Autor Tópico: Expedição Três Picos setembro  (Lida 2354 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 11 de Setembro de 2018, 23:02:00
Oi André, obrigado  :ok:

Acho que era umas 21:00 ou 22:00 horas de sexta.

Vou botar um tutorial aqui...

Use a lente mais angular e luminosa que você tiver. Mais luz = menos ISO. E mais angular pega mais via láctea e também dá para trabalhar com um tempo maior (você já vai entender) e, portanto, dá para baixar mais o ISO. Toda a manobra desse tipo de foto é para administrar o ISO. Eu usei uma lente Canon 17-40mm f/4.0 L, numa Canon 5D mark II.

Das três variáveis - tempo, abertura e ISO, você tem duas fixas e uma solta.

Tempo (fixa): usar a fórmula 600 / distância focal. Isso vai garantir que as estrelas serão pontinhos e não tracinhos. Exemplos:

Quando eu uso a 24-105mm em 24mm: 600 / 24 = 25 segundos
Quando eu uso a 17-40mm em 17mm: 600 / 17 = 35 segundos (na prática eu uso 30 segundos para não precisar usar o modo BULB)

Abertura (fixa): a maior abertura da lente, no meu caso f/4.0. Se você tiver uma lente hiper luminosa você pode optar por fechar um ponto, para ganhar um pouco de nitidez e menos vinheta. Mas tem que lembrar que fechar um ponto na lente significa dobrar o ISO.

ISO (variável): o ISO você tem que experimentar. Se ficou escuro aumenta, se ficou claro diminui. Simples assim. Tentativa e erro mesmo. Como o tempo você já vai na certa para o conjunto de lente e câmera que você usa. Com o meu conjunto, se usar um ISO em torno de 1.600 eu tenho um céu próximo do que o olho humano vê, e se usar em torno de 3.200 eu consigo essa via lactea super destacada.

Dito isso, eu usei nesta foto:

Canon 5D mark II = lente Canon 17-40mm f/4L
17mm
30 segundos
f/4.0
ISO 3200

Tudo isso que eu falei acima é a parte fácil...    :D

Difícil é focar e enquadrar.

Enquadrar você vai na tentativa e erro. Faz uma foto, corrige um pouco, faz outra, e vai assim. Uma hora você acerta.

Já o foco é crítico mesmo. Algumas dicas:

- Se a lente tem escala de foco, bote no infinito. Tire uma foto diurna de algo bem distante e veja onde o ponteirinho do foco para. É aí que você tem que usar à noite.
- Se tem lua no céu, faça foco na lua
- Em algumas câmeras é possível fazer foco em live view e dando o máximo de zoom (no live view), fazendo foco manual na estrela mas luminosa.
- Encontre a distância hiperfocal para a combinação de abertura e distância focal e peça para alguém caminhar com uma lanterna a distância que for necessária. Ele aponta a lanterna para você e você faz foco.

Eu já usei com sucesso todos os métodos acima, mas também já voltei pra casa sem nenhuma foto focada....   ;)

O tratamento é basicamente acrescentar claridade e limpar ruído, e dar uma brincada no white balance e hue para escolher a tonalidade. White balance 4.000 deixa um céu com cara de céu. O resto é "licença poética", rsrs...   (na minha foto está em torno de 4.400)

Com uma combinação de lente escura, pouco angular e sensor menor o ISO vai ficar tão alto que a foto fica intratável.

Já com uma full frame bem atual, lente bem angular e luminosa vai chegar num ISO tão baixo que quase não precisa reduzir ruído.

Pra terminar, deixo aqui um artigo meu sobre a preocupação com composição nesse tipo de foto -

http://amagiadamontanha.blogspot.com/2017/09/ok-siga-as-modinhas-mas-nao-descuide-da.html
Sim Waldyr, aqui já uma informação mais técnica, mais difícil de se encontrar tão mastigadinho e fácil por ai... mas vc não nega a ninguém a informação.
Bacana isso, e eu não poderia deixar de exaltar aqui o seu carinho para com os colegas.

Parabéns pela generosidade!!!
  :clap: :clap: :clap:
Conhecimento importa mais que equipamento.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 11 de Setembro de 2018, 23:05:52


Como sempre, belas imagens, heim Waldyr!
Mesmo nao sendo fã de PB, as que considerei especiais foram a 4 e a 6.
Super legal seu mini tutorial, resumido e preciso!
Waldyr, um cara sempre bem disposto a repassar seus conhecimentos,
o que também pude comprovar pessoamente qdo nos encontramos na montanha..  :clap:
« Última modificação: 11 de Setembro de 2018, 23:15:01 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #17 Online: 11 de Setembro de 2018, 23:42:49
belas Waldyr, parabéns! E como disseram , também acho muito legal vc compartilhar o conhecimento da técnica que vc usou nas fotos


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #18 Online: 12 de Setembro de 2018, 06:44:19
belas Waldyr, parabéns! E como disseram , também acho muito legal vc compartilhar o conhecimento da técnica que vc usou nas fotos

Lindas imagens e excelente aula

Obrigado dlgoes e Roberto    :ok:    Fórum é pra isso mesmo.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #19 Online: 12 de Setembro de 2018, 06:55:30
Sim Waldyr, aqui já uma informação mais técnica, mais difícil de se encontrar tão mastigadinho e fácil por ai... mas vc não nega a ninguém a informação.
Bacana isso, e eu não poderia deixar de exaltar aqui o seu carinho para com os colegas.

Parabéns pela generosidade!!!
  :clap: :clap: :clap:

Lindsay, aprendi muito do que eu sei com pessoas como você lá no BR Foto. Agora a gente pega o bastão e corre um pouco...  :)
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #20 Online: 12 de Setembro de 2018, 06:56:43

Como sempre, belas imagens, heim Waldyr!
Mesmo nao sendo fã de PB, as que considerei especiais foram a 4 e a 6.
Super legal seu mini tutorial, resumido e preciso!
Waldyr, um cara sempre bem disposto a repassar seus conhecimentos,
o que também pude comprovar pessoamente qdo nos encontramos na montanha..  :clap:

Legal Angelone! Obrigado! Foi um prazer te encontrar lá no topo da montanha no sábado.     :ok:
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto