Autor Tópico: Saga em busca da câmera analógica  (Lida 14037 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #60 Online: 11 de Outubro de 2018, 15:11:30
Desculpe, dei quote errado na mensagem acima:

Falando em Kodak, comprei essa aqui em petição de miséria e dei um baita CLA nela !  :wub:
A objetiva é uma cópia da Zeiss Tessar.

https://oldgoodlight.blogspot.com/2018/09/kodak-signet-35.html


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #61 Online: 11 de Outubro de 2018, 16:42:18

Existiram diversas SLR avançadas que o sincronismo de flash ia a 1/4000s com flashes especiais. As Minolta, por exemplo, tinha algumas Maxxum que quando usadas com um flash (5400HS se não me engano) sincronizavam com qualquer velocidade. As Leicas M sincronizavam em 1/30 ou 1/60 no máximo.

SLRs com cortina horizontal de pano, 1/60 no máximo. As com cortina vertical de metal, normalmente 1/125 e algumas como a Nikon FM2, 1/250. As Olympus OM2/3/4 tambem podiam sincronizar acima de 1/60 com um flash especial, com o flash F280, até 1/2000s.

Já as câmeras com obturador tipo Leaf ou derivados do Compur, sincronizam em qualquer velocidade, mas são limitadas à velocidade máxima do obturador, que raramente chega a 1/1000s.

Exato.

Eu falei que as mais modernas iam ate no maximo 1/125 mas vc tem razao, as Nikons FM vao ate 1/250. Mas cameras como F3 nao chega a 1/125.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #62 Online: 11 de Outubro de 2018, 16:47:58
Desculpe, dei quote errado na mensagem acima:

Falando em Kodak, comprei essa aqui em petição de miséria e dei um baita CLA nela !  :wub:
A objetiva é uma cópia da Zeiss Tessar.

https://oldgoodlight.blogspot.com/2018/09/kodak-signet-35.html

Eu tenho uma ADOX que uso sempre para fazer fotos nos meus passeios de final de semana.

Esse eh o modelo: https://www.depop.com/filmsnotdead/meet-the-adox-pronto-lk


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #63 Online: 11 de Outubro de 2018, 16:54:08
A Zenit virou um cult depois da onda da Lomogafia. No auge da fotografia com filme, entre 1995-2005 as pessoas não queriam essas câmeras nem para peso de papel e eram encontradas nos mercados de pulgas na Europa e EUA por algo como 5-10 dólares...

Aqui no Brasil principalmente, os preços dessas câmeras são incrivelmente inflados e altos para o que elas são. Eu nem teria coragem de cobrar por um corpo de Zenit mais do que 150 reais com uma Helios. O corpo sozinho eu nem teria como precificar, é surrealmente baixo no ebay, salvo para modelos mais raros como a S ("C") e a 3M.

Realmente, o que ainda vale alguma coisa no conjunto é a Helios 44, monetariamente falando.

É claro que dá para se divertir bastante com uma Zenit. É sempre interessante tentar fazer o mais com menos. Só acho que aqui se paga caro demais nelas e há uma aura um exagerada demais em torno delas. A japonesa mais simples dá de mil em qualquer Zenit.

Complementando:

Existe também todo um misticismo em torno das óticas da ex-urss. Algumas, reforço o algumas, são realmente boas mas nunca superaram as japonesas e alemãs. Na verdade na maioria das vezes nem chegam perto.

Não dá para comparar, por exemplo, uma Helios 44 de qualquer subtipo com uma simples Yashinon DX 50mm que custa quase nada. As lentes mais vagabundas da Minolta e da Canon são superiores a praticamente qualquer coisa da ex-urss, por preços equivalentes. Tem muito fetiche nisso tudo.

Eu ofereci como sugestao por serem mais baratas e nao serem tao ruins quanto muita gente pensa (apesar de nao serem as melhores do mercado). Ja se nao tiver elas a precos baixos no Brasil entao vai de outra coisa mesmo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #64 Online: 11 de Outubro de 2018, 16:57:25
Eu ofereci como sugestao por serem mais baratas e nao serem tao ruins quanto muita gente pensa (apesar de nao serem as melhores do mercado). Ja se nao tiver elas a precos baixos no Brasil entao vai de outra coisa mesmo.

Sim eu sei, mas tem coisa melhor por preço mais  interessante, é só procurar.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 11 de Outubro de 2018, 20:36:49
Recentemente comprei uma EXA Ihagee Desdren com lente Meyer-Optik-Goerlitz Trioplan 50mm 2.9 por míseros 400 reais.

É a câmera que mais gosto de usar, só tem 4 velocidades e o Bulb.


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 11 de Outubro de 2018, 20:47:05
Eu ofereci como sugestao por serem mais baratas e nao serem tao ruins quanto muita gente pensa (apesar de nao serem as melhores do mercado). Ja se nao tiver elas a precos baixos no Brasil entao vai de outra coisa mesmo.
Há Zenits baratas sim.

Mas precisa "garimpar" as que estão boas e com vendedores que não estão tendo "surtos psicóticos" com os preços.

Tive três Zenits 122 e duas XPs.
Duas 122 apresentavam um defeito intermitente no fotometro, que parecia causado por um mal contato no seletor de ISO. Se colocasse no "clic", ele apontava subexposicao e nao media nada.
Bastava avançar um pouquinho alrm do "clic", e prender o seletor com uma borrachinha que voltava a ler corretamente.

Uma as 12 XP, quando ficava parada por um tempo, "grudava" uma cortina na outra.
Antes de fotografar, tinha que armar o obturador e disparar várias vezes para elas nao prenderem.

As duas que não mostraram defeito, tenho comigo até hoje.

Havia umas versões mais novas da Zenit.
Tenho a impressao que as cameras eram as mesmas. O que mudava era o revestimento (12 XS, que era de plastico) e a baioneta 122 k, que usava a baineta pentax ao inves de rosca.

Mas essas nunca cheguei a usar.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #67 Online: 11 de Outubro de 2018, 21:03:51
Duas 122 apresentavam um defeito intermitente no fotometro, que parecia causado por um mal contato no seletor de ISO. Se colocasse no "clic", ele apontava subexposicao e nao media nada.
Bastava avançar um pouquinho alrm do "clic", e prender o seletor com uma borrachinha que voltava a ler corretamente.

Sim, isso é devido à má qualidade dos contatos. Também acontece direto no interruptor que aciona o fotometro, são dois contatos por lâmina do lado direito do prisma, vendo por trás. Por causa do contato horrivel, os leds do fotometro ficam erraticos e as vezes até muito fracos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #68 Online: 11 de Outubro de 2018, 21:07:40
Recentemente comprei uma EXA Ihagee Desdren com lente Meyer-Optik-Goerlitz Trioplan 50mm 2.9 por míseros 400 reais.

É a câmera que mais gosto de usar, só tem 4 velocidades e o Bulb.

Tive uma Exa 1C, legalzinha. Essa sua usa a baioneta dela, a 1C usa rosca M42. As velocidades na 1C eram B,30,60,125 e 175, eu usava mais com o capuz que mostrava direto o despolido que nem nas TLRs, mas tambem tive o prisma. A lente original dela era a terrível Domiplan, eu usava a Helios-44 nela.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2018, 21:08:35 por AFShalders »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 11 de Outubro de 2018, 21:10:45
Tive uma Exa 1C, legalzinha. Essa sua usa a baioneta dela, a 1C usa rosca M42. As velocidades na 1C eram B,30,60,125 e 175, eu usava mais com o capuz que mostrava direto o despolido que nem nas TLRs, mas tambem tive o prisma. A lente original dela era a terrível Domiplan, eu usava a Helios-44 nela.
Domiplan é tipo uma helios com um bokeh porreta, eu tenho uma aqui...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #70 Online: 11 de Outubro de 2018, 21:22:38
Domiplan é tipo uma helios com um bokeh porreta, eu tenho uma aqui...

Eu detesto solenemente essa lente...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #71 Online: 12 de Outubro de 2018, 03:24:06
Recentemente comprei uma EXA Ihagee Desdren com lente Meyer-Optik-Goerlitz Trioplan 50mm 2.9 por míseros 400 reais.

É a câmera que mais gosto de usar, só tem 4 velocidades e o Bulb.

Paguei por volta de €20 na minha Adox...


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 17 de Outubro de 2018, 20:20:55
Como "evolução" do tópico, fui procurar no Mercado Livre, algumas cameras, como as indicadas aqui.

Confesso que fiquei meio perplexo com os preços pedidos nos anúncios.

Que coisa mais esquisita. Os valores delas estão bem mais altos do que imaginei.

Camera de filme virou "cult" e "vintage"??????


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 17 de Outubro de 2018, 21:10:26
Como "evolução" do tópico, fui procurar no Mercado Livre, algumas cameras, como as indicadas aqui.

Confesso que fiquei meio perplexo com os preços pedidos nos anúncios.

Que coisa mais esquisita. Os valores delas estão bem mais altos do que imaginei.

Camera de filme virou "cult" e "vintage"??????
Já tem alguns anos, mas nos ultimos 2 anos disparou.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #74 Online: 17 de Outubro de 2018, 21:39:03
Câmera de filme
Disco de vinil
Fusca

Eu prefiro
Mpixel
SACD
Carro com ar condicionado

Enfim, há uma onda vintage no ar. Talvez porque o povo que viveu nessa época agora tem dinheiro e compra o que não podia quando era moleque, talvez para simplesmente relembrar ou talvez até para ser o Hype da turma. E isso levou o valor de tudo isso para as alturas. Hoje um bom LP vale centenas de reais. Uma câmera de filme pode passar os milhares de reais. E o fusca? Ah, esse já está mais caro que carro bom zero km.
Fotografei com Minolta X370, Nikon F3, F4 e F5, Canon 1 e 30 (a com eye control - tecnologia alien para a época). Se fosse para investir em uma câmera de filme hoje eu compraria uma Nikon ou uma Canon, de preferência que conseguisse usar minhas lentes e ia dar preferência para filme PB e revelaria em casa (esse processo da revelação eu acho que é o mais divertido na fotografia analógica). Nunca usei esses dinossauros que vocês estão colocando no tópico! Hahahahahaha
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada