Autor Tópico: Saga em busca da câmera analógica  (Lida 14028 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #45 Online: 10 de Outubro de 2018, 16:14:25
Pq nao da uma olhada nas cameras sovieticas como a Ricoh? Costumam serem mais baratas, nao tao resistentes mas em geral funcionam bem. Ai eh so usar um adaptador se quiser usar alguma lente melhor.

Tambem tem a Zenit e Kiev, essa ultima medio formato apenas.

Tem boas lentes sovieticas que sao baratas tambem como a 50mm f/2 Jupiter 8 e Helios 40 85mm f/1.5
E tem a Arsat 35mm f/2.8 Tilt-Shift lens.


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 10 de Outubro de 2018, 19:32:42
Pensei em sugerir uma Zenit.

Por mais esquisito que pareça, gosto muito das minhas. E as Helios são lentes bem legais.

São cameras bem "espartanas" mesmo.
As críticas são sobre algumas coisas que acho meio "critico", como a sincronismo de flash a 1/30 e o fato de costumarem sofrer de falta crônica de manutenção. Talvez por serem câmeras mais baratas, as pessoas tenham uma certa tendência a creditarem que não vale a pena gastar um dinheirinho para a manutenção periódica.




Pq nao da uma olhada nas cameras sovieticas como a Ricoh? Costumam serem mais baratas, nao tao resistentes mas em geral funcionam bem. Ai eh so usar um adaptador se quiser usar alguma lente melhor.

Tambem tem a Zenit e Kiev, essa ultima medio formato apenas.

Tem boas lentes sovieticas que sao baratas tambem como a 50mm f/2 Jupiter 8 e Helios 40 85mm f/1.5
E tem a Arsat 35mm f/2.8 Tilt-Shift lens.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #47 Online: 10 de Outubro de 2018, 19:49:39
Pensei em sugerir uma Zenit.

Por mais esquisito que pareça, gosto muito das minhas. E as Helios são lentes bem legais.

São cameras bem "espartanas" mesmo.
As críticas são sobre algumas coisas que acho meio "critico", como a sincronismo de flash a 1/30 e o fato de costumarem sofrer de falta crônica de manutenção. Talvez por serem câmeras mais baratas, as pessoas tenham uma certa tendência a creditarem que não vale a pena gastar um dinheirinho para a manutenção periódica.


Ahh não, Zenit não... Se fosse pra alguém que nunca tocou em uma câmera de filme, poderia até ser, mas as Zenit tem dois problemas muito irritantes, pelo menos para mim: uma tela de foco medonha de ruim e um fotometro que é difícil de encontrar pior !!! Até 4 meses atrás tinha aqui duas, Zenit, uma EM e uma 122, acabei dando as duas, junto com as Helios... Só tem uma Zenit que é relativamente bem construída que é a TTL, com fotometro de agulha em vez daquele fotometro miserável com dois leds que mal são visiveis, e mesmo a de 3 leds continua horrivel...

A tela de foco delas, de qualquer uma delas é péssima, quase impossivel de focar direito com lentes com abertura de F4 em diante.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 10 de Outubro de 2018, 22:49:18
Não sei como alguém consegue indicar Zenith pra alguém. Kkkk

Alguém aqui já usou as Fujicas ?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #49 Online: 11 de Outubro de 2018, 00:50:50
Não sei como alguém consegue indicar Zenith pra alguém. Kkkk

Alguém aqui já usou as Fujicas ?

Tive a 701 e a 705, ambas M42, com excelente visor e ótimo fotometro, muito sensivel.
Aliás, os visores dessas duas estão entre os melhores, são enormes e muito, muito claros.
Mas não são câmera fáceis de achar em bom estado, normalmente esquecem a bateria dentro e ela vaza :( Tive que trocar toda a fiação das minhas.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2018, 00:51:18 por AFShalders »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #50 Online: 11 de Outubro de 2018, 09:02:14
Editado: Duplo post.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #51 Online: 11 de Outubro de 2018, 09:07:55
Pensei em sugerir uma Zenit.

Por mais esquisito que pareça, gosto muito das minhas. E as Helios são lentes bem legais.

São cameras bem "espartanas" mesmo.
As críticas são sobre algumas coisas que acho meio "critico", como a sincronismo de flash a 1/30 e o fato de costumarem sofrer de falta crônica de manutenção. Talvez por serem câmeras mais baratas, as pessoas tenham uma certa tendência a creditarem que não vale a pena gastar um dinheirinho para a manutenção periódica.

Essa questao do sincronicmo do flash a grande maioria das cameras SLR 35mm sao limitadas a 1/30, 1/60 ou nos casos das nao tao antigas 1/125.

Cameras 35mm com sync ate 1/500 ou qualquer velocidade que a camera tenha, se consegue com as cameras com viewfinder direto (sem espelho e com obturador na lente).

Nesse caso tambem tem otimas camera sovieticas e alemas. Voigtländer mesmo tem a qualidade da Leica na epoca com a diferenca apenas no preco bem mais baixo. So tem que ficar atento pq muitas nao tem disparador de flash, entao tem que averiguar.


Ahh não, Zenit não... Se fosse pra alguém que nunca tocou em uma câmera de filme, poderia até ser, mas as Zenit tem dois problemas muito irritantes, pelo menos para mim: uma tela de foco medonha de ruim e um fotometro que é difícil de encontrar pior !!! Até 4 meses atrás tinha aqui duas, Zenit, uma EM e uma 122, acabei dando as duas, junto com as Helios... Só tem uma Zenit que é relativamente bem construída que é a TTL, com fotometro de agulha em vez daquele fotometro miserável com dois leds que mal são visiveis, e mesmo a de 3 leds continua horrivel...

