Autor Tópico: Polêmica do 1 Slot para cartão - Resultado de pesquisa entre fotógrafos  (Lida 23578 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #30 Online: 16 de Setembro de 2018, 19:38:23
Pois é... eu ja tentei algumas combinações aqui e não curti a velocidade de RAW + JPEG. Testei fazer em 1 cartão só (testei nos CF e nos SD), depois separei RAW em 1 e JPEG em 2 ficava com uns problemas de performance que me incomodavam. Tipo, o buffer normal da 5d3 costuma ser de uns 13 disparos, só de colocar RAW+JPEG caía pra uns 9, e demorava mais tempo pra limpar.

Acho que por questão de o JPEG precisar de mais processamento. Cheguei até a testar uma vez mRAW + JPEG e aí ficava mais lerdo ainda  :aua:

No Nikon também fica lente, não lembro exatamente o tempo, mas ja cheguei a testar e cai consideravelmente e performance se gravar RAW em um e JPG em outro, acredito que o processamento seja o culpado ai, pois ele precisa processar dois arquivos ao invés de um. Sempre deixo RAW nos dois.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #31 Online: 16 de Setembro de 2018, 20:22:50
Aqui na D7200 tambem tem opção de RAW + RAW


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #32 Online: 16 de Setembro de 2018, 22:16:36
Respondido. Curti as perguntas...
Tive o azar de ter ONTEM a 2ª falha em cartão SD da minha vida. Foi num cartão Lexar do meu 2º fotógrafo, vamos ver se conseguimos recuperar ao longo dessa semana. A sorte é que ele gravava RAW no slot1 e JPEG no slot2, então recuperamos os JPEGs pelo menos  :aua:

Ufa, o brother conseguiu recuperar os arquivos mas não em formato .NEF e sim em .TIFF, já é alguma coisa. Mas imagina só se ele não tivesse conseguido, os JPEGs do 2º slot teriam salvo minha pele
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #33 Online: 17 de Setembro de 2018, 08:51:57
Ufa, o brother conseguiu recuperar os arquivos mas não em formato .NEF e sim em .TIFF...

Ele gravou em NEF, deu pau e ele recuperou em TIFF??

 :shock:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #34 Online: 17 de Setembro de 2018, 09:26:02
Ele gravou em NEF, deu pau e ele recuperou em TIFF??

 :shock:

Acho que só a extensão que pegou errada, se renomear para .nef vai ficar igual.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #35 Online: 17 de Setembro de 2018, 10:22:51
O interessante é ver que um monte de gente fotografa com dois cartões e coloca coisas diferentes eme cada um. Fica falando que morre de medo das falhas, mas não trabalha com os dois fazendo bkp...

Acabei de me dar conta que respondi errado na pesquisa... Eu gravo RAW nos dois cartões, RAW cheio em um cartão e mRAW no outro, mas acho que respondi na pesquisa que gravo JPEG no 2° cartão, rsrs...




felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #36 Online: 17 de Setembro de 2018, 10:52:28
Acho que só a extensão que pegou errada, se renomear para .nef vai ficar igual.

 :ponder: :ponder: :ponder:

Quando eu usava Nikon, tinham alguns softwares que não reconheciam o raw da Nikon, liam o thumbnail do arquivo .nef (o raw da Nikon), que era um metadado, em imagem tiff. Mas, por ser um thumbnail, a resolução era baixíssima, algo tipo 100x100. Pior ainda, quando vc salvava, ele salvava em cima do nef, inutilizando o arquivo...  :aua:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #37 Online: 17 de Setembro de 2018, 10:54:17
Até agora 30% das pessoas tiveram problemas.

Já é uma porcentagem bem maior do que eu imaginava...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 17 de Setembro de 2018, 11:38:59
São vários os problemas relacionado às falhas, poderia entrar mais a fundo na causa do problema, por ex se foi a qualidade do cartão, se foi sujeira nos contatos, se foi um cartão marca fabricante segunda linha, se foi um cartão micro SD usado com adaptador, umidade (ex. suor), e vários outros problemas que podem acontecer.
Vejo colegas nos eventos por aí fazendo barbaridades com os cartões.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2018, 11:41:22 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:18:11
IMHO acho que a probabilidade de dar erro em um cartão de boa qualidade, dentro das condições recomendadas de uso, atendendo aos cuidados que manda o manual, é mínima, é a mesma de a câmera parar de funcionar, da lente ter problema, do flash quebrar, do HD do computador falhar, do monitor queimar, etc...
Se dá tanto pau assim, se é tão arriscado assim, é porque os caras não estão fazendo uso correto do sistema.

Outra coisa é entender os conceitos. Se, como a pesquisa indicou, 30% reclamam que já tiveram problemas, não significa que, a cada ano, se o cara usou 100 vezes a câmera ele corre o risco de ter 30 problemas. São coisas diferentes...
Conhecimento importa mais que equipamento.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:26:46
Sou amador... já tive problema com cartões memória em uma viagem para o Chile, no inicio do meu casamento.  Sem recuperação... perdi as fotos do 3 primeiros dias da minha viagem.... coisa desagradável!! Profissionalmente nem imagino como seria, pior.... vários trabalhos são feitos sozinhos... Sem assistente.... para ao menos ter alguma imagem do evento na camera do assistente...
Acho interessante quando alguém vai iniciar em fotografia... a mais recorrente recomendação aqui no fórum é que tenha camera de backup para uma eventualidade... em minha opinião não é diferente com o cartão... para quem trabalha com fotografia e em especial com eventos... onde não há como voltar o momento... o segundo cartão e backup, representa ao meu ver uma segurança indispensável....
Interessante como a indústria da fotografia vai retrocedendo em alguns pontos.... para posicionamento de mercado.... é coo se não tivessem mais como diferenciar ou agregar valor nos lançamentos... como se já tivessem chegado ao limite em termos de resultados finais na imagem.... aí só resta diferenciar os produtos desta forma estranha... 1 slot ou 2 slots de cartão.... numa boa se a evolução de um modelo para o outro na atual geração fosse assim tão evidente importante 2 slots seria o padrão de câmeras deste padrão e custo (lançamentos Canon e Nikon) e a diferença entre elas estaria em outros atributos de qualidade....
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #41 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:27:26
IMHO acho que a probabilidade de dar erro em um cartão de boa qualidade, dentro das condições recomendadas de uso, atendendo aos cuidados que manda o manual, é mínima, é a mesma de a câmera parar de funcionar, da lente ter problema, do flash quebrar, do HD do computador falhar, do monitor queimar, etc...
Se dá tanto pau assim, se é tão arriscado assim, é porque os caras não estão fazendo uso correto do sistema.

Concordo, mas não tem como negar que é uma segurança a mais. E não tem como negar que uma hora ou outra o cartão de memória vai corromper. Pode demorar 50 anos, pode ser no próximo clique...


Outra coisa é entender os conceitos. Se, como a pesquisa indicou, 30% reclamam que já tiveram problemas, não significa que, a cada ano, se o cara usou 100 vezes a câmera ele corre o risco de ter 30 problemas. São coisas diferentes...

Sim, mas pela pequena amostragem que a gente tem aqui do fórum, deste e de outros tópicos, eu tava com a sensação de que só eu que tive problemas com cartão de memória...


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:32:27
O mais interessante de tudo... qualidade de imagem a parte... é que se acontece de perder as imagens de um evento por falha de cartão e ausência de backup... mesmo com um setup de 10, 15k de corpo, lentes, etc... qualquer pessoa com um android de 600 reais vai ter as fotos que fez registradas no aparelho e ainda salvas em backup automaticamebte na nuvem, pelo Google Fotos.  :no: :no:
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:37:20
Concordo, mas não tem como negar que é uma segurança a mais. E não tem como negar que uma hora ou outra o cartão de memória vai corromper. Pode demorar 50 anos, pode ser no próximo clique...


Sim, mas pela pequena amostragem que a gente tem aqui do fórum, deste e de outros tópicos, eu tava com a sensação de que só eu que tive problemas com cartão de memória...
Tenho curiosidade, vc lembra do problema que vc teve com o cartão, como foi o desfecho, conseguiu entender a causa do problema??? Se puder, explica melhor ai!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #44 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:40:32
Tenho curiosidade, vc lembra do problema que vc teve com o cartão, como foi o desfecho, conseguiu entender a causa do problema??? Se puder, explica melhor ai!!!


Eu dei uma resumida no meu primeiro post, lá na página 1... Copio abaixo:

Pra contribuir, em câmeras mais antigas (20D e 40D) eu já tive problemas de perder algumas fotos do cartão. Na verdade não cheguei a perder a foto literalmente, mas ela ficou corrompida, tipo metade da foto com linhas coloridas ou com "estática". Obviamente, eram câmeras com um cartão só, e infelizmente eram fotos de trabalho. Mas não chegou a comprometer, porque deve ter sido uma dúzia de fotos em mais de 50 mil cliques.

Na 5D III (que usa 2 cartões), tive um problema uma única vez, de uma foto que cliquei, apareceu o preview no LCD, mas quando fui revisar ela não estava gravada no CF (apenas no SD). Nessa caso foi uma única vez em mais de 120 mil cliques com essa câmera, e não era nenhuma foto essencial, mas fui "salvo" pelo 2° cartão.