Autor Tópico: Polêmica do 1 Slot para cartão - Resultado de pesquisa entre fotógrafos  (Lida 23586 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Desde que a Nikon (acho que eles foram os pioneiros) começou com dois slots para cartão (acho que foi na D7000) esse tornou-se um padrão na indústria mas que nem sempre as fabricantes seguem à risca ou até retiram no modelo seguinte (veja ex. da D7500). Eu particularmente nunca tive problemas com meus cartões (SD e CF). Mas meu uso é moderado e tomo muito cuidado com eles (não sei dizer até que ponto o manuseio realmente pode prevenir alguma coisa).
Com o lançamento da Z6/Z7 e EOS R essa polêmico veio muito à tona.
O Tony Northrup em parceria com um site fizeram uma enquete e daí saíram algumas estatísticas sobre uso de cartão.


Recomendo assistir, mesmo quem não entende nada de inglês conseguirá ver os gráficos. Claro que uma pesquisa dessa, ainda mais sem ter tido toda uma estruturação científica pode ter alguns erros (principalmente proveniente da interpretação de quem lê a pergunta) mas mostrou alguns resultados interessantes que vou resumir em baixo:

Universo de quase 3.000 fotógrafos

Quem já teve problema pelo menos alguma vez com cartão e perdeu seus dados?
47% Sim

Extratificação dos dados conforme quantidade de cliques na carreira fotográfica (só vou colocar os extermos - veja o vídeo completo):
Até 10.000 cliques - 36% tiveram problema
1.000.000 cliques ou mais - 78% tiveram problema - É uma questão de estatística/probabilidade - Ou seja, se você é profissional bem provável que um dia terá problema

Quem usa câmera atualmente com 2 slots de cartão:
54%

Proporção de problemas relacionado ao tipo de cartão:
Memory Stick - 53%
MicroSD - 41%
SD - 36%
CF - 31%
XD - 30%
CFast - 15%
XQD - 9%
Lembrando que XQD e CFast tem muito menos tempo no mercado e talvez, por terem menos cliques, o índice é baixo por conta de ter sido pouco usado ou realmente esses cartões são tão melhores assim.


Dentro do universo daqueles 47% que tiveram problema, 38% (ou seja 81% dos problemas) eram dados pessoais e o restante eram Jobs profissionais.

Quando perguntado qual marca as pessoas tem de cartão, eis a resposta:
Sandisk - 48%
Lexar - 18%
Outros (ver vídeo)

Proporção de problemas relacionados à cartão:
Sandisk, Lexar, Samsung, Sony e PNY (tem praticamente a mesma taxa de falha) e o Transcend é quase o dobro. Aqui fica um comentário sobre o resultado da pesquisa mostrando como os dados não batem (por conta da metodologia usada). Se 47% dos fotógrafos já tiveram problema e todas as marcas (exceto Transcend) tem média de performance de 25% de erro e representam 90% do market share, como pode ter essa discrepância? (Entenderam?! Mas não vamos desacreditar na pesquisa só por isso. Não é uma banca de dissertação).

Bom esperem que gostem desse tópico e que possam vir trocas de experiências.

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2018, 13:38:25
A propósito, vou abrir uma enquete para a turma do mundo fotográfico responder. Querem enquete simples como: Já tiveram problema com cartão e quantos cliques já tiveram na carreira e qual marca tiveram problema? Ou posso abrir um survey bonitinho igual esse que o Tony mostrou?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2018, 13:52:16
Estou abrindo agora. Vai estar no ar em alguns minutos.
Sugiro compartilhar em grupos de WhatsApp e de Facebook que tem fotógrafos (amadores ou profissionais).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2018, 14:05:54
A propósito, vou abrir uma enquete para a turma do mundo fotográfico responder. Querem enquete simples como: Já tiveram problema com cartão e quantos cliques já tiveram na carreira e qual marca tiveram problema? Ou posso abrir um survey bonitinho igual esse que o Tony mostrou?

Sugiro uma enquete simples, tipo: 1-nunca tive problemas; 2-já tive problemas mas não perdi nada; 3-já perdi algumas fotos do cartão; 4-já perdi todas as fotos do cartão...

Deixando claro que se tratam de problemas com o cartão dentro da câmera. Problemas com o cartão fora da câmera não têm a ver com a quantidade de slots, rsrs...


Pra contribuir, em câmeras mais antigas (20D e 40D) eu já tive problemas de perder algumas fotos do cartão. Na verdade não cheguei a perder a foto literalmente, mas ela ficou corrompida, tipo metade da foto com linhas coloridas ou com "estática". Obviamente, eram câmeras com um cartão só, e infelizmente eram fotos de trabalho. Mas não chegou a comprometer, porque deve ter sido uma dúzia de fotos em mais de 50 mil cliques.

Na 5D III (que usa 2 cartões), tive um problema uma única vez, de uma foto que cliquei, apareceu o preview no LCD, mas quando fui revisar ela não estava gravada no CF (apenas no SD). Nessa caso foi uma única vez em mais de 120 mil cliques com essa câmera, e não era nenhuma foto essencial, mas fui "salvo" pelo 2° cartão.

Trabalhei a maior parte da minha profissão com câmeras de 1 cartão. Mas confesso que cada vez mais fico preocupado com essas coisas. Hoje em dia acho que dificilmente teria como câmera principal alguma de 1 cartão só, mas vai saber. A tendência é que, com o avanço da tecnologia, isso tudo fique cada vez mais seguro. Mas uma coisa é certa, uma hora ou outra o cartão vai dar problema, isso é inevitável. E, claro, vai acontecer quando estiver usando e vai te fazer perder fotos.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2018, 14:15:43
Criei a merda do Survey no SurveyMokey mas não estou conseguido liberar o link. Acho que não tem mais grátis.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2018, 14:19:59
Criei a merda do Survey no SurveyMokey mas não estou conseguido liberar o link. Acho que não tem mais grátis.

Manda uma enquete aqui no fórum mesmo, mais fácil. E acho que mais gente participa de for assim.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2018, 14:39:09
Tá no ar, não leva nem 2 min para responder.
https://thalessouto.typeform.com/to/anNlYL
« Última modificação: 14 de Setembro de 2018, 14:40:39 por Thales Souto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2018, 14:45:31
pesquisa respondida.

Só dando um grau na conversa aqui, tive problemas com cartão SD duas vezes, ambos Scandisk.

Nas duas vezes o Disk Drill me salvou. Programinha fodarástico, valeu cada centavo.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2018, 14:49:00 por adrianof14 »
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2018, 14:52:01
Tenho um cartão da Lexar que no vai e vem de colocar no meu antigo Mac e formatar ou copiar ele acabou ficando com uns 250 ou 500 kb de capacidade e meu Windows não consegue reconhecê-lo. É um Lexar de 32 GB. Qual programa vocês sugerem para recuperá-lo.

Sobre problemas com cartão, nunca tive problemas até hoje mas sempre usei Sandisk ou Lexar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2018, 15:08:56
Desde que a Nikon (acho que eles foram os pioneiros) começou com dois slots para cartão (acho que foi na D7000)...

Acho que começou com a Canon na linha 1D.



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2018, 15:26:42
Respondi, nunca tive problema grave de cartão, nunca perdi dados. Minha produção está por volta de 1milhão de fotos, único probleminha que tive foi com a 6D e um cartão Sandisk Extreme que não tinha boa compatibilidade, mas a câmera travou duas vezes no meio de um trabalho e eu troquei de cartão, não que eu tivesse perdido os dados, o que tinha feito estava lá, gravado.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2018, 15:33:58
Nunca tive problema com cartão SD e uso a D750 no modo sobrecarga, mas começo a estudar seriamente a possibilidade de usar modos backup


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #12 Online: 14 de Setembro de 2018, 16:01:27
olha... a unica vez q tive problema com cartão, o problema fui meu, nunca tive problemas de perder arquivo.
Ja fiz mais de 200 eventos, 4 maquinas deferentes, e só partir do ano passado as minhas câmeras tem 2 slots.

2 slots é legal, e ajuda, mas eu faço aquele backup em JPG que nao é exatamente a mesma coisa.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 14 de Setembro de 2018, 16:02:34
As respostas estão interessantes.
Até agora 30% das pessoas tiveram problemas.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Setembro de 2018, 18:45:59
O interessante é ver que um monte de gente fotografa com dois cartões e coloca coisas diferentes eme cada um. Fica falando que morre de medo das falhas, mas não trabalha com os dois fazendo bkp...
Conhecimento importa mais que equipamento.