Autor Tópico: Canon EOS R - A Mirrorless FF da Canon  (Lida 219435 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1320 Online: 20 de Julho de 2019, 16:52:47
Sério isso? Não se pode usar as lentes EF-S na RP?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Quando usa lente EF-S, a RP desabilita a gravação de vídeo em full HD. Eu confundi, achei que era em 4k. Então em tese daria pra usar uma lente EF-S pra compensar o crop do 4K, mas quem que grava só em 4k o tempo todo?


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #1321 Online: 20 de Julho de 2019, 19:14:21
Quando usa lente EF-S, a RP desabilita a gravação de vídeo em full HD. Eu confundi, achei que era em 4k. Então em tese daria pra usar uma lente EF-S pra compensar o crop do 4K, mas quem que grava só em 4k o tempo todo?

Qual a lógica disso? :eek:
O mais usual é colocar mais "features" nas câmeras mais caras e menos nas de entrada. A Canon parece que trabalha colocando mais estupidez nas de entrada...  :no:
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1322 Online: 20 de Julho de 2019, 19:19:31
Qual a lógica disso? :eek:
O mais usual é colocar mais "features" nas câmeras mais caras e menos nas de entrada. A Canon parece que trabalha colocando mais estupidez nas de entrada...  :no:

A lógica é obrigar o povo de vídeo a comprar a R em vez da RP...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1323 Online: 20 de Julho de 2019, 20:31:32
A lógica é obrigar o povo de vídeo a comprar a R em vez da RP...

Bem, perderam a chance comigo, nem a R nem a RP, vou de Sony.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1324 Online: 20 de Julho de 2019, 23:19:52
Bem, perderam a chance comigo, nem a R nem a RP, vou de Sony.

 :hysterical:

Cara, acho que quem tem a mínima intenção de fazer vídeo não tem nem que ter dúvida hoje em dia entre Sony e Canon...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1325 Online: 21 de Julho de 2019, 01:52:20
:hysterical:

Cara, acho que quem tem a mínima intenção de fazer vídeo não tem nem que ter dúvida hoje em dia entre Sony e Canon...

Não ligo para vídeo, só acho ridiculo uma FF fazer 4K com crop. Isso é tosco...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1326 Online: 21 de Julho de 2019, 11:37:18
Não ligo para vídeo, só acho ridiculo uma FF fazer 4K com crop. Isso é tosco...
Compreendo que em geral o pessoal gosta de filmar com o quadro cheio pelo DOF bem curto, e possivelmente pelo ganho na qualidade de imagem, mas é preciso considerar outras situações.
Principalmente para quem trabalha com assuntos à longa distancia, como por exemplo palco, esportes, vídeos de natureza, qualquer coisa dentro de um teatro ou local aberto amplo, onde a distancia é um fator a ser vencido, o crop é desejado pois permite utilizar objetivas com menor DF, e aberturas maiores, favorecendo a entrada de luz e a profundidade de campo. Dependendo da situação, chega a ser inadequado usar uma câmera que filma FF.
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1327 Online: 21 de Julho de 2019, 17:58:12
Compreendo que em geral o pessoal gosta de filmar com o quadro cheio pelo DOF bem curto, e possivelmente pelo ganho na qualidade de imagem, mas é preciso considerar outras situações.
Principalmente para quem trabalha com assuntos à longa distancia, como por exemplo palco, esportes, vídeos de natureza, qualquer coisa dentro de um teatro ou local aberto amplo, onde a distancia é um fator a ser vencido, o crop é desejado pois permite utilizar objetivas com menor DF, e aberturas maiores, favorecendo a entrada de luz e a profundidade de campo. Dependendo da situação, chega a ser inadequado usar uma câmera que filma FF.


Pra isso que comprem uma cropada... Melhor ainda uma Pana G9 que tem crop de 2X e não uma FF capenga.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1328 Online: 21 de Julho de 2019, 18:54:19

Pra isso que comprem uma cropada... Melhor ainda uma Pana G9 que tem crop de 2X e não uma FF capenga.
:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Quanta revolta Antônio, tá com bronca das Canon???
Conhecimento importa mais que equipamento.


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #1329 Online: 21 de Julho de 2019, 19:13:47

Pra isso que comprem uma cropada... Melhor ainda uma Pana G9 que tem crop de 2X e não uma FF capenga.
O problema é onde comprar câmera, lentes, flash, etc. E, se estragar, aonde mandar? E se quiser revender, como fazer? Fora isso, sem dúvida, é uma boa ideia.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1330 Online: 21 de Julho de 2019, 23:23:04
:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Quanta revolta Antônio, tá com bronca das Canon???


Pelo contrário só estou sendo realista. É só parar para pensar, a RP fica em um limbo meio sem sentido.

A Canon tem 4 sistemas atualmente: EF, EF-S, M e R o que eu acho bizarro.



Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1331 Online: 22 de Julho de 2019, 00:06:02
Estou meio por fora desses lancamentos mirrorless da Canon e Nikon, e portanto nao estou a par de muitos detalhes.

Nesse topico descobri algo que nao sabia e que acho meio dificil de acreditar: EOS M e RF nao sao compativeis?!? Tipo, qual a logica da Canon em nao fazer isso quando Sony consegue, e a propria Canon ja fez anteriormente com o EF e EF-S?

