Autor Tópico: Canon EOS R - A Mirrorless FF da Canon  (Lida 85527 vezes)

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (3)
  • Referência
Resposta #1650 Online: 02 de Agosto de 2019, 09:53:09
O firmware da EOS R está atualmente na versão 1.2.0, de 18/04/2019, de acordo com a Canon  (USA):

https://www.usa.canon.com/internet/portal/us/home/support/details/cameras/eos-dslr-and-mirrorless-cameras/mirrorless/eos-r?subtab=downloads-firmware

A Canon também revisa os manuais (Advanced User Guide) sempre que atualiza o firmware:

http://gdlp01.c-wss.com/gds/3/0300032123/05/eosr-ug6-en.pdf

Aproveitando aqui; um conhecido meu comprou a R e pude testa-la por um tempo. O que me chamou a atenção de imediato foi a excelente ergonomia. Ela é realmente um pouco grande (para uma mirrorless) mas encaixou-se confortavelmente na minha mão.  Já tive Nikon D2x; D3; D700  e D800 e a ergonomia da R, para mim, é tão confortável quanto!

O que difere bastante (em relação à Nikon - nunca utilizei as Canon DSLR) são os comandos, mas nada que não me acostumasse rapidamente (incluíndo ai a "polêmica" Mfn Bar!  Meu colega gostou bastante dela; na câmera dele ela foi programada para ajustar o "White Balance".  Se eu tivesse uma R, provavelmente daria a mesma função a Mfn Bar.

Outra coisa que gostei muito na R foi o visor eletrônico (EVF). Uso Fujis  desde 2014 e já tive a X-T1.  Mas o visor da R tem uma resolução maior e isto faz diferença!  As Fujis  atuais (X-H1; X-T3  e todas as GFX) também possuem visores com grande resolução.

Como em praticamente todas as Fujis, as informações do EVF  acompanham a rotação da câmera (modo "paisagem" para modo "retrato" e vice-versa).  Também como nas Fujis X-Trans III  em diante (e GFX), a R possui histograma RGB em tempo real :ok:  Ao contrário das Fujis, porém, o histograma RGB da R pode ser habilitado para ser mostrado "full time", o que achei bem interessante!  Pena que o ajuste de brilho do EVF  da R não tenha a opção de ajuste automático, como ocorre nas Fujis. :no:

A R do meu colega veio acompanhada da RF24-105mm F4.  O que mais gostei nela foi o novo anel de comando, customizável.  Nesta objetiva que testei, o anel estava configurado para ajustar o valor do ISO.

O LCD da R é bastante funcional. A função "touch" permite que se navegue pelos menus (é um ponto forte da Canon, os menus são bem fáceis de navegar mesmo para que não tem experiência com a marca, como é o meu caso) como se estivesse usando um smartphone. Bem legal :ok:

Finalizando; confesso que fiquei com muita vontade de comprar uma! Porém, voltar a usar o formato 36x24mm não me traria vantagem em relação ao APS-C em geral (e a Fuji em particular).  Já tenho um kit de objetivas Fujinon que, embora sejam todas da primeira geração, suas óticas são simplesmente fantásticas.  :ok:

Correção: desde a 3a. geração das Fujis (estamos na 4a.) o Histograma real-time é exibido na tela, incluindo histograma RGB em tempo real ou sistema zebras se vc preferir.
-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

Lucas M. Dias

• Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
    • Site
Resposta #1651 Online: 02 de Agosto de 2019, 10:16:45
Correção: desde a 3a. geração das Fujis (estamos na 4a.) o Histograma real-time é exibido na tela, incluindo histograma RGB em tempo real ou sistema zebras se vc preferir.

Na segunda gen já tem histograma de luminância :ok:

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #1652 Online: 02 de Agosto de 2019, 10:35:55
Na segunda gen já tem histograma de luminância :ok:
Somos mal acostumados, tem tudo nessas meninas! :ok:

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

pablo.ebani

• Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
Resposta #1653 Online: 02 de Agosto de 2019, 10:40:34
Somos mal acostumados, tem tudo nessas meninas! :ok:

É a gente não sente falta do que nunca teve.
Agora que tenho a 6DII eu dou uma olhada no live com histograma pra fotometrar em situações onde há risco de estouros. Senão continuo usando o fotometro e me satisfaz em 80% dos casos.

Já na Fuji o histograma ta habilitado o tempo todo, isso acostuma mal a gente mesmo  :hysterical:
EOS 6D MK II | EOS 5D MK II
Tamron SP 45mm 1.8 | EF 35mm f/2 IS USM | EF 100mm f/2 USM
Fuji X-E1 + XC 16-50 II
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/ebanifotografia

Fábio Kruschewsky Lemos

• Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
Resposta #1654 Online: 02 de Agosto de 2019, 10:41:47

Escrevi o seguinte":

"...Também como nas Fujis X-Trans III  em diante (e GFX)..."

O X-Trans III (usado nas X-Pro2; T2; T20 e E4) é a 3ª geração.  O X-Trans 4 (X-T3 e T30) é a quarta geração.  Tive a X-E2 e a X-T1 (X-Trans II) e nenhuma das duas tinha o histograma RGB, somente o de luminância, como o Lucas mencionou acima.

O Histograma RGB apareceu primeiro na Fuji GFX50S e depois foi incorporado, via atualização de firmware, às câmeras com X-Trans III, com exceção da X-E3 e X-H1 que já dispunham dele desde o lançamento.  Passei a usar o histograma RGB após ter atualizado o firmware das minhas X-T20 para a versão 2.0 (que trouxe o RGB)...

Recapitulando as gerações Fuji X-Trans:

X-Trans I (X-Pro I; X-E1 - 16Mp - o sistema de autofoco era CDAF somente)
X-Trans II (X-E2/E2S; X-T1 e X-T10 - 16Mp mas com PDAF)
X-Trans III (X-Pro2; X-T2; X-T20; X-E3 e X-H1 - 24Mp com PDAF e incorporou o histograma RGB)
X-Trans IV (X-T3 e X-T30 - 26MP back illuminated  CMOS / PDAF em toda a área do sensor)

Continuei não entendendo a sua correção :no:
« Última modificação: 02 de Agosto de 2019, 10:50:48 por Fábio Kruschewsky Lemos »

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #1655 Online: 02 de Agosto de 2019, 10:48:44

Continuei não entendendo a sua correção :no:

" Ao contrário das Fujis, porém, o histograma RGB da R pode ser habilitado para ser mostrado "full time", o que achei bem interessante! "

Isso rola desde as XTrans III.
-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

Lucas M. Dias

• Colaborador(a)
    • Site
Resposta #1656 Online: 02 de Agosto de 2019, 11:11:40
Eu uso o histograma muito pra ETTL, principalmente fotografia de arquitetura e decoração. O único problema dele é que o DR que mostra ali é bem menor, as vezes você vê uma coluna gigante nas altas luzes ou nas sombras e pensa que está estourado, mas não está. Tem que se acostumar com isso pra saber o quando mais a camera aguenta, geralmente é uns 1 ou 2 stops a mais ou a menos do que está ali. É como se tivessem cortado as pontas do histograma rsrs

Fábio Kruschewsky Lemos

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #1657 Online: 02 de Agosto de 2019, 11:14:40
" Ao contrário das Fujis, porém, o histograma RGB da R pode ser habilitado para ser mostrado "full time", o que achei bem interessante! "

Isso rola desde as XTrans III.

Não é o que diz o manual:  "...To view separate RGB histograms and a display showing areas of the frame that will be overexposed at current settings on the view through the lens, press the function button to which HISTOGRAM is assigned  (pg. 204, 228)..."

O texto acima foi tirado do "X-T3 Owners Manual", e está na página 20. É o mesmo texto que aparece no
"Owners Manual" da X-T20. Nas minhas, selecionei o botão de função que fica ao lado do botão do obturador, a frente do dial de compensação de exposição. Quando o pressiono, aparece o histograma RGB e as áreas com superexposição). Porém, se eu pressionar o obturador para acertar o foco, o histograma some. Outra coisa, a barra de nivelamento deixa de ser apresentada quando o histograma RGB está ativo. Na EOS R, ambos funcionam simultaneamente (eu usei uma e ambos estavam habilitados).

Porém, isto são detalhes que refletem a filosofia de cada fabricante. Não que um seja melhor que o outro (não são e a R me pareceu ser uma câmera muito competente - tanto que realmente fiquei com vontade de comprar uma).  Na aviação, trabalhei com Boeing e Airbus. A filosofia operacional dos dois fabricantes é completamente diferente. um Boeing é superior a um Airbus? Não!  E, o contrário também é verdadeiro! Existem companhias que operam Boeing e Airbus simultaneamente e os modelos utilizados se complementam operacionalmente :ok:
« Última modificação: 02 de Agosto de 2019, 11:15:48 por Fábio Kruschewsky Lemos »

Fábio Kruschewsky Lemos

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #1658 Online: 02 de Agosto de 2019, 11:19:11
Eu uso o histograma muito pra ETTL, principalmente fotografia de arquitetura e decoração. O único problema dele é que o DR que mostra ali é bem menor, as vezes você vê uma coluna gigante nas altas luzes ou nas sombras e pensa que está estourado, mas não está. Tem que se acostumar com isso pra saber o quando mais a camera aguenta, geralmente é uns 1 ou 2 stops a mais ou a menos do que está ali. É como se tivessem cortado as pontas do histograma rsrs

Você levantou um ponto muito interessante; já havia percebido isto mas nunca tinha visto alguém comentar a respeito :ok: Prestarei mais atenção a isto quando for usar o histograma novamente...
« Última modificação: 02 de Agosto de 2019, 11:20:10 por Fábio Kruschewsky Lemos »

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #1659 Online: 02 de Agosto de 2019, 11:23:39
Não é o que diz o manual:  "...To view separate RGB histograms and a display showing areas of the frame that will be overexposed at current settings on the view through the lens, press the function button to which HISTOGRAM is assigned  (pg. 204, 228)..."

O texto acima foi tirado do "X-T3 Owners Manual", e está na página 20. É o mesmo texto que aparece no
"Owners Manual" da X-T20. Nas minhas, selecionei o botão de função que fica ao lado do botão do obturador, a frente do dial de compensação de exposição. Quando o pressiono, aparece o histograma RGB e as áreas com superexposição). Porém, se eu pressionar o obturador para acertar o foco, o histograma some. Outra coisa, a barra de nivelamento deixa de ser apresentada quando o histograma RGB está ativo. Na EOS R, ambos funcionam simultaneamente (eu usei uma e ambos estavam habilitados).

Porém, isto são detalhes que refletem a filosofia de cada fabricante. Não que um seja melhor que o outro (não são e a R me pareceu ser uma câmera muito competente - tanto que realmente fiquei com vontade de comprar uma).  Na aviação, trabalhei com Boeing e Airbus. A filosofia operacional dos dois fabricantes é completamente diferente. um Boeing é superior a um Airbus? Não!  E, o contrário também é verdadeiro! Existem companhias que operam Boeing e Airbus simultaneamente e os modelos utilizados se complementam operacionalmente :ok:
Concordo plenamente!

Mas foi apenas com intuito de dizer que existe a opção!

-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #1660 Online: 02 de Agosto de 2019, 11:24:17
Você levantou um ponto muito interessante; já havia percebido isto mas nunca tinha visto alguém comentar a respeito :ok: Prestarei mais atenção a isto quando for usar o histograma novamente...
Para isto é preferível usar o aviso de estouro que aparece na hora !

-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

Lucas M. Dias

• Colaborador(a)
    • Site
Resposta #1661 Online: 02 de Agosto de 2019, 11:28:56
Na aviação, trabalhei com Boeing e Airbus. A filosofia operacional dos dois fabricantes é completamente diferente. um Boeing é superior a um Airbus? Não!  E, o contrário também é verdadeiro! Existem companhias que operam Boeing e Airbus simultaneamente e os modelos utilizados se complementam operacionalmente :ok:

Embraer é melhor, então a resposta é Boeing :hysterical:

Na segunda gen da Fuji tem uma detalhe a mais ainda, a exposição do histograma parece estar atrelada a exposição do EVF/LCD. Quando o preview de exposição está ativado o que você vê no histograma é o que está na cena, quando está desativado o que você vê no histograma é o que está no EVF/LCD.

Não sei se isso mudou nas cameras mais recentes, mas isso quer dizer que o histograma só é util quando o preview de exposição está ativado. O que é meio lógico já que o obturador da lente só irá ficar na abertura setada com este modo ativado, do contrário abertura fica mudando de acordo com a luminosidade do local para manter a exposição correta do local no EVF/LCD

Lucas M. Dias

• Colaborador(a)
    • Site
Resposta #1662 Online: 02 de Agosto de 2019, 11:30:28
Para isto é preferível usar o aviso de estouro que aparece na hora !

As duas primeiras gen da Fuji não tem isso né!?  :ponder:

Fábio Kruschewsky Lemos

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #1663 Online: 02 de Agosto de 2019, 11:53:44
Embraer é melhor, então a resposta é Boeing :hysterical:

:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Na segunda gen da Fuji tem uma detalhe a mais ainda, a exposição do histograma parece estar atrelada a exposição do EVF/LCD. Quando o preview de exposição está ativado o que você vê no histograma é o que está na cena, quando está desativado o que você vê no histograma é o que está no EVF/LCD.

Não sei se isso mudou nas cameras mais recentes, mas isso quer dizer que o histograma só é util quando o preview de exposição está ativado. O que é meio lógico já que o obturador da lente só irá ficar na abertura setada com este modo ativado, do contrário abertura fica mudando de acordo com a luminosidade do local para manter a exposição correta do local no EVF/LCD

Habilitei e desabilitei o preview de exposição e o histograma (luminância) aparentemente era o mesmo (na X-T20) :ok:  Ultimamente, tenho deixado apenas o preview para WB ativado pois quando estava fotografando em estúdio com o preview de exposição ativo, era quase impossível enxergar alguma coisa pelo visor (ou o LCD) quando colocava o diafragma em f11 ou até mais fechado (a única iluminação existente é da a luz de modelagem do flash). Destivar o preview de exposição resolve o problema e consigo visualizar normalmente o assunto a ser fotografado...

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #1664 Online: 02 de Agosto de 2019, 12:01:27
Histograma é feito em cima do jpg de visualização.

Por isso a diferença de DR.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs