Autor Tópico: Fotografia Circular  (Lida 1277 vezes)

rafaelfloraramos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 17 de Setembro de 2018, 23:08:11
Dúvida] Compra de equipamento

Por favor, alguém poderia me ajudar com essa questão técnica? Não sou expert em fotografia.

Eu sou biólogo e irei quantificar a quantidade de luz que passa pela copa de árvores a partir de fotografias 180º, como no exemplo no link abaixo. É fundamental que a fotografia seja um circulo completo, sem cortes nas laterais.

Daí eu gostaria de saber se eu conseguirei tirar fotos com as características citadas usando uma câmera DSLR de entrada (Canon ou Nikon) mais uma lente fisheye circular (no caso, uma Sgma 8mm F/3.5 Ex Dg) ou será necessário uma câmera Full Frame?

https://stormwise.uconn.edu/wp-content/uploads/sites/1508/2017/01/2.png

Agradeço a atenção


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2018, 23:53:00
Colega, posso estar completamente enganado, mas acho que essa foto foi tirada com uma fisheye APS-C acoplada em uma Full Frame.

Enviado de meu XT1650 usando o Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2018, 14:42:28
Olhando os dados desta lente, ela cobre 180 graus, e parece cobrir o sensor exatamente da maneira que vc quer. Por ser uma lente DG, ela é feita para sensores pequenos como os das DSLR de entrada. Tenho 99.9% de certeza que vai te servir.

De curiosidade, como você pretende medir a quantidade de luz? A câmera que vc vai usar teria, a princípio, que poder fazer a fotometria do quadro inteiro. Não são todas que permitem isso.


rafaelfloraramos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #3 Online: 18 de Setembro de 2018, 15:05:26
Obrigado lcmartinez.j e felipemendes

Eu realmente não entendo muito sobre essas conversões. Se eu entendi bem, segundo esse link https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=65597.0 , com uma lente de 8mm eu conseguiria o efeito desejado com uma câmera de entrada, correto? Eu estou bem inseguro com a compra do equipamento, pois é um investimento grande....

A quantificação se dá de maneira indireta com o processamento da imagem. Eu tenho um software que quantifica a quantidade de céu aberto na fotografia e com as coordenadas geográficas e direção norte-sul da fotografia eu consigo determinar o caminho do sol pelo céu ao longo do dia e a quantidade de luz direta que chegaria naquele determinado ponto


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2018, 16:40:59
Obrigado lcmartinez.j e felipemendes

Eu realmente não entendo muito sobre essas conversões. Se eu entendi bem, segundo esse link https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=65597.0 , com uma lente de 8mm eu conseguiria o efeito desejado com uma câmera de entrada, correto? Eu estou bem inseguro com a compra do equipamento, pois é um investimento grande....

A quantificação se dá de maneira indireta com o processamento da imagem. Eu tenho um software que quantifica a quantidade de céu aberto na fotografia e com as coordenadas geográficas e direção norte-sul da fotografia eu consigo determinar o caminho do sol pelo céu ao longo do dia e a quantidade de luz direta que chegaria naquele determinado ponto

Era o que eu imaginava. No seu caso, então, vc consegue fazer isso da maneira simples, que é como você descreve, usando uma única lente, único disparo pra cima, depois processando a imagem direto no seu software. Essa lente que vc sugeriu doz que cobre 180 graus; só atente pro fato que o sensor da Canon é um pouco menor que o Nikon; pode ser que o ângulo seja um pouquinho menor.

A outra maneira exige um pouco mais de método, mas a vantagem é que pode custar muito menos. Você pode montar panoramas do céu a partir de várias fotos:


Com um pouco de geometria e algumas marcas no mecanismo de inclinação do tripé, acho que vc consegue fotos no enquadramento ideal, com a lente que vc tiver.

Daí, tem que montar o panorama e colocar a imagem resultante no seu programa.

Finalmente, note que estes dois métodos não são intercambiáveis, por causa das diferentes distorções da imagem causadas pela fisheye e pela montagem de panorama.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2018, 16:46:50 por felipemendes »


rafaelfloraramos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2018, 19:11:30
Entendi. Eu estou buscando essa combinação câmera+lente justamente para concentrar toda a informação que preciso em uma única foto hehehe

Um colega aconselhou a buscar uma lente fisheye circular Sigma própria para câmeras APS-C.  Talvez o preço no Brasil não compense. Vou pesquisar.

De qualquer forma, agradeço a ajuda