Autor Tópico: Canon EOS R - A Mirrorless FF da Canon  (Lida 220721 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #1530 Online: 14 de Novembro de 2019, 19:03:35
O TTL do Godox X1C funciona na medida dos limites das ML (Nenhuma ML faz TTL igual DSLR)

E nenhuma ML funciona com a luz auxiliar de foco de nenhum flash

Hein?  :shock:

A luz de foco é diferente, mas funciona igual, se é que você me entende.

A fim de evitar trocadilhos com a língua portuguesa:

Ela acende mas, não "funciona". Se respondermos a pessoa que a luz continua funcionando só porque ela "acende", estaremos de má-fé. Pois ela não foi projetada somente para acender. Ela foi projetada para auxiliar o foco. E não auxiliará. Portanto, não funciona (para o que foi proposto e projetado)

Pode por quantas carinhas engraçadas quiser, citar dois milhões de Youtubers babacas mas, não funciona

Não funciona e já é um fato conhecido por quem usa flash  :ok:

O seu não funciona. O meu funciona. E é diferente porque é um led branco, não aquela luz vermelha. Logo:

Olha, não funciona nem no meu e nem no seu  :ok:

Mas se quer seguir orientando a pessoa errado, sinta-se a vontade !

https://fujifilm-x.com/af/en/af_guide/point05.html
 :assobi:

https://www.amazon.com/gp/product/B00VE5HM0G/ref=ppx_yo_dt_b_search_asin_title?ie=UTF8&psc=1
"Support Front-curtain Sync, LED auxiliary and focusing, power save mode, overheating protection and memory function. "

 :assobi: :assobi:



 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Agora você provou que não sabe nem do que eu estava falando com o DanielSa (quando você entrou no meio, me contradizendo)  :ok: Confesso que suspeitei desde o princípio mas, deixei rolar devido as típicas carinhas arrogantes :ok: 


Ps.: Faltou linkar os 2 milhões de YouTubers   :assobi:

Ps. : E como sempre, você tinha que citar aquela marca (como exemplo) e numa pergunta nada a ver com ela  :hysterical: :clap:

Não estávamos batendo boca

Eu estava explicando ao DanielSa as limitações ao usar o Godox e citei uma característica de usar flash em ML

Isso não implica que a luz seja útil ou não. Implica que o DanielSa está sendo informado das características do produto ao qual pergunta


Aí, claro, como sempre, já veio o pessoal enfiando a marca-que-não pode-ser-nomeada-e-nem-criticada, no assunto, para arranjar uma desculpa para enfiar links dos produtos dela para dizer que "com meu bebê isso não acontece" (como já fazem em todos os tópicos possíveis)

 :ponder:

Qual o ponto que esta pegando Ernesto???

Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1531 Online: 14 de Novembro de 2019, 19:05:41
Lindsay, esses dias estava querendo procurar vídeos sobre como ficou o AF da R após os 2 firmwares mas acabei não tendo tempo para olhar. Obrigado por compartilhar. Depois vou olhar.

Sobre a R, hoje ela está um custo benefício bem melhor do que estava há 1 ano atrás por dois simples motivos:
-> o Preço já caiu para 1,799 (22%)
-> e o AF está no nível da Sony

Quando diga no nível da Sony não é só a questão do Eye Af mas é também permitir o Eye AF em foco contínuo. Eu acho que nunca usei o AF-S na minha Sony A7III. Eye AF e Face Detection como tinha saído na EOS R já é legal mas não permitir isso em AF-C reduz muito o potencial do seu uso.

Ainda acho ter 1 slot só uma economia muito porca da Canon, assim como o 4k cropado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1532 Online: 14 de Novembro de 2019, 19:12:11
Sobre problemas de foco na A7III, eu estou por fora desse buzz da internet e eu não tenho reclamação nenhuma, pelo contrário. Desde que voltei da minha viagem à trabalho na Europa, fiz 5 ensaios nos 3 últimos finais de semana e a minha taxa de acerto (foco cravado/perfeito) é superior aos 95%.
Logo sai a A7IV com melhorias que vão superar a Canon de novo e o povo migra tuuuudo de novo.

Após 1 ano desse sistema R eu parabenizo/destaco três pontos a favor do sistema:

-> As melhores lentes mirrorless do mercado (em Qualidade de Imagem, Construção e Aberturas)
-> Ergonomia (pegada, usabilidade, interface): já é o pedigree da Canon
-> pedigree do sensor Canon (cores e AWB)
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1533 Online: 14 de Novembro de 2019, 19:14:22
Não são todas aa 1.2 apenas essa RF 1.2.

A questão do ponto de foco nessa quantidade acho meio irrelevante no uso.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Onde tem informação que é apenas com a RF 1.2?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1534 Online: 14 de Novembro de 2019, 19:16:57
Verdade seja dita, não sei como ela faz isso, mas realmente ela foca em local escura pra car@io... fiquei muito surpreso com a capacidade de foco dela, no meu caro a R.

O desempenho saiu melhor do que o espero frente a referência do mercado que é a Sony.
A R com dual slot seria a camera perfeita para eventos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #1535 Online: 14 de Novembro de 2019, 19:19:15
Sobre problemas de foco na A7III, eu estou por fora desse buzz da internet e eu não tenho reclamação nenhuma, pelo contrário. Desde que voltei da minha viagem à trabalho na Europa, fiz 5 ensaios nos 3 últimos finais de semana e a minha taxa de acerto (foco cravado/perfeito) é superior aos 95%.
Logo sai a A7IV com melhorias que vão superar a Canon de novo e o povo migra tuuuudo de novo.

Após 1 ano desse sistema R eu parabenizo/destaco três pontos a favor do sistema:

-> As melhores lentes mirrorless do mercado (em Qualidade de Imagem, Construção e Aberturas)
-> Ergonomia (pegada, usabilidade, interface): já é o pedigree da Canon
-> pedigree do sensor Canon (cores e AWB)
Esse "migra pra cá", "migra pra lá" a cada lançamento é meio insano. Não há nada que justifique dizer que uma câmera que é "top" hoje será ruim nós próximos 3 ou 4 anos.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #1536 Online: 14 de Novembro de 2019, 19:22:50
Lindsay, esses dias estava querendo procurar vídeos sobre como ficou o AF da R após os 2 firmwares mas acabei não tendo tempo para olhar. Obrigado por compartilhar. Depois vou olhar.

Sobre a R, hoje ela está um custo benefício bem melhor do que estava há 1 ano atrás por dois simples motivos:
-> o Preço já caiu para 1,799 (22%)
-> e o AF está no nível da Sony

Quando diga no nível da Sony não é só a questão do Eye Af mas é também permitir o Eye AF em foco contínuo. Eu acho que nunca usei o AF-S na minha Sony A7III. Eye AF e Face Detection como tinha saído na EOS R já é legal mas não permitir isso em AF-C reduz muito o potencial do seu uso.

Ainda acho ter 1 slot só uma economia muito porca da Canon, assim como o 4k cropado.
Sim é a Canon sendo a Canon... o fato de não ter 2 slots não me preocupa, pois como já falei antes, não tenho problemas, eu trabalho de um jeito que é díficil perder dados, nunca perdi por culpa da camera... porem, entendo que se tivesse um slot a mais seria melhor sim.
Pra não dizer que não acontece, 15 dias atrás estava filmando, mas com aquelas filmadoras Panasonic dedicadas, e deu um pau em uma bateria que indicava com carga, mas ela apagou. Troquei a bateria, a câmera religou e eu permiti que naquele momento ela entrasse em procedimento de recuperação de dados. Levou uns 3 ou 4 minutos, e conseguiu recuperar o vídeo. Porem eu fiquei sem filmar neste meio tempo.
Eu errei pois deveria ter trocado o cartão juntamente com a bateria, e continuar gravando, e poderia ter feito esse processo de recuperação depois do final do evento. Não afetou o produto final pois eram 4 câmeras filmando, se eu estivesse sozinho dava merda.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #1537 Online: 14 de Novembro de 2019, 19:33:16
assim como o 4k cropado.
Esse negocio do 4k cropado é controverso. Afinal a qualidade da imagem cropada a 480MBs 10 bits tecnicamente é bem melhor que o da Sony a 100MB/s 8 bits. O problema do ângulo de abertura das lentes é simples de resolver, basta usar uma lente mais aberta, como as EF-S baratíssimas que existem por ai.

Mas existe sim uma diferença estética, devido ao DOF nas maiores aberturas, pois não existe objetiva 10mm f/2.8... ( :ponder: não lembro bem, talvez tenha uma...). Então o cara que trabalha com cinema pode querer isso. Veja é "uma faca de 2 legumes".

Pra mim o crop é super bem vindo, pois faço muito evento onde a câmera fica bem longe do assunto, e tenho que trabalhar com distancias equivalentes a 300 / 400 mm, com o crop usando uma 70-200 consigo chegar perto disso. Se ela fizesse apenas em FF seria péssimo pra mim.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2019, 19:47:55 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1538 Online: 14 de Novembro de 2019, 20:08:50
Já ficou claro que o tema é técnico demais para ser exposto aqui

Vou tentar dar uma geral:

O que está pegando é que estamos falando da luz de foco de eventuais Flashes que fossem colocados em conjunto ao GODOX (remoto) e não da luz da câmera A, B ou C (seja lá qual for a luz)

Estavamos iniciando um tema fotografia profissional de estúdio onde, vários flashes são colocados e acionados remotamente pelos GODOX

Eu não imaginava que o assunto era tão desconhecido e que as pessoas passaram a achar que se falava da luz auxiliar de foco da câmera

E como já é típico, quando o assunto está muito além do conhecimento do pessoal, alguns optam por contradizer, desmerecer o recurso e caçoar com carinhas. Tudo em defesa da marca favorita que pareceu que foi desmerecida por não fazer Z, Y ou Z

Mas normal. É a internet. Quem usa sabe que está sujeito

Agora, só pelo nível técnico das respostas, o cara já nem volta e vai saber que é melhor não embarcar nessa "viagem"

Como diase, ficou claro que o tema é técnico demais para ser exposto aqui

É, de fato deve ter muita tecnalidade aí, pois trabalho com estúdio disparando vários flashs com frequência e não faço a mínima idéia do que você está falando.
E olha que trabalho justamente com os rádios e flashes da Godox na maioria das vezes.

 :ponder:

A questão é... o que ML não faz é ver as luzes IR que o controlador e os flashes soltam quando espetados na câmera.
Sabe aqueles quadradinhso vermelhos? Pois é... junto daquela luzinha de quadradinhos vermelhos os flashes e controladores também soltam luz IR.
Nenhum flash fora da câmera faz aquilo, pois o que importa é a câmera focar naquilo, então só o flash e controlador espetado na câmera solta aquilo.
Isso não influencia no controle de multiplos flashes.

A luzinha da câmera que o Linday citou faz a mesma coisa que essa luzinha vermelha... auxilia no foco.
Agora se a falta de IR faz falta, só testando, pois a luzinha vermelha visível em si já auxilia no foco de certa forma.

Mas eu nunca precisei usar qualquer luz auxiliar em estúdio, então não sei por qual motivo você fica citando esse cenário.
É muito mais prático ligar qualquer luz ambiente ou um ledzinho pra iluminar o local e matar essa luz na exposição.
Mas vai que tem gente que gosta de trabalhar no breu, né?  :ok:
« Última modificação: 14 de Novembro de 2019, 20:10:27 por Di Torres »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #1539 Online: 14 de Novembro de 2019, 20:32:12
Estou estou tentando mas não consigo entender a situação que onde o foco de uma ML não vai funcionar... Talvez o eye af servo continuo... mas o resto funciona.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2019, 20:32:38 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1540 Online: 14 de Novembro de 2019, 21:21:50
Estou estou tentando mas não consigo entender a situação que onde o foco de uma ML não vai funcionar... Talvez o eye af servo continuo... mas o resto funciona.

O Ernesto acha que não funcionaria em situações que você precisaria usar a luz auxiliar do flash.
Seria interessante um usuário que utilize bastante esse recurso fazer um comparativo.
Eu raramente uso isso nas MLs e raramente usava nas DSLRs também, então fica difícil comentar.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2019, 21:23:15 por Di Torres »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #1541 Online: 14 de Novembro de 2019, 21:26:05
O Ernesto acha que não funcionaria em situações que você precisaria usar a luz auxiliar do flash.
Seria interessante um usuário que utilize bastante esse recurso fazer um comparativo.
Eu raramente uso isso nas MLs e raramente usava nas DSLRs também, então fica difícil comentar.
Surgirão oportunidades para eu testar... estou ainda treinando nesta câmera, mas em breve ela vai entrar na rotina do dia dia. A sensibilidade de foco dela é muito grande, todavia mais pra frente eu conto pra galera se tem algum problema mesmo.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #1542 Online: 14 de Novembro de 2019, 21:31:34
Como é que você vai testar com a R ?

E você precisa ter um flash adequado !

 :doh:

Já repeti várias vezes e até agora você não entendeu  :doh:


Desiste segue e viva sem isso  :ok:
ok me explica o teste que eu faço!!!

 :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1543 Online: 14 de Novembro de 2019, 21:34:10
Como é que você vai testar com a R ?

E você precisa ter um flash adequado !

 :doh:

Já repeti várias vezes e até agora você não entendeu  :doh:


Desiste segue e viva sem isso  :ok:

Ué...
Ele tem a R que é uma mirrorless e também tem outras DSLRs que ainda usa no trabalho.
Com certeza deve ter flashs e transmissores que soltam a luz IR...

É só comparar, oras...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #1544 Online: 14 de Novembro de 2019, 22:25:34
Fiz um teste rápido aqui com a EOS R e o assist beam do flash 600 EX funciona normal.

Vc pode fazer alguns ajustes nas configurações no menu da câmera e do flash, por ex, pode selecionar qual luz de assistência (da câmera ou a do flash).

Ja com o 580EXII (mais antigo) ainda não consegui fazer o IR do flash funcionar, porem dependendo da distancia do objeto escolhe automaticamente escolhe entre o led assist do corpo, ou faz disparos rápidos em baixa potencia da própria luz do flash.
Conhecimento importa mais que equipamento.