Autor Tópico: Canon EOS R - A Mirrorless FF da Canon  (Lida 221309 vezes)

aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #1350 Online: 29 de Julho de 2019, 17:47:41
Mas quantos consumidores realmente migram pra FF? Eu chuto que é uma minoria, ainda mais se pensar no público que procura a linha M.

Realmente nem faço ideia...  :D Se forem poucos o que eu disse perde o sentido.


É sim uma grande bosta a Canon não deixar usar as lentes de uma linha na outra, bem ridículo mesmo. E acho que a linha M foi feita meio que sem planejamento, na época imagino que eles nem pensavam na linha R.

A impressão que passa é essa mesma. Falta de planejamento. Acredito que só recentemente foram levar esse negócio de ML a sério.
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Zepa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
  • Sexo: Masculino
Resposta #1351 Online: 30 de Julho de 2019, 09:51:34
É interessante ver o tanto de usuários diferentes existem mundo afora !
Eu que comprei a minha DSLR, em 2008, que foi uma antiga Canon XTI, eu nunca, mas nunca comprei uma lente EF-S justamente por ela não servir em dois sistemas. Sempre juntei grana para comprar lentes EF, mesmo que isso demorasse mais na aquisição.
Aí a transição de cropada para full, foi menos dolorosa. E vira e mexe tenho cropada, full frame, depois cropada de backup, depois vendo de novo, mas as lentes estão comigo, firme e forte !.

Concordo que é um erro/covardia as fullframe Canon não encaixar lentes EF-s.

Douglas, é o meu caso também. Sempre acabei comprando lentes EF, independente da qualidade da câmera que eu tinha.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1354 Online: 01 de Agosto de 2019, 17:30:26
Se for nítida igual a Fuji 56mm 1.2 vai estar lindo!  :wub:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1355 Online: 01 de Agosto de 2019, 18:17:11
Acho que faz tempo que esse tópico já virou um tópico sobre o sistema R como um todo, e não só da câmera em si. Então, acho que mais interessante do que limitar o tópico ao modelo da câmera, seria mudar o título do tópico e deixar ele pra falar sobre o sistema como um todo, câmeras e lentes. Apenas uma sugestão...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #1356 Online: 01 de Agosto de 2019, 18:37:59
Se todos concordarem posso fazer.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1357 Online: 01 de Agosto de 2019, 18:56:44
Se todos concordarem posso fazer.

Será que o Thales criador do tópico concorda?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1358 Online: 01 de Agosto de 2019, 20:41:33
Acho que faz tempo que esse tópico já virou um tópico sobre o sistema R como um todo, e não só da câmera em si. Então, acho que mais interessante do que limitar o tópico ao modelo da câmera, seria mudar o título do tópico e deixar ele pra falar sobre o sistema como um todo, câmeras e lentes. Apenas uma sugestão...

Exatamente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #1359 Online: 01 de Agosto de 2019, 21:44:23
Pessoal:

Sobre a a R:
Já está difícil saber sofre os firmwares e recursos da R, no meio a tantos assuntos diversos aqui

Sobre a RP:
tudo misturado aqui e e ela nem tem mais tópico ativo no fórum

Sobre as lentes:
Os tópicos de lentes ficam incompletos e aqui vira um palheiro. Quem procura sobre as lentes, também se perde...



O princípio dos fórums é organizar assuntos em tópicos para organizar...  :)

Senão não se acha mais nada...  :(

Crie um sobre  a RP então.


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #1360 Online: 02 de Agosto de 2019, 00:07:06
Eu não tenho interesse na RP, tenho na R.

E entro aqui, para acompanhar a evolução de firmware da R. Principalmente ouvindo os foristas que tenham a R ou tenham depoimentos da R.

O firmware da EOS R está atualmente na versão 1.2.0, de 18/04/2019, de acordo com a Canon  (USA):

https://www.usa.canon.com/internet/portal/us/home/support/details/cameras/eos-dslr-and-mirrorless-cameras/mirrorless/eos-r?subtab=downloads-firmware

A Canon também revisa os manuais (Advanced User Guide) sempre que atualiza o firmware:

http://gdlp01.c-wss.com/gds/3/0300032123/05/eosr-ug6-en.pdf

Aproveitando aqui; um conhecido meu comprou a R e pude testa-la por um tempo. O que me chamou a atenção de imediato foi a excelente ergonomia. Ela é realmente um pouco grande (para uma mirrorless) mas encaixou-se confortavelmente na minha mão.  Já tive Nikon D2x; D3; D700  e D800 e a ergonomia da R, para mim, é tão confortável quanto!

O que difere bastante (em relação à Nikon - nunca utilizei as Canon DSLR) são os comandos, mas nada que não me acostumasse rapidamente (incluíndo ai a "polêmica" Mfn Bar!  Meu colega gostou bastante dela; na câmera dele ela foi programada para ajustar o "White Balance".  Se eu tivesse uma R, provavelmente daria a mesma função a Mfn Bar.

Outra coisa que gostei muito na R foi o visor eletrônico (EVF). Uso Fujis  desde 2014 e já tive a X-T1.  Mas o visor da R tem uma resolução maior e isto faz diferença!  As Fujis  atuais (X-H1; X-T3  e todas as GFX) também possuem visores com grande resolução.

Como em praticamente todas as Fujis, as informações do EVF  acompanham a rotação da câmera (modo "paisagem" para modo "retrato" e vice-versa).  Também como nas Fujis X-Trans III  em diante (e GFX), a R possui histograma RGB em tempo real :ok:  Ao contrário das Fujis, porém, o histograma RGB da R pode ser habilitado para ser mostrado "full time", o que achei bem interessante!  Pena que o ajuste de brilho do EVF  da R não tenha a opção de ajuste automático, como ocorre nas Fujis. :no:

A R do meu colega veio acompanhada da RF24-105mm F4.  O que mais gostei nela foi o novo anel de comando, customizável.  Nesta objetiva que testei, o anel estava configurado para ajustar o valor do ISO.

O LCD da R é bastante funcional. A função "touch" permite que se navegue pelos menus (é um ponto forte da Canon, os menus são bem fáceis de navegar mesmo para que não tem experiência com a marca, como é o meu caso) como se estivesse usando um smartphone. Bem legal :ok:

Finalizando; confesso que fiquei com muita vontade de comprar uma! Porém, voltar a usar o formato 36x24mm não me traria vantagem em relação ao APS-C em geral (e a Fuji em particular).  Já tenho um kit de objetivas Fujinon que, embora sejam todas da primeira geração, suas óticas são simplesmente fantásticas.  :ok:
« Última modificação: 02 de Agosto de 2019, 00:10:28 por Fábio Kruschewsky Lemos »


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #1361 Online: 02 de Agosto de 2019, 09:45:50
O firmware da EOS R está atualmente na versão 1.2.0, de 18/04/2019, de acordo com a Canon  (USA):

https://www.usa.canon.com/internet/portal/us/home/support/details/cameras/eos-dslr-and-mirrorless-cameras/mirrorless/eos-r?subtab=downloads-firmware

A Canon também revisa os manuais (Advanced User Guide) sempre que atualiza o firmware:

http://gdlp01.c-wss.com/gds/3/0300032123/05/eosr-ug6-en.pdf

Aproveitando aqui; um conhecido meu comprou a R e pude testa-la por um tempo. O que me chamou a atenção de imediato foi a excelente ergonomia. Ela é realmente um pouco grande (para uma mirrorless) mas encaixou-se confortavelmente na minha mão.  Já tive Nikon D2x; D3; D700  e D800 e a ergonomia da R, para mim, é tão confortável quanto!

O que difere bastante (em relação à Nikon - nunca utilizei as Canon DSLR) são os comandos, mas nada que não me acostumasse rapidamente (incluíndo ai a "polêmica" Mfn Bar!  Meu colega gostou bastante dela; na câmera dele ela foi programada para ajustar o "White Balance".  Se eu tivesse uma R, provavelmente daria a mesma função a Mfn Bar.

Outra coisa que gostei muito na R foi o visor eletrônico (EVF). Uso Fujis  desde 2014 e já tive a X-T1.  Mas o visor da R tem uma resolução maior e isto faz diferença!  As Fujis  atuais (X-H1; X-T3  e todas as GFX) também possuem visores com grande resolução.

Como em praticamente todas as Fujis, as informações do EVF  acompanham a rotação da câmera (modo "paisagem" para modo "retrato" e vice-versa).  Também como nas Fujis X-Trans III  em diante (e GFX), a R possui histograma RGB em tempo real :ok:  Ao contrário das Fujis, porém, o histograma RGB da R pode ser habilitado para ser mostrado "full time", o que achei bem interessante!  Pena que o ajuste de brilho do EVF  da R não tenha a opção de ajuste automático, como ocorre nas Fujis. :no:

A R do meu colega veio acompanhada da RF24-105mm F4.  O que mais gostei nela foi o novo anel de comando, customizável.  Nesta objetiva que testei, o anel estava configurado para ajustar o valor do ISO.

O LCD da R é bastante funcional. A função "touch" permite que se navegue pelos menus (é um ponto forte da Canon, os menus são bem fáceis de navegar mesmo para que não tem experiência com a marca, como é o meu caso) como se estivesse usando um smartphone. Bem legal :ok:

Finalizando; confesso que fiquei com muita vontade de comprar uma! Porém, voltar a usar o formato 36x24mm não me traria vantagem em relação ao APS-C em geral (e a Fuji em particular).  Já tenho um kit de objetivas Fujinon que, embora sejam todas da primeira geração, suas óticas são simplesmente fantásticas.  :ok:

Gostei do seu relato, deu para notar que a camera é bem tentadora !
Fotógrafo e birdwatching


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #1362 Online: 02 de Agosto de 2019, 09:53:09
O firmware da EOS R está atualmente na versão 1.2.0, de 18/04/2019, de acordo com a Canon  (USA):

https://www.usa.canon.com/internet/portal/us/home/support/details/cameras/eos-dslr-and-mirrorless-cameras/mirrorless/eos-r?subtab=downloads-firmware

A Canon também revisa os manuais (Advanced User Guide) sempre que atualiza o firmware:

http://gdlp01.c-wss.com/gds/3/0300032123/05/eosr-ug6-en.pdf

Aproveitando aqui; um conhecido meu comprou a R e pude testa-la por um tempo. O que me chamou a atenção de imediato foi a excelente ergonomia. Ela é realmente um pouco grande (para uma mirrorless) mas encaixou-se confortavelmente na minha mão.  Já tive Nikon D2x; D3; D700  e D800 e a ergonomia da R, para mim, é tão confortável quanto!

O que difere bastante (em relação à Nikon - nunca utilizei as Canon DSLR) são os comandos, mas nada que não me acostumasse rapidamente (incluíndo ai a "polêmica" Mfn Bar!  Meu colega gostou bastante dela; na câmera dele ela foi programada para ajustar o "White Balance".  Se eu tivesse uma R, provavelmente daria a mesma função a Mfn Bar.

Outra coisa que gostei muito na R foi o visor eletrônico (EVF). Uso Fujis  desde 2014 e já tive a X-T1.  Mas o visor da R tem uma resolução maior e isto faz diferença!  As Fujis  atuais (X-H1; X-T3  e todas as GFX) também possuem visores com grande resolução.

Como em praticamente todas as Fujis, as informações do EVF  acompanham a rotação da câmera (modo "paisagem" para modo "retrato" e vice-versa).  Também como nas Fujis X-Trans III  em diante (e GFX), a R possui histograma RGB em tempo real :ok:  Ao contrário das Fujis, porém, o histograma RGB da R pode ser habilitado para ser mostrado "full time", o que achei bem interessante!  Pena que o ajuste de brilho do EVF  da R não tenha a opção de ajuste automático, como ocorre nas Fujis. :no:

A R do meu colega veio acompanhada da RF24-105mm F4.  O que mais gostei nela foi o novo anel de comando, customizável.  Nesta objetiva que testei, o anel estava configurado para ajustar o valor do ISO.

O LCD da R é bastante funcional. A função "touch" permite que se navegue pelos menus (é um ponto forte da Canon, os menus são bem fáceis de navegar mesmo para que não tem experiência com a marca, como é o meu caso) como se estivesse usando um smartphone. Bem legal :ok:

Finalizando; confesso que fiquei com muita vontade de comprar uma! Porém, voltar a usar o formato 36x24mm não me traria vantagem em relação ao APS-C em geral (e a Fuji em particular).  Já tenho um kit de objetivas Fujinon que, embora sejam todas da primeira geração, suas óticas são simplesmente fantásticas.  :ok:

Correção: desde a 3a. geração das Fujis (estamos na 4a.) o Histograma real-time é exibido na tela, incluindo histograma RGB em tempo real ou sistema zebras se vc preferir.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1363 Online: 02 de Agosto de 2019, 10:16:45
Correção: desde a 3a. geração das Fujis (estamos na 4a.) o Histograma real-time é exibido na tela, incluindo histograma RGB em tempo real ou sistema zebras se vc preferir.

Na segunda gen já tem histograma de luminância :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #1364 Online: 02 de Agosto de 2019, 10:35:55
Na segunda gen já tem histograma de luminância :ok:
Somos mal acostumados, tem tudo nessas meninas! :ok:

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk