375 Online: 02 de Agosto de 2019, 11:53:44
Embraer é melhor, então a resposta é Boeing :hysterical:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Na segunda gen da Fuji tem uma detalhe a mais ainda, a exposição do histograma parece estar atrelada a exposição do EVF/LCD. Quando o preview de exposição está ativado o que você vê no histograma é o que está na cena, quando está desativado o que você vê no histograma é o que está no EVF/LCD.

Não sei se isso mudou nas cameras mais recentes, mas isso quer dizer que o histograma só é util quando o preview de exposição está ativado. O que é meio lógico já que o obturador da lente só irá ficar na abertura setada com este modo ativado, do contrário abertura fica mudando de acordo com a luminosidade do local para manter a exposição correta do local no EVF/LCD

Habilitei e desabilitei o preview de exposição e o histograma (luminância) aparentemente era o mesmo (na X-T20) :ok:  Ultimamente, tenho deixado apenas o preview para WB ativado pois quando estava fotografando em estúdio com o preview de exposição ativo, era quase impossível enxergar alguma coisa pelo visor (ou o LCD) quando colocava o diafragma em f11 ou até mais fechado (a única iluminação existente é da a luz de modelagem do flash). Destivar o preview de exposição resolve o problema e consigo visualizar normalmente o assunto a ser fotografado...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1376 Online: 02 de Agosto de 2019, 12:01:27
Histograma é feito em cima do jpg de visualização.

Por isso a diferença de DR.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #1377 Online: 02 de Agosto de 2019, 13:51:09
Histograma é feito em cima do jpg de visualização.

Por isso a diferença de DR.
Vi num vídeo do Vernaglia isso. Pelo que lembro (já faz um tempo que vi isso) ele disse que, caso queiramos que o histograma reflita o range dinâmico mais próximo da realidade devemos selecionar o perfil de cores como neutro (Canon). Outros perfis geram histogramas ligeiramente diferentes.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1378 Online: 06 de Agosto de 2019, 08:44:26
Olha só quem pode retornar:

https://www.canonrumors.com/patent-eye-controlled-autofocus-for-mirrorless-cameras/

Controle do ponto de foco pela posição do olho.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1379 Online: 06 de Agosto de 2019, 08:49:35
Olha só quem pode retornar:

https://www.canonrumors.com/patent-eye-controlled-autofocus-for-mirrorless-cameras/

Controle do ponto de foco pela posição do olho.
Usava essa função na minha EOS 30 e achava extraterrestre! Era a melhor função da câmera!
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada