Autor Tópico: Tentando foto não clichê em lugar "super clichê"  (Lida 1848 vezes)

dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
Online: 12 de Setembro de 2018, 00:19:12
Pessoal,

Esses dias eu tava de novo no Morro da Urca curtindo o por do Sol, e depois de tirar várias do por do Sol , que tava muito legal no dia por sinal, pensando em diferentes tipos de fotos pra fazer, me ocorreu uma ideia de tentar fazer uma longa exposição de um avião decolando no Santos Dummont. Essa foto foi a que eu achei resultado mais satisfatório que aliás me acendeu essa ideia a explorar (pelo menos pra mim) longa exposição com aviões "riscando o céu".




Longa exposição SDU por Daniel Goes, no Flickr


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2018, 09:22:32
Boa a intenção, mas o rastro do avião não contribuiu para a foto ficar tão atrativa assim.
Talvez se tivesse fechado mais, usando uma tele, ficaria mais interessante.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2018, 10:29:07
Eis o grande barato da longa exposição, que é o resultado inesperado, surpreendente e muitas vezes surreal.

Certa vez vi uma foto muito bacana com rastros noturnos de aviões, mas não a encontrei agora para postar aqui como ex, embora as duas que colei o link aqui em baixo dão uma ideia parecida.

Acredito que no seu caso vc realmente tenha uma situação com grande potencial para boas fotografias, mas como o Erich comentou a que vc mostra aqui serve mais como um rascunho, afinal o grande interesse ficou sem muito destaque e um pouco fora de sentido da forma como foi enquadrado. Talvez seria melhor se vc pudesse se posicionar em um ponto de Niterói, onde pudesse compor as linhas das luzes junto com a montanha do Pão de Açúcar, ou do Corcovado, em um momento onde ainda não fosse noite total....sei lá, o leque é muito amplo...


https://500px.com/photo/5503346/lights-aloft-los-angeles-by-magnetic-lobster

https://500px.com/photo/198682057/attack-on-inuyama-castle-long-ver-by-kazushi-inagaki?ctx_page=1&from=search&ctx_q=air+plane+night+trail&ctx_type=photos&ctx_sort=pulse


phmn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2018, 10:33:15
Boa a intenção, mas o rastro do avião não contribuiu para a foto ficar tão atrativa assim.
Talvez se tivesse fechado mais, usando uma tele, ficaria mais interessante.

Pessoal,

Esses dias eu tava de novo no Morro da Urca curtindo o por do Sol, e depois de tirar várias do por do Sol , que tava muito legal no dia por sinal, pensando em diferentes tipos de fotos pra fazer, me ocorreu uma ideia de tentar fazer uma longa exposição de um avião decolando no Santos Dummont. Essa foto foi a que eu achei resultado mais satisfatório que aliás me acendeu essa ideia a explorar (pelo menos pra mim) longa exposição com aviões "riscando o céu".


Mas a intenção dele era justamente o rastro do avião  :D

Concordo que um plano fechado iria deixar a foto muito mais atrativa. O avião literalmente esta fugindo da composição... Também achei que tem muita informação perdida...

Aliás do pensando em fotografar no final da tarde no pão de açúcar. Talvez pegue até o último bondinho para descer...




Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2018, 16:14:21
Eis o grande barato da longa exposição, que é o resultado inesperado, surpreendente e muitas vezes surreal.

Certa vez vi uma foto muito bacana com rastros noturnos de aviões, mas não a encontrei agora para postar aqui como ex, embora as duas que colei o link aqui em baixo dão uma ideia parecida.

Acredito que no seu caso vc realmente tenha uma situação com grande potencial para boas fotografias, mas como o Erich comentou a que vc mostra aqui serve mais como um rascunho, afinal o grande interesse ficou sem muito destaque e um pouco fora de sentido da forma como foi enquadrado. Talvez seria melhor se vc pudesse se posicionar em um ponto de Niterói, onde pudesse compor as linhas das luzes junto com a montanha do Pão de Açúcar, ou do Corcovado, em um momento onde ainda não fosse noite total....sei lá, o leque é muito amplo...


https://500px.com/photo/5503346/lights-aloft-los-angeles-by-magnetic-lobster

https://500px.com/photo/198682057/attack-on-inuyama-castle-long-ver-by-kazushi-inagaki?ctx_page=1&from=search&ctx_q=air+plane+night+trail&ctx_type=photos&ctx_sort=pulse

Muito boa explanação, como sempre.


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2018, 20:29:56
Boa a intenção, mas o rastro do avião não contribuiu para a foto ficar tão atrativa assim.
Talvez se tivesse fechado mais, usando uma tele, ficaria mais interessante.

Vlw Erich. E fiquei com a mesma sensação também,rs.  Essa foto especificamente foi com uma 18-55 em 55mm e que dei uma cropada nela. Sim quando cropava ainda mais ela notava que ficava mais interessante, mas  como minha camera não tem megapixels infinitos, começava a "pixelar" demais. Esse corte foi o máximo que julguei decente.

Curiosamente eu até tava com uma outra câmera com uma tele 70-200. Mas as fotos dela não consegui sincronizar adequadamente com percurso do avião tão bem quanto nessa foto. Até vou postar depois uma foto só pra constar como fica o enquadramento com ela . E como eu fui num sábado, o movimento no SDU é muito pequeno . Eu queria mesmo pegar rastro de mais de um avião, mas nesse dia pra pegar mais de um aviao ,  só se fosse no modo bulb pra casa de minutos rezando pra acertar fotometria e rezando ao quadrado pro tripé não balançar, hehe.


Eis o grande barato da longa exposição, que é o resultado inesperado, surpreendente e muitas vezes surreal.

Certa vez vi uma foto muito bacana com rastros noturnos de aviões, mas não a encontrei agora para postar aqui como ex, embora as duas que colei o link aqui em baixo dão uma ideia parecida.

Acredito que no seu caso vc realmente tenha uma situação com grande potencial para boas fotografias, mas como o Erich comentou a que vc mostra aqui serve mais como um rascunho, afinal o grande interesse ficou sem muito destaque e um pouco fora de sentido da forma como foi enquadrado. Talvez seria melhor se vc pudesse se posicionar em um ponto de Niterói, onde pudesse compor as linhas das luzes junto com a montanha do Pão de Açúcar, ou do Corcovado, em um momento onde ainda não fosse noite total....sei lá, o leque é muito amplo...


https://500px.com/photo/5503346/lights-aloft-los-angeles-by-magnetic-lobster

https://500px.com/photo/198682057/attack-on-inuyama-castle-long-ver-by-kazushi-inagaki?ctx_page=1&from=search&ctx_q=air+plane+night+trail&ctx_type=photos&ctx_sort=pulse

A ideia é essa mesmo Rafael. eu até fiz questão de compartilhar justamente pra ouvir feedbacks de outros pontos de vistas além do meu, pois essa foto não me deixou "100% satisfeito" .
Realmente fazer umas tentativas em Niterói pode ser bem válido. Depois vou dar uma passeada lá, via Street View, hehe, pra mapear possíveis lugares. Na ponte que deve ter uma perspectiva muito legal, mas digamos que não vem ao caso considerar essa opção, rs.
Ah ,eu vi as fotos que vc postou postou, bem bacanas e diferentes! No google images , colocando as palavras chaves "aeroplane long exposure" aparece umas fotos legais também.


Mas a intenção dele era justamente o rastro do avião  :D

Concordo que um plano fechado iria deixar a foto muito mais atrativa. O avião literalmente esta fugindo da composição... Também achei que tem muita informação perdida...

Aliás do pensando em fotografar no final da tarde no pão de açúcar. Talvez pegue até o último bondinho para descer...


Como falei , com a 18-55 foi máximo que deu pra fazer. E no horário e enquadramento que eu fiz, predominantemente com regiões escuras do céu e do mar e a noite, não tem jeito, onde não tem luz nenhuma..não vai ter luz na foto...rs, foi preço que paguei por escolher esse horário. No final da tarde eu tava tirando foto na direção do Cristo, que seria um horário legal, mas só a noite me ocorreu essa ideia.
Ah , e vai la sim tirar foto. Aliás, indo seja pra tirar foto ou só pra passear, pra mim no final de tarde é o melhor horário pra ir no Pão de Açúcar (ah , eu ainda subi pela trilha com toda parafernalha, hehe)
« Última modificação: 12 de Setembro de 2018, 20:35:10 por dlgoes »


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2018, 09:10:00
Vlw Erich. E fiquei com a mesma sensação também,rs.  Essa foto especificamente foi com uma 18-55 em 55mm e que dei uma cropada nela. Sim quando cropava ainda mais ela notava que ficava mais interessante, mas  como minha camera não tem megapixels infinitos, começava a "pixelar" demais. Esse corte foi o máximo que julguei decente.



Seguimos clicando, meu amigo.  :ok:


Eduardo PL Lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2018, 12:19:13
Seguimos clicando, meu amigo.  :ok:

Eu achei muito interessante e a ideia de tirar mais fechada é apenas uma questão de gosto. Achei válida a ideia de mostrar o aeroporto no meio da cidade iluminada. Fechar demais poderia mostrar somente o rastro do avião e poucos detalhes em volta, que é igual em qualquer parte do planeta.

A dificuldade alí é a iluminação muito forte da orla. Então achar um bom ângulo e regular a câmera corretamente pode ser um desafio.