Autor Tópico: Recomendações para mirrorless HOBBY  (Lida 3776 vezes)

roberts

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Online: 07 de Setembro de 2018, 16:57:51
Pessoal,

Atualmente tenho uma Canon 6D MKII com lentes 85mm, 100mm e 16-35mm, porém, como minha fotografia é apenas hobby gostaria de migrar para uma mirrorless compacta e com uma lente que me atenda com uma completitude razoável (uma 24-105mm provavelmente resolveria). Vocês recomendariam Fuji ou Sony ? (Não utilizo vídeo).

abs e obrigado !


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2018, 17:07:15
Olha, pelo pouco que usei Fuji me agradou muito, mas acredito que eh um sistema meio caro pra se manter por hobby.
Já cogitou as EOS-M? Acho que a M50 tem sido bastante elogiada por aí. Confesso que nunca pilotei uma, mas tenho interesse
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2018, 18:01:29
Vai vender a 6D MKII?

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


roberts

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2018, 18:39:38
Vai vender a 6D MKII?

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

A idéia é vender sim... só quero um corpo..


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #4 Online: 07 de Setembro de 2018, 18:43:10
A idéia é vender sim... só quero um corpo..
Perguntei por dois motivos:
1 - Tenho muita vontade de comprar uma... Dependendo do preço talvez faça uma loucura!
2 - Uma opção, talvez, seria esperar o lançamento comercial da Canon EOS-R para aproveitar as lentes que já tem!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


roberts

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #5 Online: 07 de Setembro de 2018, 18:44:48
Perguntei por dois motivos:
1 - Tenho muita vontade de comprar uma... Dependendo do preço talvez faça uma loucura!
2 - Uma opção, talvez, seria esperar o lançamento comercial da Canon EOS-R para aproveitar as lentes que já tem!


bora fazer negócio !! A minha está zeradinha... comprei esse ano ainda.. mas com filha recém-nascida está ficando dificil levar um monte de trambolho.. por isso quero algo mais prático e que atenda minha necessidade hobbista !!!


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Setembro de 2018, 07:52:40
Fuji, por ser bem mais compacta e ter lentes compactas com qualidade nas principais distâncias focais.

Se for FF, melhor manter a DSLR.


roberts

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #7 Online: 08 de Setembro de 2018, 10:23:27
Fuji, por ser bem mais compacta e ter lentes compactas com qualidade nas principais distâncias focais.

Se for FF, melhor manter a DSLR.

Obrigado pela dica Marcio.. Uma coisa que não entendi nas lentes da Fuji é se as abertudas já são crop, ou seja, a lente 18-55 já é a abertura real ou precisa aplicar o fator de crop ??

Obrigado !


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 08 de Setembro de 2018, 11:45:27
Obrigado pela dica Marcio.. Uma coisa que não entendi nas lentes da Fuji é se as abertudas já são crop, ou seja, a lente 18-55 já é a abertura real ou precisa aplicar o fator de crop ??

Obrigado !

Abertura é se a lente é f/2.8, f/4 e etc

Está falando da distância focal, sim precisa aplicar o fator de crop para ter noção do campo de visão equivalente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Setembro de 2018, 12:00:51
Obrigado pela dica Marcio.. Uma coisa que não entendi nas lentes da Fuji é se as abertudas já são crop, ou seja, a lente 18-55 já é a abertura real ou precisa aplicar o fator de crop ??

Obrigado !

Por ser apsc, com certeza é crop em relação a 35 mm, seria equivalente a 28.8 mm a 88mm se  o crop for de 1.6x, aguarde outro colega responder o certo pra você, não acompanho muito as mirrorless, somente o que são postados em tópicos de dslr, mas os que domina são as Fuji (praticamente todas as lentes com excelente qualidade), Sony (FF, ainda falta lentes nativo, mas com adaptador poder usar praticamente todas as lentes do mercado) e Panasonic (m 4/3, bem completo nas lentes), as duas últimas ótimas pra vídeos com codec superior a Canon, detalhe a Sony esquenta muito.

Pesquisa bem e boa sorte na escolha!


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #10 Online: 08 de Setembro de 2018, 12:41:45
Se o uso é só hobby e quer um equipamento compacto e versátil, eu optaria por um kit:
Sony a6300 ou a6500
Lente 18-105 f/4
Vantagem? Uma lente só, com abertura fixa, range longo, com boa qualidade e de tamanha razoável. A câmera ML Sony cropada tem um ótimo custo benefício e recursos com Focus tracking, face detection (com opção de memorizar rosto para dar prioridade) alto número de fps (bom para ação), nfc (passar fotos rapidamente para o celular), foco extremamente rápido e configuravel, etc, etc.
A Sony tem uma vantagem que acho bem legal: você pode baixar gratuitamente o software Capture One, da Phase One, para editar as fotos. É um software poderoso, que custa caro se você fosse comprar a parte, e fica livre de ter que pagar algum software tipo Lightroom para editar.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #11 Online: 08 de Setembro de 2018, 13:07:03
bora fazer negócio !! A minha está zeradinha... comprei esse ano ainda.. mas com filha recém-nascida está ficando dificil levar um monte de trambolho.. por isso quero algo mais prático e que atenda minha necessidade hobbista !!!
Não é simples assim! rsrs
Teria que ser um preço muuuuuito bom (o que é difícil dado o valor atual do dólar) pra conseguir.
Sem falar que o segundo bebê tbm tá quase chegando e os gastos serão muitos!
Mas quem sabe!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 08 de Setembro de 2018, 16:43:55
Se quer um sistema compacto é Fuji. Sony além da dificuldade habitual de lentes e do preço das mesmas no mercado local, tem pouca variedade de lentes pra aps-c.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #13 Online: 09 de Setembro de 2018, 02:34:13
A a6000/6500 é menor do que qualquer Fuji. E se entrar no site da bh vai ver que a oferta de lentes é maior do que a Fuji também. Inclusive Sigma e Tamron tem lentes para a Sony mas não para a Fuji.... Rs
Ok, aqui no BR não é tão fácil, mas com uma pesquisa dá para conseguir excelentes promoções com distribuição oficial. A 18-105 comprei no Brasil pelo preço da BH, de distribuidor Sony.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Setembro de 2018, 08:28:20
A a6000/6500 é menor do que qualquer Fuji. E se entrar no site da bh vai ver que a oferta de lentes é maior do que a Fuji também. Inclusive Sigma e Tamron tem lentes para a Sony mas não para a Fuji.... Rs
Ok, aqui no BR não é tão fácil, mas com uma pesquisa dá para conseguir excelentes promoções com distribuição oficial. A 18-105 comprei no Brasil pelo preço da BH, de distribuidor Sony.

Não Guto, infelizmente não. Eu tive Sony por um bom tempo até me ligar que é impraticável no Brasil a menos que esteja disposto a gastar dinheiro. Bom, se dinheiro não é problema e se não há pressa sim, pode ser uma boa idéia, mas veja quantos impedimentos enfrentei:

1. Falta de lentes no mercado local: Tudo bem que dá pra começar com uma, a péssima 16-50 que vem no kit, mas se você quiser algo a mais, prepare o bolso e procure, pois aqui é bem difícil achar. Eu inclusive nunca recomendaria a lente que você mencionou, mas sim a 16-70 f/4 que é excelente pra aps-c, porém deve custar algo em torno de R$ 5.000,00 nova;

2. A a6500 é uma bela câmera, porém se comparada a X-T2, embora com alguns specs melhores, não tem dois slots de cartão, coisa que eu julgo particularmente importante numa flagship aps-c, o que seria o caso dela;

3. A Fuji permite entregar arquivos prontos, direto da câmera: Isso não tem preço, na Sony significava sentar na frente do computador sempre que tinha uma reunião de família ou um aniversário, hoje eu já termino e vou passando pro celular e enviando o arquivo direto, no stress aí;

4. Seleção de lentes: Não há na Sony uma vasta seleção de lentes pra aps-c como há na Fuji, se falarmos de qualidade ótica então, aí fica bem ruim. É claro que sempre dá pra usar as caríssimas lentes FE pra Sony, mas aí adicionamos tamanho e peso, acho que o OP está fugindo disso, então ele não quer carregar lentes grandes e pesadas.


Por fim recomendo inicialmente o seguinte SET se quer pouco peso e tamanho:

X-E3 ou X-T20: Câmeras compactas, leves e pequenas, pra você ter uma idéia, tenho uma X-E3 que quase cabe na palma da minha mão;

Lentes zoom: 18-55 e 55-200, são lentes realmente estabilizadas e com excepcional qualidade ótica, com o valor que você pagaria em uma lente Sony, terá essas duas lentes acima da média;

Lentes prime: Se quer lentes compactas, as pankakes 18mm f2 e 27mm 2.8 são excelentes, se quer grande qualidade e lentes luminosas, pode ir sem medo na 35mm 1.4, 16mm 1.4, 23mm 1.4, 56mm 1.2 e se quer performance com preço pode ir na turma f2: 23mm f2, 35mm f2, 50mm f2...

... Falei apenas de algumas poucas lentes, se formos falar do roadmap todo a gente não para aqui hoje...