Autor Tópico: Nikon em 2018 no Brasil, Vale a pena?  (Lida 15121 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #60 Online: 27 de Setembro de 2018, 19:32:23
Não sou experiente nisso, mas vou dar minha opinião sobre relatos de outras pessoas e coisas que leio.
Embora o auto-focus da D610 não seja um dos melhores, creio eu que ela tem capacidade sim, com 6 fps
de fotografar esportes. Logicamente em final de 2018 uma câmera de 2013 jamais teria o melhor auto-focus para tal
trabalho.
Um exemplo, é um canal do Heitor no youtube. Ele fotografa esportes com uma D600 e explica como faz.
Hoje, creio eu, quase todas as câmeras tem um bust, buffer, pontos de auto-focus e algorítimos bons que dão uma boa
taxa de acertos.
Já ví gente usando a 6D pra isso, que tem bust e buffer bem menores e com apenas 1 único ponto cruzado dos 11 pontos de auto focus.
Mas com certeza tem melhores opções que a D610 para esportes no mercado.
Que dá para fotografar, dá. Contudo, se fotografar esporte for o uso principal ou até mesmo profissional, há uma série de recursos ausentes que tornam a vida mais complicada. Dentre elas destaco as duas principais: buffer pequeno e pontos de foco concentrados no centro.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 27 de Setembro de 2018, 19:40:28
Mesmo com a saída da Nikon do Brasil, vocês ainda indicariam a Nikon D3400 + 18-140mm como uma primeira DSLR ?
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #62 Online: 28 de Setembro de 2018, 10:46:14
Não sou experiente nisso, mas vou dar minha opinião sobre relatos de outras pessoas e coisas que leio.
Embora o auto-focus da D610 não seja um dos melhores, creio eu que ela tem capacidade sim, com 6 fps
de fotografar esportes. Logicamente em final de 2018 uma câmera de 2013 jamais teria o melhor auto-focus para tal
trabalho.
Um exemplo, é um canal do Heitor no youtube. Ele fotografa esportes com uma D600 e explica como faz.
Hoje, creio eu, quase todas as câmeras tem um bust, buffer, pontos de auto-focus e algorítimos bons que dão uma boa
taxa de acertos.
Já ví gente usando a 6D pra isso, que tem bust e buffer bem menores e com apenas 1 único ponto cruzado dos 11 pontos de auto focus.
Mas com certeza tem melhores opções que a D610 para esportes no mercado.

O cidadão utilizando uma 6D para aves ou esportes tem tendências masoquistas e não pode ser usado como parâmetro.  :D

Eu tive uma 6d e para trabalhos em eventos, retratos, estúdio e macro, por exemplo, ela atende muito bem. Fora isso é como o Thales disse, que dá, dá, mas não é necessariamente uma boa ideia.

Os pontos da 6D que não são cruzados funcionam apenas satisfatoriamente se, e somente se, as condições de iluminação forem excelentes e os sujeito estiver estático ou movendo-se lentamente. Afora isso, não tem cobertura quase nenhuma do quadro o que torna um malabarismo manter sempre o ponto central para pegar o foco, mesmo com a melhor técnica. Fora que avacalha a composição.
Canon 5D MK III - Sony A7III


blimpamelo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #63 Online: 28 de Setembro de 2018, 13:07:05
Não sou experiente nisso, mas vou dar minha opinião sobre relatos de outras pessoas e coisas que leio.
Embora o auto-focus da D610 não seja um dos melhores, creio eu que ela tem capacidade sim, com 6 fps
de fotografar esportes. Logicamente em final de 2018 uma câmera de 2013 jamais teria o melhor auto-focus para tal
trabalho.
Um exemplo, é um canal do Heitor no youtube. Ele fotografa esportes com uma D600 e explica como faz.
Hoje, creio eu, quase todas as câmeras tem um bust, buffer, pontos de auto-focus e algorítimos bons que dão uma boa
taxa de acertos.
Já ví gente usando a 6D pra isso, que tem bust e buffer bem menores e com apenas 1 único ponto cruzado dos 11 pontos de auto focus.
Mas com certeza tem melhores opções que a D610 para esportes no mercado.


Entendi! e qual voces aconselhariam? no caso é para fotos de surf( nesse valor de investimento ate 7k)


markusslima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 28 de Setembro de 2018, 14:04:07
Citar
Que dá para fotografar, dá. Contudo, se fotografar esporte for o uso principal ou até mesmo profissional, há uma série de recursos ausentes que tornam a vida mais complicada. Dentre elas destaco as duas principais: buffer pequeno e pontos de foco concentrados no centro.
Citar
O cidadão utilizando uma 6D para aves ou esportes tem tendências masoquistas e não pode ser usado como parâmetro.
Mas foi exatamente o que falei, é de longe a melhor escolha, mas dá pra fazer.
Citar
Entendi! e qual voces aconselhariam? no caso é para fotos de surf( nesse valor de investimento ate 7k)
Cara eu nunca usei nada além de uma 6d, uma 70d e a minha NX3000. Mas por especificações eu iria de APSC como uma
Canon 7dII ou uma Nikon D7500 agora no full frame nessa faixa de preço acho que a melhor vai atender é a Nikon D750.
Mas essa é a opinião de uma amador sobre as especs, os profissionais vão opinar melhor.
Samsung NX3000 + 30mm F2


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #65 Online: 28 de Setembro de 2018, 17:55:29
Mesmo com a saída da Nikon do Brasil, vocês ainda indicariam a Nikon D3400 + 18-140mm como uma primeira DSLR ?
Sim e não.

Sim porque a saída da Nikon em nada influenciará no fim das contas. Não porque entre D3XXX e Rebel T6i ou T7i eu sou mais as Canons pela ergonomia e oferta de equipamento, além da liquidez de equipamento.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 28 de Setembro de 2018, 18:13:25
Sim e não.

Sim porque a saída da Nikon em nada influenciará no fim das contas. Não porque entre D3XXX e Rebel T6i ou T7i eu sou mais as Canons pela ergonomia e oferta de equipamento, além da liquidez de equipamento.

Thales,

Não estou lhe reconhecendo ("risos"), você gosta tanto da Nikon e defendendo as Rebels da vida logo acima.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #67 Online: 28 de Setembro de 2018, 19:50:40

Entendi! e qual voces aconselhariam? no caso é para fotos de surf( nesse valor de investimento ate 7k)

Vai de apsc.. vai ganhar bastante no zoom... Se couber no orçamento a nikon D500 é um monstro de câmera!! Se não der pode ir de D7200/7500 ou até mesmo a Canon 7d mkii


blimpamelo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #68 Online: 29 de Setembro de 2018, 09:27:36
Mas foi exatamente o que falei, é de longe a melhor escolha, mas dá pra fazer.Cara eu nunca usei nada além de uma 6d, uma 70d e a minha NX3000. Mas por especificações eu iria de APSC como uma
Canon 7dII ou uma Nikon D7500 agora no full frame nessa faixa de preço acho que a melhor vai atender é a Nikon D750.
Mas essa é a opinião de uma amador sobre as especs, os profissionais vão opinar melhor.

Vai de apsc.. vai ganhar bastante no zoom... Se couber no orçamento a nikon D500 é um monstro de câmera!! Se não der pode ir de D7200/7500 ou até mesmo a Canon 7d mkii

obrigado pela atencao!!!! fui de 7d mark ll, achei uma com preço das outras (6700 reais) na loja portssar. oq acham da escolha?
e mais uma vez obrigado a todos pela atencao


sareki

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 01 de Outubro de 2018, 16:24:29
 Só observando uma questão... APS-C não da mais zoom...
Aprendendo, começando! Objetivo: fotografias de paisagens.
Nikon D7200 | Sigma 18-35 1.8 Art | Nikkor 50 1.8 D | Nikkor 70-300 s/VR | Tripé Manfrotto Compact Advanced Black.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 02 de Outubro de 2018, 18:09:19
Mas ai eu quase dobro o valor do investimento e a 85mm 1.8g é um sonho de consumo que não abro mão, achei esse kit D610 + 50mm + 85mm chegando a R$ 6500,00.
Esse kit me resolve 95% das fotos que faço e que gostaria de fazer, talvez a 35mm seja uma boa troca pra mim, mas resolvo tudo com a 35mm em APSC, então...
E num futuro uma 24-120 F4 para os 4% e uma 14-24mm 2.8 para 1% de astrofotografia.
Tem muita coisa que eu gostaria de ter, mas tenho pouco dinheiro. Vou comprar a câmera e uma lente, e a medida que eu for praticando vou descobrindo minhas reais necessidades.

Pode ir de D610 de boa.

Tive uma. Excelente câmera. Robusta, não dá problema nem quebra fácil. Tenho amigos que já passaram dos 300.000 disparos com ela funcionando.
Já fiz fotos esporte com ela. Dependendo do esporte dá pra fazer tranquilo usando boa técnica e SD cards rápidos.
Tem ótima resposta de ISO se precisar aumentar a velocidade. E o foco é bom e tem recurso de uso de grupo de pontos de foco que ajuda no esporte.
Claro que há modelos mais adequados (e mais caros) para fotografar esporte mas é perfeitamente possível com ela.
Agora, para ter bom foco prefira as lentes da Nikon.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 02 de Outubro de 2018, 18:16:18
Sobre a questão do autofoco em baixa luz da D610 que o Dpreview e o Ken Rockhell tanto falam, a que nível de luz baixa a D610
começa a falhar? E isso chega a ser um incômodo?

Só se for em luz MUITO baixa sem a luz de ajuda de foco.
Com a luz ativada não há problema.
Já fotografei concertos com luz difícil, do lado do publico com uma 80-200 em f 2.8 e ISO 6400 (sem a luz auxiliar de foco) e funcionou bem.
Repito, com lentes Nikon.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


markusslima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 04 de Outubro de 2018, 10:35:30
Amigos, infelizmente com essa crise a grana apertou e estou optando por uma D7100 + 50mm 1.8g por R$ 2500,00. Vale a pena?
Samsung NX3000 + 30mm F2


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.290
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 04 de Outubro de 2018, 11:18:51
Amigos, infelizmente com essa crise a grana apertou e estou optando por uma D7100 + 50mm 1.8g por R$ 2500,00. Vale a pena?

Sim.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #74 Online: 04 de Outubro de 2018, 12:02:00
Thales,

Não estou lhe reconhecendo ("risos"), você gosta tanto da Nikon e defendendo as Rebels da vida logo acima.
Max eu não sou fã boy (já tive as duas marcas) e, por isso mesmo, sei reconhecer o custo x benefício. Quem começa as Rebels são melhores pois tem maior oferta e melhores preços (em especial de lentes) e, partindo do princípio que o fotógrafo vai querer evoluir com os equipamentos, as Rebels tem uma liquidez muito maior. Também acho as câmeras de entrada da Canon nessa geração atual (77D) com ergonomia melhor, melhor sistema de foco e o sensor de 24 MP ainda não tem a mesma performance das Nikons mas chega bem próximo e, para quem está começando, essa não será a limitação.
Já nos modelos intermediários (DX e FX) eu já acho o conjunto da Nikon mais completas para fotografia (D7100/7200/7500/D610/D750).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales