Autor Tópico: Polêmica do 1 Slot para cartão - Resultado de pesquisa entre fotógrafos  (Lida 23591 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #150 Online: 15 de Outubro de 2018, 10:37:25
Ontem fui fazer um job simples e tinha colocado para carregar a bateria, carregar as pilhas do flash, coloquei na bolsa e, quando cheguei no parque para fazer o infantil e fui formatar os dois cartões, adivinha? Tinha deixado um dos dois cartões em casa (o primário Lexar 16GB de 95 MB/s). Aí peguei o segundo (Sandisk Extreme 80 MB/s) e mudei para o primeiro slot.
Eu corri o risco e deu tudo certo. Contudo, no meio do evento, teve umas duas ou três vezes que parece que a câmera deu tilt, ou seja, ela não apagava a luz do buffer, a tela não aparecia nada (como se a câmera tivesse travado igual a um Windows). Até pensei em desligar a câmera e ligar de novo mas fiquei com medo de zoar a transferência de arquivos ou a gravação dos mesmos no cartão e perder as fotos. 1 cartão em uma câmera com 2 slots, espero que nunca de mais essa vacilada.

PS.: agora que eu lembrei que eu tinha na minha mochila meu porta cartões com um SD de 8G de reserva. Poderia muito bem tê-lo usado.  :doh: :doh: :doh:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #151 Online: 15 de Outubro de 2018, 10:45:15
Quem nunca perdeu um HD é porque não usou o computador por tempo suficiente.
Um disco rodando a 7 mil rpm com uma agulha em cima uma hora vai dar merda.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


markusslima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
Resposta #152 Online: 15 de Outubro de 2018, 10:46:16
Citar
Não é assim que funciona. A chance de dois dispositivos apresentarem erro nos mesmos registros em tempo real é astronomicamente pequena. Isso só pode acontecer por falha no sistema de controle, que por si só a probabilidade é ínfima se comparada com a de ocorrer erro no dispositivo de armazenamento.
É uma suposição na porcentagem cara, outra coisa é que na maioria dos casos o erros acontecem por outros meios como, interrupção no momento da gravação seja
por mau contato ou problema de hardware ou software.
Samsung NX3000 + 30mm F2


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #153 Online: 15 de Outubro de 2018, 10:49:12
Quem nunca perdeu um HD é porque não usou o computador por tempo suficiente.
Um disco rodando a 7 mil rpm com uma agulha em cima uma hora vai dar merda.

O raciocinio é correto  :ok:, mas não é uma agulha... É uma sapata que flutua sobre um colchão de ar, a uma distância infima da superficie... Os danos ocorrem quando a sapata (cabeça) tocam a superficie por causa de vibração, choque ou quando a cabeça não está recolhida.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #154 Online: 15 de Outubro de 2018, 10:52:54
É uma suposição na porcentagem cara, outra coisa é que na maioria dos casos o erros acontecem por outros meios como, interrupção no momento da gravação seja
por mau contato ou problema de hardware ou software.

Eu sei que é uma suposição da porcentagem, mas mesmo assim não é assim que funciona.

Problema de mau contato e na midia dificilmente aconteceria de forma simultânea com precisão de micro/mili segundos. Qualquer coisa fora disso o sistema de auto correção encara. Problema de software, dificilmente, eu diria que a possibilidade de acontecer é ínfima. E o problema de falha de hardware foi o que eu comentei anteriormente.



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #155 Online: 15 de Outubro de 2018, 10:56:16
É uma suposição na porcentagem cara, outra coisa é que na maioria dos casos o erros acontecem por outros meios como, interrupção no momento da gravação seja
por mau contato ou problema de hardware ou software.
Não sou nenhum intelectual na matemática, mas eu penso que a chance de dar defeito em ambos os dispositivos diminui EXPONENCIALMENTE a cada backup... Pelo seu exemplo: 0,01 x 0,01.
E a chance de dar defeito em 1 dispositivo não se soma, mantém a mesma.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #156 Online: 15 de Outubro de 2018, 11:02:40
... teve umas duas ou três vezes que parece que a câmera deu tilt, ou seja, ela não apagava a luz do buffer, a tela não aparecia nada (como se a câmera tivesse travado igual a um Windows)...
Sei bem... Uso o buffer quase sempre no talo  :assobi:. Eu brinco que isso é a câmera pedindo um pouquinho de ar.. Só não pode mexer no cartão... Até desligar pode... Mas eu não faço. Apesar delas terem proteção pra isso, vai que desliga e perde os dados.


