Autor Tópico: Cartão apagar ou formatar.  (Lida 2145 vezes)

egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Outubro de 2018, 20:54:21
Olá pessoal,me tirem uma dúvida,quando "limpar"as fotos do cartão de memória na câmera,melhor apagar ou sempre formatar o cartão?


Lusky

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2018, 21:03:19
Boas,
Formatando é sempre mais difícil a sua recuperação, mas a melhor maneira para que tenhas a certeza que NADA fica no cartão é cortar ou mover do cartão para outro lugar.
Os softwares de recuperação só vão buscar o que está corrompido, o que foi apagado e formatado, movido já não vão buscar, fica a dica

Cumps,

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk



egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2018, 21:05:19
Valeu Lusky,obrigado pela dica. :ok:


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2018, 10:39:14
Sempre formate, nunca apague fotos no cartão de memória.

Eu formato sempre antes de um evento, e tbm sempre depois de ter copias no PC, no HD externo e se bobear no Notebook. hehe... pra não correr o risco de ter que recuperar nada.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2018, 10:47:44
Olá pessoal,me tirem uma dúvida,quando "limpar"as fotos do cartão de memória na câmera,melhor apagar ou sempre formatar o cartão?

A pergunta é interessante.

Ao se apagar as fotos, tudo que o sistema operacional faz é apagar da tabela de alocação (FAT, ExFAT, etc) todas as referências à localização do primeiro setor do arquivo (cada setor aponta para o setor seguinte, mas só a tabela de alocação aponta para o primeiro setor). COm isso, fica mais fácil recuperar arquivos, basta fazer uma varredura e encontrar o primeiro setor. Normalmente isso se faz procurando o cabeçalho hexadecimal típico de arquivos conhecidos.

Ao usar a formatação rápida, tudo que o sistema faz é recriar a tabela de alocação. Ainda é bem fácil recuperar arquivos, pois eles continuam lá, e continuam sendo recuperáveis por varredura.

Note que nenhum dos dois métodos analisa a integridade da mídia. Ou seja, um setor defeituoso (ou que está "subindo no telhado") vai estar aparecendo da tabela de alocação como disponível, logo dados podem ser gravados ali. E, obviamente, se este setor falhar, o arquivo vai corromper.

Finalmente, a formatação lenta recria a tabela de alocação e apaga todos os setores, testando-os em seguida. Quaisquer setores defeituosos vão ser marcados como tal, e não serão usados. O resto da mídia estará utilizável, mas setores defeituosos são um sinal de que a mídia vai falhar em pouco tempo.

Em resumo: formate na própria câmera, onde vai ser feita a formatação completa, e existirá menos risco de incompatibilidde entre formatação e dispositivo de leitura/escrita.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2018, 11:32:45
Eu geralmente tento deixar no cartão até por ser mais um backup do que fiz.


Ensaios geralmente sei + - quantas fotos vou fazer e aí apago os ensaios mais antigos e mantenho mais recentes (Cartão 02 que é jpeg).

Eventos formato tudo.



Outra coisa, eventos uso cartões mais novos e não uso os mesmos para ensaios.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 09 de Outubro de 2018, 14:33:37
Eu sempre formato tudo na câmera e, nesse ponto, a Nikon tem vantagem sobre a Canon pois basta você apertar os dois botões vermelhinhos que tem na máquina.
https://www.wikihow.com/Format-a-Memory-Card-with-a-Nikon-D700

Uma coisa que eu não tinha muito hábito mas estou achando mais produtivo agora é fazer a triagem das fotos que sei que não irei usar na própria câmera, antes de importar. Ou seja, já vou apagando na câmera e diminuo o trabalho de deletar do disco (opção que uso no LR) quando estou no modo Library ou Developmento do LR.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 09 de Outubro de 2018, 14:46:35
Finalmente, a formatação lenta recria a tabela de alocação e apaga todos os setores, testando-os em seguida. Quaisquer setores defeituosos vão ser marcados como tal, e não serão usados. O resto da mídia estará utilizável, mas setores defeituosos são um sinal de que a mídia vai falhar em pouco tempo.

Isso é bem legal, você acha interessante fazer uma formatação lenta de tempos em tempos no cartão? Pra ver se identifica setores defeituosos?


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #8 Online: 09 de Outubro de 2018, 15:18:55
Apenas uma observação:

A formatação da câmera NÃO APAGA os arquivos do cartão. Já fiz a experiência e consegui recuperar tudo. A recuperação fica mais difícil se após vc formatar vc tirar outras fotos (que podem ou não ser gravadas em cima das "apagadas"), mas ainda assim deu pra recuperar.

Até onde sei, o único jeito de apagar de verdade as fotos do cartão é através de um programa específico para isso, como o Eraser.

Se vcs tiverem fotos que não devem "vazar", não emprestem ou repassem o cartão sem antes apagar bem apagado o que for necessário.

abraço,

Miguel
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 09 de Outubro de 2018, 15:35:18
Isso é bem legal, você acha interessante fazer uma formatação lenta de tempos em tempos no cartão? Pra ver se identifica setores defeituosos?

A formatação lenta identifica automaticamente, mas é a mesma coisa que verificar o disco, em que o sistema testa setor a setor, sem eliminar nenhum arquivo. Não precosa necessariamente formatar. A vantagem é que, formatando, se fazer tudo de uma vez.

Eu acho legal, mas nunca faço...   :doh:
« Última modificação: 09 de Outubro de 2018, 15:35:51 por felipemendes »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 09 de Outubro de 2018, 15:52:54
A formatação lenta identifica automaticamente, mas é a mesma coisa que verificar o disco, em que o sistema testa setor a setor, sem eliminar nenhum arquivo. Não precosa necessariamente formatar. A vantagem é que, formatando, se fazer tudo de uma vez.

 :ok:


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Outubro de 2018, 18:41:13
 :clap: :clap:Obrigado a todos pelas valiosas  respostas. :worship: :worship:


markusslima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Outubro de 2018, 08:27:28
Dá no mesmo. A única diferença é que, ao formar o sistema de arquivos é refeito somente link da memória no arquivo é apagado.
Samsung NX3000 + 30mm F2


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Outubro de 2018, 21:20:42
 :ok:
Dá no mesmo. A única diferença é que, ao formar o sistema de arquivos é refeito somente link da memória no arquivo é apagado.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 23 de Outubro de 2018, 21:40:30
Uso formatar porque na 5D é 300x mais rapido que apagar todos os arquivos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs