Autor Tópico: Canon EOS R - A Mirrorless FF da Canon  (Lida 219574 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1620 Online: 20 de Novembro de 2019, 18:38:48
Assim como SSD para computador eu só confio e uso Samsung EVO, cartões eu só vou na Sandisk. Uma marca que eu tentaria porque deve ser muito boa mas é cara são os cartões da Sony.
Eu tbm tenho os EVO em vários computadores que tenho aqui. Porem neste desktop que estou usando agora, que montei no final de 2017, o HD principal é um Kingston KC1000 de 480GB, na época comprei ele e paguei caro pq não havia muita opção de drive nVme por aqui.
https://www.kabum.com.br/produto/91311/ssd-kingston-kc1000-480gb-m-2-nvme-leitura-2700mb-s-gravacao-1600mb-s-skc1000-480g

Não tenho o que reclamar dele, muito bom.

Neste mercado de SSDs o que o pessoal falava aqui no BR até alguns anos atrás é que os melhores eram os Intel (desempenho/durabilidade). Depois vinha os EVO Samsung notadamente pelo super desempenho. Em seguida vinham os Kingston duráveis porem com desempenho pior que os EVO.

Hoje já não sei, esse mercado atualiza muito rápido.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1621 Online: 20 de Novembro de 2019, 18:46:54
Eu tbm tenho os EVO em vários computadores que tenho aqui. Porem neste desktop que estou usando agora, que montei no final de 2017, o HD principal é um Kingston KC1000 de 480GB, na época comprei ele e paguei caro pq não havia muita opção de drive nVme por aqui.
https://www.kabum.com.br/produto/91311/ssd-kingston-kc1000-480gb-m-2-nvme-leitura-2700mb-s-gravacao-1600mb-s-skc1000-480g

Não tenho o que reclamar dele, muito bom.

Neste mercado de SSDs o que o pessoal falava aqui no BR até alguns anos atrás é que os melhores eram os Intel (desempenho/durabilidade). Depois vinha os EVO Samsung notadamente pelo super desempenho. Em seguida vinham os Kingston duráveis porem com desempenho pior que os EVO.

Hoje já não sei, esse mercado atualiza muito rápido.
No MacBook white da minha esposa acabei colocando um Kingston de 125 GB que achei por 20 dólares para testar já que ela só usa para acessar internet e coisas banais. Tem funcionado bem.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #1622 Online: 21 de Novembro de 2019, 08:32:06
Off topic: Mas no fim das contas esse assunto todo me lembrou de um projeto que tinha em mente de tirar o filtro IR de uma das minhas câmeras para fazer fotos IR.
Já tinha me esquecido disso... Bora pra gambiarra.
"Não precisa"... Se tiver grana pra isso agora tem a EOS-RA, que é nada mais nada menos que a EOS-R sem o filtro IR, segundo eles para fotografia Astronomica. Tem até um tópico aqui no Forum acho sobre ela.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2019, 08:32:40 por lopescardoso »


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #1623 Online: 21 de Novembro de 2019, 08:50:57
Canon RF 18 mm f/1.2
Canon RF 18 mm f/1.0
Canon RF 25mm f/1.2

https://www.digitalcameraworld.com/news/canon-designs-ultra-wide-ultra-fast-rf-18mm-f10-and-25mm-f12-lenses


São só patentes (por enquanto) mas do jeito que a Canon ta botando pra fod... nas lentes pra Mirrorless acredito que não ficarão apenas nas patentes.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1624 Online: 21 de Novembro de 2019, 08:57:01
Uso Kingston tranquilamente.
É um assunto meio controverso, pois existem pouquíssimas fabricas de memoria flash no mundo.
A chance desses cartões serem o mesmo por dentro é alta.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1625 Online: 22 de Novembro de 2019, 00:32:47
A respeito da comparação do autofoco entre EOS R e A7III, aqui tem um teste fresquinho comparando as duas câmeras, eu ja estou compartilhando o link na posição do vídeo que ele compara o AF:


Aqui fica fácil perceber aquilo que vejo muita gente comentando na web, o quadradinho verde da Sony fica ali bonitinho acompanhando o olho da pessoa, parece bem esperto, só que não, pois quando vc começa a fotografar em sequencia, o foco da Sony se perde e vira uma nhaca terrível, errando o foco em um monte de fotos. A superioridade da EOS R com o novo firmware fica bem claro aqui. Quando se vai para o vídeo então ai nem tem comparação, o foco da EOS R é bem superior. No momento é inferior, mas pode ser que a Sony consiga corrigir esses problemas da A7III em uma futura atualização de firmware.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2019, 00:54:52 por Thales Souto »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1626 Online: 22 de Novembro de 2019, 01:59:35
A respeito da comparação do autofoco entre EOS R e A7III, aqui tem um teste fresquinho comparando as duas câmeras, eu ja estou compartilhando o link na posição do vídeo que ele compara o AF:


Aqui fica fácil perceber aquilo que vejo muita gente comentando na web, o quadradinho verde da Sony fica ali bonitinho acompanhando o olho da pessoa, parece bem esperto, só que não, pois quando vc começa a fotografar em sequencia, o foco da Sony se perde e vira uma nhaca terrível, errando o foco em um monte de fotos. A superioridade da EOS R com o novo firmware fica bem claro aqui. Quando se vai para o vídeo então ai nem tem comparação, o foco da EOS R é bem superior. No momento é inferior, mas pode ser que a Sony consiga corrigir esses problemas da A7III em uma futura atualização de firmware.
Obrigado por compartilhar o vídeo.
Sobre a questão do foco, não somente eu mas vários usuários identificaram que ele usou errado e deixamos o comentário no vídeo. Inclusive ele disse que iria retestar já que ele não sabia disso.
Na verdade, ele usou ponto central. O que ocorre nessa configuração é que o eyeAF ativado só funciona na região principal de onde está o quadrado. A forma correta para usar o eyeAF é deixando em modo de foco Wide ou até mesmo por Zona.
Em suma, a comparação não é válida. O sistema da Sony é muuuito melhor do que foi mostrado para fotografia.

Sobre qualidade de imagem, em todos os quesitos que ele mostrou me agradou mais o resultado da Sony. Eu, sinceramente, não esperava as cores da EOS R terem saído naquele exemplo com esse tom verde na pele. Será que ele fez alguma coisa de errado também?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1627 Online: 22 de Novembro de 2019, 02:53:25
Obrigado por compartilhar o vídeo.
Sobre a questão do foco, não somente eu mas vários usuários identificaram que ele usou errado e deixamos o comentário no vídeo. Inclusive ele disse que iria retestar já que ele não sabia disso.
Na verdade, ele usou ponto central. O que ocorre nessa configuração é que o eyeAF ativado só funciona na região principal de onde está o quadrado. A forma correta para usar o eyeAF é deixando em modo de foco Wide ou até mesmo por Zona.
Em suma, a comparação não é válida. O sistema da Sony é muuuito melhor do que foi mostrado para fotografia.

Sobre qualidade de imagem, em todos os quesitos que ele mostrou me agradou mais o resultado da Sony. Eu, sinceramente, não esperava as cores da EOS R terem saído naquele exemplo com esse tom verde na pele. Será que ele fez alguma coisa de errado também?
Bom eu não sei, muita gente reclama desses problemas de foco da Sony mesmo, tem vídeos anteriores que eu já postei com os mesmos comentários. Quando chega no vídeo então não tem comparação.

Agora Thales, é inconclusivo, como vc pode querer comparar o tom de pele mais verde ou mais vermelho com um vídeo que o cara exportou lá sabe como e que vc esta vende em seu monitor regulado sabe-se lá como tbm???

Outra coisa, qd ele fala qualidade de imagem melhor da Sony é melhor só porque tem menos ruído visivel em ISO 25600??? Ou porque qd vc recupera 1 stop a mais em uma exposição que o cara errou??? Tudo isso pra mim é absurdo...

Outro dia eu vi outro vídeo de um Sony boy tentando defender a Sony, mostrando fotos idênticas para comparar, tirei até um print, veja abaixo, o céu mais chapado na A7III e com mais detalhes na EOS R. Onde está o DR fabuloso da Sony que não conseguiu resolver essa situação, como é que pode??? Neste quesito qualidade, em minha opinião, a maior quantidade de Megapixels da R significa são mais detalhes, isso é mais vantagem.


« Última modificação: 22 de Novembro de 2019, 02:55:53 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1628 Online: 22 de Novembro de 2019, 06:51:07
Tambem acho estranho dizer que o eye AF da Sony é ruim assim.
Pesquisei muito a A7 III quando cogitei migrar, e funcionava muito bem, inclusive com lentes Canon usando adaptador.

Mas sempre dei mais atenção ao single shot.
Se o foco continuo estiver melhor que A7 realmente o AF da R está de parabéns,
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #1629 Online: 22 de Novembro de 2019, 07:28:58
Lindsay, já estou pensando nisso há umas 2 semanas mas queria ver contigo e com outros usuários das ML aqui do fórum.

