Autor Tópico: Polêmica do 1 Slot para cartão - Resultado de pesquisa entre fotógrafos  (Lida 6370 vezes)

guizaunzin

• Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #30 Online: 16 de Setembro de 2018, 18:49:47
As cameras conseguem fazer isso? RAW + RAW?

Sim sim, tenho a 5d3 e atualmente faço isso, RAW nos 2 cartões. Notei que a velocidade que o buffer demora pra esvaziar é meio grande se eu fazer RAW + JPEG (em qualquer combinação)
http://www.saycheese.fot.br
https://www.instagram.com/saycheesebr/

Canon 5D Mark3 + 5Dc + T2i + Sigma 30mm 1.4 ART + Canon 50mm 1.8 STM + Canon 85mm 1.8

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #31 Online: 16 de Setembro de 2018, 19:01:39
Sim sim, tenho a 5d3 e atualmente faço isso, RAW nos 2 cartões. Notei que a velocidade que o buffer demora pra esvaziar é meio grande se eu fazer RAW + JPEG (em qualquer combinação)

RAW + RAW é mais rapido que RAW + JPG? É CF e SD na 5d3, né?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

guizaunzin

• Membro Ativo
Resposta #32 Online: 16 de Setembro de 2018, 19:05:54
RAW + RAW é mais rapido que RAW + JPG? É CF e SD na 5d3, né?

Pois é... eu ja tentei algumas combinações aqui e não curti a velocidade de RAW + JPEG. Testei fazer em 1 cartão só (testei nos CF e nos SD), depois separei RAW em 1 e JPEG em 2 ficava com uns problemas de performance que me incomodavam. Tipo, o buffer normal da 5d3 costuma ser de uns 13 disparos, só de colocar RAW+JPEG caía pra uns 9, e demorava mais tempo pra limpar.

Acho que por questão de o JPEG precisar de mais processamento. Cheguei até a testar uma vez mRAW + JPEG e aí ficava mais lerdo ainda  :aua:
« Última modificação: 16 de Setembro de 2018, 19:06:25 por guizaunzin »

Canon 5D Mark3 + 5Dc + T2i + Sigma 30mm 1.4 ART + Canon 50mm 1.8 STM + Canon 85mm 1.8

Roberto Dellano

• Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #33 Online: 16 de Setembro de 2018, 19:38:23
Pois é... eu ja tentei algumas combinações aqui e não curti a velocidade de RAW + JPEG. Testei fazer em 1 cartão só (testei nos CF e nos SD), depois separei RAW em 1 e JPEG em 2 ficava com uns problemas de performance que me incomodavam. Tipo, o buffer normal da 5d3 costuma ser de uns 13 disparos, só de colocar RAW+JPEG caía pra uns 9, e demorava mais tempo pra limpar.

Acho que por questão de o JPEG precisar de mais processamento. Cheguei até a testar uma vez mRAW + JPEG e aí ficava mais lerdo ainda  :aua:

No Nikon também fica lente, não lembro exatamente o tempo, mas ja cheguei a testar e cai consideravelmente e performance se gravar RAW em um e JPG em outro, acredito que o processamento seja o culpado ai, pois ele precisa processar dois arquivos ao invés de um. Sempre deixo RAW nos dois.

LeandroR

• Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
    • Leandro Reichert
Resposta #34 Online: 16 de Setembro de 2018, 20:22:50
Aqui na D7200 tambem tem opção de RAW + RAW
Indicações de livros, canais de YT, fotógrafos, artigos sobre fotografia e assuntos do cotidiano.
Postagens semanais! Acompanhe meu blog pelo link abaixo:
www.leandroreichert.com

guizaunzin

• Membro Ativo
Resposta #35 Online: 16 de Setembro de 2018, 22:16:36
Respondido. Curti as perguntas...
Tive o azar de ter ONTEM a 2ª falha em cartão SD da minha vida. Foi num cartão Lexar do meu 2º fotógrafo, vamos ver se conseguimos recuperar ao longo dessa semana. A sorte é que ele gravava RAW no slot1 e JPEG no slot2, então recuperamos os JPEGs pelo menos  :aua:

Ufa, o brother conseguiu recuperar os arquivos mas não em formato .NEF e sim em .TIFF, já é alguma coisa. Mas imagina só se ele não tivesse conseguido, os JPEGs do 2º slot teriam salvo minha pele

Roberto Dellano

• Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #36 Online: 17 de Setembro de 2018, 08:51:57
Ufa, o brother conseguiu recuperar os arquivos mas não em formato .NEF e sim em .TIFF...

Ele gravou em NEF, deu pau e ele recuperou em TIFF??

:shock:

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #37 Online: 17 de Setembro de 2018, 09:26:02

Acho que só a extensão que pegou errada, se renomear para .nef vai ficar igual.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

Humberto Yoji

• Trade Count: (23)
  • Referência
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #38 Online: 17 de Setembro de 2018, 10:22:51
O interessante é ver que um monte de gente fotografa com dois cartões e coloca coisas diferentes eme cada um. Fica falando que morre de medo das falhas, mas não trabalha com os dois fazendo bkp...

Acabei de me dar conta que respondi errado na pesquisa... Eu gravo RAW nos dois cartões, RAW cheio em um cartão e mRAW no outro, mas acho que respondi na pesquisa que gravo JPEG no 2° cartão, rsrs...

felipemendes

• Benfeitor
  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo, não. Fotografador.
    • Meu Flickr
Resposta #39 Online: 17 de Setembro de 2018, 10:52:28
Acho que só a extensão que pegou errada, se renomear para .nef vai ficar igual.

:ponder: :ponder: :ponder:

Quando eu usava Nikon, tinham alguns softwares que não reconheciam o raw da Nikon, liam o thumbnail do arquivo .nef (o raw da Nikon), que era um metadado, em imagem tiff. Mas, por ser um thumbnail, a resolução era baixíssima, algo tipo 100x100. Pior ainda, quando vc salvava, ele salvava em cima do nef, inutilizando o arquivo...  :aua:
Felipe

Humberto Yoji

• Trade Count: (23)
  • Referência
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #40 Online: 17 de Setembro de 2018, 10:54:17
Até agora 30% das pessoas tiveram problemas.

Já é uma porcentagem bem maior do que eu imaginava...

Lindsay

• Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
Resposta #41 Online: 17 de Setembro de 2018, 11:38:59
São vários os problemas relacionado às falhas, poderia entrar mais a fundo na causa do problema, por ex se foi a qualidade do cartão, se foi sujeira nos contatos, se foi um cartão marca fabricante segunda linha, se foi um cartão micro SD usado com adaptador, umidade (ex. suor), e vários outros problemas que podem acontecer.
Vejo colegas nos eventos por aí fazendo barbaridades com os cartões.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2018, 11:41:22 por Lindsay »
Fotografando com a memória

Ernesto

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #42 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:07:13
Os 2 slots são o reconhecimento da indústria de que o processo precisa de mais segurança.

1 Slot é retroceder

Sent from my Hasselblad using Tapatalk
O google não é tão confiável quanto eu mas, às vezes, linka os meus textos...

#Fotógrafo de Médio Formato Digital

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #43 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:09:09

Boa !!

Ou ele fotografou em TIFF, ou o recuperador converteu... mas, recuperadores não deveriam converter, nem renomear errado  :assobi:
 :aua:

« Última modificação: 17 de Setembro de 2018, 12:12:35 por Ernesto »

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #44 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:15:15
:ponder: :ponder: :ponder:

Quando eu usava Nikon, tinham alguns softwares que não reconheciam o raw da Nikon, liam o thumbnail do arquivo .nef (o raw da Nikon), que era um metadado, em imagem tiff. Mas, por ser um thumbnail, a resolução era baixíssima, algo tipo 100x100. Pior ainda, quando vc salvava, ele salvava em cima do nef, inutilizando o arquivo...  :aua:

Muito bem colocado !!!