Autor Tópico: Canon EOS R - A Mirrorless FF da Canon  (Lida 219423 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1545 Online: 14 de Novembro de 2019, 22:28:21
Até agora, ele mal entendeu qual é o recurso... e ele nunca soube que isso existia...

Como o testemunho do teste dele valerá mas que o meu ?  :doh: :hysterical: :hysterical:


Mais uma para eu aprender a só elogiar o ML


ML é vida, DSLR é passado !

Agora é aprender a pensar diferente e viver  :ok:
:hysterical: :hysterical: :hysterical:

Não conseguiu explicar nem qual o problema, e fica insistindo em afirmar a solução...

Acho que é coisa da sua cabeça Ernesto!!!  :ponder:


Perfeito professor... continua ensinando a gente ai!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1546 Online: 14 de Novembro de 2019, 22:30:47
Fiz um teste rápido aqui com a EOS R e o assist beam do flash 600 EX funciona normal.

Vc pode fazer alguns ajustes nas configurações no menu da câmera e do flash, por ex, pode selecionar qual luz de assistência (da câmera ou a do flash).

Ja com o 580EXII (mais antigo) ainda não consegui fazer o IR do flash funcionar, porem dependendo da distancia do objeto escolhe automaticamente escolhe entre o led assist do corpo, ou faz disparos rápidos em baixa potencia da própria luz do flash.

E o IR ajuda mesmo?
Ela foca mais rápido com o IR?

Se sim, depois faça um comparativo para ver se a diferença na melhora é menor do que em uma DSLR.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1547 Online: 14 de Novembro de 2019, 22:31:41

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Caiu no meu nível !!!
:hysterical: :hysterical: :hysterical:

Fiquei tão preocupado agora...

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

olha só eu sei clicar na risadinha tbm, viu...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1548 Online: 14 de Novembro de 2019, 22:34:03
E o IR ajuda mesmo?
Ela foca mais rápido com o IR?

Se sim, depois faça um comparativo para ver se a diferença na melhora é menor do que em uma DSLR.
Primeiramente estou falando do assisit beam ok??? É disso que vc esta falando, certo???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1549 Online: 14 de Novembro de 2019, 22:35:24
:hysterical:

Há quantos anos tu ta na área ?

Nem precisa responder...esse recurso é passado... se prestasse tava no ML   :ok:
ebaaaa chamou de "tu", ficou nervosinho...

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1550 Online: 14 de Novembro de 2019, 22:36:18
Putz...ainda não entendeu...   :(

 :( :( :( :( :( :( :(

ML é vida ! Esquece Flash... Flash é passado ! 

#ISOOver9000


 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1551 Online: 14 de Novembro de 2019, 22:41:45
Primeiramente estou falando do assisit beam ok??? É disso que vc esta falando, certo???
Sim.
Aquela luz vermelha que o flash solta.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1552 Online: 14 de Novembro de 2019, 22:48:20
Sim.
Aquela luz vermelha que o flash solta.
Certo, o nome correto é af-assist beam, ok???

Não sei ali no meio tem é uma luz infra vermelha, pois luz IR não esta no espectro visível.

O funcionamento do assist beam é simples. Nas situações onde a câmera sente dificuldade de focar por falta de luminosidade, em alguns modos de foco (não em todos), e em alguns modos de exposição, ela acende a luz auxiliar e dependendo da distancia do objeto, o foco é instantâneo.
Com o 580EXII se o objeto fica mais longe ele pisca a própria lâmpada do flash para obter o foco.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1553 Online: 14 de Novembro de 2019, 23:20:18
Já ficou claro que o tema é técnico demais para ser exposto aqui

Vou tentar dar uma geral:

O que está pegando é que estamos falando da luz de foco de eventuais Flashes que fossem colocados em conjunto ao GODOX (remoto) e não da luz da câmera A, B ou C (seja lá qual for a luz)

Estavamos iniciando um tema fotografia profissional de estúdio onde, vários flashes são colocados e acionados remotamente pelos GODOX

Eu não imaginava que o assunto era tão desconhecido e que as pessoas passaram a achar que se falava da luz auxiliar de foco da câmera

E como já é típico, quando o assunto está muito além do conhecimento do pessoal, alguns optam por contradizer, desmerecer o recurso e caçoar com carinhas. Tudo em defesa da marca favorita que pareceu que foi desmerecida por não fazer Z, Y ou Z

Mas normal. É a internet. Quem usa sabe que está sujeito

Agora, só pelo nível técnico das respostas, o cara já nem volta e vai saber que é melhor não embarcar nessa "viagem"

Como diase, ficou claro que o tema é técnico demais para ser exposto aqui
Olha só professor, vou explicar bem direitinho pra vc parar de fazer essa confusão aqui, ok???

A luz cor de laranja ou ambar que o flash emite para AUXILIAR O FOCO tbm conhecido por AF-ASSIST BEAM é uma coisa.

O SINAL DE RADIO ou RF que o controlador de disparo emite para disparar outros flashes é outra coisa.

SINAL DE RF não é LUZ AUXILIAR DE FOCO ok??? São duas coisas distintas, com objetivos distintos para fazer coisas diferentes.

Por favor, não faça essa confusão!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1554 Online: 14 de Novembro de 2019, 23:21:37
Certo, o nome correto é af-assist beam, ok???

Não sei ali no meio tem é uma luz infra vermelha, pois luz IR não esta no espectro visível.

O funcionamento do assist beam é simples. Nas situações onde a câmera sente dificuldade de focar por falta de luminosidade, em alguns modos de foco (não em todos), e em alguns modos de exposição, ela acende a luz auxiliar e dependendo da distancia do objeto, o foco é instantâneo.
Com o 580EXII se o objeto fica mais longe ele pisca a própria lâmpada do flash para obter o foco.

Sim, junto com aquela luz vermelha tem uma luz IR que as DSLRs conseguem captar pois fazem o foco antes da luz passar pelo filtro IR do sensor.

Já as MLs não vêem o IR pois o foco é feito no sensor depois que a luz passa pelo filtro IR.

Essa era a grande discussão... Se mesmo sem detectar IR o assist beam funcionaria tão bem nas MLs.

Mas eu já imaginava que mesmo aquela luz vermelha visível ao nossos olhos seria suficiente para cumprir o papel, ainda mais juntando o fator -6 EV da EOS R.

Off topic: Mas no fim das contas esse assunto todo me lembrou de um projeto que tinha em mente de tirar o filtro IR de uma das minhas câmeras para fazer fotos IR.
Já tinha me esquecido disso... Bora pra gambiarra.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1555 Online: 14 de Novembro de 2019, 23:23:28
Valeu professor  :clap:


(me vinguei  :hysterical: )


mas existem dois af beam  :assobi:


#MLForLife
La na época do guaraná com rolha a Canon tinha acionamento remoto por IR. Pelo que sei isso não é da época Godox e nem Yongnuo... agora é RF.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1556 Online: 14 de Novembro de 2019, 23:38:22
Nunca fiz essa confusão

E não precisa criar esse "desgaste", me zoando

Se fosse para alguém ser zoado, é você que fala que é profissional e até hoje não conhecia a luz...

Então, na realidade era para eu estar te zoando mas, não o fiz

Então acho que não vale a pena entrar nessa onda ruim

E é desnecessário você querer me ensinar algo que você descobriu há 10 minutos atrás...

desnecessário

Ao contrário, você devia me agradecer e não falar dessa forma comigo


É por isso que cada vez menos eu ensino coisas aqui
A besteira que vc escreveu ficou registrado ali, esta escrito professor, esse fato vc não pode mudar, todo mundo pode ler, inclusive vc.

Vc fez uma confusão danada muito provavelmente porque não sabia o que estava falando.

Então não seja ingrato e agradeça a mim por ter tido toda essa paciência para ensinar a diferença entre essas duas coisas pra vc.

 :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1557 Online: 15 de Novembro de 2019, 00:15:02
Caramba, foi eu sair do trabalho, ir a um evento e chegar em casa, e o tópico tem 5 páginas a mais!...  :shock:

Começando do começo, além do af beam da câmera, alguns flashes têm aquela luz vermelha que ajuda no foco. Eu não sabia que ali tem um IR junto, mas já voltamos ao assunto do IR.

Meu flash (cujo link eu coloquei no início dessa quizumba) não tem a luz vermelha, mas tem três leds brancos, que acendem quando o flash está acoplado e há necessidade de luz pra fazer foco. Faz todo sentido porque, sendo o flash mais potente que o da câmera, a luz auxiliar de foco também precisa ser mais forte, pra iluminar mais longe. Não sei porque isso é impossível pro Ernesto, mas não posso fazer nada além de explicar que é assim.

Agora sobre o IR: pode ser que seja inútil, e eu nunca ouvi falar de aplicação pra este fato, mas qualquer sensor CMOS (aí incluindo a quase totalidade das câmeras que usamos) capta parte do espectro IR. Basta apontar um controle remoto pra câmera e acionar pra constatar isto vendo o led IR piscar através do LCD. Se isto pode ser usado como focus assist, eu não sei. Seria interessante, porque não ofuscaria pessoas com uma luz visível.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1558 Online: 15 de Novembro de 2019, 00:30:23
Caramba, foi eu sair do trabalho, ir a um evento e chegar em casa, e o tópico tem 5 páginas a mais!...  :shock:

Começando do começo, além do af beam da câmera, alguns flashes têm aquela luz vermelha que ajuda no foco. Eu não sabia que ali tem um IR junto, mas já voltamos ao assunto do IR.

Meu flash (cujo link eu coloquei no início dessa quizumba) não tem a luz vermelha, mas tem três leds brancos, que acendem quando o flash está acoplado e há necessidade de luz pra fazer foco. Faz todo sentido porque, sendo o flash mais potente que o da câmera, a luz auxiliar de foco também precisa ser mais forte, pra iluminar mais longe. Não sei porque isso é impossível pro Ernesto, mas não posso fazer nada além de explicar que é assim.

Agora sobre o IR: pode ser que seja inútil, e eu nunca ouvi falar de aplicação pra este fato, mas qualquer sensor CMOS (aí incluindo a quase totalidade das câmeras que usamos) capta parte do espectro IR. Basta apontar um controle remoto pra câmera e acionar pra constatar isto vendo o led IR piscar através do LCD. Se isto pode ser usado como focus assist, eu não sei. Seria interessante, porque não ofuscaria pessoas com uma luz visível.
Pelo que sei nos modelos mais antigos(*), acho que o ultimo deles foi o 580EXII (tbm o STE-2) tem dois sistemas distintos, alem do assist beam para o foco, tem o pulso ótico (infrared) que servia (ou serve) para controlar o sistema ETTL entre o flash principal e os slaves. Ele emite pulsos para ajustar a potencia e o zoom dos flashes escravos. Eu nunca soube que este IR seria para ajuste de foco, nunca tinha ouvido nada a respeito... desconheço.

Antigamente era: AF assist beam para auxilio de foco + pulso óptico IR para comandos ETTL a distancia necessitando de visada para funcionar.

Atualmente a rádio frequência substituiu o pulso óptico, principalmente pq não precisa de visada.


(*) falo da Canon, outras marcas não sei.


« Última modificação: 15 de Novembro de 2019, 00:31:51 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1559 Online: 15 de Novembro de 2019, 00:53:16
Antigamente era: AF assist beam para auxilio de foco + pulso óptico IR para comandos ETTL a distancia necessitando de visada para funcionar.

Sim, isso eu lembro. Já estava caindo em desuso em 2007 quando eu entrei no mundo das digitais. Não sei se alguém ainda usa; pode ser que sim. Mas continuo sem saber o que o Ernesto diz que a câmera dele não faz, e todas as outras fazem. Mas não parece estar em questão esse pulso IR pra controlar os flashes, até porque um módulo acoplado poderia perfeitamente suprir esta falta. Isso que ele fala deve ser um troço muito maneiro, já que ninguém conhece.