Autor Tópico: Polêmica do 1 Slot para cartão - Resultado de pesquisa entre fotógrafos  (Lida 23576 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 14 de Setembro de 2018, 18:53:39
O interessante é ver que um monte de gente fotografa com dois cartões e coloca coisas diferentes eme cada um. Fica falando que morre de medo das falhas, mas não trabalha com os dois fazendo bkp...

Pois é....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #16 Online: 14 de Setembro de 2018, 18:55:30
O interessante é ver que um monte de gente fotografa com dois cartões e coloca coisas diferentes eme cada um. Fica falando que morre de medo das falhas, mas não trabalha com os dois fazendo bkp...
Na enquete tem uma das perguntas que é sobre isso mesmo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 14 de Setembro de 2018, 18:57:16
Na enquete tem uma das perguntas que é sobre isso mesmo.
quero ver o q o pessoal vai responder
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 14 de Setembro de 2018, 19:51:12
Estou bem curioso. Eu sou do tipo que não faz questão do segundo slot (porque nunca perdi dados por falha do cartão), mas estou pronto a descobrir que sempre estive por um fio.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #19 Online: 14 de Setembro de 2018, 21:55:04
Nunca perdi fotos por defeitos em cartão. 2 Slots para mim não e diferencial.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 14 de Setembro de 2018, 23:10:23
Usando digital desde 2003. Só tive até hoje dois cartões com problema e os dois eram SD marca Kingston
Nunca um CF meu pifou (Dane-Elec, Lexar, Transcend, Kingston, Sandisk, Sony, etc.)
O problema dos XD e SM era a fragilidade.

Devo ter usado mais de 100 cartões, só que nunca comprei nada falsificado.

Não faço a menor questão de 2 slots. A única câmera que tenho que tem isso é a Pentax K3-II e não me lembro de ter usado.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #21 Online: 16 de Setembro de 2018, 01:02:41
Pensei:

O problema não é 1 slot

O problema é que:

As "capadas" até no slot, são capadas em várias coisas...

As Z7 e Z6... são ótimos exemplos: São tantas limitações que fica difícil enumerar de memória.

Então, 1 slot é sinal vermelho. O aviso de um projeto de baixo custo, capado.



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
A lógica tem mais sentido de uns 2 a 3 anos para cá quando isso se tornou um padrão mais "premium". Contudo, uma D610 que é um projeto de menor custo tem dois slots. Portanto, sua teoria precisa ser levada parcialmente em consideração.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #22 Online: 16 de Setembro de 2018, 14:42:11
O interessante é ver que um monte de gente fotografa com dois cartões e coloca coisas diferentes eme cada um. Fica falando que morre de medo das falhas, mas não trabalha com os dois fazendo bkp...

Eu salvo RAW num cartão e JPEG no outro, e pra mim o JPEG é um backup. Se der algum problema no cartão principal eu consigo entregar a partir dos JPEG, embora provavelmente dê mais trabalho.

Thales, eu respondi a pesquisa, não tem um link público pra ver os resultados parciais não?

T+


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #23 Online: 16 de Setembro de 2018, 16:09:15
Eu salvo RAW num cartão e JPEG no outro, e pra mim o JPEG é um backup. Se der algum problema no cartão principal eu consigo entregar a partir dos JPEG, embora provavelmente dê mais trabalho.

Thales, eu respondi a pesquisa, não tem um link público pra ver os resultados parciais não?

T+
Daqui uns dias eu posto uma parcial.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #24 Online: 16 de Setembro de 2018, 16:42:19
Eu salvo RAW num cartão e JPEG no outro, e pra mim o JPEG é um backup. Se der algum problema no cartão principal eu consigo entregar a partir dos JPEG, embora provavelmente dê mais trabalho.

Thales, eu respondi a pesquisa, não tem um link público pra ver os resultados parciais não?

T+

Curiosidade apenas, mas não faria mais sentido salvar RAW nos dois cartões?  Se a única utilidade do jpg no segundo cartão for backup?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 16 de Setembro de 2018, 17:16:10
Curiosidade apenas, mas não faria mais sentido salvar RAW nos dois cartões?  Se a única utilidade do jpg no segundo cartão for backup?

As cameras conseguem fazer isso? RAW + RAW?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #26 Online: 16 de Setembro de 2018, 18:48:23
Respondido. Curti as perguntas...
Tive o azar de ter ONTEM a 2ª falha em cartão SD da minha vida. Foi num cartão Lexar do meu 2º fotógrafo, vamos ver se conseguimos recuperar ao longo dessa semana. A sorte é que ele gravava RAW no slot1 e JPEG no slot2, então recuperamos os JPEGs pelo menos  :aua:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #27 Online: 16 de Setembro de 2018, 18:49:47
As cameras conseguem fazer isso? RAW + RAW?

Sim sim, tenho a 5d3 e atualmente faço isso, RAW nos 2 cartões. Notei que a velocidade que o buffer demora pra esvaziar é meio grande se eu fazer RAW + JPEG (em qualquer combinação)
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 16 de Setembro de 2018, 19:01:39
Sim sim, tenho a 5d3 e atualmente faço isso, RAW nos 2 cartões. Notei que a velocidade que o buffer demora pra esvaziar é meio grande se eu fazer RAW + JPEG (em qualquer combinação)

RAW + RAW é mais rapido que RAW + JPG? É CF e SD na 5d3, né?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #29 Online: 16 de Setembro de 2018, 19:05:54
RAW + RAW é mais rapido que RAW + JPG? É CF e SD na 5d3, né?

Pois é... eu ja tentei algumas combinações aqui e não curti a velocidade de RAW + JPEG. Testei fazer em 1 cartão só (testei nos CF e nos SD), depois separei RAW em 1 e JPEG em 2 ficava com uns problemas de performance que me incomodavam. Tipo, o buffer normal da 5d3 costuma ser de uns 13 disparos, só de colocar RAW+JPEG caía pra uns 9, e demorava mais tempo pra limpar.

Acho que por questão de o JPEG precisar de mais processamento. Cheguei até a testar uma vez mRAW + JPEG e aí ficava mais lerdo ainda  :aua:
« Última modificação: 16 de Setembro de 2018, 19:06:25 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket