Enquete

Apenas 3 lentes para viagem na praia:

1) 11-24mm + 35mm + 85mm;
2) 11-24mm + 50mm + 135mm;
3) 11-24 + 50mm + 70-200mm 2.8 II.
4) 11-24 + 50mm + 100mm 2.8 L

Autor Tópico: [VIAGEM] até 3 lentes  (Lida 3966 vezes)

aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 24 de Setembro de 2018, 19:22:46
Caramba, é mesmo, da pra fazer isso!!!
Tripé, celular e/ou temporizador são responsáveis por algumas das minhas fotos de viagem preferidas com a patroa.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #16 Online: 24 de Setembro de 2018, 20:32:56
Coloquei a opção 2. Ainda que meu set de lentes numa viagem pra praia não seria esse.

Mas dentre as opções, considero levar a 11-24, 50 e 135 na bolsa, pelo pelo e praticidade.

É que você não comentou sua câmera, se fosse sensor crop, levaria facilmente:
10-18, 18-55, 55-250 . Pra mim essas 3 lentes são o ideal pra qualquer viagem.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #17 Online: 24 de Setembro de 2018, 20:34:33
Vou levar o tripé sim. Depois do dual pixel AF, não precisarem mais de pedir para alguém tirar fotos. É sensacional, você conecta o celular com a câmera e faz todos os ajustes necessários e seleciona onde será o foco (touchscreen). E o melhor: ela crava em f/1.2  :eek:

Sem flash.

Creio que vc deve levar a 10-18 STM; Lente wide considero extremamente necessária em viagens.

Dual Pixel AF é sensacional mesmo.

Sobre as lentes, considero totalmente desnecessário levar uma 70-200 - muito peso pra pouco uso.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #18 Online: 24 de Setembro de 2018, 20:35:39
Sem querer desmerecer opiniões em contrário, ou as reflexões dos demais colegas, achei essa fala de uma lucidez tocante!
Meu set é inteiramente diferente, de modo que minha viagem será com a 24-105 espetada e uma 35 (no bolso), para um eventual Interior de igreja ou de construção que reclame atenção.
De resto, a memória que registre!

24-105 seria uma ótima opção realmente!


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #19 Online: 24 de Setembro de 2018, 21:03:47
Coloquei a opção 2. Ainda que meu set de lentes numa viagem pra praia não seria esse.

Mas dentre as opções, considero levar a 11-24, 50 e 135 na bolsa, pelo pelo e praticidade.

É que você não comentou sua câmera, se fosse sensor crop, levaria facilmente:
10-18, 18-55, 55-250 . Pra mim essas 3 lentes são o ideal pra qualquer viagem.

Seria pra FF mesmo.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 25 de Setembro de 2018, 08:55:18
Muitas opções geram muitas dúvidas... :assobi:  :D
Eu não penso mais em comprar lentes. Quando viajo com a camera vai a 30 e a 50 (pq minha namorada leva a camera dela, cada um com uma e deu)

Nesse caso eu levaria apenas 11-24 e 50mm. O que se faria com uma 35mm se vira com a 50 ou a 24mm e cropa depois.(da-se um jeito).
Agora se o negócio fosse a trabalho levaria um set mais parrudo.
Pra turismo é relaxar e curtir e não ficar pensando mais em qual lente usar e acabar perdendo tempo de fotografar.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #21 Online: 25 de Setembro de 2018, 09:18:14
Fiz minha escolha de 2 lentes baseado naquilo que o colega estava oferecendo, mas minha opção mesmo seria levar pouca coisa, o mínimo necessário.

Eu também, em minhas viagens costumo apenas uma lente só, normalmente uma fixa pequena (ultimamente tem sido a 40mm). Teve viagem que levei apenas uma compacta de bolso, teve viagem que fui só de celular mesmo. Gosto de ir leve, sem a preocupação de fotografar.

Mas como é uma enquete e o colega listou as opções dele, escolhi uma delas.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #22 Online: 25 de Setembro de 2018, 09:49:36
Fiz minha escolha de 2 lentes baseado naquilo que o colega estava oferecendo, mas minha opção mesmo seria levar pouca coisa, o mínimo necessário. Para que a fotografia pudesse fazer companhia para a viagem, e não o contrario... Toda vez que levei muita coisa, acabou atrapalhando, eu sempre carregava uma duvida, um questionamento, ficava querendo fazer um monte de coisas e a viagem girava em torno da fotografia. As pessoas ao meu lado tbm sofriam essa pressão.
Ultimamente é menos, então eu levaria apenas uma 35mm, e as fotos que não fosse possível fazer melhor com ela ficariam somente na memória.

Concordo. Se o foco da viagem não é a fotografia, o mais legal é levar algo que seja prático, leve e ágil, já que nem sempre é legal fazer os outros esperarem pelas fotos. Também já viajei só com o celular no bolso e foi só alegria.

A 70-200mm é uma lente magnífica, mas também é pesada e pouco prática. Eu escolhi a opção com a 135mm, mas poderia ficar sem ela e iria tranquilo.
Canon 5D MK III - Sony A7III


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #23 Online: 25 de Setembro de 2018, 14:17:37
Agradeço a todos que deixaram sua sugestão. Ainda estou entre a opção 1 e a 2 (aqui somente 11-24 + 50mm). Decidirei momentos antes de fechar a mala mesmo!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #24 Online: 25 de Setembro de 2018, 20:26:39
Fiz minha escolha de 2 lentes baseado naquilo que o colega estava oferecendo, mas minha opção mesmo seria levar pouca coisa, o mínimo necessário. Para que a fotografia pudesse fazer companhia para a viagem, e não o contrario... Toda vez que levei muita coisa, acabou atrapalhando, eu sempre carregava uma duvida, um questionamento, ficava querendo fazer um monte de coisas e a viagem girava em torno da fotografia. As pessoas ao meu lado tbm sofriam essa pressão.
Ultimamente é menos, então eu levaria apenas uma 35mm, e as fotos que não fosse possível fazer melhor com ela ficariam somente na memória.

Creio que devo ter lido esse seu posicionamento diversas vezes e achei bem esclarecedor. Tem vezes que nos deparamos com tanto equipamento nas viagens que acaba por "estragar" tudo. Agradeço.


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #25 Online: 26 de Setembro de 2018, 10:25:43
Pense que uma 135mm e a 70-200 que você cogitou são lentes bem caras, e se não é excepcional na viagem, tente evitá-las, para protegê-las.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #26 Online: 08 de Outubro de 2018, 11:10:29
Retornei da viagem com as lentes 11-24 + 35mm + 85mm.

Total de fotos: 417.

11-24mm: 68 fotos
35mm: 174 fotos
85mm: 175 fotos

As fotos de paisagem com a 11-24mm, apesar de poucas, ficaram maravilhosas.

35mm realmente é pau para toda obra. Se fosse apenas uma, seria ela.

85mm sem mais o que dizer sobre ela, acho espetacular.

Hoje, se eu levasse apenas duas lentes, iria de 35mm + 70-200.


 :ok: :ok:



Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #27 Online: 09 de Outubro de 2018, 14:34:33
Cheguei no tópico apenas após o desfecho, mas como o assunto é interessante, deixo também meu relato.

Fiz uma viagem parecida no ano passado, para Aruba (sul do Caribe), e levei apenas uma compacta Sony RX100 III. Ela faz tudo o que disseram aí da parte de praticidade: deixo montada no tripé (mini tripé, tipo gorillapod), uso o disparador remoto via app de smartphone e/ou temporizador, a tela rotaciona para selfies... tudo isso numa câmera que cabe no bolso, que tem uma lente equivalente 24-70mm f/1.8-2.8 e com viewfinder embutido e flash pop-up rebatível. Depois passo as fotos por wifi e já posso editar e postar no mesmo dia.

Essa foi a primeira viagem com essa câmera e, realmente, hoje acho o melhor investimento que poderia ter feito pensando em viagens. Jamais levaria minha DSLR para uma viagem para a praia assim, tendo que pegar avião, deixar o equipamento na areia etc...

Após essa viagem de teste, fiz mais duas viagens nesse ano, ambas de carro, sendo uma percorrendo 8.000km pela Argentina e Chile e outra mais 2.000 entre Paraná, litoral sul de SC e serra catarinense. Como tinha espaço, acabei levando a DSLR. Mas no final das contas, fiz meia dúzia de fotos com ela. Uma ou outra que queria usar a 17-40mm (mais angular que os 24mm em wide da RX100) e uma ou outra que queria um retrato mais trabalhado com a 85mm. Devo ter feito 90% das fotos com a compacta, 5% com o celular (daquelas de comida ou de coisas que não vou jamais imprimir para guardar) e 5% com a DSLR que poderia sobreviver se não tivesse feito.

Em resumo, admito que me sinto mais confortável e seguro ao fazer as fotos na DSLR, além do que, ela permite alguns extremos que não são possíveis na compacta. Mas no saldo geral, a portabilidade, praticidade, facilidade de uso e de emprestar para outra pessoa, despreocupação por não chamar atenção dos outros e demais fatores nesse sentido, acabam me convencendo a cada vez mais levar apenas a compacta e deixar a DSLR para momentos de foco na fotografia.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 09 de Outubro de 2018, 16:26:00
Cheguei no tópico apenas após o desfecho, mas como o assunto é interessante, deixo também meu relato.

Fiz uma viagem parecida no ano passado, para Aruba (sul do Caribe), e levei apenas uma compacta Sony RX100 III. Ela faz tudo o que disseram aí da parte de praticidade: deixo montada no tripé (mini tripé, tipo gorillapod), uso o disparador remoto via app de smartphone e/ou temporizador, a tela rotaciona para selfies... tudo isso numa câmera que cabe no bolso, que tem uma lente equivalente 24-70mm f/1.8-2.8 e com viewfinder embutido e flash pop-up rebatível. Depois passo as fotos por wifi e já posso editar e postar no mesmo dia.

Essa foi a primeira viagem com essa câmera e, realmente, hoje acho o melhor investimento que poderia ter feito pensando em viagens. Jamais levaria minha DSLR para uma viagem para a praia assim, tendo que pegar avião, deixar o equipamento na areia etc...

Após essa viagem de teste, fiz mais duas viagens nesse ano, ambas de carro, sendo uma percorrendo 8.000km pela Argentina e Chile e outra mais 2.000 entre Paraná, litoral sul de SC e serra catarinense. Como tinha espaço, acabei levando a DSLR. Mas no final das contas, fiz meia dúzia de fotos com ela. Uma ou outra que queria usar a 17-40mm (mais angular que os 24mm em wide da RX100) e uma ou outra que queria um retrato mais trabalhado com a 85mm. Devo ter feito 90% das fotos com a compacta, 5% com o celular (daquelas de comida ou de coisas que não vou jamais imprimir para guardar) e 5% com a DSLR que poderia sobreviver se não tivesse feito.

Em resumo, admito que me sinto mais confortável e seguro ao fazer as fotos na DSLR, além do que, ela permite alguns extremos que não são possíveis na compacta. Mas no saldo geral, a portabilidade, praticidade, facilidade de uso e de emprestar para outra pessoa, despreocupação por não chamar atenção dos outros e demais fatores nesse sentido, acabam me convencendo a cada vez mais levar apenas a compacta e deixar a DSLR para momentos de foco na fotografia.

Como escrevi aí acima, também vou fazer uma viagem parecida (também Caribe, um resort, lugar seguro, família junto...) e vou me propor a levar apenas 3 lentes também (estava inclusive pensando nisso alguns dias antes do tópico ser criado). Às vezes ficou tentado a apelar ainda mais para a praticidade, como você fez: levando uma única lente (no caso minha 24mm STM) ou ainda comprar uma M100 e ser feliz (não tenho nenhuma compacta e neste caso, para comprar uma compacta boa, uma ML de entrada fica até mais barato). Por outro lado sou hobbista e é justamente nestes momentos de viagem que tenho oportunidade, tempo e um lugar massa para fazer fotos bem legais; foi para isso que me propus a comprar uma câmera melhorzinha e ingressar por esse mundo da fotografia. E aí justamente nessas horas eu deixaria a câmera para trás? Ó, dúvida cruel!!!   :aua: :D

Mas se eu fosse fotógrafo (não sei se é seu caso), ia rolar uma M100 ou uma compacta top sem dúvida alguma. Férias são férias!
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #29 Online: 10 de Outubro de 2018, 13:54:38

Por outro lado sou hobbista e é justamente nestes momentos de viagem que tenho oportunidade, tempo e um lugar massa para fazer fotos bem legais; foi para isso que me propus a comprar uma câmera melhorzinha e ingressar por esse mundo da fotografia. E aí justamente nessas horas eu deixaria a câmera para trás? Ó, dúvida cruel!!!   :aua: :D

Mas se eu fosse fotógrafo (não sei se é seu caso), ia rolar uma M100 ou uma compacta top sem dúvida alguma. Férias são férias!

É o que eu penso. Claro que não dá pra levar todas a lentes (muita dor de cabeça).

Agora imagine, vc viaja para um local super bacana, tem ótimas lentes e uma DSLR e leva a sua goPRO ?

Creio que o arrependimento seria enorme.