Autor Tópico: Canon EOS R - A Mirrorless FF da Canon  (Lida 219409 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1590 Online: 20 de Novembro de 2019, 15:36:14
Preciso de uma câmera com o foco "quase" perfeito em eventos.

A precisão acho mais importante que velocidade, claro que não deve ser lerdo né rsrs
Levei um ano para me decidir pela camera, pesquisei muuuito, e fiquei aterrorizado com o que muitos diziam, aquela galera que nunca pegou ela nas mãos ficava descendo a lenha.

Observe que atualmente existe um movimento dos youtubers reconhecendo o conjunto Canon ser melhor que a A7III ou Z6 atualmente.

Cara, me falaram que ela não focaria no escuro, que ela não consegue ver a luz ambrar auxiliar de foco dos flashes etc e tal.... um terror patrocinado pela galera que fica aterrorizando a gente.

Pois é tudo mentira, a verdade é que ela foca em lugares incrivelmente escuros, faz eventos no breu sem qualquer problema. A especificação é foco a -6EV, e isso ai é sem luz auxiliar de foco; eu me pergunto, será que a galera imagina o que é isso???

Só pegando mesmo nas mãos para entender.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2019, 15:39:08 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1591 Online: 20 de Novembro de 2019, 15:37:46
Mas sobre a A7iii não sabia que errava tanto assim, errar é normal mas se for demais em eventos lasca né!
Assiste uns vídeos que coloquei paginas atrás, veja a galera de desistiu da Sony falando sobre os problemas de foco da Sony no mundo real.
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #1592 Online: 20 de Novembro de 2019, 15:48:34
Levei um ano para me decidir pela camera, pesquisei muuuito, e fiquei aterrorizado com o que muitos diziam, aquela galera que nunca pegou ela nas mãos ficava descendo a lenha.

Observe que atualmente existe um movimento dos youtubers reconhecendo o conjunto Canon ser melhor que a A7III ou Z6 atualmente.

Cara, me falaram que ela não focaria no escuro, que ela não consegue ver a luz ambrar auxiliar de foco dos flashes etc e tal.... um terror patrocinado pela galera que fica aterrorizando a gente.

Pois é tudo mentira, a verdade é que ela foca em lugares incrivelmente escuros, faz eventos no breu sem qualquer problema. A especificação é foco a -6EV, e isso ai é sem luz auxiliar de foco; eu me pergunto, será que a galera imagina o que é isso???

Só pegando mesmo nas mãos para entender.
Como disse agora estão realmente falando bem do foco, vi um vídeo em Fevereiro do Vanassi que é um fotógrafo aqui do RS
Ele era Canon e foi pra Fuji e voltou na EOS R, disse que que nunca havia visto um foco tão preciso... As dslr e Fuji sempre erravam em situações em que essa não acontece.
E olha que na época era o firmware antigo.

Mas sobre a falta do dual slot, tem aquele jeito de passar em tempo real para o celular pelo pouco que sei, já testou isso e se funciona?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1593 Online: 20 de Novembro de 2019, 16:05:51
Como disse agora estão realmente falando bem do foco, vi um vídeo em Fevereiro do Vanassi que é um fotógrafo aqui do RS
Ele era Canon e foi pra Fuji e voltou na EOS R, disse que que nunca havia visto um foco tão preciso... As dslr e Fuji sempre erravam em situações em que essa não acontece.
E olha que na época era o firmware antigo.

Mas sobre a falta do dual slot, tem aquele jeito de passar em tempo real para o celular pelo pouco que sei, já testou isso e se funciona?
Eu passei praticamente a vida toda usando apenas 1 slot de cartão, e como já mencionei antes varias vezes neste fórum, nunca tive problema com isso, eu trabalho o ano inteiro há anos e nunca perdi fotos na câmera. Agora, tem que tomar alguns cuidados, cuidando bem, quase impossível ter problemas com cartão de memória. Mas compreendo o pessoal que não se sente seguro com isso... se dois cartões é a coisa mais importante para o indivíduo, então melhor escolher outra câmera.

Imagine como vive o pessoal de cinema, praticamente nenhuma câmera profissional tem 2 slots de cartão...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1594 Online: 20 de Novembro de 2019, 16:15:02
Vd deve estar se referindo ao foco da A9 certo??? Pq na mesma faixa de preço o da A7III é pior, erra muito... O quadradinho verde fica ali dando a ilusão de que funciona, mas ao ver as fotos, a A7III erra bastante. O da EOS R é melhor, mais assertivo... para vídeo então não há comparação, o foco da EOS R é muuuito melhor...
Baseado em que você está dizendo que a A7III está errando bastante? Eu pergunto não por estar defendendo a câmera que eu tenho mas é para saber se você teve experiência própria de uso. E quando erra? Qual situação? Qual modo de foco? As câmeras ML tem quase uma dezenas de formas de focar (seja em AF-S ou AF-C) e queria saber se é um problema específico ou não...
Baseado na minha experiência e uso da A7III (quase 12k clicks) meu resultado é pra lá de satisfatório. Nenhuma DSLR que eu tive teve o nível de acerto que eu estou acostumado a ter usando a minha Sony (AF-C 100% das vezes / 99% das vezes em Wide / 97% das vezes com o eye AF ligado).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1595 Online: 20 de Novembro de 2019, 16:19:52
Pergunte isso para o Thales tbm...

Eu tenho a R e ela é realmente phod@ na velocidade e precisão do foco. Não erra mesmo. Além é claro da sensibilidade no escuro.

Para o pessoal acha que eye AF é tudo, esqueça o comportamento dela no inicio. Essa nova versão do firmware resolveu a parada.
Lindsay, eu concordo contigo que a R já tinha um foco quase perfeito na sua versão original (velocidade e precisão) mas que a iA para face e olho ainda estava atrás da concorrência. Agora, com o firmware, ela tem um performance muito próximo do nível da Sony.
Cada modelo tem seus prós e contras. Eu fiquei tentado de ir para a Canon EOS R mas na época 3 fatores me fizeram não ir para a R: preço (corpo e lentes - mesmo sabendo que as lentes estão em outro patamar e só se gasta 1 vez), iA + ergonomia (achei a falta de joystick esquisita assim como a pegada que me pareceu too heavy) e só um slot de cartão (se fosse só para hobby, dane-se esse fator mas..... não queria dar sopa para o azar).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #1596 Online: 20 de Novembro de 2019, 16:20:12
Ótimo ter os dois proprietários por aqui rsrs

Continuem que vão ajudar não só a mim  :ok:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1597 Online: 20 de Novembro de 2019, 16:21:55
Lindsay, já estou pensando nisso há umas 2 semanas mas queria ver contigo e com outros usuários das ML aqui do fórum.

Queria disponibilizar uma pasta na nuvem com arquivos RAW dessas câmeras em condições de retrato, retrato com cenários complicados de cor e WB, paisagens, alto ISO, ação, etc... para que as pessoas possam brincar com os arquivos (desde que respeitem o devido crédito e uso dessas imagens). Eu sei que seu foco é vídeo mas se quiser entrar na brincadeira....

Acho que o Carlos e o Lucas também gostariam de participar e colocar arquivos das Fuji.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1598 Online: 20 de Novembro de 2019, 16:24:54
Ótimo ter os dois proprietários por aqui rsrs

Continuem que vão ajudar não só a mim  :ok:
Estou devendo meu review da Sony A7III aqui no fórum. Já coloquei bastante informação no fórum e no meu canal no YouTube mas acho que sempre dá para contribuir.

Independente se é Sony ou Canon, acho que uma coisa dá para concordar, depois que se adapta com o uso de ML, o estilo/técnica de fotografia muda e não quer mais voltar. Para quem trabalha com retratos, eventos sociais, Face Detection e Eye AF é um game-changer.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1599 Online: 20 de Novembro de 2019, 16:34:05
Baseado em que você está dizendo que a A7III está errando bastante? Eu pergunto não por estar defendendo a câmera que eu tenho mas é para saber se você teve experiência própria de uso. E quando erra? Qual situação? Qual modo de foco? As câmeras ML tem quase uma dezenas de formas de focar (seja em AF-S ou AF-C) e queria saber se é um problema específico ou não...
Baseado na minha experiência e uso da A7III (quase 12k clicks) meu resultado é pra lá de satisfatório. Nenhuma DSLR que eu tive teve o nível de acerto que eu estou acostumado a ter usando a minha Sony (AF-C 100% das vezes / 99% das vezes em Wide / 97% das vezes com o eye AF ligado).
Basta vc ver os relatos de pessoas que deixaram a Sony e voltaram para a Canon, tem vários vídeos ai que coloquei paginas atrás...
Não é que chegou junto, passou mesmo, o foco da R atualmente é melhor e mais preciso que a Sony.
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #1600 Online: 20 de Novembro de 2019, 16:36:20
Eu passei praticamente a vida toda usando apenas 1 slot de cartão, e como já mencionei antes varias vezes neste fórum, nunca tive problema com isso, eu trabalho o ano inteiro há anos e nunca perdi fotos na câmera. Agora, tem que tomar alguns cuidados, cuidando bem, quase impossível ter problemas com cartão de memória. Mas compreendo o pessoal que não se sente seguro com isso... se dois cartões é a coisa mais importante para o indivíduo, então melhor escolher outra câmera.

Imagine como vive o pessoal de cinema, praticamente nenhuma câmera profissional tem 2 slots de cartão...
Eu também nunca tive problemas com isso, mas conheço quem já teve e até parou de realizar cobertura de casamentos pq de uma perda irrecuperável.

Se esse método de passar em tempo real ao celular funciona corretamente, mesmo sendo jpeg tá valendo!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1601 Online: 20 de Novembro de 2019, 16:37:30
Estou devendo meu review da Sony A7III aqui no fórum. Já coloquei bastante informação no fórum e no meu canal no YouTube mas acho que sempre dá para contribuir.

Independente se é Sony ou Canon, acho que uma coisa dá para concordar, depois que se adapta com o uso de ML, o estilo/técnica de fotografia muda e não quer mais voltar. Para quem trabalha com retratos, eventos sociais, Face Detection e Eye AF é um game-changer.
Digamos que as empresas ficam procurando alguma coisa para oferecer aos clientes, algo que realmente possa ser útil e mudar a experiência dos usuários.

Então quem realmente conseguiu emplacar alguma coisa importante nos últimos anos foi a Sony com o Eye AF. Todas as outras empresas agora estão correndo atrás.

Mas convenhamos, isso não é tudo... todos os outros modos de foco ainda são usados.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1602 Online: 20 de Novembro de 2019, 16:40:03
Eu também nunca tive problemas com isso, mas conheço quem já teve e até parou de realizar cobertura de casamentos pq de uma perda irrecuperável.

Se esse método de passar em tempo real ao celular funciona corretamente, mesmo sendo jpeg tá valendo!
Mas vc viu ou entendeu o motivo que levou o cara a ter a perda do cartão??? O pessoal acho que cartão de memória é igual chave de carro, joga em qq lugar e não tem o menor cuidado. Sua câmera atualmente tem dois cartões???
A gente poderia listar alguns cuidados.
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1603 Online: 20 de Novembro de 2019, 16:48:49
Mas vc viu ou entendeu o motivo que levou o cara a ter a perda do cartão??? O pessoal acho que cartão de memória é igual chave de carro, joga em qq lugar e não tem o menor cuidado. Sua câmera atualmente tem dois cartões???
A gente poderia listar alguns cuidados.

Exatamente, só tem 02 tipos de cartão que me preocupam, os nunca usados e os super velhos.

O primeiro pode vim com defeito de fabrica e o segundo pode ter falha, uma vez que a memoria flash tem um quantidade limite de escrita e leitura.
Limite atualmente que passa de decadas de uso intenso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #1604 Online: 20 de Novembro de 2019, 16:53:21
Mas vc viu ou entendeu o motivo que levou o cara a ter a perda do cartão??? O pessoal acho que cartão de memória é igual chave de carro, joga em qq lugar e não tem o menor cuidado. Sua câmera atualmente tem dois cartões???
A gente poderia listar alguns cuidados.
Não sei de detalhes, apenas que perdeu as fotos pq do cartão mesmo.
Sempre tenho o maior cuidado com os meus cartões, troco por novos sempre. Manter os contatos limpos acho que é o primordial.

Sim, sempre utilizo 2 sd´s