Autor Tópico: Lentes Canon 18-135 STM x 18-135 USM: qual tem melhor qualidade de imagem  (Lida 5666 vezes)

maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Colegas foristas,

Efetuei a comparação abaixo no DPREVIEW:

https://www.dpreview.com/products/compare/side-by-side?products=canon_efs_18-135_3p5-5p6_is_usm&products=canon_18-135_3p5-5p6_is_stm

mas não tenho conhecimento técnico suficiente para saber destas duas all-in-one qual tem melhor qualidade de imagem.

Grato pela atenção,

Max Carvalho
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2018, 19:58:44
Colegas foristas,

Efetuei a comparação abaixo no DPREVIEW:

https://www.dpreview.com/products/compare/side-by-side?products=canon_efs_18-135_3p5-5p6_is_usm&products=canon_18-135_3p5-5p6_is_stm

mas não tenho conhecimento técnico suficiente para saber destas duas all-in-one qual tem melhor qualidade de imagem.

Grato pela atenção,

Max Carvalho

Se você está se referindo à 18-135 USM Nano ela tem a ótica melhorada em relação a versão anterior STM. De toda forma, ainda prefiro o kit 18-55 do kit + 55-250 STM pela cobertura de distâncias focais envolvidas; mas é gosto particular. Eu, particularmente, não investiria na 18-135 USM Nano; por melhor qualidade que tenha ainda é uma lente "escura" digamos assim.

Hoje em dia as 18-55 da Canon evoluíram bastante; sábado por exemplo saí para tirar fotos de um evento onde meu filho reviu vários amigos que estudaram com ele. Usei apenas a 18-55 STM e fiquei muito satisfeito com o resultado e nitidez das fotos com luz natural do dia. Tudo depende mais da luz, da técnica, da composição, do tratamento das imagens em RAW. Em seguida, vem a escolha de uma boa lente e, por esse preço da Nano (R$ 1.800,00) no Mercadolivre você compra uma 24-105L em bom estado usada que é muito mais lente.

Abração!


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2018, 20:48:16
Se você está se referindo à 18-135 USM Nano ela tem a ótica melhorada em relação a versão anterior STM. De toda forma, ainda prefiro o kit 18-55 do kit + 55-250 STM pela cobertura de distâncias focais envolvidas; mas é gosto particular. Eu, particularmente, não investiria na 18-135 USM Nano; por melhor qualidade que tenha ainda é uma lente "escura" digamos assim.

Hoje em dia as 18-55 da Canon evoluíram bastante; sábado por exemplo saí para tirar fotos de um evento onde meu filho reviu vários amigos que estudaram com ele. Usei apenas a 18-55 STM e fiquei muito satisfeito com o resultado e nitidez das fotos com luz natural do dia. Tudo depende mais da luz, da técnica, da composição, do tratamento das imagens em RAW. Em seguida, vem a escolha de uma boa lente e, por esse preço da Nano (R$ 1.800,00) no Mercadolivre você compra uma 24-105L em bom estado usada que é muito mais lente.

Abração!
cheferson,

Boa noite, muito obrigado pelas dicas. Deverei ficar então com a 18-55mm STM + 55-250mm STM. Tenho receio de comprar uma lente como a EF 24-105 f/4 L usada no Mercado Livre, OLX ou algum outro lugar, sem que possa testar.
Moro no Nordeste, muita gente aqui do fórum é do Su/Sudeste aí complicado para testar.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2018, 21:26:42
cheferson,

Boa noite, muito obrigado pelas dicas. Deverei ficar então com a 18-55mm STM + 55-250mm STM. Tenho receio de comprar uma lente como a EF 24-105 f/4 L usada no Mercado Livre, OLX ou algum outro lugar, sem que possa testar.
Moro no Nordeste, muita gente aqui do fórum é do Su/Sudeste aí complicado para testar.
ML tem a garantia. Pesquisat pelo Olx


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2018, 22:20:25
Se você está se referindo à 18-135 USM Nano ela tem a ótica melhorada em relação a versão anterior STM. De toda forma, ainda prefiro o kit 18-55 do kit + 55-250 STM pela cobertura de distâncias focais envolvidas; mas é gosto particular. Eu, particularmente, não investiria na 18-135 USM Nano; por melhor qualidade que tenha ainda é uma lente "escura" digamos assim.

Hoje em dia as 18-55 da Canon evoluíram bastante; sábado por exemplo saí para tirar fotos de um evento onde meu filho reviu vários amigos que estudaram com ele. Usei apenas a 18-55 STM e fiquei muito satisfeito com o resultado e nitidez das fotos com luz natural do dia. Tudo depende mais da luz, da técnica, da composição, do tratamento das imagens em RAW. Em seguida, vem a escolha de uma boa lente e, por esse preço da Nano (R$ 1.800,00) no Mercadolivre você compra uma 24-105L em bom estado usada que é muito mais lente.

Abração!

cheferson,

Muito obrigado pela orientação e pelo depoimento. Estou pesquisando o preço da 18-55mm STM e na 55-250mm STM no ML. Deverei ficar inicialmente com este set.

Esses dois range são os que mais preciso inicialmente. A 24-105 f/4 L vai ter que ficar para mais adiante.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2018, 19:23:00
cheferson,

Muito obrigado pela orientação e pelo depoimento. Estou pesquisando o preço da 18-55mm STM e na 55-250mm STM no ML. Deverei ficar inicialmente com este set.

Esses dois range são os que mais preciso inicialmente. A 24-105 f/4 L vai ter que ficar para mais adiante.


Não sei se você trabalha ou faz uso amador . Numa viagem, por exemplo, leve apenas essas duas lentes e conseguirá registrar desde paisagens  com a 18-55,até cenários com planos de desfoque maiores e objetos longes (pássaros por exemplo) com a 55-250. Além de tudo é um kit realmente muito barato. Lembre-se que ambas as lentes não tem proteção contra neve, poeira ou umidade, ao contrário da 24-105. Mas se seu uso não for nesses meios, já vale rs


max.carvalho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 06 de Outubro de 2018, 21:58:56
Não sei se você trabalha ou faz uso amador . Numa viagem, por exemplo, leve apenas essas duas lentes e conseguirá registrar desde paisagens  com a 18-55,até cenários com planos de desfoque maiores e objetos longes (pássaros por exemplo) com a 55-250. Além de tudo é um kit realmente muito barato. Lembre-se que ambas as lentes não tem proteção contra neve, poeira ou umidade, ao contrário da 24-105. Mas se seu uso não for nesses meios, já vale rs

cheferson,

Sou amador, hobysta. O equipo será para uso geral, mas amador. Irei a Gramado entre 1a e a 2a semana de novembro e já pretendo levar a câmera e as lentes.


augusto1981

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2018, 13:13:09
De toda forma, ainda prefiro o kit 18-55 do kit + 55-250 STM pela cobertura de distâncias focais envolvidas; mas é gosto particular. Eu, particularmente, não investiria na 18-135 USM Nano; por melhor qualidade que tenha ainda é uma lente "escura" digamos assim.

Hoje em dia as 18-55 da Canon evoluíram bastante; sábado por exemplo saí para tirar fotos de um evento onde meu filho reviu vários amigos que estudaram com ele. Usei apenas a 18-55 STM e fiquei muito satisfeito com o resultado e nitidez das fotos com luz natural do dia. Tudo depende mais da luz, da técnica, da composição, do tratamento das imagens em RAW. Em seguida, vem a escolha de uma boa lente e, por esse preço da Nano (R$ 1.800,00) no Mercadolivre você compra uma 24-105L em bom estado usada que é muito mais lente.

Abração!

Olá, adquiri recentemente a T6 + 18-55 (kit) + 50mm 1.4 + 70-300 (4-5.6)...

O problema é o seguinte: na pressa da compra, nao reparei no fato que nenhuma das 3 lentes tem IS.

Tenho encontrado umas 18-135 na faixa de 500 reais.

Vale a pena eu me desfazer da 18-55 e pegar a 18-135 (IS STM)?? As fotos vao ficar muito melhores?

PS: estou meio desapontado com a T6... tenho uma Sony RX100 M3 e ainda acho ela bem superior em alguns pontos... nao sei se com essa nova lente a coisa pode melhorar um pouco... alguem me ajuda??

PS2: Devo abrir um novo tópico pra falar da comparação entre a 18-55 e 18-135?

Gd abc!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 15 de Outubro de 2018, 13:19:51
IS não vai melhorar a imagem, recomendo você fotografar mais antes de mexer nesse kit pois você parece está meio perdido.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


augusto1981

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #9 Online: 15 de Outubro de 2018, 14:16:18
IS não vai melhorar a imagem, recomendo você fotografar mais antes de mexer nesse kit pois você parece está meio perdido.

Vangelismm, você está corretíssimo... realmente to meio perdido... mas deixa eu eu falar um pouco mais pra "te ajudar a me ajudar" (Tropa de Elite, lembra...  :D)

Fui fotografar num ginásio, a noite mas relativamente bem iluminado... No modo 'sports' a máq já jogava a Iso pra 3200... Tentei no manual, jogando a iso pra no maximo 800, mas pra isso a velocidade tinha que ficar na casa do 1/50... 1/40... Aí não tinha foto q ficasse decente.

Num aniversario (churrasco), de tarde a luz do dia, tmb já exigia uma velocidade meio baixa pra conseguir legal o rosto das pessoas... facilmente ia ficar tremido. Passei a usar o flash (interno msm), e a situacao melhorou bem...

Sei q o IS não 'melhora a imagem', mas vai ajudar em casos de velocidade baixa... Mas a questão é se a lente é superior mesmo e se vale a pena o investimento...

Gd abc!!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 15 de Outubro de 2018, 17:16:02
Vangelismm, você está corretíssimo... realmente to meio perdido... mas deixa eu eu falar um pouco mais pra "te ajudar a me ajudar" (Tropa de Elite, lembra...  :D)

Fui fotografar num ginásio, a noite mas relativamente bem iluminado... No modo 'sports' a máq já jogava a Iso pra 3200... Tentei no manual, jogando a iso pra no maximo 800, mas pra isso a velocidade tinha que ficar na casa do 1/50... 1/40... Aí não tinha foto q ficasse decente.

Num aniversario (churrasco), de tarde a luz do dia, tmb já exigia uma velocidade meio baixa pra conseguir legal o rosto das pessoas... facilmente ia ficar tremido. Passei a usar o flash (interno msm), e a situacao melhorou bem...

Sei q o IS não 'melhora a imagem', mas vai ajudar em casos de velocidade baixa... Mas a questão é se a lente é superior mesmo e se vale a pena o investimento...

Gd abc!!

No caso descrito não iria te ajudar porque os jogadores iriam sair borrados pela baixa velocidade mesmo com IS ligado.

No aniversario, em fotos posadas, ajuda sim.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Outubro de 2018, 17:56:08
No caso descrito não iria te ajudar porque os jogadores iriam sair borrados pela baixa velocidade mesmo com IS ligado.

No aniversario, em fotos posadas, ajuda sim.

Só para explicar um pouco mais... O IS serve para compensar o movimento da câmera e, no caso dos jogadores, o "borrado" ocorreu principalmente pelo movimento rápido dos próprios jogadores e velocidade baixa de exposição. Mesmo que a câmera estivesse estabilizada, num tripé, com velocidade baixa e jogadores correndo de um lado para o outro, a foto sairia "borrada" de qualquer jeito.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2018, 17:57:00 por aanogueira »
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


augusto1981

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #12 Online: 15 de Outubro de 2018, 18:28:35
Só para explicar um pouco mais... O IS serve para compensar o movimento da câmera e, no caso dos jogadores, o "borrado" ocorreu principalmente pelo movimento rápido dos próprios jogadores e velocidade baixa de exposição. Mesmo que a câmera estivesse estabilizada, num tripé, com velocidade baixa e jogadores correndo de um lado para o outro, a foto sairia "borrada" de qualquer jeito.

Vi na sua assinatura que vc tem a 18-135 STM... o que vc acha dela?

Outra pergunta, no caso do ginasio (futsal), qual seria a solução? Flash msm??


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Outubro de 2018, 20:07:12
Vi na sua assinatura que vc tem a 18-135 STM... o que vc acha dela?

Outra pergunta, no caso do ginasio (futsal), qual seria a solução? Flash msm??
Sou hobbista como você. Então meu nível de exigência e experiência não são lá essas coisas. Foi minha primeira lente, do kit. Gosto da qualidade dela e especialmente o fato de ser muito versátil; de 18 a 135 você faz muita coisa. Quando quero levar uma lente só ela frequentemente é a eleita (compete com minha 24mm STM). Outra vantagem dela é tirar foto ou filmar crianças pequenas, que não param quietas (meu filho, por exemplo). Neste caso a lente zoom mostra sua praticidade e valor.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Outubro de 2018, 20:11:20
Vi na sua assinatura que vc tem a 18-135 STM... o que vc acha dela?

Outra pergunta, no caso do ginasio (futsal), qual seria a solução? Flash msm??
Quanto à segunda pergunta, não tenho experiência nessa área. Não sei como geralmente ficam os parâmetros nessas fotos (ISO, velocidade, abertura). Tem que ver com o pessoal da área aí para ver o que normalmente dá pra fazer. Só que flash não é solução. Você não vê ninguém usando flash na beirada do campo/quadra. A distância grande do motivo na maioria das vezes inviabiliza o uso, naturalmente. Mas aguarde a resposta do povo que entende mais aí. Abraço!

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM