Autor Tópico: Canon EOS R - A Mirrorless FF da Canon  (Lida 219356 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1635 Online: 22 de Novembro de 2019, 10:35:14
Adianta nada alguém que não tem familiaridade com o sistema testado fazer um teste! :hysterical:

É a mesma coisa do teste que o cara fez com a xt3, não sabia nem o que era o boost mode e como ativar. Para se tirar o melhor proveito da câmera tem que saber usar e entender a diferença delas pra outras câmeras!
Verdade...

Exato!

Por isso adoro os reviews desse cara:


Ele usa ambas!
Depois vou conferir o trabalho desse cara.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1636 Online: 22 de Novembro de 2019, 10:36:54
Esse cara tem um blog/site e seu canal no YouTube. Acho que ele é uma fonte de informação legal pois ele é originalmente usuário Canon de muitos anos mas que tem usado o sistema Sony há pelo menos 1 ano e meio.

https://dustinabbott.net/
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1637 Online: 22 de Novembro de 2019, 10:44:13
E sobre questão de banding e ruído, não sei quem acompanha o Jared Polin nos stories do Instagram mas essa semana ele levou a Sony (acho que foi A74R) e Canon EOS R para fotografar um show/concerto e ele ficou decepcionado como que as imagens que saíram da Sony tinham banding por causa das cores dos LED enquanto que a Canon, nesse aspecto estava isento. O foco da EOS R foi muito satisfatório mas não chegou no mesmo nível da Sony. Contudo, para resultado final, a EOS R estaria melhor "apresentada".
Bem provável que ele solte um vídeo falando disso.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #1638 Online: 22 de Novembro de 2019, 13:20:21
E sobre questão de banding e ruído, não sei quem acompanha o Jared Polin nos stories do Instagram mas essa semana ele levou a Sony (acho que foi A74R) e Canon EOS R para fotografar um show/concerto e ele ficou decepcionado como que as imagens que saíram da Sony tinham banding por causa das cores dos LED enquanto que a Canon, nesse aspecto estava isento. O foco da EOS R foi muito satisfatório mas não chegou no mesmo nível da Sony. Contudo, para resultado final, a EOS R estaria melhor "apresentada".
Bem provável que ele solte um vídeo falando disso.
Convenhamos, é bem complicado comparar uma câmera com outra que custa o dobro. Esse negocio de Banding que deve ser minimo, toda vez que se lança uma câmera, o pessoal vem falando disso... depois de algum tempo a empresa corrige e já era...
« Última modificação: 22 de Novembro de 2019, 13:30:04 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #1639 Online: 22 de Novembro de 2019, 13:29:38
Testei ontem aqui esse procedimento, e realmente fazer a conexão é muito fácil, o carregamento é imediato, e a operação é transparente, gente até esquece que o bkp está sendo feito diretamente para o celular.

Aqui comigo é comum no meio de um evento eu ter que conectar câmera/celular para enviar algumas fotos para o cliente, estão se eu estiver fazendo esse bkp as fotos ja ficam disponíveis.

Agora que aprendi como fazer, pelo jeito terei que comprar um cartão de 128GB para meu celular.

Ainda não consegui fazer o mesmo usando Bluetooth ao invés do wi-fi.
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #1640 Online: 22 de Novembro de 2019, 13:58:41
Testei ontem aqui esse procedimento, e realmente fazer a conexão é muito fácil, o carregamento é imediato, e a operação é transparente, gente até esquece que o bkp está sendo feito diretamente para o celular.

Aqui comigo é comum no meio de um evento eu ter que conectar câmera/celular para enviar algumas fotos para o cliente, estão se eu estiver fazendo esse bkp as fotos ja ficam disponíveis.

Agora que aprendi como fazer, pelo jeito terei que comprar um cartão de 128GB para meu celular.

Ainda não consegui fazer o mesmo usando Bluetooth ao invés do wi-fi.
Ótimo feedback, mas ao desligar e religar a câmera a conexão volta ou tem que fazer novamente a config?


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1641 Online: 22 de Novembro de 2019, 14:08:30
Essa questão de banding é complicada, teoricamente qualquer câmera está sujeita a isso, mas vai depender da frequência de atualização da luz e do próprio sensor... entre outros

Geralmente as pessoas evitam isso com uma SS múltipla da frequência padrão (que nem sempre é 60hz). Pra saber a frequência só testando mesmo, mas em shows as luzes podem ter frequência variável pra complicar mais!

Quando vejo testes de banding geralmente torço o nariz, só igualar as SS não quer dizer nada se os sensores forem diferentes. E já vi teste que nem ao menos tentaram igualar, o que torna a situação mais ridícula!

Outro detalhe é que existem varias origens pra banding. Vai de banding por luz, que é causada pela cintilância da luz, passa por resultado de falta de informação que gera variação de cores, geralmente causada por compressão ou DR fraco, e chega até o influenciado por altos ISOs que sofre influência conjunta da luz externa e da frequência do próprio sensor...

Muitas dessas questões são corrigíveis por firmware, então cabe a fabricante ter boa vontade. O que não vai por fw depende do próprio fotógrafo, se ele souber o que faz é possível contornar


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1642 Online: 22 de Novembro de 2019, 15:10:21
Essa questão de banding é complicada, teoricamente qualquer câmera está sujeita a isso, mas vai depender da frequência de atualização da luz e do próprio sensor... entre outros

Geralmente as pessoas evitam isso com uma SS múltipla da frequência padrão (que nem sempre é 60hz). Pra saber a frequência só testando mesmo, mas em shows as luzes podem ter frequência variável pra complicar mais!

Quando vejo testes de banding geralmente torço o nariz, só igualar as SS não quer dizer nada se os sensores forem diferentes. E já vi teste que nem ao menos tentaram igualar, o que torna a situação mais ridícula!

Outro detalhe é que existem varias origens pra banding. Vai de banding por luz, que é causada pela cintilância da luz, passa por resultado de falta de informação que gera variação de cores, geralmente causada por compressão ou DR fraco, e chega até o influenciado por altos ISOs que sofre influência conjunta da luz externa e da frequência do próprio sensor...

Muitas dessas questões são corrigíveis por firmware, então cabe a fabricante ter boa vontade. O que não vai por fw depende do próprio fotógrafo, se ele souber o que faz é possível contornar
Muitas variáveis mesmo. Todas as vezes que eu tinha ouvido falar de banding tinha sido quando você recupera sombras em pelo menos 2EV. Nesse caso, bem mais específico, me parece que não houve recuperação de sombra nenhuma mas, é a típica coisa que se vê em 100% ou até mais de ampliação. Provavelmente, 99.9% das vezes, não importa.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #1643 Online: 22 de Novembro de 2019, 16:17:53
Ótimo feedback, mas ao desligar e religar a câmera a conexão volta ou tem que fazer novamente a config?
Fica gravado no sftw tanto da câmera quanto do celular. Vc faz a configuração somente da primeira vez, depois ele já funciona automático. Além disso o sftw do celular mantém gravado as conexões de varias câmeras, no momento eu tenho 3 câmeras salvas ali, 2 que eu já tinha + essa nova.

Agora eu queria conseguir fazer o mesmo só que via bluetooth, tentei ontem, mas sem ler o manual, e não consegui estabelecer a conexão. Se for por Bluetooth será mais fácil ainda, e se não me engano bluetooth gasta bem menos energia (da câmera).

Outra coisa interessante é que neste mesmo sftw Canon vc controla tudo da câmera, tira fotos, filma, escolhe onde vc quer focar, e mais um monte de coisas, o celular se transforma em disparador/controle remoto da câmera.
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #1644 Online: 22 de Novembro de 2019, 17:42:56
Fica gravado no sftw tanto da câmera quanto do celular. Vc faz a configuração somente da primeira vez, depois ele já funciona automático. Além disso o sftw do celular mantém gravado as conexões de varias câmeras, no momento eu tenho 3 câmeras salvas ali, 2 que eu já tinha + essa nova.

Agora eu queria conseguir fazer o mesmo só que via bluetooth, tentei ontem, mas sem ler o manual, e não consegui estabelecer a conexão. Se for por Bluetooth será mais fácil ainda, e se não me engano bluetooth gasta bem menos energia (da câmera).

Outra coisa interessante é que neste mesmo sftw Canon vc controla tudo da câmera, tira fotos, filma, escolhe onde vc quer focar, e mais um monte de coisas, o celular se transforma em disparador/controle remoto da câmera.
Ah, melhor assim que fica tudo salvo pronto para o uso.

Gasta muito mais bateria via Wi-fi?

Bem bacana, deixar a câmera no tripé e só ir "clicando" no sofá  :hysterical:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #1645 Online: 22 de Novembro de 2019, 19:55:33
Ah, melhor assim que fica tudo salvo pronto para o uso.

Gasta muito mais bateria via Wi-fi?

Bem bacana, deixar a câmera no tripé e só ir "clicando" no sofá  :hysterical:
Não tenho ideia de quanto aumenta o consumo de bateria...  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #1646 Online: 22 de Novembro de 2019, 20:24:37
Fica gravado no sftw tanto da câmera quanto do celular. Vc faz a configuração somente da primeira vez, depois ele já funciona automático. Além disso o sftw do celular mantém gravado as conexões de varias câmeras, no momento eu tenho 3 câmeras salvas ali, 2 que eu já tinha + essa nova.

Agora eu queria conseguir fazer o mesmo só que via bluetooth, tentei ontem, mas sem ler o manual, e não consegui estabelecer a conexão. Se for por Bluetooth será mais fácil ainda, e se não me engano bluetooth gasta bem menos energia (da câmera).

Outra coisa interessante é que neste mesmo sftw Canon vc controla tudo da câmera, tira fotos, filma, escolhe onde vc quer focar, e mais um monte de coisas, o celular se transforma em disparador/controle remoto da câmera.

Quando conseguir por BT dê o seu relato pra nós!
Palpito que vai ser mais lento... a conexão WIFI é muito veloz, porém consome mais energia.
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


Evandrost

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Masculino
Resposta #1647 Online: 23 de Novembro de 2019, 11:08:58
Fica gravado no sftw tanto da câmera quanto do celular. Vc faz a configuração somente da primeira vez, depois ele já funciona automático. Além disso o sftw do celular mantém gravado as conexões de varias câmeras, no momento eu tenho 3 câmeras salvas ali, 2 que eu já tinha + essa nova.

Agora eu queria conseguir fazer o mesmo só que via bluetooth, tentei ontem, mas sem ler o manual, e não consegui estabelecer a conexão. Se for por Bluetooth será mais fácil ainda, e se não me engano bluetooth gasta bem menos energia (da câmera).

Outra coisa interessante é que neste mesmo sftw Canon vc controla tudo da câmera, tira fotos, filma, escolhe onde vc quer focar, e mais um monte de coisas, o celular se transforma em disparador/controle remoto da câmera.
Mas quando o celular entra em modo de repouso, ou no caso desliga a tela a transferência para, pelo menos é o que acontece comigo no iPhone


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #1648 Online: 23 de Novembro de 2019, 11:35:05
Quando conseguir por BT dê o seu relato pra nós!
Palpito que vai ser mais lento... a conexão WIFI é muito veloz, porém consome mais energia.

Mas quando o celular entra em modo de repouso, ou no caso desliga a tela a transferência para, pelo menos é o que acontece comigo no iPhone


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Ahh sim, entendi vc diz qd a gente programa a economia de energia para ela dormir em alguns minutos (eu sempre uso isso) ela perde a conexão wi-fi, deve ser disso q vc está falando certo???

Então vamos aproveitar esse momento para entender de vez essa questão, e de que maneira teria que trabalhar para que o bkp funcione de maneira efetiva. Penso que teremos que encontrar um tipo de procedimento para isso dar certo.

Quanto à conexão bluetooth é fácil tbm já consegui fazer.
O bluetooth me interessa mais que o wi-fi, porque nos meus androids aqui qd o WiFi está conectado com a câmera o celular perde a comunicação de dados com a internet. Nem o 4G funciona em paralelo enquanto o WiFi está conectado c a câmera. Já com o bluetooth conectado, o celular continua acessando a web.

Ou será que estou falando besteira??? É possível manter o 4G funcionando enquanto a câmera estiver conectada no wi-fi do celular??? Me ajuda aí...
« Última modificação: 23 de Novembro de 2019, 11:36:31 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #1649 Online: 23 de Novembro de 2019, 11:47:58
Ahh sim, entendi vc diz qd a gente programa a economia de energia para ela dormir em alguns minutos (eu sempre uso isso) ela perde a conexão wi-fi, deve ser disso q vc está falando certo???

Então vamos aproveitar esse momento para entender de vez essa questão, e de que maneira teria que trabalhar para que o bkp funcione de maneira efetiva. Penso que teremos que encontrar um tipo de procedimento para isso dar certo.

Quanto à conexão bluetooth é fácil tbm já consegui fazer.
O bluetooth me interessa mais que o wi-fi, porque nos meus androids aqui qd o WiFi está conectado com a câmera o celular perde a comunicação de dados com a internet. Nem o 4G funciona em paralelo enquanto o WiFi está conectado c a câmera. Já com o bluetooth conectado, o celular continua acessando a web.

Ou será que estou falando besteira??? É possível manter o 4G funcionando enquanto a câmera estiver conectada no wi-fi do celular??? Me ajuda aí...
Pelo menos no meu smartphone quando a conexão Wi-fi diz "Conectado, sem Internet" ele continua conectado e rede de dados móveis passa a funcionar em paralelo.