Autor Tópico: Nikon encerra atividades no Brasil  (Lida 7378 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #30 Online: 19 de Setembro de 2018, 13:41:35
Confesso que vejo uma noticia assim e fico preocupado. A questão é: mediante essa decisão vale a pena continuar comprando equipamento Nikon ou chegou o momento de migrar para Canon? O que vocês sinceramente acham?
Não muda nada, ainda mais para quem é amador/entusiasta/profissional como segunda profissão. Pelo contrário, é bom que as pessoas queiram migrar de máquina pois surgirá uma oferta maior de usados que cairá o preço para quem quer fazer um upgrade ou trocar de equipamento.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #31 Online: 19 de Setembro de 2018, 13:44:47
Você pode comprar ou mandar para manutenção equipamentos usados, sem problemas. A questão é que na buesta chamada Brasil, tem uma Receita Federal que pode te taxar abusivamente, por ser um equipamento usado. Sou usuário Canon e estou satisfeito com o marketing e relacionamento com os clientes que possuo com ela. Mas a verdade é que já faz bom tempo que a Nikon só dá mancada com o público brasileiro. Sony e Canon estão anos luz à frente aqui no Brasil e investem no pais, mesmo com todos os absurdos que há para uma empresa produzir aqui (altos impostos, infra estrutura nojenta, etc). Mesmo assim, se Canon e Sony estão por aqui é porque há lucro e mercado para isso. Porque a Nikon não pensou nisso?
Por que faltou gestão e visão por parte de quem estava por aqui gerenciando mas também deve ter tido alguma limitação dos japas na matriz. Em terra de cego quem tem um olho é rei e isso a Canon soube aproveitar de verdade. Eu cheguei a comprar a 50 1.8 STM no site da Canon em 10x e com preço justo (mais caro que o mercado paralelo mas muito próximo).
Aí começa a ter um círculo virtuoso pois eles colocam baixas margens mas começam a ter volume que puxa para mais promoções, mais volume, etc....
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #32 Online: 19 de Setembro de 2018, 15:43:11
Alguém sabe me dizer se em Cuba o mercado de DSLR é bem "servido"? Tem Canon, Nikon, Sony, etc?

Ou seja, conforme-se que aqui é ruim, mas tem gente pior? Aí acho que seria muita síndrome de vira-lata para nós.

Como iniciamos a conversa, é questão de se estar confortável com o risco. Se houver algum defeito maior numa câmera de qualquer marca que não tenha representação no Brasil, já era. Quem compra do mercado informal já assumiu o risco. Então, beleza, segue a vida, quem nunca fez isso?

Mas eu não faço justificativa para marcas não. Se eles querem minha grana, prefiro entregar a quem dá respaldo.

Se a fotografia fosse minha única fonte de renda, por exemplo, eu pensaria duas vezes em comprar um produto para o qual não tem garantia de fábrica no Brasil.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 19 de Setembro de 2018, 16:03:16
Por que faltou gestão e visão por parte de quem estava por aqui gerenciando mas também deve ter tido alguma limitação dos japas na matriz. Em terra de cego quem tem um olho é rei e isso a Canon soube aproveitar de verdade. Eu cheguei a comprar a 50 1.8 STM no site da Canon em 10x e com preço justo (mais caro que o mercado paralelo mas muito próximo).
Aí começa a ter um círculo virtuoso pois eles colocam baixas margens mas começam a ter volume que puxa para mais promoções, mais volume, etc....
Ou então é porque a Nikon tem dificuldade de fabricar equipamentos na quantidade que o mundo precisa, não consegue atender a demanda. Ela depende dos sensores que a Sony fabrica, muito provavelmente ela tem um contrato com a Sony já com quantidades estipuladas, a Sony se reserva a não entregar nada mais além do combinado, e se fica sem o sensor pra montar as câmeras, produz em quantidade que não atende a demanda.

Eu acho melhor a Nikon deixar os mercados de que são um lixo (como o Brasil), e se concentrar nos mercados mais interessantes, reestruturar a marca, os produtos e torna-la super gigante novamente, e independente tecnologicamente, como fora no passado.
Conhecimento importa mais que equipamento.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #34 Online: 19 de Setembro de 2018, 16:27:16
Ou então é porque a Nikon tem dificuldade de fabricar equipamentos na quantidade que o mundo precisa, não consegue atender a demanda. Ela depende dos sensores que a Sony fabrica, muito provavelmente ela tem um contrato com a Sony já com quantidades estipuladas, a Sony se reserva a não entregar nada mais além do combinado, e se fica sem o sensor pra montar as câmeras, produz em quantidade que não atende a demanda.

Eu acho melhor a Nikon deixar os mercados de que são um lixo (como o Brasil), e se concentrar nos mercados mais interessantes, reestruturar a marca, os produtos e torna-la super gigante novamente, e independente tecnologicamente, como fora no passado.

É uma possibilidade bem real. Em termos de negócios, a Nikon é bem menor que a Canon e a Sony e talvez até seja uma estratégia inteligente de negócios reduzir a atuação para concentrar aonde tem mais retorno.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #35 Online: 19 de Setembro de 2018, 16:44:33
Apenas para contribuição e informação a quem possa interessar, eu enviei um email para a Nikon a fim de saber como proceder em caso de algum defeito ou avaria do meu equipamento ( desde sempre sem garantia ), eis a resposta:

Resposta da Luis S.
Raphael,
Boa tarde!

Como parte de sua reestruturação global, a Nikon viu a necessidade de encerrar suas atividades no Brasil em 2018. Essa reestruturação está sendo realizada em diferentes áreas e mercados, com o intuito de fortificar suas bases mundiais para um crescimento sustentável a médio e longo prazo.
 
Sendo assim, não existe mais assistência técnica autorizada Nikon no Brasil, portanto não podemos recomendar uma assistência no Brasil. Para suporte técnico, recomendamos que você entre em contato com a equipe de Nikon nos Estados Unidos. Veja no site como entrar em contato https://www.nikonusa.com/en/index.page
 
Tanto o transporte do produto, sua retirada após a análise e eventuais custos de reparos ou alfandegários são de responsabilidade exclusiva do consumidor, bem como os ônus e despesas deles decorrentes.
 
Atenciosamente,
Nikon do Brasil




Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 19 de Setembro de 2018, 16:48:30
Apenas para contribuição e informação a quem possa interessar, eu enviei um email para a Nikon a fim de saber como proceder em caso de algum defeito ou avaria do meu equipamento ( desde sempre sem garantia ), eis a resposta:

Resposta da Luis S.
Raphael,
Boa tarde!

Como parte de sua reestruturação global, a Nikon viu a necessidade de encerrar suas atividades no Brasil em 2018. Essa reestruturação está sendo realizada em diferentes áreas e mercados, com o intuito de fortificar suas bases mundiais para um crescimento sustentável a médio e longo prazo.
 
Sendo assim, não existe mais assistência técnica autorizada Nikon no Brasil, portanto não podemos recomendar uma assistência no Brasil. Para suporte técnico, recomendamos que você entre em contato com a equipe de Nikon nos Estados Unidos. Veja no site como entrar em contato https://www.nikonusa.com/en/index.page
 
Tanto o transporte do produto, sua retirada após a análise e eventuais custos de reparos ou alfandegários são de responsabilidade exclusiva do consumidor, bem como os ônus e despesas deles decorrentes.
 
Atenciosamente,
Nikon do Brasil

É a mesma coisa que aconteceu com a Leica (que falei acima).

Mas se comprou no BR com NF, sendo que a Nikon declarava que dava garantia no BR qd vc comprou, ai da samba, garantia, justiça, advogado etc e tal...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #37 Online: 19 de Setembro de 2018, 16:50:15
Mas se comprou no BR com NF, sendo que a Nikon declarava que dava garantia no BR qd vc comprou, ai da samba, garantia, justiça, advogado etc e tal...

O que não é o meu caso.... :D


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 19 de Setembro de 2018, 17:11:37
Conhecimento importa mais que equipamento.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 19 de Setembro de 2018, 19:53:07
Empresa... Divergencias....Disputas internas.

O cliente nao sabera nunca o que rola. Nao deve ser mole.


LUCIANON

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 423
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 25 de Setembro de 2018, 00:37:46
No passado tinha a TTanaka, para assistência em garantia, hoje nada!
@lucianosoares.foto


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.040
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 25 de Setembro de 2018, 10:12:36
Mas a T. Tanaka continua atendendo, ou não?

Enfim, de imediato dá pra chegar a algumas conclusões práticas:

- Se vc compra um produto Nikon que está no estoque de algum lojista, com nota e etc., alguém tem que cobrir a garantia legal. Seja a T. Tanaka ou alguma outra empresa. Ok. Daí, passou a garantia (3 meses, mas que normalmente dão 9 meses a mais "de presente"), azar.

- Se vc compra o equipamento fora do Brasil, e registra esse equipamento na entrada na alfândega, tem como enviá-lo ao exterior para reparos. Tem formulário pra isso nos Correios, para que ele não seja taxado na hora de voltar ao país. Eu já mandei uma Gopro pra conserto no exterior, e, por mais que seja algo demorado, me custou muito menos (só o envio ao exterior) do que mandar arrumar aqui...

IMHO a Nikon vai falir ou mudar muito nos próximos 5 anos. Essas Z6/Z7 serão a pá de cal na empresa (investimento que não se pagará, resultando em mais perdas, fazendo os donos endoidarem... enfim). Se eu tivesse equipamento deles e usasse profissionalmente, venderia enquanto valem alguma coisa, mesmo que eu morasse e trabalhasse nos EUA ou Djapón - mas isso é apenas a minha opinião.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2018, 10:13:08 por lsd »


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #42 Online: 25 de Setembro de 2018, 10:22:56
Mas a T. Tanaka continua atendendo, ou não?

Enfim, de imediato dá pra chegar a algumas conclusões práticas:

- Se vc compra um produto Nikon que está no estoque de algum lojista, com nota e etc., alguém tem que cobrir a garantia legal. Seja a T. Tanaka ou alguma outra empresa. Ok. Daí, passou a garantia (3 meses, mas que normalmente dão 9 meses a mais "de presente"), azar.

- Se vc compra o equipamento fora do Brasil, e registra esse equipamento na entrada na alfândega, tem como enviá-lo ao exterior para reparos. Tem formulário pra isso nos Correios, para que ele não seja taxado na hora de voltar ao país. Eu já mandei uma Gopro pra conserto no exterior, e, por mais que seja algo demorado, me custou muito menos (só o envio ao exterior) do que mandar arrumar aqui...

IMHO a Nikon vai falir ou mudar muito nos próximos 5 anos. Essas Z6/Z7 serão a pá de cal na empresa (investimento que não se pagará, resultando em mais perdas, fazendo os donos endoidarem... enfim). Se eu tivesse equipamento deles e usasse profissionalmente, venderia enquanto valem alguma coisa, mesmo que eu morasse e trabalhasse nos EUA ou Djapón - mas isso é apenas a minha opinião.

Quanto à garantia, #RIP. O mais engraçado no fórum do DPreview é o pessoal lembrou bem que a Nikon mantém presença em quase todos os países da América Latina. Mesmo quando não faz diretamente, tem empresas cadastradas para fazê-lo.

Quanto à Nikon em si, pois é. Minha opinião é diferente, mas eu acho que a reestruturação ainda vai ser meio custosa para a empresa, mas eu achei o lançamento da linha Z muito bom, ao contrário da sua interpretação, acho que pode ser a salvação da marca.

Claro, a Nikon é uma marca menor que Sony, Panasonic e Canon, e só por isso ela tem que escolher melhor aonde faz os investimentos, mas tem solução.
Canon 5D MK III - Sony A7III


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.040
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 25 de Setembro de 2018, 10:38:16
Quanto à garantia, #RIP. O mais engraçado no fórum do DPreview é o pessoal lembrou bem que a Nikon mantém presença em quase todos os países da América Latina. Mesmo quando não faz diretamente, tem empresas cadastradas para fazê-lo.

Quanto à Nikon em si, pois é. Minha opinião é diferente, mas eu acho que a reestruturação ainda vai ser meio custosa para a empresa, mas eu achei o lançamento da linha Z muito bom, ao contrário da sua interpretação, acho que pode ser a salvação da marca.

Claro, a Nikon é uma marca menor que Sony, Panasonic e Canon, e só por isso ela tem que escolher melhor aonde faz os investimentos, mas tem solução.
Então, na América Latrina, eles (Nikon) estão apenas no México.

Nos demais países (poucos - Argentina, Bolivia, Chile, Peru e Uruguai) é uma representação feita pela Udenio http://www.udenio.com que inclusive atuou no Brasil anos atrás.

Ah, tem representante deles na Colombia, mas ai eu acho que é um caso a parte - muito colombiano compra equipamento no Panamá... aliás, notem que não existe Nikon no Panama, que coisa...

Eu procurei números e não achei, mas, sempre me deu a impressão que se vende muito pouco equipamento deles na América Latina - tirando o Brasil.

Em termos de negócio, a Nikon precisaria ter se fortalecido como fornecedor de câmeras para vídeo... agora já foi, caso permaneça como fabricante, será de menor volume, como uma Sigma/Pentax, atrás da Olympus inclusive. Talvez dêem mais foco a outras áreas, como medicina. Para o usuário, talvez ver essa perspectiva seja relevante quanto a decidir sobre investimento no equipamento de trabalho (ou hobby, conforme o caso).


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 25 de Setembro de 2018, 10:46:37
O que eu sonho era poder comprar equipamentos com preço decente e com garantia de no mínimo 1 ano (com nf).  :o

Sendo Nikon, Canon, Sony ou seja lá qual for.