Autor Tópico: Polêmica do 1 Slot para cartão - Resultado de pesquisa entre fotógrafos  (Lida 6371 vezes)

Lindsay

• Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
Resposta #45 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:18:11
IMHO acho que a probabilidade de dar erro em um cartão de boa qualidade, dentro das condições recomendadas de uso, atendendo aos cuidados que manda o manual, é mínima, é a mesma de a câmera parar de funcionar, da lente ter problema, do flash quebrar, do HD do computador falhar, do monitor queimar, etc...
Se dá tanto pau assim, se é tão arriscado assim, é porque os caras não estão fazendo uso correto do sistema.

Outra coisa é entender os conceitos. Se, como a pesquisa indicou, 30% reclamam que já tiveram problemas, não significa que, a cada ano, se o cara usou 100 vezes a câmera ele corre o risco de ter 30 problemas. São coisas diferentes...
Fotografando com a memória

ronaldom1

• Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
Resposta #46 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:26:46
Sou amador... já tive problema com cartões memória em uma viagem para o Chile, no inicio do meu casamento.  Sem recuperação... perdi as fotos do 3 primeiros dias da minha viagem.... coisa desagradável!! Profissionalmente nem imagino como seria, pior.... vários trabalhos são feitos sozinhos... Sem assistente.... para ao menos ter alguma imagem do evento na camera do assistente...
Acho interessante quando alguém vai iniciar em fotografia... a mais recorrente recomendação aqui no fórum é que tenha camera de backup para uma eventualidade... em minha opinião não é diferente com o cartão... para quem trabalha com fotografia e em especial com eventos... onde não há como voltar o momento... o segundo cartão e backup, representa ao meu ver uma segurança indispensável....
Interessante como a indústria da fotografia vai retrocedendo em alguns pontos.... para posicionamento de mercado.... é coo se não tivessem mais como diferenciar ou agregar valor nos lançamentos... como se já tivessem chegado ao limite em termos de resultados finais na imagem.... aí só resta diferenciar os produtos desta forma estranha... 1 slot ou 2 slots de cartão.... numa boa se a evolução de um modelo para o outro na atual geração fosse assim tão evidente importante 2 slots seria o padrão de câmeras deste padrão e custo (lançamentos Canon e Nikon) e a diferença entre elas estaria em outros atributos de qualidade....
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/

Humberto Yoji

• Trade Count: (23)
  • Referência
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #47 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:27:26
IMHO acho que a probabilidade de dar erro em um cartão de boa qualidade, dentro das condições recomendadas de uso, atendendo aos cuidados que manda o manual, é mínima, é a mesma de a câmera parar de funcionar, da lente ter problema, do flash quebrar, do HD do computador falhar, do monitor queimar, etc...
Se dá tanto pau assim, se é tão arriscado assim, é porque os caras não estão fazendo uso correto do sistema.

Concordo, mas não tem como negar que é uma segurança a mais. E não tem como negar que uma hora ou outra o cartão de memória vai corromper. Pode demorar 50 anos, pode ser no próximo clique...

Outra coisa é entender os conceitos. Se, como a pesquisa indicou, 30% reclamam que já tiveram problemas, não significa que, a cada ano, se o cara usou 100 vezes a câmera ele corre o risco de ter 30 problemas. São coisas diferentes...

Sim, mas pela pequena amostragem que a gente tem aqui do fórum, deste e de outros tópicos, eu tava com a sensação de que só eu que tive problemas com cartão de memória...

ronaldom1

• Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
Resposta #48 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:32:27
O mais interessante de tudo... qualidade de imagem a parte... é que se acontece de perder as imagens de um evento por falha de cartão e ausência de backup... mesmo com um setup de 10, 15k de corpo, lentes, etc... qualquer pessoa com um android de 600 reais vai ter as fotos que fez registradas no aparelho e ainda salvas em backup automaticamebte na nuvem, pelo Google Fotos.  :no: :no:
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/

Lindsay

• Colaborador(a)
Resposta #49 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:37:20
Concordo, mas não tem como negar que é uma segurança a mais. E não tem como negar que uma hora ou outra o cartão de memória vai corromper. Pode demorar 50 anos, pode ser no próximo clique...

Sim, mas pela pequena amostragem que a gente tem aqui do fórum, deste e de outros tópicos, eu tava com a sensação de que só eu que tive problemas com cartão de memória...
Tenho curiosidade, vc lembra do problema que vc teve com o cartão, como foi o desfecho, conseguiu entender a causa do problema??? Se puder, explica melhor ai!!!

Humberto Yoji

• Referência
Resposta #50 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:40:32
Tenho curiosidade, vc lembra do problema que vc teve com o cartão, como foi o desfecho, conseguiu entender a causa do problema??? Se puder, explica melhor ai!!!

Eu dei uma resumida no meu primeiro post, lá na página 1... Copio abaixo:

Pra contribuir, em câmeras mais antigas (20D e 40D) eu já tive problemas de perder algumas fotos do cartão. Na verdade não cheguei a perder a foto literalmente, mas ela ficou corrompida, tipo metade da foto com linhas coloridas ou com "estática". Obviamente, eram câmeras com um cartão só, e infelizmente eram fotos de trabalho. Mas não chegou a comprometer, porque deve ter sido uma dúzia de fotos em mais de 50 mil cliques.

Na 5D III (que usa 2 cartões), tive um problema uma única vez, de uma foto que cliquei, apareceu o preview no LCD, mas quando fui revisar ela não estava gravada no CF (apenas no SD). Nessa caso foi uma única vez em mais de 120 mil cliques com essa câmera, e não era nenhuma foto essencial, mas fui "salvo" pelo 2° cartão.

Lindsay

• Colaborador(a)
Resposta #51 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:48:47

Pra contribuir, em câmeras mais antigas (20D e 40D) eu já tive problemas de perder algumas fotos do cartão. Na verdade não cheguei a perder a foto literalmente, mas ela ficou corrompida, tipo metade da foto com linhas coloridas ou com "estática". Obviamente, eram câmeras com um cartão só, e infelizmente eram fotos de trabalho. Mas não chegou a comprometer, porque deve ter sido uma dúzia de fotos em mais de 50 mil cliques.

Na 5D III (que usa 2 cartões), tive um problema uma única vez, de uma foto que cliquei, apareceu o preview no LCD, mas quando fui revisar ela não estava gravada no CF (apenas no SD). Nessa caso foi uma única vez em mais de 120 mil cliques com essa câmera, e não era nenhuma foto essencial, mas fui "salvo" pelo 2° cartão.

Entendi, e depois vc continuou a usar o mesmo cartão normalmente??? O que se ode dizer no primeiro caso, que um problema da interface da câmera ou do cartão, ou ainda do momento que vc descarregou as fotos??? no computador???

No segundo entendo que foi um problema da interface da câmera mesmo, ou seja da 5D3, certo???

guizaunzin

• Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #52 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:49:52
Boa !!

Ou ele fotografou em TIFF, ou o recuperador converteu... mas, recuperadores não deveriam converter, nem renomear errado  :assobi:

Fotografar ele fotografou em .NEF mesmo, mas não entrei no detalhe do pq raios a recuperação gerou um TIFF  :ponder:
Acho q o programa q ele usou gerou automaticamente. A principio parecem arquivos Full, com média de 23mb e resolução 6016x4016 px
« Última modificação: 17 de Setembro de 2018, 12:58:13 por guizaunzin »
http://www.saycheese.fot.br
https://www.instagram.com/saycheesebr/

Canon 5D Mark3 + 5Dc + T2i + Sigma 30mm 1.4 ART + Canon 50mm 1.8 STM + Canon 85mm 1.8

felipemendes

• Benfeitor
  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo, não. Fotografador.
    • Meu Flickr
Resposta #53 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:51:08

Já pensei um tanto nisso também. Mas note que no caso de um flash (ou até uma câmera) falhar, a consequência é "menor": você vai perceber ali na hora que o equipamento falhou e substituir. No caso do cartão, ele pode afetar o trabalho que você já fez até aquele momento. Ou seja, pode ser uma falha muito mais catastrófica que uma falha da câmera. Não que já tenha acontecido comigo, mas pelo jeito, acontece.

Sobre o backup no celular, só uma observação meio irrelevante: a conexão BT serve só pra avisar que tem foto a ser copiada. A cópia em si é por wifi.
Felipe

felipemendes

• Benfeitor
  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo, não. Fotografador.
    • Meu Flickr
Resposta #54 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:54:49

Na verdade não cheguei a perder a foto literalmente, mas ela ficou corrompida, tipo metade da foto com linhas coloridas ou com "estática".

Já vi isso acontecer e, já consegui até reproduzir a falha. No meu caso, acontecia ao disparar várias fotos e desligar a câmera em seguida. Acho que minha câmera na época não esvaziava o buffer antes de desligar.
Felipe

Humberto Yoji

• Referência
Resposta #55 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:58:21
Entendi, e depois vc continuou a usar o mesmo cartão normalmente??? O que se ode dizer no primeiro caso, que um problema da interface da câmera ou do cartão, ou ainda do momento que vc descarregou as fotos??? no computador???

No segundo entendo que foi um problema da interface da câmera mesmo, ou seja da 5D3, certo???

No caso da 20D e 40D, eu demorei a reparar, continuei usando. Em pelo menos um desses casos eu sei que foram algumas fotos corrompidas, não só uma. E foi problema na câmera mesmo, não na hora de descarregar. No caso da 5D III eu reparei na hora, porque foi uma foto que gostei e quis olhar melhor no LCD... Mas daí não lembro se troquei o cartão ou não, acho que sim.

Ernesto

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #56 Online: 17 de Setembro de 2018, 13:31:46

Você está certo, é chance mínima...

Você seria tão compreensivo e pagaria meu trabalho caso eu perdesse as suas fotos ?? 

Vamos lá...seu casamento..a festa de 15anis da sua filha...o gol do Sheik na final da Libertadores 2012...

Tinhamos que optar pela Canon R pq os cantos daa fotos mostrando mesas e cadeiras ao lado dos noivos ia ser mais nítido a 100%...  :shock:  Valeu o risco...   :ok: pena que não tem foto.... olha o www.digital-picture.com e imagine que lindo ia ser o cantinho do caninho da foto :hysterical: :shock:  :doh:

Sent from my Hasselblad using Tapatalk
« Última modificação: 17 de Setembro de 2018, 13:45:31 por Ernesto »
O google não é tão confiável quanto eu mas, às vezes, linka os meus textos...

#Fotógrafo de Médio Formato Digital

Lindsay

• Colaborador(a)
Resposta #57 Online: 17 de Setembro de 2018, 13:42:08

Você está certo, só que aí todos os parentes dos noivos e amigos vão escrachar o fotógrafo no Facebook, no reclame aqui... e ainda processá-lo judicialmente... É ninguém da familia e amigos da vizinhança dos amigos, o contratará novamente

Ah mas o fotografo tava na moda: Ele usava uma Thecno-Treco última geracao sem espelho... que parente ou noivo quer saber disso ?  :doh:

Turismo é Turismo
Hobby é Hobby
Brinquedo é Brinquedo
e
Profissão, é Profissão

Uma coisa é eu perder minhas fotos de férias... outra coisa é você me pagar e eu perder suas fotos, né ?

Você seria tão compreensivo e pagar meu trabalho caso eu perca as suas fotos ??  Ah mas é minimo...foi AZAR. E eu usamos uma Canon R que valoriza os cantos da imagem...  :hysterical: as mesas e cadeiras ao lado dos noivos iam ficar muito mais nittidas !!!  :hysterical: Compensou o risco, vai...   :shock:  :doh:

Se eu te contratasse, e fosse um cara muutio preocupado com tudo isso, iria ver antes de assinar um contrato se vc tem uma câmera com 3 cartões e que faz bkp online na nuvem ao mesmo tempo...

Mas como eu sou um cara da época do filme, e a gente queimava o filme, não sou tão desesperado como isso...

Fotografar com filme dava pau tbm, mas o mercado todo sobreviveu sem uma câmera dupla com dois rolos de filme...
« Última modificação: 17 de Setembro de 2018, 13:43:04 por Lindsay »

Ernesto

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #58 Online: 17 de Setembro de 2018, 13:46:40
Se eu te contratasse, e fosse um cara muutio preocupado com tudo isso, iria ver antes de assinar um contrato se vc tem uma câmera com 3 cartões e que faz bkp online na nuvem ao mesmo tempo...

Mas como eu sou um cara da época do filme, e a gente queimava o filme, não sou tão desesperado como isso...

Fotografar com filme dava pau tbm, mas o mercado todo sobreviveu sem uma câmera dupla com dois rolos de filme...

Entao volta pro Ford Bigode !!!

>:D  >:D  >:D  >:D  >:D  >:D  >:D

:D

« Última modificação: 17 de Setembro de 2018, 13:49:45 por Ernesto »
O google não é tão confiável quanto eu mas, às vezes, linka os meus textos...

#Fotógrafo de Médio Formato Digital

Lindsay

• Colaborador(a)
Resposta #59 Online: 17 de Setembro de 2018, 13:50:48
Entao vai usar Ford de Bigode !!!

>:D  >:D  >:D  >:D  >:D  >:D  >:D

:D

kkkkkkkkkkk  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Sim, eu até te chamei pra dar uma volta outro dia, lembra??? Só vou te avisando que, se for o caso, vai ter que ajudar a empurrar e o bichinho é pesado...