Queria disponibilizar uma pasta na nuvem com arquivos RAW dessas câmeras em condições de retrato, retrato com cenários complicados de cor e WB, paisagens, alto ISO, ação, etc... para que as pessoas possam brincar com os arquivos (desde que respeitem o devido crédito e uso dessas imagens). Eu sei que seu foco é vídeo mas se quiser entrar na brincadeira....

Acho que o Carlos e o Lucas também gostariam de participar e colocar arquivos das Fuji.
Estou recebendo uma T3 essa semana, chegando eu posto meus testes também.

Aí dá pra comparar inclusive Pro1, T2, T3 e até uma Sony fullframe que tenho por aqui.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #1630 Online: 22 de Novembro de 2019, 07:39:50
Basta vc ver os relatos de pessoas que deixaram a Sony e voltaram para a Canon, tem vários vídeos ai que coloquei paginas atrás...
Não é que chegou junto, passou mesmo, o foco da R atualmente é melhor e mais preciso que a Sony.
De novo isso ?


Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

« Última modificação: 22 de Novembro de 2019, 10:25:55 por Thales Souto »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1631 Online: 22 de Novembro de 2019, 07:54:28
Adianta nada alguém que não tem familiaridade com o sistema testado fazer um teste! :hysterical:

É a mesma coisa do teste que o cara fez com a xt3, não sabia nem o que era o boost mode e como ativar. Para se tirar o melhor proveito da câmera tem que saber usar e entender a diferença delas pra outras câmeras!


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #1632 Online: 22 de Novembro de 2019, 08:19:00
Adianta nada alguém que não tem familiaridade com o sistema testado fazer um teste! :hysterical:

É a mesma coisa do teste que o cara fez com a xt3, não sabia nem o que era o boost mode e como ativar. Para se tirar o melhor proveito da câmera tem que saber usar e entender a diferença delas pra outras câmeras!
Concordo, fazer teste furado pode induzir algumas pessoas a compra errada.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #1633 Online: 22 de Novembro de 2019, 08:26:23
Adianta nada alguém que não tem familiaridade com o sistema testado fazer um teste! :hysterical:

É a mesma coisa do teste que o cara fez com a xt3, não sabia nem o que era o boost mode e como ativar. Para se tirar o melhor proveito da câmera tem que saber usar e entender a diferença delas pra outras câmeras!
Exato!

Por isso adoro os reviews desse cara:


Ele usa ambas!

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

« Última modificação: 22 de Novembro de 2019, 10:26:29 por Thales Souto »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1634 Online: 22 de Novembro de 2019, 10:34:19
Agora Thales, é inconclusivo, como vc pode querer comparar o tom de pele mais verde ou mais vermelho com um vídeo que o cara exportou lá sabe como e que vc esta vende em seu monitor regulado sabe-se lá como tbm???

Outra coisa, qd ele fala qualidade de imagem melhor da Sony é melhor só porque tem menos ruído visivel em ISO 25600??? Ou porque qd vc recupera 1 stop a mais em uma exposição que o cara errou??? Tudo isso pra mim é absurdo...

Outro dia eu vi outro vídeo de um Sony boy tentando defender a Sony, mostrando fotos idênticas para comparar, tirei até um print, veja abaixo, o céu mais chapado na A7III e com mais detalhes na EOS R. Onde está o DR fabuloso da Sony que não conseguiu resolver essa situação, como é que pode??? Neste quesito qualidade, em minha opinião, a maior quantidade de Megapixels da R significa são mais detalhes, isso é mais vantagem.
Sobre a questão de cores, eu ainda continuo achando que Canon deve ter algo de melhor. Só comentei baseado na foto que ele postou que, inclusive, eu mencionei que eu esperava resultado justamente ao contrário.

Sobre o DR, eu já aprendi após muito tempo usando Nikon e agora Sony (tem o mesmo pedigree de sensor) que você tem que fotografar com uma pequena subexposição (-2/3 a -1/3 EV) para justamente usar o poder de puxar um pouco nas sombras já que os highlights recuperados não são tão bons quanto é recuperar as sombras. E quando se recupera as sombras (vocês tem EOS R ou 5DIV e podem falar melhor) as imagens dele mostraram o mesmo comportamento que eu tinha na minha 6D clássica: fica um ruído para o tom de vermelho/magenta.
Tudo isso são detalhes que são muito menos importantes que outros aspectos.

Em termos de ISO alto, são poucas às vezes que eu passei de ISO acima de 3,200. Então, se câmera X ou Y é 1 stop melhor que a outra, para o meu uso atual, não faria diferença (talvez fizesse se eu estivesse fazendo eventos noturnos).

Só estou querendo dizer que assim como o cara fez o comparativo errado no modo de foco, ele pode ter usar uma metodologia errada para comparar cores e DR.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales