Autor Tópico: Fuji GFX 100S anunciada.. o FF corre para os 50, e o MF vai para o 100  (Lida 388 vezes)

Ernesto

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Fuji GFX 100s anunciada !!!

Ainda é um anúncio oficial sem datas mas...

Quando a gente acha que já tem Mpix demais...

A Fuji montou o sensor com foco híbrido dessa vez... superar os problemas no foco de contraste da GFX 50 (igual a Hasselblad X)

Phase One e Hasselblad H já estavam nos 100Mpix (e a Hasselblad com PixelShift)

Agora falta a Pentax e a Leica responderem

E a Hasselblad que arranjou um filho a mais: a Hasselblad X...agora tem que atualizá-la também...

Sent from my Hasselblad using Tapatalk

« Última modificação: 25 de Setembro de 2018, 14:15:31 por Ernesto »
O google não é tão confiável quanto eu mas, às vezes, linka os meus textos...

#Fotógrafo de Médio Formato Digital

Fábio Kruschewsky Lemos

• Conhecendo
  • *
Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2018, 14:32:26
“...Fujifilm Manager Says GFX 100 is Coming with 4K video 4:2:0 10 bit Internal Recording in First Half 2019 for about $10,000...”

Sourcehttps://www.fujirumors.com/fujifilm-manager-says-gfx-100-is-coming-with-4k-video-420-10-bit-internal-recording-in-first-half-2019-for-about-10000/

“...FUJIFILM GFX 100 – 4K, 10bit Medium Format Camera Concept Explained...”

Sourcehttps://www.cinema5d.com/fujifilm-gfx-100-4k-10bit-medium-format-camera-concept-explained/

From Fujirumors:  Key points:

. GFX 50R and GFX 50S main difference is the look and size
. Battery and shutter design allowed for smaller design on GFX 50R
. Fujifilm GFX 100: 4K, 10bit internal recording
. currently under hard development, available first half 2019 (as we told you here)
. 4K video 4:2:0 10 bit internal, and 4:2:2 via HDMI
. around $10,000
. IBIS (as we already told you in December 2017)
. GFX and X is enough, no Full Frame

From Cinema5D:

Behold the stabilized sensor of the GFX 100

Não me lembro  de nenhuma outra MF que tenha IBIS :ponder:

Posicionamento da FUJIFILM sobre o FF (from Cinema5D):

“...There’s no Full Frame Camera?

In a year when everybody under the sun – including SIGMA, of all people – is announcing a full frame mirrorless camera, it seems that FUJIFILM has decided to skip straight to medium format. I have a few theories as to why that might be.

1 – FUJIFILM believes that the trend towards bigger and bigger sensors will continue through full frame and right on past it. (They refer to the GFX as “super full frame”). In this scenario, they are laying the groundwork for a future that they see coming over the horizon, and maybe even encouraging it by integrating medium-format sensors with familiar body styles and feature sets.

2 – FUJIFILM believes that the full frame field is too crowded and they want to be distinct from others. Lens development is expensive and time-consuming. Canon, Nikon, and Sony deal in much higher volume and can therefore invest more in development. Owners of FUJIFILM’s APS-C cameras seem to be perfectly happy with the sensor size they have (FUJIFILM believe that APS-C is the best balanced system as you save 1/3 weight compared to FF), so why invest resources in a format that is going to get crowded?...”
« Última modificação: 26 de Setembro de 2018, 14:45:19 por Fábio Kruschewsky Lemos »

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2018, 14:38:38
putz 10k é pesado...

Acho que a Fuji remodelou toda a política de preços...

Lindsay

• Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2018, 15:21:04
Não tenho dinheiro pra comprar isso ai...
Fotografando com a memória

Fábio Kruschewsky Lemos

• Conhecendo
  • *
Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2018, 15:40:17
putz 10k é pesado...

Acho que a Fuji remodelou toda a política de preços...

Como assim, “...remodelou toda a política de preços?...”

Onde foi que leu isto (remodelação da política de preços)?

Achou pesado o preço informado pela empresa?  Pesado em relação a quê?

Meu entendimento é bem diferente!  Vamos ver os preços das concorrentes?

1) Phase One:

“...The Manufacturer Suggested Retail Price for the XF IQ4 Camera Systems (including XF camera body and prism, a Blue Ring prime lens of your choice, 5-year warranty and 5-year uptime guarantee) are: XF IQ4 150MP Camera System: $51,990 USD. XF IQ4 100MP Trichromatic Camera System: $47,990 USD...”

https://www.dpreview.com/news/4927169563/phase-one-xf-iq4-digital-backs-offer-up-to-150mp-and-capture-one-inside

Só o corpo da XF IQ4, se não me engano, está na faixa dos $30,000 USD...

2) Hasselblad:

Hasselblad H6D-400c MS Medium Format DSLR Camera:  $47,995.00 USD (na B&H)

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1384729-REG/hasselblad_h_3013775_h6d_400c_multi_shot_medium_format.html

Hasselblad H6D-100c Medium Format DSLR Camera:   $32,995.00 USD[/i] (na B&H)

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1244709-REG/hasselblad_h_3013742_h6d_100c_medium_format_dslr.html

Como podemos ver, a GFX 100S custará, pelo menos, 1/3 do preço das concorrentes equivalentes (100MP)!  Isto é pesado (caro)?

Nunca poderei pagar por uma mas isto nunca me impediu de avaliar o preço de qualquer produto no contexto do mercado no qual se situa.  Trabalhei na manutenção de aeronaves que custam, quando novas, algumas centenas de milhões de dólares.  Os aviônicos de uma aeronave de porte médio, categoria normal (certificação RBAC 23) podem ser mais caros que um carro de luxo (Mercedes, BMW etc).

Para mim o preço a GFX 100S está coerente com a “política de preços” da Fuji; afinal, são 100MP!

É apenas minha opinião; que tem por base os preços praticados no mercado...

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2018, 16:03:01
Só quero saber a densidade de pixels desse sensor.
Se é equivalente a um sensor FF de 50MP ou de 24MP.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

Fábio Kruschewsky Lemos

• Conhecendo
  • *
Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2018, 16:13:11
Só quero saber a densidade de pixels desse sensor.
Se é equivalente a um sensor FF de 50MP ou de 24MP.

Se não estou enganado, a densidade é equivalente a de um sensor APS-C de 24MP (a área de um sensor APS-C é aproximadmente 1/4 da de um sensor 44x33mm) 

Algo entre 65 e 70MP para um sensor FF :ponder:
« Última modificação: 26 de Setembro de 2018, 16:15:30 por Fábio Kruschewsky Lemos »

vangelismm

• Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2018, 16:24:09
Se não estou enganado, a densidade é equivalente a de um sensor APS-C de 24MP (a área de um sensor APS-C é aproximadmente 1/4 da de um sensor 44x33mm) 

Algo entre 65 e 70MP para um sensor FF :ponder:

Humm

Então já está bem no limite que temos atualmente, na casa dos 3.7µm.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #8 Online: 26 de Setembro de 2018, 18:27:20
Como assim, “...remodelou toda a política de preços?...”

Onde foi que leu isto (remodelação da política de preços)?

Achou pesado o preço informado pela empresa?  Pesado em relação a quê?

Meu entendimento é bem diferente!  Vamos ver os preços das concorrentes?

1) Phase One:

“...The Manufacturer Suggested Retail Price for the XF IQ4 Camera Systems (including XF camera body and prism, a Blue Ring prime lens of your choice, 5-year warranty and 5-year uptime guarantee) are: XF IQ4 150MP Camera System: $51,990 USD. XF IQ4 100MP Trichromatic Camera System: $47,990 USD...”

https://www.dpreview.com/news/4927169563/phase-one-xf-iq4-digital-backs-offer-up-to-150mp-and-capture-one-inside

Só o corpo da XF IQ4, se não me engano, está na faixa dos $30,000 USD...

2) Hasselblad:

Hasselblad H6D-400c MS Medium Format DSLR Camera:  $47,995.00 USD (na B&H)

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1384729-REG/hasselblad_h_3013775_h6d_400c_multi_shot_medium_format.html

Hasselblad H6D-100c Medium Format DSLR Camera:   $32,995.00 USD[/i] (na B&H)

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1244709-REG/hasselblad_h_3013742_h6d_100c_medium_format_dslr.html

Como podemos ver, a GFX 100S custará, pelo menos, 1/3 do preço das concorrentes equivalentes (100MP)!  Isto é pesado (caro)?

Nunca poderei pagar por uma mas isto nunca me impediu de avaliar o preço de qualquer produto no contexto do mercado no qual se situa.  Trabalhei na manutenção de aeronaves que custam, quando novas, algumas centenas de milhões de dólares.  Os aviônicos de uma aeronave de porte médio, categoria normal (certificação RBAC 23) podem ser mais caros que um carro de luxo (Mercedes, BMW etc).

Para mim o preço a GFX 100S está coerente com a “política de preços” da Fuji; afinal, são 100MP!

É apenas minha opinião; que tem por base os preços praticados no mercado...

pq foi a própria Fuji, toda cheia de si, que garantiu que não seria 10k...
e um ano depois...arregou...  10k

É fácil críticar, difícil é cumprir com a palavra...

Logo, a Fuji revisou a política de preços dela mesma e não cumpriu a palavra

Ps.: As Hasselblad e PhaseOne citadas não são cropadinhas como a Fuji GFX  :ok: Numa analogia, muita APS-C é 1/3 do preço de uma FF

« Última modificação: 26 de Setembro de 2018, 18:43:34 por Ernesto »

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #9 Online: 26 de Setembro de 2018, 18:49:43
Humm

Essa é uma grande preocupação

Essa é a primeira 100Mpix CROPADA...

As outras MF de 100Mpix sao 645 real, logo, tem pixels maiores

Entre Hasselblad, PhaseOne, Pentax e Fuji, a Fuji é a única 100MPix que é exclusivamente cropadinha e que só fabrica lentes cropadinhas

« Última modificação: 26 de Setembro de 2018, 18:51:21 por Ernesto »

Fábio Kruschewsky Lemos

• Conhecendo
  • *
Resposta #10 Online: 26 de Setembro de 2018, 19:33:15
Humm

3.76 x 3.76µm é o tamanho dos pixels do sensor usado no modelo IQ4 150MP da Phase One

Tamanho do sensor: 53,4 x 40mm

https://www.phaseone.com/~/media/NEW_WEB/camera-systems/CS-Documents/IQ-Digital-Back-Range_270818.ashx

3.76 x 3.76µm também é o tamanho dos pixels do sensor Sony IMX461, que será usado na GFX-100S.

https://www.ephotozine.com/article/sony-announce-bsi-100mp-150mp-medium-format-sensors-31642
« Última modificação: 26 de Setembro de 2018, 19:47:27 por Fábio Kruschewsky Lemos »

vangelismm

• Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 26 de Setembro de 2018, 20:03:06
Se esses sensores fazem 4k e 8k sem crop a Canon está lascada mesmo tem tecnologia de sensor.

Fábio Kruschewsky Lemos

• Conhecendo
  • *
Resposta #12 Online: 26 de Setembro de 2018, 20:29:33

Numa analogia, muita APS-C é 1/3 do preço de uma FF

Aqui, eu vou concordar contigo :ok:  Você levantou um ponto interessante, os sensores de 44x33mm poderiam ser considerados o “APS-C” do Médio Formato :doh:

Pessoalmente, não vejo problema nisto!  Já fotografei com APS-C e FF.  No MF (filme) fotografei com uma Pentax 67 por pouco tempo. Porém, abandonei de vez o filme.

Não tenho problemas com nenhum tamanho de filme/sensor.  Que venham mais MF “cropadinhas”  :wub: Os preços cairão em alguns anos e ai poderei comprar uma :ok:

vangelismm

• Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 26 de Setembro de 2018, 20:50:49
O "pequeno" do filme era o 6x4.5, que ainda é maior do que o Phase One.

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (3)
  • Referência
Resposta #14 Online: 26 de Setembro de 2018, 21:44:41
No filme essa diferença é notória, uma foto de filme 135 teria qualidade equivalente a algo gerado por uma m4/3 no máximo, então fazia todo sentido ter películas maiores e maiores, no digital a coisa não é tão gritante assim.

Eu tenho e uso cameras 135 e de médio formato tenho algumaa de vários tamanhos, se nota claramente a diferença da 35mm pra 6x4,5, mas quando começamos a subir a diferença não é mais tão gritante.

Até chegar no grande formato onde volta a ser grande a diferença.
-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978