Autor Tópico: Canon EOS R - A Mirrorless FF da Canon  (Lida 221594 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #1335 Online: 22 de Julho de 2019, 09:15:34
Que todos esses problemas existem eh algo obvio, a minha questao eh descobrir porque a Canon decidiu ir nessa direcao. Esses caras tem engenheiros, diretores de marketing... uma razao com certeza existe pra explicar a logica, soh gostaria de saber qual. Tenho certeza que os caras pensaram sobre tudo isso e fizeram uma decisao consciente de irem nessa direcao.

A unica vantagem que eu vejo eh que com o mount M eles podem ter lentes ligeiramente menores do que no mount RF (47mm vs. 54mm). Mas criar uma reducao de tamanho de somente 7mm no diametro das lentes eh algo que valha a pena frente a perda de compatibilidade?

Nunca saberemos...empresas enormes, voce nao Ira encontrar uma unica  posicao.  Quando empresas precisam, elas voam com tecnologia.  Mas tem custos, o mercado... Esqueca...

Esta ideia de ter tudo do melhor é doenca.









vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1336 Online: 22 de Julho de 2019, 10:25:30
A verdade é que não existe certo ou errado, cada opção traria vantagens e desvantagens, falando sobre a compatibilidade.

Eu acho que a Canon nunca levou o ML a serio e lançou o EF-m sem pensar no futuro.
Com a concorrência real da Sony, ela teve que fazer uma escolha e optou por um mount exclusivo para FF.

Eu discordo da maioria dos motivos citados contra essa opção:

-Maioria das pessoas que compram Rebel não faz upgrade para FF.

-A Sony A7r mk IV, mostra que uma camera com muitos pixels no modo crop pode substituir qualquer 7D mk II e similares.

-A Canon pode lançar uma R com aps-c na hora que quiser, ou melhor, se precisar.

-A minoria que migra de aps-c para FF realmente fica mais fácil abandonar a marca se for para comprar tudo de novo.
Mas quem ficar vai dar lucro 02 vezes.
Estrategia de venda que só o tempo vai dizer se deu certo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1337 Online: 22 de Julho de 2019, 10:33:29
Se for pensar bem, mesmo o EF/EF-S já começaram errados simplesmente pelo fato de a princípio não poder usar uma lente EF-S em um corpo EF. Deveria haver um crop automatico nas cameras EF lançadas depois do EF-S, e não um encaixe diferente. Isso é idiota. As Sonys FF aceitam lentes APS cropando automaticamente, a Pentax idem, e se não me engano a Sony também.

Aí vem depois com essa de 4k cropado em FF ? O sistema da Canon virou uma zona que não me agrada nem um pouco, perdeu a consistencia. O que seria aceitável seria uma diferença de sistema com espelho e sem espelho, não 4 sistemas diferentes, causa confusão no mercado.

Bem, problema deles. Eu dessisti.
 

« Última modificação: 22 de Julho de 2019, 10:34:24 por AFShalders »


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #1338 Online: 23 de Julho de 2019, 11:40:14
Se for pensar bem, mesmo o EF/EF-S já começaram errados simplesmente pelo fato de a princípio não poder usar uma lente EF-S em um corpo EF. Deveria haver um crop automatico nas cameras EF lançadas depois do EF-S, e não um encaixe diferente. Isso é idiota. As Sonys FF aceitam lentes APS cropando automaticamente, a Pentax idem, e se não me engano a Sony também.

Aí vem depois com essa de 4k cropado em FF ? O sistema da Canon virou uma zona que não me agrada nem um pouco, perdeu a consistencia. O que seria aceitável seria uma diferença de sistema com espelho e sem espelho, não 4 sistemas diferentes, causa confusão no mercado.

Bem, problema deles. Eu dessisti.

Nikon tb faz o crop com lentes para APS-C. Só a Canon que fica de gracinha!

Sobre o 4K cropado, até uma RED ou Blackmagic top não usam sensor FF.
« Última modificação: 23 de Julho de 2019, 11:40:53 por lopescardoso »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1339 Online: 23 de Julho de 2019, 12:43:51
Sobre o 4K cropado, até uma RED ou Blackmagic top não usam sensor FF.

O ponto não é usar ou não um sensor FF para 4K, e sim a gambiarra da Canon em usar um sensor FF e na hora de filmar em 4K aplicar o crop.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #1340 Online: 23 de Julho de 2019, 13:31:28
O ponto não é usar ou não um sensor FF para 4K, e sim a gambiarra da Canon em usar um sensor FF e na hora de filmar em 4K aplicar o crop.

E qual a diferença?
Se uma câmera "própria" pra isso não usa um sensor FF, porque raios uma câmera bem mais simples teria de usar?
Imagine o poder de processamento que essa câmera teria de ter pra filmar em 4k FF!

Lindsay mesmo já expôs outros vários motivos pra não usar o sensor todo.

Sinceramente acho que estão caçando pelo em ovo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1341 Online: 23 de Julho de 2019, 14:19:40
E qual a diferença?
Se uma câmera "própria" pra isso não usa um sensor FF, porque raios uma câmera bem mais simples teria de usar?
Imagine o poder de processamento que essa câmera teria de ter pra filmar em 4k FF!

Lindsay mesmo já expôs outros vários motivos pra não usar o sensor todo.

Sinceramente acho que estão caçando pelo em ovo.

A Sony faz, não?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #1342 Online: 23 de Julho de 2019, 15:06:41
A Sony faz, não?

Pelo pouco que pesquisei, sim, pelo menos A7 III e A7S II que vi.
Mas a questão que vejo é que, se câmeras muito melhores para este fim e especializadas em produção de video com qualidade muito superior à essas câmeras não usam sensores FF (normalmente usam Super 35mm), a "briga" com as que fazem crop em 4k é besteira.

Um dos fatores que alguns esquecem é que uma câmera de 30Mpixels como a EOS R em FF teria que ter muito mais processamento pra fazer o downscale da imagem de 30MP pra 8Mpixels do 4K... já uma câmera como a A7S II tem muito menos processamento pra reduzir sua imagem de 12 pra 8Mp.

Agora pensa numa câmera dessas com sensor de 50MP pra processar pra 8MP!

Dois artigos interessantes a respeito:

https://www.diyphotography.net/sony-crop-mode-does-this-mean-i-need-fewer-lenses/

https://suggestionofmotion.com/blog/sony-a7s2-recording-modes-overview/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1343 Online: 23 de Julho de 2019, 18:03:00
Pelo pouco que pesquisei, sim, pelo menos A7 III e A7S II que vi.
Mas a questão que vejo é que, se câmeras muito melhores para este fim e especializadas em produção de video com qualidade muito superior à essas câmeras não usam sensores FF (normalmente usam Super 35mm), a "briga" com as que fazem crop em 4k é besteira.

Um dos fatores que alguns esquecem é que uma câmera de 30Mpixels como a EOS R em FF teria que ter muito mais processamento pra fazer o downscale da imagem de 30MP pra 8Mpixels do 4K... já uma câmera como a A7S II tem muito menos processamento pra reduzir sua imagem de 12 pra 8Mp.

Agora pensa numa câmera dessas com sensor de 50MP pra processar pra 8MP!

Dois artigos interessantes a respeito:

https://www.diyphotography.net/sony-crop-mode-does-this-mean-i-need-fewer-lenses/

https://suggestionofmotion.com/blog/sony-a7s2-recording-modes-overview/

Só existe um inconveniente no crop, quem compra uma super 35mm, já compra as lentes na DF batendo com o crop.
Ai na Canon pode ficar sem opção de DF ao fazer 4k, principalmente se tiver só fixas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1344 Online: 29 de Julho de 2019, 14:16:38
É justamente isso que eu disse aí pra cima. O EF-M é um beco sem saída dentro da própria linha da Canon. Ao sair dela pra uma fullframe você começa do zero de novo. E aí tanto faz ser Canon ou não. Você não aproveita nada do seu sistema antigo. Ou seja, não há fidelização na própria marca. Tiro no pé da Canon.
Só que a linha M é o que realmente vende significativamente no seu portifólio de ML.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #1345 Online: 29 de Julho de 2019, 14:18:32
Dá pra ser feliz no aps-c, podem acreditar.

Kkkkkk

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #1346 Online: 29 de Julho de 2019, 15:51:20
Só que a linha M é o que realmente vende significativamente no seu portifólio de ML.

Este é também um motivo pelo qual a linha M é um beco sem saída. Se a Canon investir pesadamente em marketing, novas lentes e novas câmeras no mount M ela não fideliza ninguém; quem quiser migrar para FF tem que vender tudo de qualquer forma e poderia muito bem ir para uma FF de outra marca.

Ou seja, vão estar investindo num sistema que, olhando deste ponto de vista do consumidor que inicia com cropadas e depois migra para FF, não fideliza. Por outro lado se matarem o sistema matam o sistema que mais vendem na linha ML.

Estou curioso para saber o que vão fazer... até pq sou um consumidor em potencial da linha M pois não quero ir para fullframe. E comprei uma M100 para situações em que eu quiser "viajar leve" e curti demais a camerazinha.
« Última modificação: 29 de Julho de 2019, 15:51:54 por aanogueira »
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #1347 Online: 29 de Julho de 2019, 16:12:31
É interessante ver o tanto de usuários diferentes existem mundo afora !
Eu que comprei a minha DSLR, em 2008, que foi uma antiga Canon XTI, eu nunca, mas nunca comprei uma lente EF-S justamente por ela não servir em dois sistemas. Sempre juntei grana para comprar lentes EF, mesmo que isso demorasse mais na aquisição.
Aí a transição de cropada para full, foi menos dolorosa. E vira e mexe tenho cropada, full frame, depois cropada de backup, depois vendo de novo, mas as lentes estão comigo, firme e forte !.

Concordo que é um erro/covardia as fullframe Canon não encaixar lentes EF-s.
Fotógrafo e birdwatching


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1348 Online: 29 de Julho de 2019, 16:21:02
quem quiser migrar para FF tem que vender tudo de qualquer forma e poderia muito bem ir para uma FF de outra marca.

Mas quantos consumidores realmente migram pra FF? Eu chuto que é uma minoria, ainda mais se pensar no público que procura a linha M. O grande volume de vendas da Canon é nas linhas mais básicas, tanto das Rebel como das M.

É sim uma grande bosta a Canon não deixar usar as lentes de uma linha na outra, bem ridículo mesmo. E acho que a linha M foi feita meio que sem planejamento, na época imagino que eles nem pensavam na linha R. Mas eu acho que toda essa polêmica que estamos discutindo aqui não faz nem cócegas nas finanças da marca...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1349 Online: 29 de Julho de 2019, 16:24:13
A verdade é que não existe certo ou errado, cada opção traria vantagens e desvantagens, falando sobre a compatibilidade.

Eu acho que a Canon nunca levou o ML a serio e lançou o EF-m sem pensar no futuro.
Com a concorrência real da Sony, ela teve que fazer uma escolha e optou por um mount exclusivo para FF.

Eu discordo da maioria dos motivos citados contra essa opção:

-Maioria das pessoas que compram Rebel não faz upgrade para FF.

-A Sony A7r mk IV, mostra que uma camera com muitos pixels no modo crop pode substituir qualquer 7D mk II e similares.

-A Canon pode lançar uma R com aps-c na hora que quiser, ou melhor, se precisar.

-A minoria que migra de aps-c para FF realmente fica mais fácil abandonar a marca se for para comprar tudo de novo.
Mas quem ficar vai dar lucro 02 vezes.
Estrategia de venda que só o tempo vai dizer se deu certo.

Eita, o vangelis já tinha dito tudo o que eu disse, mas melhor.  :D