Autor Tópico: Fotografia Esportiva  (Lida 3075 vezes)

khallilquaresma

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
  • Eterno aprendiz!
Online: 21 de Setembro de 2018, 12:57:49
De acordo com experiências e opiniões próprias, qual melhor objetiva para capturar/fazer fotos esportivas? Por quê?


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2018, 20:38:39
Genérica demais essa pergunta. Qual esporte? Qual situação (ginásio, ar livre, de dia, de noite)? Qual o posicionamento (platéia, livre acesso, etc)?
Isso porque se pegar como exemplo futebol: Você pode usar uma 500 f/4 ou uma 15mm fisheye.
Depende se a câmera estará na lateral do campo ou atrás do gol. E por aí vai... Até saber se a câmera é Full frame ou cropada tem influência na decisão.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2018, 20:40:28 por Guto Marc »
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2018, 12:47:46
E antes de qualquer coisa... Qual seu equipamento?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2018, 17:23:16
Bem vindo ao fórum Khallil!!!

Funciona assim,

Depende da distancia entre o esportista e você, se for muito longe tipo campo de futebol, pista de corrida de carros/motos, etc... precisa de um comprimento focal maior.
Depende tbm da iluminação, se for durante o dia, em local bem iluminado é uma coisa, mas se for a noite ou em locais fechados e mau iluminados já muda um pouco a questão da abertura tbm. O preço das objetivas está diretamente ligado à abertura, quanto mais clara, mais cara!!!
Depende tbm do tipo de equipamento, pois alguns modelos de câmera tem o sensor cropado, isso faz com que o enquadramento da cena seja diferente.

Explica melhor ai pra galera te ajudar, ok????


Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 24 de Setembro de 2018, 09:24:46
De acordo com experiências e opiniões próprias, qual melhor objetiva para capturar/fazer fotos esportivas? Por quê?

Nao tem a melhor. Em termos gerais, nao sendo lenta para focar, pode ser qualquer lente que vai depender do tipo de esporte, distancia e camera.


khallilquaresma

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
  • Eterno aprendiz!
Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2018, 09:30:19
E antes de qualquer coisa... Qual seu equipamento?
O meu é Reflex Canon EOS 4000D, ela já veio com uma objetiva 18-55 mm, porém só ia servir se fizesse as fotos entro d'água, mas não é a situação, até porque não tenho a caixa estanque, estou pesquisando até, mas não achei.


khallilquaresma

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
  • Eterno aprendiz!
Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2018, 09:32:15
Minha intenção é fotografar esportes aquáticos, de longa distância, poderia utilizar uma 70/300 mais especificamente (focado no que quero) ou uma mais versátil como uma  18/200, correto?


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2018, 09:35:29
Minha intenção é fotografar esportes aquáticos, de longa distância, poderia utilizar uma 70/300 mais especificamente (focado no que quero) ou uma mais versátil como uma  18/200, correto?
Acho que a 18-200 não te serve... Eu iria de 70-300 ou 70-200 e talvez até adicionando um tele-converter aí.
Você irá entrar na água? Pensa em caixa estanque?


khallilquaresma

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
  • Eterno aprendiz!
Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2018, 09:54:36
Acho que a 18-200 não te serve... Eu iria de 70-300 ou 70-200 e talvez até adicionando um tele-converter aí.
Você irá entrar na água? Pensa em caixa estanque?
Então.. minha intenção é futuramente ter uma caixa estanque, mas não estou podendo investir na caixa no momento, e além do mais, não estou achando uma caixa que servisse para o modelo da minha cam... No momento, só vou fotografar fora d'água


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2018, 10:00:30
Então.. minha intenção é futuramente ter uma caixa estanque, mas não estou podendo investir na caixa no momento, e além do mais, não estou achando uma caixa que servisse para o modelo da minha cam... No momento, só vou fotografar fora d'água
http://www.outex.com/
Conhecimento importa mais que equipamento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2018, 10:02:41
Então.. minha intenção é futuramente ter uma caixa estanque, mas não estou podendo investir na caixa no momento, e além do mais, não estou achando uma caixa que servisse para o modelo da minha cam... No momento, só vou fotografar fora d'água
Então esqueça lentes GAs.. Foque nas tele  :ok:


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2018, 14:19:30
Para esportes aquáticos duas coisas são fundamentais : velocidade de foco e comprimento focal.
Normalmente 200mm é pouco, principalmente em surf se a arrebentação estiver mais longe. Uma lente na faixa de 400-500mm é mais recomendável para conseguir enquadrar corretamente sem precisar depois ficar cropando na pós produção. Uma 100-400 da Canon é uma boa opção pela velocidade, mas é uma lente cara.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Outubro de 2018, 20:55:47
http://www.outex.com/

Há tempos atrás, adquiri do Roberto um kit para a 5D.

Tenho ele até hoje.

Em outras ocasiões, usei em Rebel, e continuava funcional.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 08 de Outubro de 2018, 08:10:12
http://www.outex.com/

Já mergulhei várias vezes com o pessoal da SealPro (antiga Croma, mergulhei com o dono e com o engenheiro). Produto de alta qualidade.
http://www.sealpro.com.br/

Sobre lentes, o pessoal já falou tudo. Lentes de comprimento focal ideal (não sei o que vc quer fotografar) e foco rápido. Ou usa pré-foco manual, que é mais arriscado, mas pode usar qualquer lente.


khallilquaresma

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
  • Eterno aprendiz!
Resposta #14 Online: 21 de Maio de 2019, 09:53:39
Minha intenção como já havia dito é registrar, surf, kite, vela (a depender da distância), e futuramente, uma caixa estanque (que no momento ainda esta fora do meu orçamento). Muita gente fica entre as 70-300 e a 75-300 (objetivas para meu objetivo, à custo benefício), e tem quem aconselhe também uma 55-200..