markusslima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
Resposta #157 Online: 15 de Outubro de 2018, 11:11:17
Citar
Não sou nenhum intelectual na matemática, mas eu penso que a chance de dar defeito em ambos os dispositivos diminui EXPONENCIALMENTE a cada backup... Pelo seu exemplo: 0,01 x 0,01.
E a chance de dar defeito em 1 dispositivo não se soma, mantém a mesma.
Vc terá menos chances de perder a informação, mas terá mais chances de apresentar um cartão defeituoso
Samsung NX3000 + 30mm F2


markusslima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
Resposta #158 Online: 15 de Outubro de 2018, 11:17:51
Resumindo o que eu falei, quantos mais cartões você tem maiores são as chances de aparecer um problema.
Samsung NX3000 + 30mm F2


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #159 Online: 15 de Outubro de 2018, 11:25:35
Resumindo o que eu falei, quantos mais cartões você tem maiores são as chances de aparecer um problema.

Não... Porque a chance de ocorrer simultaneamente no mesmo registro diminui com o numero de cartões, salvo no caso de falha no hardware da camera, ai não tem nada a ver com os cartões.

Não é um caso de probabilidade simples, como lançar moedas.

Mas se você fica feliz, deixamos assim mesmo. Não tenho tempo para ficar discutindo isso o dia inteiro... :ok:
« Última modificação: 15 de Outubro de 2018, 11:27:03 por AFShalders »


markusslima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
Resposta #160 Online: 15 de Outubro de 2018, 13:55:57
Verdade, acabei me equivocando nas contas pessoal  :D :D :D, peço perdão me retrato aqui sobre as porcentagens.
Samsung NX3000 + 30mm F2


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #161 Online: 15 de Outubro de 2018, 14:52:31
Ontem fui fazer um job simples e tinha colocado para carregar a bateria, carregar as pilhas do flash, coloquei na bolsa e, quando cheguei no parque para fazer o infantil e fui formatar os dois cartões, adivinha? Tinha deixado um dos dois cartões em casa (o primário Lexar 16GB de 95 MB/s). Aí peguei o segundo (Sandisk Extreme 80 MB/s) e mudei para o primeiro slot.
Eu corri o risco e deu tudo certo. Contudo, no meio do evento, teve umas duas ou três vezes que parece que a câmera deu tilt, ou seja, ela não apagava a luz do buffer, a tela não aparecia nada (como se a câmera tivesse travado igual a um Windows). Até pensei em desligar a câmera e ligar de novo mas fiquei com medo de zoar a transferência de arquivos ou a gravação dos mesmos no cartão e perder as fotos. 1 cartão em uma câmera com 2 slots, espero que nunca de mais essa vacilada.

PS.: agora que eu lembrei que eu tinha na minha mochila meu porta cartões com um SD de 8G de reserva. Poderia muito bem tê-lo usado.  :doh: :doh: :doh:
Vi que usa a D610, e acredite se quiser parece ser "normal" com ela e a D600 (que é a mesma coisa).

Acontece isso acho que com todos os cartões que possuo.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #162 Online: 15 de Outubro de 2018, 18:17:35
Vi que usa a D610, e acredite se quiser parece ser "normal" com ela e a D600 (que é a mesma coisa).

Acontece isso acho que com todos os cartões que possuo.
Comigo foi a primeira vez, apesar que faz uns 10 dias que comecei a fotografar mais em burst com sequencias de 4 a 7 fotos de uma vez.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #163 Online: 16 de Outubro de 2018, 11:13:52
Comigo foi a primeira vez, apesar que faz uns 10 dias que comecei a fotografar mais em burst com sequencias de 4 a 7 fotos de uma vez.

Sei lá o pq disso, é bem doido rsrs

Mas é aleatório, mesmo sem usar o buffer dela acontece  :shock:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #164 Online: 16 de Outubro de 2018, 13:12:27
Sei lá o pq disso, é bem doido rsrs

Mas é aleatório, mesmo sem usar o buffer dela acontece  :shock:

A minha também faz isso, e se não me engano a D7200 também faz (Não tenho certeza), e quando ela esta em stand-by e você aperta o botão para visualizar as imagens, a primeira demora "paca" pra aparecer. Coisas da Nikon.