Autor Tópico: Polêmica do 1 Slot para cartão - Resultado de pesquisa entre fotógrafos  (Lida 23593 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:48:47

Eu dei uma resumida no meu primeiro post, lá na página 1... Copio abaixo:

Pra contribuir, em câmeras mais antigas (20D e 40D) eu já tive problemas de perder algumas fotos do cartão. Na verdade não cheguei a perder a foto literalmente, mas ela ficou corrompida, tipo metade da foto com linhas coloridas ou com "estática". Obviamente, eram câmeras com um cartão só, e infelizmente eram fotos de trabalho. Mas não chegou a comprometer, porque deve ter sido uma dúzia de fotos em mais de 50 mil cliques.

Na 5D III (que usa 2 cartões), tive um problema uma única vez, de uma foto que cliquei, apareceu o preview no LCD, mas quando fui revisar ela não estava gravada no CF (apenas no SD). Nessa caso foi uma única vez em mais de 120 mil cliques com essa câmera, e não era nenhuma foto essencial, mas fui "salvo" pelo 2° cartão.

Entendi, e depois vc continuou a usar o mesmo cartão normalmente??? O que se ode dizer no primeiro caso, que um problema da interface da câmera ou do cartão, ou ainda do momento que vc descarregou as fotos??? no computador???

No segundo entendo que foi um problema da interface da câmera mesmo, ou seja da 5D3, certo???
Conhecimento importa mais que equipamento.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #46 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:49:52
Boa !!

Ou ele fotografou em TIFF, ou o recuperador converteu... mas, recuperadores não deveriam converter, nem renomear errado  :assobi:

Fotografar ele fotografou em .NEF mesmo, mas não entrei no detalhe do pq raios a recuperação gerou um TIFF  :ponder:
Acho q o programa q ele usou gerou automaticamente. A principio parecem arquivos Full, com média de 23mb e resolução 6016x4016 px
« Última modificação: 17 de Setembro de 2018, 12:58:13 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #47 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:51:08
IMHO acho que a probabilidade de dar erro em um cartão de boa qualidade, dentro das condições recomendadas de uso, atendendo aos cuidados que manda o manual, é mínima, é a mesma de a câmera parar de funcionar, da lente ter problema, do flash quebrar, do HD do computador falhar, do monitor queimar, etc...
Se dá tanto pau assim, se é tão arriscado assim, é porque os caras não estão fazendo uso correto do sistema.

Já pensei um tanto nisso também. Mas note que no caso de um flash (ou até uma câmera) falhar, a consequência é "menor": você vai perceber ali na hora que o equipamento falhou e substituir. No caso do cartão, ele pode afetar o trabalho que você já fez até aquele momento. Ou seja, pode ser uma falha muito mais catastrófica que uma falha da câmera. Não que já tenha acontecido comigo, mas pelo jeito, acontece.

Sobre o backup no celular, só uma observação meio irrelevante: a conexão BT serve só pra avisar que tem foto a ser copiada. A cópia em si é por wifi.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #48 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:54:49

Eu dei uma resumida no meu primeiro post, lá na página 1... Copio abaixo:

Citar
Na verdade não cheguei a perder a foto literalmente, mas ela ficou corrompida, tipo metade da foto com linhas coloridas ou com "estática".


Já vi isso acontecer e, já consegui até reproduzir a falha. No meu caso, acontecia ao disparar várias fotos e desligar a câmera em seguida. Acho que minha câmera na época não esvaziava o buffer antes de desligar.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #49 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:58:21
Entendi, e depois vc continuou a usar o mesmo cartão normalmente??? O que se ode dizer no primeiro caso, que um problema da interface da câmera ou do cartão, ou ainda do momento que vc descarregou as fotos??? no computador???

No segundo entendo que foi um problema da interface da câmera mesmo, ou seja da 5D3, certo???

No caso da 20D e 40D, eu demorei a reparar, continuei usando. Em pelo menos um desses casos eu sei que foram algumas fotos corrompidas, não só uma. E foi problema na câmera mesmo, não na hora de descarregar. No caso da 5D III eu reparei na hora, porque foi uma foto que gostei e quis olhar melhor no LCD... Mas daí não lembro se troquei o cartão ou não, acho que sim.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 17 de Setembro de 2018, 13:42:08

Você está certo, só que aí todos os parentes dos noivos e amigos vão escrachar o fotógrafo no Facebook, no reclame aqui... e ainda processá-lo judicialmente... É ninguém da familia e amigos da vizinhança dos amigos, o contratará novamente

Ah mas o fotografo tava na moda: Ele usava uma Thecno-Treco última geracao sem espelho... que parente ou noivo quer saber disso ?  :doh:

Turismo é Turismo
Hobby é Hobby
Brinquedo é Brinquedo
e
Profissão, é Profissão


Uma coisa é eu perder minhas fotos de férias... outra coisa é você me pagar e eu perder suas fotos, né ?

Você seria tão compreensivo e pagar meu trabalho caso eu perca as suas fotos ??  Ah mas é minimo...foi AZAR. E eu usamos uma Canon R que valoriza os cantos da imagem...  :hysterical: as mesas e cadeiras ao lado dos noivos iam ficar muito mais nittidas !!!  :hysterical: Compensou o risco, vai...   :shock:  :doh:



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Se eu te contratasse, e fosse um cara muutio preocupado com tudo isso, iria ver antes de assinar um contrato se vc tem uma câmera com 3 cartões e que faz bkp online na nuvem ao mesmo tempo...

Mas como eu sou um cara da época do filme, e a gente queimava o filme, não sou tão desesperado como isso...

Fotografar com filme dava pau tbm, mas o mercado todo sobreviveu sem uma câmera dupla com dois rolos de filme...
« Última modificação: 17 de Setembro de 2018, 13:43:04 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 17 de Setembro de 2018, 13:50:48
Entao vai usar Ford de Bigode !!!

 >:D  >:D  >:D  >:D  >:D  >:D  >:D

 :D


Sent from my Hasselblad using Tapatalk

kkkkkkkkkkk  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Sim, eu até te chamei pra dar uma volta outro dia, lembra??? Só vou te avisando que, se for o caso, vai ter que ajudar a empurrar e o bichinho é pesado...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 17 de Setembro de 2018, 14:00:12

Lembro sim !   :D hehehehe (escrevi de propósito  :D  >:D )


Mas eu curto tecnologia, uso DSLR:
- Não erra foco
- Fotometría de 90mil pontos R G B
- Não engasga
- Não erra TTL
- Ah.. e tá certo.. tb tem dois slots  >:D




Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Veja dois slots é pouco!!!  >:D

éhhhh vc ta la na festa no evento, passa o cara com a bandeja de bolo, ou de salgadinho, ai vc come, depois pega o cartão e mela os contatos...  :ponder: ferrou... não???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 17 de Setembro de 2018, 14:00:50
ok, não precisa avisar, desligando o modo OFF topic agora...

 :snack:
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #54 Online: 17 de Setembro de 2018, 14:35:13
Se eu te contratasse, e fosse um cara muutio preocupado com tudo isso, iria ver antes de assinar um contrato se vc tem uma câmera com 3 cartões e que faz bkp online na nuvem ao mesmo tempo...

Mas como eu sou um cara da época do filme, e a gente queimava o filme, não sou tão desesperado como isso...

Fotografar com filme dava pau tbm, mas o mercado todo sobreviveu sem uma câmera dupla com dois rolos de filme...

Ainda tem outra coisa: Se fotografar na minha combalida cidade natal (Rio de Janeiro), tem que ter segurança armado pra não ter assalto e levarem embora a câmera com slot duplo e tudo.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #55 Online: 17 de Setembro de 2018, 14:52:33

Pra vc ter uma ideia, foi complicado encontrarem fotografos de outros estados brasileiros para cobrirem as Olimpiadas aos seus jornais locais

E é muito difícil encontrar quem aceite fazer jornalismo no Rio

Eu fui o único da minha turma que aceitou... e só pq era um sonho de criança

E talvez você lembre que teve ônibus de jornalistas atacado durante a olimpiada...
A reportagem é da Globo:

https://www.google.com.br/amp/g1.globo.com/rio-de-janeiro/olimpiadas/rio2016/noticia/2016/08/rio-2016-confirma-que-pedra-atingiu-onibus-de-jornalistas.amp

(eu, não esqueço... eu lembro pq vivi isso)



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Disserte sobre a necessidade do segundo slot neste caso.

Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #56 Online: 17 de Setembro de 2018, 15:01:52

Disserte o fotografo perder as fotos do casamento da sua filha

pq usou um techno-treco que promete mais nitidez no cantinho do canto da foto... :ponder:



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Posso dissertar sobre os dois casos. Em ambos, a família passa bem, obrigado.

Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 17 de Setembro de 2018, 15:03:54
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #58 Online: 17 de Setembro de 2018, 15:59:24
Se eu te contratasse, e fosse um cara muutio preocupado com tudo isso, iria ver antes de assinar um contrato se vc tem uma câmera com 3 cartões e que faz bkp online na nuvem ao mesmo tempo...

Mas como eu sou um cara da época do filme, e a gente queimava o filme, não sou tão desesperado como isso...

Fotografar com filme dava pau tbm, mas o mercado todo sobreviveu sem uma câmera dupla com dois rolos de filme...

Concordo em partes, vamos supor, perdia 01 rolo de 36 poses em 10.

Ou seja, se o cara tem camera com 01 slot, basta usar mais de 01 cartão e minimizar o risco? :ponder:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 17 de Setembro de 2018, 16:39:40
Concordo em partes, vamos supor, perdia 01 rolo de 36 poses em 10.

Ou seja, se o cara tem camera com 01 slot, basta usar mais de 01 cartão e minimizar o risco? :ponder:
Pode até parecer brincadeira, mas me ocorreu tbm que isso já seria uma possível saída, não seria???

O importante é que com essa imersão no assunto, e o questionamento do "por que o problema aconteceu" vem me mostrando que mesmo a camera com dois slots não é segura... por varios motivos desde falha do equipamento até o mau uso, nem sempre dois slots significa mais segurança...

Então se o cara tem uma câmera com só um slot de cartão, o que ele precisa fazer pra não ter problemas, ou para minimizar a possibilidade de problemas. Ou melhor, quais atitudes que ele comete que faz aumentar a possibilidade de problemas...

Por ex.:
Existem marcas de cartões com qualidade de fabricação, será que o cara tá usando um cartão de qualidade, ou aquele baratinho meia boca??? Será que um cartão de qualidade tem um MTBF tão grande assim??? Pergunto isso porque os caras tão falando ai que 30% relatam problemas, pra mim é muita coisa... Ja vi amigo meu usando cartão micro de celular com adaptador dentro da câmera... o cartão micro é mais barato...

Como será que o cara carrega o cartão dele??? Carrega com segurança??? Dentro da caixinha, manuseia com cuidado??? Encosta os dedos nos contatos??? coloca no bolso da camisa que fica todo suado??? (To falando de umidade do suor mesmo). Ou ele guarda no bolso da calça junto com a chave de casa, e ai sem querer a merda da um contado curto circuito com energia estática do corpo dele e danifica o cartão...

Quando ele abre a portinha da câmera ele toma cuidado??? Ele inverte o cartão e força pra entrar, só depois que ele percebe que não deu certo que estava errado... Será que ele forçou a base do slot internamente na câmera e o encaixe ficou bambo e balançando pode dar mau contado??? Ou foi o cartão mesmo que ficou com a parte externa meio avariada...

No meu leitor externo aqui é facinho facinho enfiar a porra do cartão do lado errado, empurrar e forçar o bichinho, será que eu danifiquei o cartão antes de colocar na câmera???

Será que ficar toda hora trocando de cartão é uma boa atitude, ou seria melhor comprar logo um cartão gordo 128 GB com bastante espaço e deixar ele colado ali... mete uma fita na tampa pra lacrar e ninguém abrir o slot da câmera... funcionaria melhor com mais segurança um cartão que não precisasse ser removido???

E na hora de descarregar as fotos, é melhor plugar direto a câmera ou tirar o cartão e descarregar no leitor???

Sinceramente, são tantos os questionamentos...





Eu sei que vc é um cara pensador e vai me ajudar a refletir sobre isso...  :ponder:
« Última modificação: 17 de Setembro de 2018, 16:47:08 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.