Autor Tópico: Polêmica do 1 Slot para cartão - Resultado de pesquisa entre fotógrafos  (Lida 23724 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #75 Online: 18 de Setembro de 2018, 15:18:21
Impossível saber. Mas eu sempre prefiro ter uma redundância de tudo o que levo prum evento. Já tive minhas experiências de falhas com cartão e prefiro nunca mais passar por isso.

Claro e justificado. Tomara que então, no futuro, possamos chegar a ponto de dispensar o equipamento reserva, e que possamos nos dar conta de que não precisamos.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #76 Online: 18 de Setembro de 2018, 17:28:58
Boa discussão... Tópico interessante.
Vou passar meu relato:
Tive uma vez problema de gravação em um cartão. Perdi quase todas as fotos de uma única coreografia, no MEIO de um espetáculo de 30 coreografias. Trabalhava com a 80D na época, que tem slot único.
Sandisk Extreme Pro, comprado em loja confiável.
Nunca vou saber o que aconteceu. Não mexi no cartão, na bateria, sequer desliguei a câmera ou troquei de lente.
A Sandisk trocou o cartão sem problemas. Mas aquelas fotos não voltarão.
A partir disso resolvi buscar o investimento em uma câmera com 2 slots.
Sinto diferença na velocidade do buffer. Um pouco pela câmera, outro pouco por usar RAW+JPG em cartões separados. Acho que esse é o único aspecto que pode se considerar negativo em ter 2 slots.
 :ok:
Não esquece de responder a enquete.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #77 Online: 18 de Setembro de 2018, 18:52:59
Não esquece de responder a enquete.
Já fiz. Claro!
Tu vai postar o resultado pra gente?

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #78 Online: 19 de Setembro de 2018, 08:26:52
Já perdi fotos de viagem por causa de cartão com problemas.
Se eu trabalhasse com eventos, iria ser uma vantagem dupla: o 2° slot serviria como backup caso o outro apresentar problemas, ou se for assaltado durante o caminho de volta (deixaria um deles bem guardado). No Brasil é meio que uma necessidade.... :D


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #79 Online: 19 de Setembro de 2018, 08:53:32
Parcial da pesquisa:
4 dias, 47 visitantes na enquete mas somente 30 respostas completas:

1. Você já teve problemas com cartão de memória, ou seja, não conseguiu copiar o vídeo ou foto para o seu computador?
66% Não

2. Os dados que você perdeu eram de que tipo?
62.1% Nunca tive problemas
17.2% Pessoal
13.8% Profissional/Trabalho
6.9% As duas situações acima

3. Quais tipos de cartões você já usou/usa?
96.6% SD
62.1% CF
34.5% MicroSD
20.7% MemoryStick
10.3% XQD
0% CFast
3.4% Other

4. Quais dos cartões abaixo você já teve problema?
60.7% Nunca tive problemas
25% SD
17.9% MicroSD
10.7% CF
3.6% XQD
0% CFast
0% MemoryStick
0% Other

5. Quais dos fabricantes abaixo você já teve problemas no cartão?
60.7% Nunca tive problemas
35.7% SanDisk
10.7% Lexar
7.1% Samsung
7.1% Transcend
0% Sony
0% Other

6. Qual é a sua principal marca de cartão? Se tiver mais de uma marca que use, escolha aquela que você usa há mais tempo ou que tem em maior quantidade de cartões.
72.4% SanDisk
17.2% Lexar
3.4% Samsung
3.4% Transcend
0% Sony
3.4% Other

7. Qual a quantidade de cliques que você estima ter na sua carreira profissional ou de amador?
39.3% Entre 10.000 a 100.000
32.1% Entre 100.000 a 500.000
17.9% Mais de 1.000.000
7.1% Entre 500.000 a 1.000.000
3.6% Até 10.000

8. Atualmente sua câmera fotográfica principal é
41.4% DSLR com 1 slot
37.9% DSLR com 2 slots
17.2% Mirrorless com 1 slot
3.4% Mirrorless com 2 slots
0% Other

9. Quando você usa a câmera com 2 slots, a sua configuração é...
38.5% Geralmente eu não uso o segundo slot
23.1% RAW no cartão 1 e backup em RAW no cartão 2
19.2% RAW no cartão 1 e backup em Jpeg no cartão 2
11.5% Sem backup, ou seja, quando o primeiro cartão enche, começa a gravar no segundo.
0% Jpeg no cartão 1 e backup em Jpeg no cartão 2
7.7% Other

10. Para você, ter segundo slot de cartão é...
44.8% É de baixa importância pois, apesar de ser interessante, não é algo que me influencia na compra
27.6% Não é mandatório mas tem grande influência na decisão final se vou comprar a máquina
13.8% Mandatório, se não tiver, nem compro essa máquina
13.8% Nem levo em consideração já que sempre usei 1 slot e meu fluxo de trabalho me garante protegido
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #80 Online: 19 de Setembro de 2018, 09:26:33
99% ficam histéricos quando lançam uma câmera com 01 slot, 50% não aproveitam de fato o segundo slot.  :aua:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 19 de Setembro de 2018, 10:49:03
Pode até parecer brincadeira, mas me ocorreu tbm que isso já seria uma possível saída, não seria???

O importante é que com essa imersão no assunto, e o questionamento do "por que o problema aconteceu" vem me mostrando que mesmo a camera com dois slots não é segura... por varios motivos desde falha do equipamento até o mau uso, nem sempre dois slots significa mais segurança...

Então se o cara tem uma câmera com só um slot de cartão, o que ele precisa fazer pra não ter problemas, ou para minimizar a possibilidade de problemas. Ou melhor, quais atitudes que ele comete que faz aumentar a possibilidade de problemas...

Por ex.:
Existem marcas de cartões com qualidade de fabricação, será que o cara tá usando um cartão de qualidade, ou aquele baratinho meia boca??? Será que um cartão de qualidade tem um MTBF tão grande assim??? Pergunto isso porque os caras tão falando ai que 30% relatam problemas, pra mim é muita coisa... Ja vi amigo meu usando cartão micro de celular com adaptador dentro da câmera... o cartão micro é mais barato...

Como será que o cara carrega o cartão dele??? Carrega com segurança??? Dentro da caixinha, manuseia com cuidado??? Encosta os dedos nos contatos??? coloca no bolso da camisa que fica todo suado??? (To falando de umidade do suor mesmo). Ou ele guarda no bolso da calça junto com a chave de casa, e ai sem querer a merda da um contado curto circuito com energia estática do corpo dele e danifica o cartão...

Quando ele abre a portinha da câmera ele toma cuidado??? Ele inverte o cartão e força pra entrar, só depois que ele percebe que não deu certo que estava errado... Será que ele forçou a base do slot internamente na câmera e o encaixe ficou bambo e balançando pode dar mau contado??? Ou foi o cartão mesmo que ficou com a parte externa meio avariada...

No meu leitor externo aqui é facinho facinho enfiar a porra do cartão do lado errado, empurrar e forçar o bichinho, será que eu danifiquei o cartão antes de colocar na câmera???

Será que ficar toda hora trocando de cartão é uma boa atitude, ou seria melhor comprar logo um cartão gordo 128 GB com bastante espaço e deixar ele colado ali... mete uma fita na tampa pra lacrar e ninguém abrir o slot da câmera... funcionaria melhor com mais segurança um cartão que não precisasse ser removido???

E na hora de descarregar as fotos, é melhor plugar direto a câmera ou tirar o cartão e descarregar no leitor???

Sinceramente, são tantos os questionamentos...

Eu sei que vc é um cara pensador e vai me ajudar a refletir sobre isso...  :ponder:



Moçada, pode-se questionar a real necessidade do 2° cartão, mas não tem como negar que é mais seguro. Se o fotógrafo não sabe cuidar direito do equipamento ou não, não importa, 2 vai ser mais seguro sim do que 1.

Se o fotógrafo prefere usar o 2° slot pra gravar em sequência do 1°, é preferência dele, mas não deixa de ser um recurso a mais, não precisa se preocupar quando o cartão 1 estiver cheio, não precisa parar pra trocar de cartão.

Outro recurso que acho legal e já usei várias vezes é de copiar arquivos de um cartão pro outro. Fiz isso algumas vezes que trabalhei de freelacer, copiei minhas fotos pra um cartão do fotógrafo contratante e fim de papo.

Enfim, são algumas vantagens de se ter um 2° slot de cartão. Obviamente que dá pra se virar sem isso, mas que ajuda, ajuda.



Essas foram as melhores respostas do tópico todo! Uma complementa a outra, de maneira espetacular.

Eu fotografo desde 2001. Usando digital desde 2002 (em estudio e foto-documento) e 2005 (eventos).

Os problemas que vi na empresa com cartões de memória, eram basicamente a molecada dobrar o Smart Media da Olympus que a gente usava no 3x4, e/ou estourar os CF da 10d e 20d. Seja por derrubar, (Aqueles Dane-Elec de 512mb, não podia olhar feio pra ele que soltava algo dentro, kkkkk) ou entrar sujeira nos orifícios, entortar pino, etc. Peãozada não tem cuidado com as coisas não, pqp.

De 2008 para cá nunca mais vi esse tipo de coisa, porque trabalhava num estúdio onde o dono era muito responsável e cuidadoso com as coisas, e em 2012, quando comecei a ser autônomo, segui seus hábitos.

Acredito que fatores ambientais/comportamentais interfiram muito mais na durabilidade do cartão, do que simplesmente a eletrônica.

Sobre o segundo slot em si, eu acho um recurso incrível, adoraria que minha câmera tivesse, mas não deixo de comprar uma câmera por causa disso.
Uso 80d, e como boa capada cropada Canon, ela não tem. As D7200 têm, e acho superiores nesse aspecto. Já a D7500, tiraram.

Eu não vou trocar minhas lentes e câmeras apenas por causa disso. Meus cartões, eu troco todo ano (moro pertinho do PY), e além disso, só eu mexo neles. Não deixo cair, não guardo no bolso suado, (belo exemplo, Lindsay, rsrsrs) não entorto na carteira, etc. Ficam sempre naquele estojinho rígido com capacidade para 8 cartões.

MEIO OFF: Uma coisa que sempre preferi, mas hoje não estou fazendo mais, é usar cartões menores. Prefiro 4 de 16gb do que um de 64gb. (Apesar que hoje meus cartões são todos de 32gb)

"Ainn Mike, mas aí você corre risco de perder, e se ferra do mesmo jeito!"

Sim, é um risco. Mas antigamente eu me embrenhava nas entradas de formando com 20 filmes virgens no bolso esquerdo, e o direito vazio... Conforme ia usando, ia trocando de lado, filmes batidos iam pro lado direito. Se nunca perdi filme desse jeito, não acho que vá perder um cartão de memória assim tão fácil...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #82 Online: 19 de Setembro de 2018, 10:51:20
:clap: :clap: :clap: Parabéns pela pesquisa, já dá pra ver resultados interessantes.

Questão 4: Levando em conta que zero pessoas disseram usar CFast (achei estranho), o cartão mais confiável é o memory stick???

Questões 4 e 5: Nem todos os fabricantes fabricam todos os formatos. Eu diria que é difícil analisar esta relação. Mas achei bem estranho que 90% dos XQD no mercado são da Sony (dado externo), e ninguém tenha tido problema com a marca, mesmo que gente tenha tido problema com XQD. A única outra marca que achei foi Lexar. Só se todos os XQDs com problema são dessa marca... Mas ainda assim é estranho.

Questão 5 e 6: Obviamente se ninguém compra o cartão de uma marca, ninguém tem problemas com ela. Por isso o Sony Memory Stick ou não dá problema, ou o pessoal esqueceu dos problemas nele, porque não usa mais. Interessante que 72% usam Sandisk, e a metade disso (35.7%) já teve problemas com a marca.




felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #83 Online: 19 de Setembro de 2018, 10:57:31
Foi sim. Pelo menos a SanDisk me mandou outro sem nenhuma dificuldade.
Usava ele direto... Nunca deu problema antes disso.
Daí em função desse problema fui testar todos os meus outros cartões e percebi lentidão na gravação de um outro, que a SanDisk trocou também.

Pelo menos isso: eu acho que todos os fabricantes sérios honram a garantia e mandam um cartão novo em caso de defeito, sem muitas perguntas. Algumas até oferecem ferramentas gratuitas de recuperação de dados.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #84 Online: 19 de Setembro de 2018, 10:58:56
Eu uso só cartões gigantões. Meu principal tem 128gb, tenho mais 4 de 64gb, além de dois de 32 que uso só pra coisas pessoais.
Mas eu faço isso por que tenho eventos que fico 2-3h fotografando quase sem tirar o olho do VF. A troca de cartão sempre acontece rapidamente.. é da câmera pro bolsinho de moedas e, no final do espetáculo, de volta pra case deles...

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #85 Online: 19 de Setembro de 2018, 11:00:50
:clap: :clap: :clap: Parabéns pela pesquisa, já dá pra ver resultados interessantes.

Felipe, acho que essas "estranhezas" que você encontrou na pesquisa é porque nem todos responderam integralmente...


MEIO OFF: Uma coisa que sempre preferi, mas hoje não estou fazendo mais, é usar cartões menores.

Não acho off, pois é uma medida de segurança pra minimizar problemas com cartões. Quando eu usava câmeras de 1 cartão só, todos meus cartões eram de 8GB ou menos. Só comecei a usar cartões maiores depois de pegar câmeras com 2 slots, agora todos os meus são de 32GB...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #86 Online: 19 de Setembro de 2018, 11:20:55


Felipe, acho que essas "estranhezas" que você encontrou na pesquisa é porque nem todos responderam integralmente...

Sim, mas avacalha a pesquisa...



Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #87 Online: 19 de Setembro de 2018, 11:25:36
Sim, mas avacalha a pesquisa...

Pois é...


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #88 Online: 19 de Setembro de 2018, 11:47:41
Eu não consegui criar uma pesquisa/enquete onde você coloca alguns "mistake proofing" ou lógicas para evitar que a pessoa que deu uma resposta em cima seja incoerente em outra lá embaixo.
E ainda tem a questão de interpretação de cada um (apesar de ter me esforçado para ter perguntas claras e com ausência de qualquer dubiedade).

Mas de forma geral, quanto mais pessoas responderem, mais real é o nosso universo e, considerando uma certa margem de erro, mesmo assim os resultados serão significativos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #89 Online: 19 de Setembro de 2018, 15:41:29
Muito bom!


Ficou mais do que clara a percepção de mercado.


1 Slot é voltar ao passado.



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

 :ponder: :ponder:

Com base na última pergunta? Explica aí pra gente.