Autor Tópico: Canon EOS R - A Mirrorless FF da Canon  (Lida 219448 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #825 Online: 12 de Outubro de 2018, 23:51:57

"estabilização no sensor é genérico, não é um sistema dedicado/otimizado para cada tipo de lente"

https://www.diyphotography.net/this-is-why-canon-didnt-put-ibis-in-the-eos-r-mirrorless-camera/



« Última modificação: 12 de Outubro de 2018, 23:52:14 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #826 Online: 13 de Outubro de 2018, 00:00:27
"estabilização no sensor é genérico, não é um sistema dedicado/otimizado para cada tipo de lente"

https://www.diyphotography.net/this-is-why-canon-didnt-put-ibis-in-the-eos-r-mirrorless-camera/


Balela completa.

Todas as lentes da Sony tem um firmware que conversa com a câmera e permite o ajuste da estabilização no sensor de maneira a funcionar perfeitamente com cada lente e cada comprimento focal.

Creio que na Panasonic, na Fuji e agora na Nikon também seja assim.

Enviado de meu SM-G930F



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #827 Online: 13 de Outubro de 2018, 00:13:52
Balela completa.

Todas as lentes da Sony tem um firmware que conversa com a câmera e permite o ajuste da estabilização no sensor de maneira a funcionar perfeitamente com cada lente e cada comprimento focal.

Creio que na Panasonic, na Fuji e agora na Nikon também seja assim.

Enviado de meu SM-G930F
tbm acho principalmente porque o fabricante tem que se preocupar mesmo é com suas próprias lentes, o resto é resto...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #828 Online: 13 de Outubro de 2018, 01:55:44
Esse argumento da Canon, que já é velho, é extremamente furado.
E o maior furo dessa história de que "IBIS é pior que IS" é que a Canon NÃO COLOCA IS EM TODAS AS LENTES.
Se a Canon realmente acredita nisso, ela deveria rever os conceitos e passar a colocar IS em todas as lentes.
Enquanto ela continuar sem IBIS e continuar fazendo lentes sem IS, vão continuar caindo em cima dela. E com razão.

Não faz o menor sentido esse lero lero.
"IS na lente é melhor, pois podemos fazer projetos específicos pra cada lente com mais performance, por isso nossas câmeras não terão IBIS... mas vamos continuar fazendo lentes sem IS para nossos consumidores não terem acesso a nenhuma das duas opções"
Pfff...

Enquanto isso no universo das concorrentes, que pra Canon deve ser um universo paralelo, já existe até tecnologia que combina IS de lente com IBIS da câmera para uma estabilização ainda mais eficaz.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2018, 02:00:03 por Di Torres »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #829 Online: 13 de Outubro de 2018, 08:34:40
Mas é aquela coisa, a Sony vende lentes com IS.
Acho que qualquer coisa que não seja a solução hibrida é desculpa de algum lado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #830 Online: 13 de Outubro de 2018, 10:14:24
O que acontece é que a estabilização na lente é mais eficaz para alguns tipos de movimento, e a IBIS é mais eficiente para outros tipos. Então realmente o ideal é combinar as duas formas.

Na Sony, toda lente que tem estabilização, quando colocada em um corpo com IBIS, passa a ter estabilização híbrida. O IBIS só é utilizado 100% nas lentes que não tem IS. Nas outras marcas creio que deva ser assim também.

Eu, particularmente, acho isso o ideal, pois oferece a possibilidade de uma estabilização melhor nos conjuntos camera+lente mais caros e grandes, mas também permite que as lentes mais portáteis, mais baratas, manuais ou vintage, tenham alguma forma de estabilização, mesmo sem ter IS. Então o fotógrafo sempre sai ganhando.

A Canon vai falar isso até o meio do ano que vem, quando ela lançar uma nova ML com IBIS... Aí ela milagrosamente vai esquecer todas essas declarações...

