Autor Tópico: Sigma 150-500 + D3200 (apanhando muito).  (Lida 9490 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #60 Online: 04 de Outubro de 2018, 16:44:24
Sim, Thales.
Acabei de ver um comparativo e é quase nada.
Hibreiro, aqui no condomínio eles já estão "sem vergonha" e quase não importam-se mais conosco.
Tem sempre muitos moradores correndo e fazendo caminhada e isso está sendo bom, pois está tornando-os mansos.
Agora mesmo, cheguei bem perto de um Pica-Pau. Só faltou "mão". Veja (poderia ficar bem melhor, com experiência e prática):
DSC_4329b by Guaracy Cardoso, no Flickr
Essa foto foi cropada? Achei o resultado satisfatório. Não deve ser fácil fotografar pássaros e ter aquele foco sempre cravadinho. Não sei o quanto você usou de pós nesse arquivo mas dá para recuperar bastante sombras com esse sensor. Minha dica para todos os usuários Nikon dos sensores de 24 MP ou mais (DX e FX) é fotografar com -1/3 ou até -2/3 EV pois dá para recuperar tranquilo nas sombras e você preserva bem as áreas mais claras.

PS.: Você pode postar essa foto em um tamanho maior aqui no fórum.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 04 de Outubro de 2018, 17:06:55
Cropei sim, Thales.
Muito pouquinho. Nem quis cropar até o pássaro ficar na linha vertical do terço esquerdo, para não cropar muito.
Pena que deletei o RAW.
Tratei pouco, conforme meu parco conhecimento de pós.
Tenho plena certeza de que alguém com mais experiência obteria um resultado bem melhor na pós.
Na próxima folga vou usar tua dica.
Hoje está muito escuro aqui. Só desci mesmo pela secura de estrear a lente.
 :ok:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #62 Online: 04 de Outubro de 2018, 18:57:24
Cropei sim, Thales.
Muito pouquinho. Nem quis cropar até o pássaro ficar na linha vertical do terço esquerdo, para não cropar muito.
Pena que deletei o RAW.
Tratei pouco, conforme meu parco conhecimento de pós.
Tenho plena certeza de que alguém com mais experiência obteria um resultado bem melhor na pós.
Na próxima folga vou usar tua dica.
Hoje está muito escuro aqui. Só desci mesmo pela secura de estrear a lente.
 :ok:
Não delete seus RAWs. Um dia você vai querer reeditar alguma foto ou dar uma conferida como era a performance de uma lente ou câmera específica. Falo por cagada própria. Só tenho RAW dos meus últimos 2 anos, eu acho.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 04 de Outubro de 2018, 20:27:50
 :ok:
Ok!
Valeu pela dica.
Um motivo que me ocorreu é que posso vir a aprender a editar decentemente e aí vou querer mexer em algumas antigas, né?
Vou criar uma partição no HD só para arquivar os RAWs.
Mais uma vez, obrigado.
Vocês são espetaculares.
 :clap:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #64 Online: 05 de Outubro de 2018, 08:30:09
Mudar da D7100 para a D7200 não tem ganhos significativos. Invista primeiro em lentes. Corpo fica para depois.

Olha, vou discordar...

Já tive a D7000 / D7100 / D7200. Para mim a D7100 foi a pior delas, um foco desastroso, e uma recuperação de altas luzes que parece piada.

Nesses dois pontos, comparar a D7100 com a D7200 é covardia, principalmente no foco.

Na minha opinião é sim um salto trocar a D7100 pela D7200.


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 05 de Outubro de 2018, 09:15:22
Olha, vou discordar...

Já tive a D7000 / D7100 / D7200. Para mim a D7100 foi a pior delas, um foco desastroso, e uma recuperação de altas luzes que parece piada.

Nesses dois pontos, comparar a D7100 com a D7200 é covardia, principalmente no foco.

Na minha opinião é sim um salto trocar a D7100 pela D7200.

É Dellano,
Se tu já as usou e tem essa visão, considero tembém.
Na verdade, na prática é outra coisa. Como só tenho a 7100, comparei pelos dados técnicos e, por estes, as diferenças são mínimas.
Mas se tua experiência com elas em mãos foi outra, principalmente acerca do foco que me interessa diretamente, pois meu uso é para pássaros, vou desfazer essa dúvida de uma vez por todas. Vou alugar uma 7200 e usar ambas com as mesmas lentes (Nikon 300 f:4 3 Sigma 150-500) e ver se a diferença justifica o up.
O negócio é parar de chover, para que eu consiga testar.
Conseguindo alugar ainda hoje, no final de semana posto aqui minhas impressões.
Obrigado a todos.
 :ok:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 05 de Outubro de 2018, 10:43:19
 :no:
Nada feito.
Fiz contato com o pessoal da Locacâmeras e eles não tem 7200 para locar.
 :no:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 07 de Outubro de 2018, 16:35:18
 :(
Amigos, de perto consigo algo satisfatório (vide foto abaixo).
De longe, de uns 20, 25 metros em diante, ainda não.
Esse filhote estava uns 5,5 metros de mim:
DSC_4788 by Guaracy Cardoso, no Flickr
Esse Papagaio estava no alto entre 16 e 17 metros de distância e já não ficou bom:
DSC_4635 by Guaracy Cardoso, no Flickr
Considerando que no filhote usei ISO 400 e no papagaio usei ISO 640, pergunto:
Será ruído do ISO mais elevado? (o que será uma grande decepção com a D7100, pois 640 é ainda baixo).
Ou, por outro lado, faltou mão (não usei tripé)? Estou conhecendo as lentes e pegando o jeito, para depois começar a usar o monopé e o tripé.
 :snack:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #68 Online: 08 de Outubro de 2018, 21:07:04
fiquei com a impressão de que o foco está nas folhas no plano anterior ao papagaio. Por isso a falta de nitidez.

Não há ruído perceptível na imagem postada no Flickr.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #69 Online: 09 de Outubro de 2018, 11:40:48
Eu já sou um pouco macaco velho com sistema de foco de DSLR mas mesmo assim esse final de semana resolvi fazer um teste e mudar minha forma de focar. O resultado foi impressionante. Acho que consegui taxa de algo por volta de 95% de foco cravado (a maioria das fotos eram retratos que teoricamente era até melhor usar AF-S) usando AF-C com D9 ou Automático na escolha dos pontos de foco a serem usados. Isso porque usei uma D610 que nem tem o foco assim essas maravilhas.

Tente experiementar outros métodos ou outras formas de focar os mesmos modos de foco. Você pode se surpreender com os resultados.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #70 Online: 09 de Outubro de 2018, 12:28:18
Eu já sou um pouco macaco velho com sistema de foco de DSLR mas mesmo assim esse final de semana resolvi fazer um teste e mudar minha forma de focar. O resultado foi impressionante. Acho que consegui taxa de algo por volta de 95% de foco cravado (a maioria das fotos eram retratos que teoricamente era até melhor usar AF-S) usando AF-C com D9 ou Automático na escolha dos pontos de foco a serem usados. Isso porque usei uma D610 que nem tem o foco assim essas maravilhas.

Tente experiementar outros métodos ou outras formas de focar os mesmos modos de foco. Você pode se surpreender com os resultados.

Faz sentido em aberturas grandes, a gente se move quando clica e a pessoa fotografada também.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 09 de Outubro de 2018, 20:33:38
fiquei com a impressão de que o foco está nas folhas no plano anterior ao papagaio. Por isso a falta de nitidez.

Não há ruído perceptível na imagem postada no Flickr.

Estava ventando um pouco no momento.
Pode ser que tenha sim (focado nas folhas no momento do click).
Obrigado pela observação.
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 09 de Outubro de 2018, 20:40:18
Eu já sou um pouco macaco velho com sistema de foco de DSLR mas mesmo assim esse final de semana resolvi fazer um teste e mudar minha forma de focar. O resultado foi impressionante. Acho que consegui taxa de algo por volta de 95% de foco cravado (a maioria das fotos eram retratos que teoricamente era até melhor usar AF-S) usando AF-C com D9 ou Automático na escolha dos pontos de foco a serem usados. Isso porque usei uma D610 que nem tem o foco assim essas maravilhas.

Tente experiementar outros métodos ou outras formas de focar os mesmos modos de foco. Você pode se surpreender com os resultados.

Muito interessante, Thales, você falar isso, pois hoje pela manhã andei lendo exatamente a mesma coisa.
Vou tentar AF-C e ver se melhoro.
Vou tentar de todas as formas possíveis.
Agora, uma coisa está começando a se desenhar: Pelo andar da carruagem, devo ficar com a Nikon 300 e dispensar a Sigma 150-500.
700gm mais leve, a câmera foca mais rapidamente com ela, posso usar um TC 1.4 que só perco um f stop, enfim, estou me sentindo melhor (me adaptando melhor) com a 300.
Vou folgar na quinta e, assim, terei (se não chover) quatro dias para brincar com ambas e também testar outras possibilidades de modos de foco.
Vou postando aqui as impressões e continuo contando com todos.
Vai ser bacana quando eu "chegar lá" (obter bons resultados) e lembrar de tudo isso e toda ajuda de vocês.
Espero ainda rir de tudo isso.
Vocês são espetaculares.
Obrigado.
 :worship:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 09 de Outubro de 2018, 20:43:36
Faz sentido em aberturas grandes, a gente se move quando clica e a pessoa fotografada também.

Perfeito.
Vou me policiar e tomar vergonha na cara e levar ao menos o monopé.
Essa do papagaio estava show para usar com o tripé (ele pousou e posou, aguardando eu fazer o click).
E o tripé e o monopé em casa a uns 300m de mim.
 :doh:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #74 Online: 09 de Outubro de 2018, 21:40:19
Soltei hoje no meu canal.

Talvez lhe ajude.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales