Autor Tópico: Sigma 150-500 + D3200 (apanhando muito).  (Lida 9325 vezes)

Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Setembro de 2018, 13:00:38
Senhores,
Na tentativa de não ga$tar mais de 6000 numa Fuji 100-400 (tenho a XT1 + 55-200) e querendo evoluir com passarinhos, comprei uma Sigma 150-500 zerada por 3000, para testar numa Nikon.
A idéia é comprar a D7100 ou D7200, mas um amigo me ofereceu uma D3200 com menos de 9K clicks na caixa com a 18-55, por 900 Reais e resolvi experimentar a Sigma nela, pensando num "prejuízo menor" caso não gostasse da lente.
Bem, em duas oportunidades de uso, ontem e hoje, não consegui resultado satisfatório.
Já aumentei para f:8, f:11 e nada.
Comecei com 1000 de velocidade e nada.
Limitei o ISO em 800 por achar que a 3200 não me atenderia usando mais do que isso (no caso, já pularia para 1600, não me dando opções entre esse intervalo).
Fiz fotos na mão e no tripé (desligando o OS).
Fiz com foco automático e manual, sendo que manualmente obtive resultado levemente melhor.
Vendo o vídeo do Thales, sobre regulagem fina do foco, resolvi procurar no menu da D3200 mas não encontrei.
Agora a dúvida: Será que essa lente não "casou" com a 3200 e seria necessário acertar o foco?
No RJ, onde levar para proceder esse ajuste?
De qualquer forma, vou tentar numa da família 7000 (será que vale a pena mexer na 3200 antes do Up?)
Uma amostra:
DSC_0097 by Guaracy Cardoso, no Flickr
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2018, 13:42:25
Tem alguma foto ai que o pássaro seja o primeiro plano?
Nessa foto que postou o foco esta visivelmente no tronco a frente do pássaro, e como apenas uma parte do pássaro esta visível, a câmera pode ter facilmente errado.

É notório o problema de foco das Sigmas, ainda mais em uma D3200 que não tem ajuste de foco, eu acho que você deveria testar no minimo em uma D7200, pois o sistema de foco dela é muito bom.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2018, 13:42:33
Guaracy, eu não tenho esse conjunto, não posso te ajudar nesse sentido, mas parece que o foco dessa foto está mais no galho que no sabiá, e não sei se é o tratamento, mas está realmente estranha. Tem outras fotos?


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2018, 14:06:58
Agradecendo as ajudas e postando mais algumas, conforme solicitado:
DSC_0096 by Guaracy Cardoso, no Flickr
DSC_0086 by Guaracy Cardoso, no Flickr
DSC_0129 by Guaracy Cardoso, no Flickr
DSC_0110 by Guaracy Cardoso, no Flickr
DSC_0011 by Guaracy Cardoso, no Flickr
« Última modificação: 16 de Setembro de 2018, 14:07:54 por Guaracy Cardoso »
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2018, 20:17:51
Amigos,
Lendo um review da lente no site do Ken Rockwell, ele diz exatamente isso:

"Precisão AF
AF sempre estava certo em cerca de 300mm.
Em 500mm, minha amostra se concentrou um pouco atrás do assunto.
Isso varia de acordo com sua amostra da lente e da câmera, e se houver algum problema, a maioria das câmeras agora tem ajustes manuais de ajuste fino."

Provavelmente, só terei êxito no foco com uma câmera que me propicie o ajuste fino do foco.
Vou para a linha 7000 mesmo.
Obrigado aos que me deram atenção.
Abraço à todos.
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Setembro de 2018, 07:31:28
As sigmas mais modernas tem ajuste de foco na lente o que evitaria a compra da D3200.

A Sigma que você adquiriu é boa, mas a 50-500 é melhor nessa série antiga da Sigma.

Eu teria comprado a Sigma Contemporary.

Não sei se a FOTEK aqui no Rio conseguiria calibrar esse seu conjunto e a D3200 é bem ruim de ISO.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #6 Online: 17 de Setembro de 2018, 09:09:27
As sigmas mais modernas tem ajuste de foco na lente o que evitaria a compra da D3200.

A Sigma que você adquiriu é boa, mas a 50-500 é melhor nessa série antiga da Sigma.

Eu teria comprado a Sigma Contemporary.

Não sei se a FOTEK aqui no Rio conseguiria calibrar esse seu conjunto e a D3200 é bem ruim de ISO.

Amigo, se fosse você compraria uma Tamron 150-600. Mas o corpo também é importante. Não uso Nikon, mas pelos testes que fiz na Tamron 150-600 G2 da Tamron, o melhor é sempre ter um corpo fullframe onde possa usar um ISO mais alto.

Sobre os problemas de foco, infelizmente continua sendo o ponto fraco da Sigma. Isso também acontece em lentes da Tokina, da Tamron, etc, mas problemas de autofoco pra frente ou pra trás, são alvo de reclamações constantes na Sigma, mesmo na linha mais top deles a Art.

Se vai usar lentes Sigma, esteja ciente que:
1. Usar ponto de foco central e recompor;
2. Tenha uma câmera com ajuste fino de foco;
3. Compre o Sigma DOC;
4. Se certifique de que a lente da Sigma em questão tenha suporte ao Sigma Doc.

Minha dica é testar essa mesma lente em pelo menos 2 corpos de câmeras diferentes.
Tenho minhas dúvidas se a série 3.000/5.000/7.000 da Nikon poderia te atender. Talvez uma Nikon D610 ou D750 fosse mais jogo.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Setembro de 2018, 09:28:36
Amigo, se fosse você compraria uma Tamron 150-600. Mas o corpo também é importante. Não uso Nikon, mas pelos testes que fiz na Tamron 150-600 G2 da Tamron, o melhor é sempre ter um corpo fullframe onde possa usar um ISO mais alto.

Sobre os problemas de foco, infelizmente continua sendo o ponto fraco da Sigma. Isso também acontece em lentes da Tokina, da Tamron, etc, mas problemas de autofoco pra frente ou pra trás, são alvo de reclamações constantes na Sigma, mesmo na linha mais top deles a Art.

Se vai usar lentes Sigma, esteja ciente que:
1. Usar ponto de foco central e recompor;
2. Tenha uma câmera com ajuste fino de foco;
3. Compre o Sigma DOC;
4. Se certifique de que a lente da Sigma em questão tenha suporte ao Sigma Doc.

Minha dica é testar essa mesma lente em pelo menos 2 corpos de câmeras diferentes.
Tenho minhas dúvidas se a série 3.000/5.000/7.000 da Nikon poderia te atender. Talvez uma Nikon D610 ou D750 fosse mais jogo.
Cara, essa lente que ele comprou é bem antiga, não dá nem pra comparar com as novas Sigma e a Tamron G2 embora seja ótima é bem mais cara.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 17 de Setembro de 2018, 11:12:54
Questão de foco envolve, basicamente, três variáveis importantes:
- Lente (velocidade, precisão e repetibilidade)
- Máquina (pontos de foco, modos de foco e confiabilidade da máquina)
- Fotógrafo (se sabe lidar e usar as variáveis acima)

É difícil falar se a questão é só lente ou só máquina. Eu já tive D3100 quando era muito cabaço. Depois acabei usando após alguns anos uma D3100 e no ano passado uma D3200 para uma sessão de fotos de amigos e fotografando o filho deles jogando bola e o resultado até que foi bom.
Essa lente está com cara de realmente precisar fazer micro ajuste de foco e isso é uma coisa que a D3200 não permite. Eu tentaria uma D7100 ou 7200 ou até mesmo uma D300 emprestada para fazer esses testes. Aliás, a D300 até ISO 800 é uma baita de uma câmera para esse tipo de foto que quer fazer.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Setembro de 2018, 11:58:02
As sigmas mais modernas tem ajuste de foco na lente o que evitaria a compra da D3200.

A Sigma que você adquiriu é boa, mas a 50-500 é melhor nessa série antiga da Sigma.

Eu teria comprado a Sigma Contemporary.

Não sei se a FOTEK aqui no Rio conseguiria calibrar esse seu conjunto e a D3200 é bem ruim de ISO.
Verdade.
Eu já botei a 3200 para venda e vou comprar uma 7200.
Não comprei a Contemporary porque estava uns 2000 mais cara e meu uso é extremamente amador, aqui no condomínio mesmo, onde faço as fotos.
Vou consultar a Fotek. Valeu a dica. (de qualquer forma, vou para a 7200, conforme me indicastes).
Obrigado por tudo.
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:01:41
Amigo, se fosse você compraria uma Tamron 150-600. Mas o corpo também é importante. Não uso Nikon, mas pelos testes que fiz na Tamron 150-600 G2 da Tamron, o melhor é sempre ter um corpo fullframe onde possa usar um ISO mais alto.

Sobre os problemas de foco, infelizmente continua sendo o ponto fraco da Sigma. Isso também acontece em lentes da Tokina, da Tamron, etc, mas problemas de autofoco pra frente ou pra trás, são alvo de reclamações constantes na Sigma, mesmo na linha mais top deles a Art.

Se vai usar lentes Sigma, esteja ciente que:
1. Usar ponto de foco central e recompor;
2. Tenha uma câmera com ajuste fino de foco;
3. Compre o Sigma DOC;
4. Se certifique de que a lente da Sigma em questão tenha suporte ao Sigma Doc.

Minha dica é testar essa mesma lente em pelo menos 2 corpos de câmeras diferentes.
Tenho minhas dúvidas se a série 3.000/5.000/7.000 da Nikon poderia te atender. Talvez uma Nikon D610 ou D750 fosse mais jogo.
1. tenho feito assim.
2. Vou comprar. Penso na 7200 (embora doido para "conhecer uma FF. Coisa de iniciante mesmo. rsrs)
3. Vou avaliar essa possibilidade.
4. Vou pesquisar e ver se tem.
A pessoa que me vendeu aconselhou muito uma FF para usar com essa lente. Ele disse cansou de testar e comparar e disse que os resultados são incomparáveis (melhores com a FF).
Obrigado pelas dicas.
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Setembro de 2018, 12:08:17
Questão de foco envolve, basicamente, três variáveis importantes:
- Lente (velocidade, precisão e repetibilidade)
- Máquina (pontos de foco, modos de foco e confiabilidade da máquina)
- Fotógrafo (se sabe lidar e usar as variáveis acima)

É difícil falar se a questão é só lente ou só máquina. Eu já tive D3100 quando era muito cabaço. Depois acabei usando após alguns anos uma D3100 e no ano passado uma D3200 para uma sessão de fotos de amigos e fotografando o filho deles jogando bola e o resultado até que foi bom.
Essa lente está com cara de realmente precisar fazer micro ajuste de foco e isso é uma coisa que a D3200 não permite. Eu tentaria uma D7100 ou 7200 ou até mesmo uma D300 emprestada para fazer esses testes. Aliás, a D300 até ISO 800 é uma baita de uma câmera para esse tipo de foto que quer fazer.
Oi Thales!
Pois é! Essa 3200 foi comprada apenas para ver se eu iria gostar da lente, para não gastar muito numa da linha 7000 agora, mas eu nunca poderia imaginar essa necessidade de ajuste no foco e muito menos que a 3200 não tinha.
Sim, claro, sou pato-novo e sei que metade dos problemas rolam pela inexperiência no tipo de fotografia. Espero que com o tempo eu melhore e obtenha resultados satisfatórios (considerando que é pura distração, para desestressar, já que meu trabalho é terrível e já estou há 28 anos nessa luta. Sistema prisional do RJ).
O cara que me vendeu disse que usava exatamente uma D300 com essa lente, muito embora tenha testado-a com uma D610 e me recomendado esta última.
A D300 seria um bom custo-benefício, Thales?
Obrigado pelas considerações.
Todos vocês são maravilhosos, sempre pacientes e prontos à ajudar.
Obrigado.
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 18 de Setembro de 2018, 00:51:16
Oi Thales!
Pois é! Essa 3200 foi comprada apenas para ver se eu iria gostar da lente, para não gastar muito numa da linha 7000 agora, mas eu nunca poderia imaginar essa necessidade de ajuste no foco e muito menos que a 3200 não tinha.
Sim, claro, sou pato-novo e sei que metade dos problemas rolam pela inexperiência no tipo de fotografia. Espero que com o tempo eu melhore e obtenha resultados satisfatórios (considerando que é pura distração, para desestressar, já que meu trabalho é terrível e já estou há 28 anos nessa luta. Sistema prisional do RJ).
O cara que me vendeu disse que usava exatamente uma D300 com essa lente, muito embora tenha testado-a com uma D610 e me recomendado esta última.
A D300 seria um bom custo-benefício, Thales?
Obrigado pelas considerações.
Todos vocês são maravilhosos, sempre pacientes e prontos à ajudar.
Obrigado.
Isso explica muito da preferência do antigo dono pela FF.

A D300 é uma câmera muito antiga, a D610 é bem mais recente, obviamente você terá uma diferença abissal entre uma e outra em qualidade de imagem.

Eu usava uma D5500 com minha Sigma atual, já conseguia ótimas imagens e um ISO bem superior, atualmente existe a D3400 que é muito boa e as irmãs maiores dela, só dar uma conferida.

A substituta da D300 foi a D7200 e atualmente temos a D500, esta última um monstro de câmera.


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 18 de Setembro de 2018, 08:51:54
Isso explica muito da preferência do antigo dono pela FF.

A D300 é uma câmera muito antiga, a D610 é bem mais recente, obviamente você terá uma diferença abissal entre uma e outra em qualidade de imagem.

Eu usava uma D5500 com minha Sigma atual, já conseguia ótimas imagens e um ISO bem superior, atualmente existe a D3400 que é muito boa e as irmãs maiores dela, só dar uma conferida.

A substituta da D300 foi a D7200 e atualmente temos a D500, esta última um monstro de câmera.

 :D
Acabei de comprar uma D7100 pelo ML (com 4111 clicks).
Até sexta-feira chega.
No sábado já terei chance de testar com a Sigma e postarei aqui as impressões.
De qualquer forma, a 7100 tem regulagem fina de foco e creio que não terei dificuldades (na parte técnica. rsrs). Na prática, só com o tempo e estudo. rsrs
Doravante, será como diz o ditado: "A prática leva à perfeição". Se é que existe perfeição nesse ramo. rsrs
Vou manter a XT1 com a Mamiya macro (daí a compra da mais barata. a 7100).
Todos vocês são espetaculares, ajudando com conhecimento e boa vontade.
Passar adiante o conhecimento adquirido ao longo de anos, às vezes décadas, para outrem, realmente é admirável. Parabéns.
Que Deus vos abençoe, sempre.
Muito obrigado.
"Até sábado!" (quando postarei o resultado da dupla (7100 + Sigma).
 :ok:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 18 de Setembro de 2018, 09:48:26
:D
Acabei de comprar uma D7100 pelo ML (com 4111 clicks).
Até sexta-feira chega.
No sábado já terei chance de testar com a Sigma e postarei aqui as impressões.
De qualquer forma, a 7100 tem regulagem fina de foco e creio que não terei dificuldades (na parte técnica. rsrs). Na prática, só com o tempo e estudo. rsrs
Doravante, será como diz o ditado: "A prática leva à perfeição". Se é que existe perfeição nesse ramo. rsrs
Vou manter a XT1 com a Mamiya macro (daí a compra da mais barata. a 7100).
Todos vocês são espetaculares, ajudando com conhecimento e boa vontade.
Passar adiante o conhecimento adquirido ao longo de anos, às vezes décadas, para outrem, realmente é admirável. Parabéns.
Que Deus vos abençoe, sempre.
Muito obrigado.
"Até sábado!" (quando postarei o resultado da dupla (7100 + Sigma).
 :ok:
Acredito que terá boas fotos com esse conjunto.