Autor Tópico: Polêmica do 1 Slot para cartão - Resultado de pesquisa entre fotógrafos  (Lida 23799 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #60 Online: 17 de Setembro de 2018, 17:13:03
Relaxa..

ano que vem a sua marca/modelo vai ter 2 slots e ninguém mais se preocupa com isso...



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Nisso eu concordo com você. Não porque vai precisar, mas porque o mercado vai dar preferência a estes modelos. O mesmo vai acontecer com as ML, que vão dominaaaaaa, não porque são melhores, mas porque são o que o povo quer.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.755
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #61 Online: 17 de Setembro de 2018, 17:41:29
Relaxa..

ano que vem a sua marca/modelo vai ter 2 slots e ninguém mais se preocupa com isso...

Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Verdade.
Mas ainda vai ter gente usando com o segundo slot vazio, ou para aumentar a capacidade.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #62 Online: 17 de Setembro de 2018, 19:07:18
Moçada, pode-se questionar a real necessidade do 2° cartão, mas não tem como negar que é mais seguro. Se o fotógrafo não sabe cuidar direito do equipamento ou não, não importa, 2 vai ser mais seguro sim do que 1.

Se o fotógrafo prefere usar o 2° slot pra gravar em sequência do 1°, é preferência dele, mas não deixa de ser um recurso a mais, não precisa se preocupar quando o cartão 1 estiver cheio, não precisa parar pra trocar de cartão.

Outro recurso que acho legal e já usei várias vezes é de copiar arquivos de um cartão pro outro. Fiz isso algumas vezes que trabalhei de freelacer, copiei minhas fotos pra um cartão do fotógrafo contratante e fim de papo.

Enfim, são algumas vantagens de se ter um 2° slot de cartão. Obviamente que dá pra se virar sem isso, mas que ajuda, ajuda.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 17 de Setembro de 2018, 19:31:34
Relaxa..

ano que vem a sua marca/modelo vai ter 2 slots e ninguém mais se preocupa com isso...



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
kkkkkkkkkkkkkk, mas eu estou relaxado, acredite!!!    :assobi: :assobi: :assobi:

Indo mais adiante, não é uma questão de eu ou você... sabe amigo, a gente discute um monte de coisas aqui, muitas opiniões convergentes e divergentes, porque isso aqui é um fórum, é base de conhecimento de qualidade, que todos juntos contribuímos para construir. Uma vez aqui, quem sabe essas reflexões possam servir para alguém...

Pense nisso  :ok: :ok: :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.755
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #64 Online: 17 de Setembro de 2018, 21:31:46
Será que vão ler nossos textos em 2118 ?

Vou começar a escrever mais bonito... 8-)

Pessoal de 2118 ! Lembrem-se que eu disse que não vai dominaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa !!!

Estou me sentindo aquele cara do "De Volta para o Futuro" escrevendo para alguem 100 a anos depois...

Vou ficar famoso... 8-)

A gente pode conversar com eles aqui e agora Lindsay !!!

Mande um recado tb !!!

#Curti




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Tem perspectiva de cobrir Tokio 2020?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 17 de Setembro de 2018, 22:36:44
Será que vão ler nossos textos em 2118, Lindsay ?

Vou começar a escrever mais bonito... 8-)

Pessoal de 2118 ! Lembrem-se que eu disse que não vai dominaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa !!!

Estou me sentindo aquele cara do "De Volta para o Futuro" escrevendo para alguem que virá ler daqui a 100 anos...

Vou ficar famoso... 8-)

A gente pode mandar mensagens para  eles daqui Lindsay !!!

Mande um recado tb !!!

#Curti




Sent from my Hasselblad using Tapatalk



Ela disse, acho que não demora tanto tempo, daqui a 50 anos, Elon Musk já prometeu, vamos conseguir passear pelos tempos...

:D :D :D
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #66 Online: 18 de Setembro de 2018, 12:18:09
Moçada, pode-se questionar a real necessidade do 2° cartão, mas não tem como negar que é mais seguro. Se o fotógrafo não sabe cuidar direito do equipamento ou não, não importa, 2 vai ser mais seguro sim do que 1.

Então, você está coberto de razão, e não há pessoa em sã consciência que diga que um cartão é mais confiável que dois, sendo o cartão e o drive do mesmo tipo.

Mas... pela mesma lógica, 3 cartões seriam mais confiáveis que dois, e assim por diante... Você contra-argumentaria que a chance de o segundo cartão falhar é muito pequena, que não vale a pena ter 3 cartões. O lance da discussão e da enquete aqui não é sobre o que é mais confiável (mais cartões é mais confiável), mas sim pela necessidade (verificável) desta confiabilidade a mais.

Pra complicar, tem cartões de marcas e tipos diferentes, alguns comprovadamente mais confiáveis que outros. Qual é o ponto onde se pode dizer que um cartão é suficientemente confiável? Não é uma pergunta retórica, é pra discussão, mesmo.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2018, 12:20:24 por felipemendes »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #67 Online: 18 de Setembro de 2018, 12:25:17
Pra complicar, tem cartões de marcas e tipos diferentes, alguns comprovadamente mais confiáveis que outros. Qual é o ponto onde se pode dizer que um cartão é suficientemente confiável? Não é uma pergunta retórica, é pra discussão, mesmo.
Boa discussão... Tópico interessante.
Vou passar meu relato:
Tive uma vez problema de gravação em um cartão. Perdi quase todas as fotos de uma única coreografia, no MEIO de um espetáculo de 30 coreografias. Trabalhava com a 80D na época, que tem slot único.
Sandisk Extreme Pro, comprado em loja confiável.
Nunca vou saber o que aconteceu. Não mexi no cartão, na bateria, sequer desliguei a câmera ou troquei de lente.
A Sandisk trocou o cartão sem problemas. Mas aquelas fotos não voltarão.
A partir disso resolvi buscar o investimento em uma câmera com 2 slots.
Sinto diferença na velocidade do buffer. Um pouco pela câmera, outro pouco por usar RAW+JPG em cartões separados. Acho que esse é o único aspecto que pode se considerar negativo em ter 2 slots.
 :ok:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #68 Online: 18 de Setembro de 2018, 13:21:07
Sinto diferença na velocidade do buffer. Um pouco pela câmera, outro pouco por usar RAW+JPG em cartões separados. Acho que esse é o único aspecto que pode se considerar negativo em ter 2 slots.
 :ok:

Ponto de vista válido, de quem já teve problemas.  :ok: Pra isso que serve a troca de ideias.

No seu caso, se falhar o cartão com os raws, vc consegue se virar com os jpgs? Ou você grava raw+jpg em ambos os cartões, e por isso o problema de buffer?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #69 Online: 18 de Setembro de 2018, 13:46:49
O lance da discussão e da enquete aqui não é sobre o que é mais confiável (mais cartões é mais confiável), mas sim pela necessidade (verificável) desta confiabilidade a mais.

Da mesma forma, podemos discutir a necessidade de levar câmera reserva pra um evento. Que é mais seguro é óbvio, mas é realmente necessário? Em todo meu tempo de profissional, só tive uma câmera uma única vez que deu problema (ou seja, tive 3x mais problemas com cartão do que com câmera). A maioria dos profissionais que conheço nunca teve problema com a câmera, mas nenhum deles é doido de ir prum evento sem câmera reserva. Da mesma forma, 3 câmeras são mais confiáveis que 2, mas não conheço nenhum profissional que leva 2 câmeras reservas prum evento...

Qual é o ponto onde se pode dizer que um cartão é suficientemente confiável? Não é uma pergunta retórica, é pra discussão, mesmo.

Impossível saber. Mas eu sempre prefiro ter uma redundância de tudo o que levo prum evento. Já tive minhas experiências de falhas com cartão e prefiro nunca mais passar por isso.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 18 de Setembro de 2018, 14:54:10
Boa discussão... Tópico interessante.
Vou passar meu relato:
Tive uma vez problema de gravação em um cartão. Perdi quase todas as fotos de uma única coreografia, no MEIO de um espetáculo de 30 coreografias. Trabalhava com a 80D na época, que tem slot único.
Sandisk Extreme Pro, comprado em loja confiável.
Nunca vou saber o que aconteceu. Não mexi no cartão, na bateria, sequer desliguei a câmera ou troquei de lente.
A Sandisk trocou o cartão sem problemas. Mas aquelas fotos não voltarão.
A partir disso resolvi buscar o investimento em uma câmera com 2 slots.
Sinto diferença na velocidade do buffer. Um pouco pela câmera, outro pouco por usar RAW+JPG em cartões separados. Acho que esse é o único aspecto que pode se considerar negativo em ter 2 slots.
 :ok:
Uma pergunta Nando, o problema foi do cartão, certo???

Vc já havia usado e testado bem ele antes???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 18 de Setembro de 2018, 14:57:00
Então, você está coberto de razão, e não há pessoa em sã consciência que diga que um cartão é mais confiável que dois, sendo o cartão e o drive do mesmo tipo.

Mas... pela mesma lógica, 3 cartões seriam mais confiáveis que dois, e assim por diante... Você contra-argumentaria que a chance de o segundo cartão falhar é muito pequena, que não vale a pena ter 3 cartões. O lance da discussão e da enquete aqui não é sobre o que é mais confiável (mais cartões é mais confiável), mas sim pela necessidade (verificável) desta confiabilidade a mais.

Pra complicar, tem cartões de marcas e tipos diferentes, alguns comprovadamente mais confiáveis que outros. Qual é o ponto onde se pode dizer que um cartão é suficientemente confiável? Não é uma pergunta retórica, é pra discussão, mesmo.
Pois é isso vai longe... o quanto mais confiável dois cartões são do que um??? É mais confiável, mas na ponta do lápis não é infalível.

Ainda sim com um ou dois slots de cartão, acho que um manual de boas maneiras para fazer uso corretamente do sistema é sempre bom. E indo a fundo nos motivos sempre ajuda a entender as situações.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2018, 14:57:25 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #72 Online: 18 de Setembro de 2018, 15:01:03
Uma pergunta Nando, o problema foi do cartão, certo???

Vc já havia usado e testado bem ele antes???
Foi sim. Pelo menos a SanDisk me mandou outro sem nenhuma dificuldade.
Usava ele direto... Nunca deu problema antes disso.
Daí em função desse problema fui testar todos os meus outros cartões e percebi lentidão na gravação de um outro, que a SanDisk trocou também.
Até postei sobre num tópico sobre o assunto.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 18 de Setembro de 2018, 15:01:14
Da mesma forma, podemos discutir a necessidade de levar câmera reserva pra um evento. Que é mais seguro é óbvio, mas é realmente necessário? Em todo meu tempo de profissional, só tive uma câmera uma única vez que deu problema (ou seja, tive 3x mais problemas com cartão do que com câmera). A maioria dos profissionais que conheço nunca teve problema com a câmera, mas nenhum deles é doido de ir prum evento sem câmera reserva. Da mesma forma, 3 câmeras são mais confiáveis que 2, mas não conheço nenhum profissional que leva 2 câmeras reservas prum evento...

Impossível saber. Mas eu sempre prefiro ter uma redundância de tudo o que levo prum evento. Já tive minhas experiências de falhas com cartão e prefiro nunca mais passar por isso.
Dependendo do evento e do local, da quantidade de fotógrafos que contrato, e da responsabilidade do contrato, pode até ser que eu não leve a reserva... mas normalmente levo. Nunca tive problemas com corpo da câmera, mas já tive com lentes.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 18 de Setembro de 2018, 15:01:54
Foi sim. Pelo menos a SanDisk me mandou outro sem nenhuma dificuldade.
Usava ele direto... Nunca deu problema antes disso.
Daí em função desse problema fui testar todos os meus outros cartões e percebi lentidão na gravação de um outro, que a SanDisk trocou também.
Até postei sobre num tópico sobre o assunto.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk
Sim lembro do assunto... azar mesmo...
Conhecimento importa mais que equipamento.