Queria saber a logica por tras disso, quais as vantagens que a Canon imaginou ao criar dois sistemas mirrorless distintos que nao sao compativeis... e o pior, no papel nada impede que a Canon coloque um sensor APS-C dentro de uma camera RF, correto? Imagina se eles criam uma especie de 7D mirrorless, uma APS-C de alta performance dentro de um corpo/mount R. Ai voce comeca a questionar o porque da existencia do sistema M como algo separado do RF.

So acho essa estrategia bizarra pois pra muitos o caminho eh comecar com APS-C, e se voce tem planos de migrar pra Full Frame voce comeca a comprar lentes que possam ser usadas nos dois sistemas. Foi isso o que eu fiz quando tinha uma EF-S e estava de olho em pular pra uma Canon 5D. Hoje o sujeito que tem o EOS M e esta pensando em migrar pra mirrorless FF nao tem nenhum incentivo pra continuar dentro da marca -- a Canon criou um cenario onde facilita a imigracao do sujeito pra longe da propria marca :shock:

Ate os nomes escolhidos sao confusos... uma das cameras se chama R e a outra RP e o mount eh RF. Eh como se nas DSLR ela tivesse o mount EF e as camera EP e E. Poderiam ter usado uma nomenclatura mais clara.


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #1332 Online: 22 de Julho de 2019, 00:26:50
Estou meio por fora desses lancamentos mirrorless da Canon e Nikon, e portanto nao estou a par de muitos detalhes.

Nesse topico descobri algo que nao sabia e que acho meio dificil de acreditar: EOS M e RF nao sao compativeis?!? Tipo, qual a logica da Canon em nao fazer isso quando Sony consegue, e a propria Canon ja fez anteriormente com o EF e EF-S?

Queria saber a logica por tras disso, quais as vantagens que a Canon imaginou ao criar dois sistemas mirrorless distintos que nao sao compativeis... e o pior, no papel nada impede que a Canon coloque um sensor APS-C dentro de uma camera RF, correto? Imagina se eles criam uma especie de 7D mirrorless, uma APS-C de alta performance dentro de um corpo/mount R. Ai voce comeca a questionar o porque da existencia do sistema M como algo separado do RF.

So acho essa estrategia bizarra pois pra muitos o caminho eh comecar com APS-C, e se voce tem planos de migrar pra Full Frame voce comeca a comprar lentes que possam ser usadas nos dois sistemas. Foi isso o que eu fiz quando tinha uma EF-S e estava de olho em pular pra uma Canon 5D. Hoje o sujeito que tem o EOS M e esta pensando em migrar pra mirrorless FF nao tem nenhum incentivo pra continuar dentro da marca -- a Canon criou um cenario onde facilita a imigracao do sujeito pra longe da propria marca :shock:

Ate os nomes escolhidos sao confusos... uma das cameras se chama R e a outra RP e o mount eh RF. Eh como se nas DSLR ela tivesse o mount EF e as camera EP e E. Poderiam ter usado uma nomenclatura mais clara.
É justamente isso que eu disse aí pra cima. O EF-M é um beco sem saída dentro da própria linha da Canon. Ao sair dela pra uma fullframe você começa do zero de novo. E aí tanto faz ser Canon ou não. Você não aproveita nada do seu sistema antigo. Ou seja, não há fidelização na própria marca. Tiro no pé da Canon.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1333 Online: 22 de Julho de 2019, 00:43:29
Que todos esses problemas existem eh algo obvio, a minha questao eh descobrir porque a Canon decidiu ir nessa direcao. Esses caras tem engenheiros, diretores de marketing... uma razao com certeza existe pra explicar a logica, soh gostaria de saber qual. Tenho certeza que os caras pensaram sobre tudo isso e fizeram uma decisao consciente de irem nessa direcao.

A unica vantagem que eu vejo eh que com o mount M eles podem ter lentes ligeiramente menores do que no mount RF (47mm vs. 54mm). Mas criar uma reducao de tamanho de somente 7mm no diametro das lentes eh algo que valha a pena frente a perda de compatibilidade?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #1334 Online: 22 de Julho de 2019, 07:22:02
Que todos esses problemas existem eh algo obvio, a minha questao eh descobrir porque a Canon decidiu ir nessa direcao. Esses caras tem engenheiros, diretores de marketing... uma razao com certeza existe pra explicar a logica, soh gostaria de saber qual. Tenho certeza que os caras pensaram sobre tudo isso e fizeram uma decisao consciente de irem nessa direcao.

A unica vantagem que eu vejo eh que com o mount M eles podem ter lentes ligeiramente menores do que no mount RF (47mm vs. 54mm). Mas criar uma reducao de tamanho de somente 7mm no diametro das lentes eh algo que valha a pena frente a perda de compatibilidade?
Muito simples, quiseram criar uma câmera fullframe com o custo mais baixo da história para não perder a lucratividade.

Em relação ao crop isso rola na EOS-R também, o motivo disso é usar um processador mais barato, barramentos inferiores e menor buffer para armazenar e processar vídeos em 4k. Novamente a razão foi custo.

Sobre o M mount, precisa ver se por causa do diâmetro maior não haverão perdas ou purple flare, comum em câmeras Fullframe que tentam adaptar lentes para rangefinder.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
« Última modificação: 22 de Julho de 2019, 07:23:36 por cfcsosa »