Autor Tópico: Canon T6 ou T5i: qual tem melhor qualidade de imagem ?  (Lida 5555 vezes)

maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Setembro de 2018, 15:25:07
Foristas mais experientes,

Resolvi criar este tópico porque a minha dúvida é bem específica. Ao comparar os 2 modelos no DPREVIEW (link abaixo):

https://www.dpreview.com/products/compare/side-by-side?products=canon_eos1300d&products=canon_eos700d

percebe-se que a T6 usa o processador de imagem Digic 4+ e a T5i usa o Digic 5.

Tenho uma SAMSUNG NX3000 com a lente 16-50 do kit há 4 anos, mas diferente do que muitos estão fazendo hoje em dia, pretendo migar e passar algum tempo no mundo DSLR.

Objetivo da minha fotografia: amadora, uso geral, com uma ligeira tendência para fotografia de paisagens.

Seguem as dúvidas:

1ª) Qual aspecto técnico concorre mais para a qualidade da imagem: o processador, o sensor ou a junção de ambos ?

2ª) Mesmo a T5i possuindo o Digic 5, o sensor da T6, sendo mais atual, é um fator mais determinante para a qualidade final da imagem (me refiro a JPEG direto da câmera, sou amador e não fotografo em RAW) ?

3ª) Qual das duas tem melhor qualidade de imagem ? E em ISOs altos, qual se sai melhor?

Ficarei muito grato com quais respostas que me forem enviadas.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2018, 15:39:47
Em termos de qualidade de imagem elas são a mesma coisa.

O que as difere são características de usabilidade. Por exemplo, o LCD articulado da t5i, algumas opções a mais presentes no menu da t5i, entrada de microfone, etc e tal.

No geral a T6 é mais básica e tem menos recursos, procure por essas diferenças para saber se alguma é relevante pro seu uso. Mas se quiser só qualidade de imagem, da no mesmo... Ambas usam o mesmo sensor que foi lançado na t2i em 2010... Se tiver diferença vai ser praticamente imperceptivel.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2018, 15:42:12 por Di Torres »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2018, 08:26:26

Seguem as dúvidas:

1ª)[/b] Qual aspecto técnico concorre mais para a qualidade da imagem: o processador, o sensor ou a junção de ambos ?
Para Raw - o Sensor. Para JPG - Sensor + Processador.

2ª)Mesmo a T5i possuindo o Digic 5, o sensor da T6, sendo mais atual, é um fator mais determinante para a qualidade final da imagem (me refiro a JPEG direto da câmera, sou amador e não fotografo em RAW) ?
Não. A diferença é irrisória.

3ª) Qual das duas tem melhor qualidade de imagem ? E em ISOs altos, qual se sai melhor?
Em ambos as casos a T5i. A T6, mesmo sendo mais atual, é uma versão mais econômica da série I. Não há comparação. Mas note: a diferença, na prática, é irrisória quando falamos de fotografia. Em ambas as câmeras, ISOs aceitáveis até 800, ou em alguns casos, 1600. Em ISOS acima de 1600, a T5i se sai um pouco melhor. Mas repito, são câmeras mais básicas e excelentes câmeras. Ambas são tão parecidas na fotografia que, sinceramente, não vale a pena comparar, compre qualquer uma delas e seja feliz!

*PS: agora falando em termos de recursos, a T5i é claramente superior, principalmente para vídeos, tela giratória, tela touch, etc.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2018, 08:06:54
Como já responderam, entra as duas vai de T5i.

Eu faria um esforço e iria pra 80D mais lente do kit 18-135 nano usm.


markusslima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Setembro de 2018, 08:25:10
Citar
Tenho uma SAMSUNG NX3000 com a lente 16-50 do kit há 4 anos, mas diferente do que muitos estão fazendo hoje em dia, pretendo migar e passar algum tempo no mundo DSLR.
Mais um com uma NX3000 pra me fazer companhia.
Eu estou a procura de uma nova câmera também mas, entre essas duas câmeras eu iria na T5i. A T6 usa o mesmo sensor da t5i com menos recursos
e sem o LCD articulado. Faixa de preço não difere muito. T5i seria a melhor escolha.

Samsung NX3000 + 30mm F2


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 19 de Setembro de 2018, 08:36:01
Seguem as dúvidas:

1ª)[/b] Qual aspecto técnico concorre mais para a qualidade da imagem: o processador, o sensor ou a junção de ambos ?
Para Raw - o Sensor. Para JPG - Sensor + Processador.

2ª)Mesmo a T5i possuindo o Digic 5, o sensor da T6, sendo mais atual, é um fator mais determinante para a qualidade final da imagem (me refiro a JPEG direto da câmera, sou amador e não fotografo em RAW) ?
Não. A diferença é irrisória.

3ª) Qual das duas tem melhor qualidade de imagem ? E em ISOs altos, qual se sai melhor?
Em ambos as casos a T5i. A T6, mesmo sendo mais atual, é uma versão mais econômica da série I. Não há comparação. Mas note: a diferença, na prática, é irrisória quando falamos de fotografia. Em ambas as câmeras, ISOs aceitáveis até 800, ou em alguns casos, 1600. Em ISOS acima de 1600, a T5i se sai um pouco melhor. Mas repito, são câmeras mais básicas e excelentes câmeras. Ambas são tão parecidas na fotografia que, sinceramente, não vale a pena comparar, compre qualquer uma delas e seja feliz!

*PS: agora falando em termos de recursos, a T5i é claramente superior, principalmente para vídeos, tela giratória, tela touch, etc.
Excelente resposta. Concordo 200%.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Setembro de 2018, 13:46:40
Seguem as dúvidas:

1ª)[/b] Qual aspecto técnico concorre mais para a qualidade da imagem: o processador, o sensor ou a junção de ambos ?
Para Raw - o Sensor. Para JPG - Sensor + Processador.

2ª)Mesmo a T5i possuindo o Digic 5, o sensor da T6, sendo mais atual, é um fator mais determinante para a qualidade final da imagem (me refiro a JPEG direto da câmera, sou amador e não fotografo em RAW) ?
Não. A diferença é irrisória.

3ª) Qual das duas tem melhor qualidade de imagem ? E em ISOs altos, qual se sai melhor?
Em ambos as casos a T5i. A T6, mesmo sendo mais atual, é uma versão mais econômica da série I. Não há comparação. Mas note: a diferença, na prática, é irrisória quando falamos de fotografia. Em ambas as câmeras, ISOs aceitáveis até 800, ou em alguns casos, 1600. Em ISOS acima de 1600, a T5i se sai um pouco melhor. Mas repito, são câmeras mais básicas e excelentes câmeras. Ambas são tão parecidas na fotografia que, sinceramente, não vale a pena comparar, compre qualquer uma delas e seja feliz!

*PS: agora falando em termos de recursos, a T5i é claramente superior, principalmente para vídeos, tela giratória, tela touch, etc.

cheferson, sua resposta foi bastante minuciosa, detalhada. Muito obrigado pelo tempo que tomei de você para elaborá-la.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Setembro de 2018, 13:48:15
Como já responderam, entra as duas vai de T5i.

Eu faria um esforço e iria pra 80D mais lente do kit 18-135 nano usm.

Qual seria um preço limite justo para aquisição de uma 80D usada com lente 18-55 STM ?
Lentes adicionais teriam que vir posteriormente.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 20 de Setembro de 2018, 12:20:21
cheferson, sua resposta foi bastante minuciosa, detalhada. Muito obrigado pelo tempo que tomei de você para elaborá-la.
Disponha amigo!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 20 de Setembro de 2018, 12:26:34
Qual seria um preço limite justo para aquisição de uma 80D usada com lente 18-55 STM ?
Lentes adicionais teriam que vir posteriormente.

Uma 80D nova está em torno de R$ 4.500,00 no Mercadolivre.
Uma lente 18-55 você consegue usada ou seminova por 200 reais.

Usada você encontra por R$ 3.500,00 em média.
É, com certeza, uma câmera bem mais cara ,
mas muito melhor em todos os aspectos que a série Rebel.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 21 de Setembro de 2018, 12:17:57
Qual seria um preço limite justo para aquisição de uma 80D usada com lente 18-55 STM ?
Lentes adicionais teriam que vir posteriormente.

Esquece a 18-55, pega com a 18-135  nano usm, aqui com 6 meses de garantia, a 80D mais a 18-135 nano usm  custa entre 850 a 900 dólares.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2018, 12:19:26 por Marcio WH »


sschuckk

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #11 Online: 21 de Setembro de 2018, 14:44:17
Esquece a 18-55, pega com a 18-135  nano usm, aqui com 6 meses de garantia, a 80D mais a 18-135 nano usm  custa entre 850 a 900 dólares.
Aqui onde? Tbm quero uma 80D

Enviado de meu ASUS_T00J usando o Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 21 de Setembro de 2018, 15:09:00
Aqui onde? Tbm quero uma 80D

Enviado de meu ASUS_T00J usando o Tapatalk

Ele mora em Portugal.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Setembro de 2018, 12:52:15
Esquece a 18-55, pega com a 18-135  nano usm, aqui com 6 meses de garantia, a 80D mais a 18-135 nano usm  custa entre 850 a 900 dólares.

Agradeço-lhe pela dica, mas uma 80D, ainda que seja para comprar usada no Brasil, estaria fora de cogitação para mim.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 25 de Setembro de 2018, 12:55:09
Em face dos seguintes motivos:

1º) Crise financeira do país
2º) Viajarei para Gramado agora dia 06/11, e tudo lá é muito caro
3º) Questão custo x benefício

Vou estabelecer o meu orçamento para essa DSLR de entrada em no máximo R$3.000,00.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo