Autor Tópico: Troca de câmera  (Lida 3866 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #15 Online: 26 de Setembro de 2018, 11:02:11
É minha primeira DSLR, mas posso te dizer que "até onde o ruído é suportável" é algo bem pessoal, além de que a percepção de ruído também dependerá do tamanho de visualização da imagem e da foto que você estará fazendo. O ruído é mais aparente em regiões mais escuras. Eu não fico infeliz ao fazer fotos em 6400 de ISO, faço sem medo (pois ainda não trabalho profissionalmente com fotos, e as fotos que faço em geral eu não disponibilizo em tamanho real. Edito, elimino um pouco do ruído, salvo em resolução mais baixa, para Facebook ou Instagram). Em ISO 12800 eu já começo a pensar em diminuir velocidade de obturação para deixar o ISO em 6400, mesmo que a mão de alguém saia um pouco tremida caso esteja se mexendo ao falar (o rosto é que não pode sair tremido nem a pau). Ainda em 6400 o ruído não é bem perceptível nas imagens para Instagram, mas caso queira fazer impressão em poster, ou em resolução alta na internet creio que já vai te incomodar bastante.

DICA DE OURO: Pode ter certeza de que melhoras efetivas no desempenho em ISO alto só encontrará em uma FF. Se você pensa em um investimento para ficar muito tempo com a câmera e não pode ser uma FF, escolha a 80D. Se você tira foto muitas fotos a noite e cogita trocar de câmera novamente em pouco tempo, permaneça com a T5 e tente uma FF mais futuramente (aguardar e juntar $ compensará, e muito). Se você não tira apenas fotos noturnas mas usou esse tipo de fotografia para mostrar quão indignado você está com ruído, compre a câmera não se baseando no ruído, mas nas outras funções que ela tiver, como número de pontos de foco, quão recente é o sensor, sistema dual pixel (pois o ruído continuará sendo a pedra no seu sapato).

Antes de pesquisar minha câmera, creio que fui um dos mais cuidadosos na escolha, vendo muitas dezenas de reviews, opiniões, fichas técnicas, avaliação de fotos tiradas com várias câmeras, etc. Minha experiência com pesquisa para CANON é a seguinte:
1 - vai trabalhar profissionalmente:
1.1 - precisa se aproveitar de fator crop para aumentar a distância focal efetiva de sua lente (pra fazer fotos de aves, por exemplo): junte grana e compre a 80D.
1.2 - não precisa do fator crop:
1.2.1 - se tem dinheiro suficiente, compre uma FF. Se precisa se super velocidade para esportes, se lascou, vai ter que gastar barbaridades em uma 1Dx mark II. Senão, vai escolher a FF nessa ordem (da mais simples para a mais top): 6D, 5D mark III, 6D mark II, 5D mark IV (esta é realmente se você tiver muita grana mesmo, sobrando, não tem com que gastar). É bom se esforçar ao máximo para evitar a 6D por questão de custo benefício.
1.2.2 - não tem dinheiro para FF: é o caso mais popular e de maior dificuldade de escolha. Vai depender de seu tipo de trabalho, e quanto tempo levaria para você migrar para a FF. Provavelmente é melhor comprar uma não rebel usada, como a 70D, e juntar dinheiro para migrar para a FF.

2 - não trabalhará profissionalmente:
2.1 - ama muito fotografia e é muito rigoroso com qualidade de imagem:
2.1.1 - já tem câmera: espere até ter grana para migrar para FF (desde que não queira fazer fotos de pássaros. Neste caso aguarde R$ para upgrade de lente ou câmera).
2.1.2 - não tem câmera: compre uma câmera usada e boa e espere mais dinheiro para migrar para FF mesmo que usada.
2.2 - ama muito fotografia e não é rigoroso: compre uma APS-C usada.
2.3 - não ama muito fotografia e é muito rigoroso: é raro ver isso, mas se há, o ideal é comprar uma câmera recente, APS-C ou FF, a depender da verba.
2.4 - não ama muito fotografia, nem é rigoroso: permaneça câmera do celular ou compre uma câmera simples só para registrar momentos importantes.

É super óbvio que isso que escrevi não é válido em todas as situações, nem fiz com extremo cuidado. Posso fazer depois para uma postagem exclusiva sobre isso, mais detalhado, a depender do feedback desse comentário.
Em qual situação você cai?


Ótima análise.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 02 de Outubro de 2018, 20:40:43
Bom dia pessoal,

Atualmente tenho uma T5 e estou procurando uma câmera um pouco melhor, gostei bastante da T5, foi minha primeira DSL, alem da lente do kit eu comprei a 50mm 1.8 e uma 10-18mm. Eu estou sentindo que T5 é limitada, não tem mecanismos de tirar foto através de controle remoto e ela tem um ISO muito baixo, tentei tirar fotos do céu noturno mas por mais que eu tente sempre fica escura ou com muito ruido.

Eu achei a T6i por R$ 2.699,00 no boleto na fast shop.


Voces acham que vale a pena essa troca? Esse preço está bom?



Você fotografa a quanto tempo? Tem curso ou já leu livros de teoria fotográfica?
As perguntas são porque dá para fazer fotos razoáveis com a T5 e não conheço você nem vi suas fotos. Mas fotos do céu e estrelas exigem técnica e conhecimento.
Se você comprar uma 80D vai melhorar, mas não muito, se não tiver conhecimento técnico.
Um tripé firme e de boa qualidade é fundamental para fotos do céu/estrelas ou você vai ficar procurando erros na técnica ou na câmera e o problema é ele. O vento é um problema nesses casos.
Se tiver a grana, compre a câmera nova que ela vai ser melhor que a T5 para outras coisas também, mas seria interessante publicar umas fotos aqui para o pessoal avaliar se o problema é só o modelo da câmera.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #17 Online: 03 de Outubro de 2018, 08:23:10


Você fotografa a quanto tempo? Tem curso ou já leu livros de teoria fotográfica?
As perguntas são porque dá para fazer fotos razoáveis com a T5 e não conheço você nem vi suas fotos. Mas fotos do céu e estrelas exigem técnica e conhecimento.
Se você comprar uma 80D vai melhorar, mas não muito, se não tiver conhecimento técnico.
Um tripé firme e de boa qualidade é fundamental para fotos do céu/estrelas ou você vai ficar procurando erros na técnica ou na câmera e o problema é ele. O vento é um problema nesses casos.
Se tiver a grana, compre a câmera nova que ela vai ser melhor que a T5 para outras coisas também, mas seria interessante publicar umas fotos aqui para o pessoal avaliar se o problema é só o modelo da câmera.

Então eu vi um vídeo do Tales no canal do Youtube onde ele discutia isso. O que vem primeiro? Conhecimento, Criatividade, Técnica. Depois vem as necessidades específicas. Dai sim surgirá a necessidade de uma nova lente, nova câmera, etc.

Se você procura um equipamento pra astrofotografia, eu creio que uma Fullframe poderá te atender. Tudo dependerá do seu orçamento. A Fullframe tem a vantagem do sensor ser maior, por isso captar um ângulo maior que, penso eu, será um diferencial nas fotos de astrofotografia. Mas prepara o bolso: lentes grande angular pra Fullframe são carinhas kkkkk existem alternativas mais em conta como a Youngnuo 14MM 2.8, uma opção interessante.

Boa sorte!


Angkor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #18 Online: 04 de Outubro de 2018, 17:21:47


Você fotografa a quanto tempo? Tem curso ou já leu livros de teoria fotográfica?
As perguntas são porque dá para fazer fotos razoáveis com a T5 e não conheço você nem vi suas fotos. Mas fotos do céu e estrelas exigem técnica e conhecimento.
Se você comprar uma 80D vai melhorar, mas não muito, se não tiver conhecimento técnico.
Um tripé firme e de boa qualidade é fundamental para fotos do céu/estrelas ou você vai ficar procurando erros na técnica ou na câmera e o problema é ele. O vento é um problema nesses casos.
Se tiver a grana, compre a câmera nova que ela vai ser melhor que a T5 para outras coisas também, mas seria interessante publicar umas fotos aqui para o pessoal avaliar se o problema é só o modelo da câmera.

Boa tarde,

Eu tenho a fotografia como passa tempo sempre que possível, meu conhecimento é básico em fotografia, com certeza o elo mais fraco dessa corrente sou eu.
Eu entendo basicamente de abertura e tempo de exposição, no caso da astrofotografia, eu estou buscando resultados básicos, quero conseguir ver com certa clareza a via láctea.
Tirei algumas fotos em um lugar quase se poluição luminosa, inicialmente configurei a câmera pra exposição de 30 segundos, ISO 200 e o foco costumo usar a tela e o botão de zoom pra ajustar o foco em uma estrela.
Depois vou testando outras exposições e ISO mas quando não fica muito escuro, fica com muito ruído, mesmo depois de fazer algum tratamento.
Ficaram tão ruins que nem guardei.
Tentei com a lente do kit 18-55, 50 1.8 e a 10-18 stm.
O meu tripé é de péssima qualidade, mas até que fica firme em condições favoráveis.


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #19 Online: 04 de Outubro de 2018, 19:34:03
Boa tarde,

Eu tenho a fotografia como passa tempo sempre que possível, meu conhecimento é básico em fotografia, com certeza o elo mais fraco dessa corrente sou eu.
Eu entendo basicamente de abertura e tempo de exposição, no caso da astrofotografia, eu estou buscando resultados básicos, quero conseguir ver com certa clareza a via láctea.
Tirei algumas fotos em um lugar quase se poluição luminosa, inicialmente configurei a câmera pra exposição de 30 segundos, ISO 200 e o foco costumo usar a tela e o botão de zoom pra ajustar o foco em uma estrela.
Depois vou testando outras exposições e ISO mas quando não fica muito escuro, fica com muito ruído, mesmo depois de fazer algum tratamento.
Ficaram tão ruins que nem guardei.
Tentei com a lente do kit 18-55, 50 1.8 e a 10-18 stm.
O meu tripé é de péssima qualidade, mas até que fica firme em condições favoráveis.

Eu li uma vez que o ISO para astrofotografia dificilmente é baixo, para se ter velocidade alta suficiente para não se ter rastros dos astros (a não ser que se deseje isso).
Mas ISO 200 é muito muito baixo, e não deveria ter esse ruído todo. Publique as fotos aqui para analisarmos. Estou crendo que você está usando ISO baixo, e na edição está tentando clarear a imagem o que certamente resultará em ruído. Tente subir o ISO para 1600. Reduza o tempo de exposição para 10 segundos mais ou menos e vá subindo até encontrar uma boa exposição. Faça a foto e nos mande.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 03 de Dezembro de 2018, 19:52:18
Boa tarde,

Eu tenho a fotografia como passa tempo sempre que possível, meu conhecimento é básico em fotografia, com certeza o elo mais fraco dessa corrente sou eu.
Eu entendo basicamente de abertura e tempo de exposição, no caso da astrofotografia, eu estou buscando resultados básicos, quero conseguir ver com certa clareza a via láctea.
Tirei algumas fotos em um lugar quase se poluição luminosa, inicialmente configurei a câmera pra exposição de 30 segundos, ISO 200 e o foco costumo usar a tela e o botão de zoom pra ajustar o foco em uma estrela.
Depois vou testando outras exposições e ISO mas quando não fica muito escuro, fica com muito ruído, mesmo depois de fazer algum tratamento.
Ficaram tão ruins que nem guardei.
Tentei com a lente do kit 18-55, 50 1.8 e a 10-18 stm.
O meu tripé é de péssima qualidade, mas até que fica firme em condições favoráveis.

Desculpe a demora em retornar.
Procure a regra dos 500. É só usar o google.
É fundamental para fotografar o céu.
E continue a pesquisar sobre fotografia e astrofotografia. Sem a teoria a gente demora muito para aprender só com a tentativa e erro.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva