Autor Tópico: Canon EOS R - A Mirrorless FF da Canon  (Lida 219367 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1605 Online: 20 de Novembro de 2019, 17:03:53
Exatamente, só tem 02 tipos de cartão que me preocupam, os nunca usados e os super velhos.

O primeiro pode vim com defeito de fabrica e o segundo pode ter falha, uma vez que a memoria flash tem um quantidade limite de escrita e leitura.
Limite atualmente que passa de decadas de uso intenso.
Eu vejo vários absurdos aqui, a galera que flerta com o perigo, cometendo erros como por exemplo:

Cartão de marca boa que comprou + barato, ou seja falsificado, meia boca.
Compra cartão micro SD de celular + barato e colocam junto com um adaptador na câmera.
Cartão vagabundo, de marca ruim que custa + barato.

Pegam o cartão de qq jeito, mete os dedos cheio de gordura e ácido úrico nos contatos, guarda no bolso e o cara fica todo suado, coloca o cartão no bolso junto com pilhas, chave do carro, moedas, outros cartões, bateria da câmera, etc... guarda na meia do sapato, na cueca, etc... ou seja, o cartão fica submetido à umidade, ao calor, à um ataque ácido/químico, tomando muita pancada, etc...

Tem gente que acha que cartão de memória é HD de bkp. Fica guardando um monte de fotos ali, tira de uma câmera e coloca em outra, e vai acumulando fotos. Joga no Windows e carrega uns arquivos, depois volta para a câmera e vai usando, assim não dá...

Eu toda vez que coloco um cartão na câmera tomo o cuidado de formatar, formatação de baixo nível preferencialmente.
Eu não tiro o cartão da câmera para descarregar, simplesmente conecto o cabo USB para conectar ao computador. Se bem que a EOS R nem precisa disso, pois ela descarrega direto pelo wi-fi.

Tem mais um monte de erros que as pessoas cometem, e por ai vai...
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #1606 Online: 20 de Novembro de 2019, 17:06:16


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1607 Online: 20 de Novembro de 2019, 17:14:39
Eu vejo vários absurdos aqui, a galera que flerta com o perigo, cometendo erros como por exemplo:

Cartão de marca boa que comprou + barato, ou seja falsificado, meia boca.
Compra cartão micro SD de celular + barato e colocam junto com um adaptador na câmera.
Cartão vagabundo, de marca ruim que custa + barato.

Pegam o cartão de qq jeito, mete os dedos cheio de gordura e ácido úrico nos contatos, guarda no bolso e o cara fica todo suado, coloca o cartão no bolso junto com pilhas, chave do carro, moedas, outros cartões, bateria da câmera, etc... guarda na meia do sapato, na cueca, etc... ou seja, o cartão fica submetido à umidade, ao calor, à um ataque ácido/químico, tomando muita pancada, etc...

Tem gente que acha que cartão de memória é HD de bkp. Fica guardando um monte de fotos ali, tira de uma câmera e coloca em outra, e vai acumulando fotos. Joga no Windows e carrega uns arquivos, depois volta para a câmera e vai usando, assim não dá...

Eu toda vez que coloco um cartão na câmera tomo o cuidado de formatar, formatação de baixo nível preferencialmente.
Eu não tiro o cartão da câmera para descarregar, simplesmente conecto o cabo USB para conectar ao computador. Se bem que a EOS R nem precisa disso, pois ela descarrega direto pelo wi-fi.

Tem mais um monte de erros que as pessoas cometem, e por ai vai...
Eu não compro mais Lexar. Teve um que tive problema e nunca mais consegui usar. Fico só no SanDisk que compro direto na BH. Nem na Amazon eu compro.

Sobre os cuidados, é isso mesmo. Manusear com cuidado. Eu sempre que acabo um job ou uma saída fotográfica pessoal com todos os arquivos devidamente tratados e já exportados, eu formato mas sempre direto na câmera. Já tive problema de formatar no computador e como sempre fica aquela dúvida se é NTFS, FAT32 ou exFAT, eu formato na câmera mesmo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1608 Online: 20 de Novembro de 2019, 17:17:50
Basta vc ver os relatos de pessoas que deixaram a Sony e voltaram para a Canon, tem vários vídeos ai que coloquei paginas atrás...
Não é que chegou junto, passou mesmo, o foco da R atualmente é melhor e mais preciso que a Sony.
Falar todo mundo fala. Já vimos várias pessoas que falam uma coisa e daí um tempo desfalam ou mudam de opinião seja por qualquer razão. Se fosse mudar para Canon seria por causa de cores/AWB e só.
As lentes do sistema da Sony tem me atendido bem e tem tamanhos mais compactos porque não precisam de IS. Tá aí uma coisa que a Canon poderia ter feito para reduzir o tamanho e os preços das lentes: ter IBIS.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1609 Online: 20 de Novembro de 2019, 17:25:58
Eu não compro mais Lexar. Teve um que tive problema e nunca mais consegui usar. Fico só no SanDisk que compro direto na BH. Nem na Amazon eu compro.

Sobre os cuidados, é isso mesmo. Manusear com cuidado. Eu sempre que acabo um job ou uma saída fotográfica pessoal com todos os arquivos devidamente tratados e já exportados, eu formato mas sempre direto na câmera. Já tive problema de formatar no computador e como sempre fica aquela dúvida se é NTFS, FAT32 ou exFAT, eu formato na câmera mesmo.
Sim, vejo algumas pessoas reclamando dos Lexar, porem na Alemanha por exemplo, é uma marca respeitada.

Eu tenho dois, nunca tive problemas com eles, mas nem uso tanto assim. Fico mais com a Sandisk mesmo.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1610 Online: 20 de Novembro de 2019, 17:29:37
Falar todo mundo fala. Já vimos várias pessoas que falam uma coisa e daí um tempo desfalam ou mudam de opinião seja por qualquer razão. Se fosse mudar para Canon seria por causa de cores/AWB e só.
As lentes do sistema da Sony tem me atendido bem e tem tamanhos mais compactos porque não precisam de IS. Tá aí uma coisa que a Canon poderia ter feito para reduzir o tamanho e os preços das lentes: ter IBIS.
Sim. Mas ai é estratégia de cada fabricante, inclusive vc gosta ou usa Tamrom, se não me engano. Neste aspecto a Sony te da mais liberdade.

Mas ai é pesar as diferenças e fazer uma opção, por exemplo deixar de lado um LCD articulado, que pode ser operado como se fosse um iphone, totalmente touch... etc... etc... veja estou querendo dizer que é uma questão de valores pessoais que cada um tem o seu...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1611 Online: 20 de Novembro de 2019, 17:30:54
Legal o vídeo, obrigado por compartilhar, é mais fácil do que eu imaginava, inclusive pelo que vi ele estava descarregando os arquivos RAW .CR3 mesmo, nem eram os jpg, certo???
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1612 Online: 20 de Novembro de 2019, 17:31:49
Sim, vejo algumas pessoas reclamando dos Lexar, porem na Alemanha por exemplo, é uma marca respeitada.

Eu tenho dois, nunca tive problemas com eles, mas nem uso tanto assim. Fico mais com a Sandisk mesmo.

A Lexar tradicional acabou e foi comprada por uma empresa Chinesa que não manteve a qualidade, por isso as recentes reclamações.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1613 Online: 20 de Novembro de 2019, 17:33:42
De fato eu estou a pouco tempo com a câmera, tem tanta coisa para eu conhecer que vai levar tempo. Assim, como a EOS R descarrega no celular, ela tbm envia fotos diretamente ao computador pela rede wi-fi, mas em preciso usar melhor essas coisas, ainda estou em fase de treinamento com a câmera.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1614 Online: 20 de Novembro de 2019, 17:34:32
A Lexar tradicional acabou e foi comprada por uma empresa Chinesa que não manteve a qualidade, por isso as recentes reclamações.
Sabia disso não.
O que eu sei é que um pessoal dissidente da Lexar abriu uma empresa chamada ProGrade. Mas prefiro continuar na SanDisk.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1615 Online: 20 de Novembro de 2019, 17:36:03
A Lexar tradicional acabou e foi comprada por uma empresa Chinesa que não manteve a qualidade, por isso as recentes reclamações.
Putz, tinha ouvido falar que ela ia parar as operações, eu não sabia disso... bom saber... vou tomar cuidado.

Acho que não tem outra marca então, Sandisk é Sandisk. Essas Transcend ou Kingston pra cartão de memória não sei, será que são confiáveis???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1616 Online: 20 de Novembro de 2019, 17:37:00
Chinesada compra todas as marcas...  outro dia vi coisas Rolleyflex por ai...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1617 Online: 20 de Novembro de 2019, 17:38:25
Sim. Mas ai é estratégia de cada fabricante, inclusive vc gosta ou usa Tamrom, se não me engano. Neste aspecto a Sony te da mais liberdade.

Mas ai é pesar as diferenças e fazer uma opção, por exemplo deixar de lado um LCD articulado, que pode ser operado como se fosse um iphone, totalmente touch... etc... etc... veja estou querendo dizer que é uma questão de valores pessoais que cada um tem o seu...
Com certeza... a funcionalidade do touch screen 100% funcional é algo que aumenta muito a comodidade, prazer de usar e a produtividade. Eu não entendo como os fabricantes são teimosos em alguns aspectos e brilhantes em outro. Adoro a customização quase infinita que a Sony te dá em todos os botões (algo que a Pana também oferece) mas caga na porcaria do LCD que ainda tem um touchscreen quase inexsistente. Eu esperava que isso fosse solucionado na 4ª geração da A7R ou na 2ª geração da A9. Acho que está faltando vontade política ou recurso humano para desenvolver o software/hardware da câmera para isso.

É o que dizem: gosto é igual bunda... cada um tem a sua.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1618 Online: 20 de Novembro de 2019, 17:39:27
Putz, tinha ouvido falar que ela ia parar as operações, eu não sabia disso... bom saber... vou tomar cuidado.

Acho que não tem outra marca então, Sandisk é Sandisk. Essas Transcend ou Kingston pra cartão de memória não sei, será que são confiáveis???
Assim como SSD para computador eu só confio e uso Samsung EVO, cartões eu só vou na Sandisk. Uma marca que eu tentaria porque deve ser muito boa mas é cara são os cartões da Sony.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1619 Online: 20 de Novembro de 2019, 18:29:03
Assim como SSD para computador eu só confio e uso Samsung EVO, cartões eu só vou na Sandisk. Uma marca que eu tentaria porque deve ser muito boa mas é cara são os cartões da Sony.
Os modelos novos mais rápidos de 300MB/s R/W que vejo por aqui são da Sony, vou acabar comprando um.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2019, 18:39:04 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.