Enviado de meu SM-G930F



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #831 Online: 13 de Outubro de 2018, 10:44:12

A Canon vai falar isso até o meio do ano que vem, quando ela lançar uma nova ML com IBIS... Aí ela milagrosamente vai esquecer todas essas declarações...

Enviado de meu SM-G930F

Torcemos que sim.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #832 Online: 13 de Outubro de 2018, 11:41:45
Isso aí é aquilo que a gente já tinha comentado, cada marca defende seu peixe. A marca que não tem IBIS diz que IS na lente é melhor; a marca que não tem FF diz que FF não faz sentido; a marca que tem baioneta pequena diz que baioneta grande é desnecessário. E por aí vai.

Eu até acho que IS nas lentes pode ser mais efetivo por ser algo direcionado mesmo, mas a melhor solução sempre me pareceu ter as duas coisas, IBIS e IS nas lentes, pra trabalharem em conjunto, como o Davi disse.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #833 Online: 13 de Outubro de 2018, 11:54:40
Isso aí é aquilo que a gente já tinha comentado, cada marca defende seu peixe. A marca que não tem IBIS diz que IS na lente é melhor; a marca que não tem FF diz que FF não faz sentido; a marca que tem baioneta pequena diz que baioneta grande é desnecessário. E por aí vai.

Eu até acho que IS nas lentes pode ser mais efetivo por ser algo direcionado mesmo, mas a melhor solução sempre me pareceu ter as duas coisas, IBIS e IS nas lentes, pra trabalharem em conjunto, como o Davi disse.
:clap: :clap: :clap:

Agora toda essa tecnologia e discussão me leva a crer que cada vez mais os fotógrafos vão ficando inseguros... se tem um sistema de estabilização, seja qual for, já é alguma coisa, não vai inviabilizar o equipamento por causa disso.

Quem é que fica o tempo todo fazendo fotos no escuro em situações que realmente precisam de um sistema duplo???

Eu por exemplo, uso há anos com uma 24-70 f/2.8 L sem IBIS nem IS, fotografo muito bem com ela, são fotos lindas; penso que antes do IBIS / IS tem coisas muuuito mais importantes que realmente foram uma revolução, como os avanços que todas as câmeras tiveram no ISO e na recuperação de exposição. Prefiro por exemplo que avancem na redução de ruído dos sensores, ai sim vejo vantagem.

Realmente IBIS duplo ou híbrido não considero algo super necessário.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2018, 11:55:32 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #834 Online: 13 de Outubro de 2018, 12:08:18
:clap: :clap: :clap:



Bom comparativo e explicação sobre os tipos de AF.
R vs A7 III vs G9

« Última modificação: 13 de Outubro de 2018, 12:08:52 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #835 Online: 13 de Outubro de 2018, 14:38:38
Nenhuma lente minha tem IS !
Fotógrafo e birdwatching


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #836 Online: 13 de Outubro de 2018, 18:39:24
EF 70-200mm f/4
EF 24-105mm f/4
EF 100mm Macro f/1.8
EF 85mm f/1.8
Sigma 135mm f/1.8 Art
EF 50mm f/1.8

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #837 Online: 13 de Outubro de 2018, 21:36:11

Dual pixel é mais rapido que a A7 III.

Mas nos modos de track, rosto e olho, a Sony leva vantagem.
Aqui temos um nítido gargalo de processamento da Canon e não do AF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #838 Online: 14 de Outubro de 2018, 09:40:29
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #839 Online: 14 de Outubro de 2018, 10:05:00

Dual pixel é mais rapido que a A7 III.

Mas nos modos de track, rosto e olho, a Sony leva vantagem.
Aqui temos um nítido gargalo de processamento da Canon e não do AF.
Pois é... Ter o foco mais rápido do mundo apenas em modo single shot é um desperdício.

A Canon precisa parar de mesquinharia nos processadores, pois claramente ela tem o sistema de foco mais promissor.

Enviado de meu SM-G930F
« Última modificação: 14 de Outubro de 2018, 10:07:06 por davi_ssilva »