Autor Tópico: Nikon em 2018 no Brasil, Vale a pena?  (Lida 14984 vezes)

markusslima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Setembro de 2018, 17:08:15
Olá a todos,

Tenho uma Samsung NX3000 e estou querendo crescer na fotografia. Atualmente estou à procura de uma câmera nova
que me possibilite adquirir outras lentes. Estou pensando em Nikon ou Sony, pois fotografei com Canon e não gostei do Raw
e seu Dynamic Range e outras coisas.
Estou pendendo para a Nikon e gostaria de saber, sobre assistência técnica, problemas comuns (as partes ruins mesmo) das partes
boas eu to por dentro.
Estou de olho em uma d610 ou d750 juntamente com uma 85mm 1.8g

Abraços
Samsung NX3000 + 30mm F2


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2018, 17:53:54
Nikon sempre foi e sempre será uma boa. E essas duas câmeras assim como a 85 que você citou são um primor.

Assista esses dois vídeos e tire suas conclusões. O que eu realmente gosto da Nikon é o DR dos sensores e o sistema de foco que para mim é melhor que o da Canon.


Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2018, 20:54:00
Aqui no Brasil, no momento atual eu concordo plenamente com o Ernesto. O que a Nikon tem feito de recalls não é brincadeira.
Sei de casos de câmeras paradas esperando peças por 6 meses nas autorizadas.


markusslima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2018, 09:04:26
É complicado, mas fico muito tentando com a Nikon, parece que apaixonei. Gosto da Sony também, mas pra
quem quer comprar um conjunto inicial, a Sony sai muito caro.
Samsung NX3000 + 30mm F2


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2018, 09:10:24
É complicado, mas fico muito tentando com a Nikon, parece que apaixonei. Gosto da Sony também, mas pra
quem quer comprar um conjunto inicial, a Sony sai muito caro.
Se Nikon fosse tão ruim assim porque ela ainda continuaria vendendo relativamente bem entre os brasileiros e profissionais? O que acontece no Brasil é que a disparidade da Canon em relação às outras marcas é muuuuuito maior. Pelo menos eu percebia isso nos grupos de venda de equipamento no Facebook e até nos workshops que eu fui.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2018, 09:16:51
Se Nikon fosse tão ruim assim porque ela ainda continuaria vendendo relativamente bem entre os brasileiros e profissionais? O que acontece no Brasil é que a disparidade da Canon em relação às outras marcas é muuuuuito maior. Pelo menos eu percebia isso nos grupos de venda de equipamento no Facebook e até nos workshops que eu fui.

Ninguém está dizendo que a Nikon é ruim. Só que no momento atual talvez não seja um bom negócio no Brasil. Se você mora fora, beleza. Se mora aqui corre o risco de se dar muito mal.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2018, 10:48:13
Ninguém está dizendo que a Nikon é ruim. Só que no momento atual talvez não seja um bom negócio no Brasil. Se você mora fora, beleza. Se mora aqui corre o risco de se dar muito mal.
Por outro lado grandes riscos trazem grandes oportunidades também. Se garimpar com paciência e negociar dá para achar ótimos negócios com equipamentos usados, ainda mais se for um modelo conhecido por não ter dado problema. Por ex.: D700 ou D3/D3s.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


markusslima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2018, 11:40:58
Eu não falo de "dar problema" até por que em eletrônica tudo pode acontecer, Canon e Nikon se comparam em qualidade de construção,
até pelo tempo de mercado, meu receio é com a assistência. Eu tenho uma Samsung NX3000 a mais de 4 anos, fotografo e filmo para
o meu canal com ela, trabalho em marcenaria e ela já caiu, chove poeira em cima dela, limpo o sensor com contonetes (Não tem como
dá limpeza de sensor corretamente no ambiente que ela vive) o tempo todo, e mesmo assim consigo resultados, que julgo eu, muito bons
pra quem tem isso como hobbie.

Foto da minha filha que tirei esse final de semana. Com o sensor limpo com contonetes.


Meu medo é minha Samsung falecer, ai ficarei na mão e comprar uma câmera de nível superior para colocá-la em ambiente hostil, é complicado.

Mas mesmo assim, ainda vasculho o mercado livre por uma Samsung 85mm 1.4 e
mesmo se a minha câmera falecer comprarei outra Samsung usada por lá. Mas quero algo a parte, pra estudar a sério e não ter que
ficar me preocupando com a "cera de ouvido" do sensor, Rs.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2018, 11:44:33 por markusslima »
Samsung NX3000 + 30mm F2


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #8 Online: 13 de Setembro de 2018, 13:44:15
Ninguém está dizendo que a Nikon é ruim. Só que no momento atual talvez não seja um bom negócio no Brasil. Se você mora fora, beleza. Se mora aqui corre o risco de se dar muito mal.

Concordo, apesar de o risco ser pequeno, se ele se concretizar o negócio pode ficar bem complicado. Como o Ernesto falou, se tiver recall de algo importante , o que vem tendo certa regularidade para a marca, dançou.

Não tem nada a ver com as câmeras em si, que são tecnicamente excelentes. Mas o produto em si é só uma parte da equação. A maior rede de assistência técnica oficial no país é da Canon, depois é a Sony, já que Nikon pulou do barco. As "especializadas" ainda tem bastante coisa da Nikon também.

Então, markusslima, falando da minha experiência, eu estou na 2ª DSLR selada da Canon, 70D e 5dIII, e ambas já foram expostas a tudo, de areia em deserto, chuva e neve e continuam funcionando perfeitamente. Por isso, se você quiser uma câmera para abusar, eu recomendo DSLRs. As Sonys são menos protegidas dos elementos, para bater não são tão boas.

De fores para o lado APS-C da Nikon, tem muita coisa legal e assim como as Canons, são construídas para durar.


Canon 5D MK III - Sony A7III


markusslima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2018, 14:16:09
Eu só quero uma nova câmera, pra não ter que usar a velha de guerra na fotografia.
As Canon, 70D e 5dIII são seladas, mas se você não utilizar lentes seladas com certeza a poeirinha entra.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2018, 14:17:30 por markusslima »
Samsung NX3000 + 30mm F2


markusslima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Setembro de 2018, 14:50:07
Outra coisa, eu fotografei com a 70D e com a Minha Samsung NX3000 juntas. Nossa fiquei decepcionado com RD
da 70D, é ridículo. Se eu fosse pegar uma canon iria de 80d.
Samsung NX3000 + 30mm F2


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #11 Online: 13 de Setembro de 2018, 15:12:24
Eu só quero uma nova câmera, pra não ter que usar a velha de guerra na fotografia.
As Canon, 70D e 5dIII são seladas, mas se você não utilizar lentes seladas com certeza a poeirinha entra.

Verdade, mas também, hoje em dia, a maior parte das minhas lentes são seladas. Eu só tenho duas não seladas (1 do kit e uma Sigma 18-35mm), as outras são todas seladas (24-70mm, 70-200mm e 100mm, todas da série L da Canon e uma 24-70mm f4 Sony), mas nunca tive problemas de poeira no sensor com nenhuma delas enquanto conectadas na câmera.

As ML, como a sua Samsung, tem uma tendência bem maior de acumular poeira, especialmente porque o sensor fica sempre exposto, o que não acontece com as DSLRs.
Canon 5D MK III - Sony A7III


markusslima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2018, 15:41:22
Citar
As ML, como a sua Samsung, tem uma tendência bem maior de acumular poeira, especialmente porque o sensor fica sempre exposto, o que não acontece com as DSLRs.

Nesse quesito a diferença do tal espelho não veda o sensor contra incidência de pó, todos os 2 sistemas deixam o sensor livre.
A única vantagem de ter o espelho na frente do sensor é sobre algum material (seu dedo ou alguma outra coisa) tocar o sensor de forma direta. E garanto pra você,
numa marcenaria se não entrar pó em uma semana, eu sou capaz de apostar. Creio eu que mesmo sendo um sistema de vedação, ele tem um limite.
Samsung NX3000 + 30mm F2


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #13 Online: 13 de Setembro de 2018, 16:51:38
Nesse quesito a diferença do tal espelho não veda o sensor contra incidência de pó, todos os 2 sistemas deixam o sensor livre.
A única vantagem de ter o espelho na frente do sensor é sobre algum material (seu dedo ou alguma outra coisa) tocar o sensor de forma direta. E garanto pra você,
numa marcenaria se não entrar pó em uma semana, eu sou capaz de apostar. Creio eu que mesmo sendo um sistema de vedação, ele tem um limite.

Não posso te dar opiniões específicas sobre serralherias, nunca trabalhei numa.

Também nunca falei que o espelho veda. Ele ajuda porque é mais um obstáculo físico de acesso ao sensor. Nas ML que tive os sensores ficavam permanentemente expostos e o sensor fica muito mais próximo da entrada da baioneta. É uma constatação fática, quanto mais exposta uma superfície maior será o acúmulo de poeira. Só isso. Isso qualquer dono de DSLR e ML vai te falar.

Sobre as diferenças de acúmulo de pó em sistemas ML e DSLR eu tenho alguma experiência. Tenho os dois tipos de sistema concomitantemente tem mais 10 anos (ML já tive Sony NEX-5, Samsung NX200 e agora Sony FF ML). A lentes vedadas evidentemente têm seus limites, mas eu nunca experimentei entrada de poeira ou umidade por ali. Eu costumo a bater fotos em condições adversas com as duas DSLRs e não me preocupo.

Meu comentário foi mais sobre a vedação das DSLRs que como regra geral é muito melhor que praticamente qualquer ML. A exceções a essa regra acabaram de ser lançadas, ao que parece, que são as séries Z e R, da Nikon e Canon respectivamente.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Setembro de 2018, 16:55:27
Pentax amigo. Se vc tem medo pega uma Pentax. Finito, the end...