A tela de foco delas, de qualquer uma delas é péssima, quase impossivel de focar direito com lentes com abertura de F4 em diante.

Acho que tem boas opcoes com bons viewfinders e fotometros. Apesar d'eu achar fotometro desnecesario sendo que a pessoa pode aprender a regra do Sunny 16 e/ou usar fotometro de bolso, ou ate mesmo app de medicao de luz do celular. Boa parte das ameras de filme medio formato nao tem fotometro e rarississimasmas cameras grande formato tera algum fotometro.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #52 Online: 11 de Outubro de 2018, 09:31:22
Essa questao do sincronicmo do flash a grande maioria das cameras SLR 35mm sao limitadas a 1/30, 1/60 ou nos casos das nao tao antigas 1/125.

Cameras 35mm com sync ate 1/500 ou qualquer velocidade que a camera tenha, se consegue com as cameras com viewfinder direto (sem espelho e com obturador na lente).

Nesse caso tambem tem otimas camera sovieticas e alemas. Voigtländer mesmo tem a qualidade da Leica na epoca com a diferenca apenas no preco bem mais baixo. So tem que ficar atento pq muitas nao tem disparador de flash, entao tem que averiguar.

Acho que tem boas opcoes com bons viewfinders e fotometros. Apesar d'eu achar fotometro desnecesario sendo que a pessoa pode aprender a regra do Sunny 16 e/ou usar fotometro de bolso, ou ate mesmo app de medicao de luz do celular. Boa parte das ameras de filme medio formato nao tem fotometro e rarississimasmas cameras grande formato tera algum fotometro.


Existiram diversas SLR avançadas que o sincronismo de flash ia a 1/4000s com flashes especiais. As Minolta, por exemplo, tinha algumas Maxxum que quando usadas com um flash (5400HS se não me engano) sincronizavam com qualquer velocidade. As Leicas M sincronizavam em 1/30 ou 1/60 no máximo.

SLRs com cortina horizontal de pano, 1/60 no máximo. As com cortina vertical de metal, normalmente 1/125 e algumas como a Nikon FM2, 1/250. As Olympus OM2/3/4 tambem podiam sincronizar acima de 1/60 com um flash especial, com o flash F280, até 1/2000s.

Já as câmeras com obturador tipo Leaf ou derivados do Compur, sincronizam em qualquer velocidade, mas são limitadas à velocidade máxima do obturador, que raramente chega a 1/1000s.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #53 Online: 11 de Outubro de 2018, 09:37:27
Acho que tem boas opcoes com bons viewfinders e fotometros. Apesar d'eu achar fotometro desnecesario sendo que a pessoa pode aprender a regra do Sunny 16 e/ou usar fotometro de bolso, ou ate mesmo app de medicao de luz do celular. Boa parte das ameras de filme medio formato nao tem fotometro e rarississimasmas cameras grande formato tera algum fotometro.


Zenit com bom visor ? Não tem... Tive literalmente todos os modelos de Zenit, das Zenit "S" e 3M até as últimas da série, todos um horror. O melhorzinho que vi foi em uma Zenit modelo 18, mas é uma das câmeras menos confiáveis já feitas.

As melhores foram as Zenit DF-300, que não eram Zenits e sim Seagull chinesas...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 11 de Outubro de 2018, 10:28:07
Eu tbm acho as Zenit lastimável, a objetiva ainda vai  :ponder:, mas o projeto da câmera ... tive algumas... uma pratica é muuuuuito mais bacana...
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #55 Online: 11 de Outubro de 2018, 11:16:36
Eu tbm acho as Zenit lastimável, a objetiva ainda vai  :ponder:, mas o projeto da câmera ... tive algumas... uma pratica é muuuuuito mais bacana...

A Zenit virou um cult depois da onda da Lomogafia. No auge da fotografia com filme, entre 1995-2005 as pessoas não queriam essas câmeras nem para peso de papel e eram encontradas nos mercados de pulgas na Europa e EUA por algo como 5-10 dólares...

Aqui no Brasil principalmente, os preços dessas câmeras são incrivelmente inflados e altos para o que elas são. Eu nem teria coragem de cobrar por um corpo de Zenit mais do que 150 reais com uma Helios. O corpo sozinho eu nem teria como precificar, é surrealmente baixo no ebay, salvo para modelos mais raros como a S ("C") e a 3M.

Realmente, o que ainda vale alguma coisa no conjunto é a Helios 44, monetariamente falando.

É claro que dá para se divertir bastante com uma Zenit. É sempre interessante tentar fazer o mais com menos. Só acho que aqui se paga caro demais nelas e há uma aura um exagerada demais em torno delas. A japonesa mais simples dá de mil em qualquer Zenit.

Complementando:

Existe também todo um misticismo em torno das óticas da ex-urss. Algumas, reforço o algumas, são realmente boas mas nunca superaram as japonesas e alemãs. Na verdade na maioria das vezes nem chegam perto.

Não dá para comparar, por exemplo, uma Helios 44 de qualquer subtipo com uma simples Yashinon DX 50mm que custa quase nada. As lentes mais vagabundas da Minolta e da Canon são superiores a praticamente qualquer coisa da ex-urss, por preços equivalentes. Tem muito fetiche nisso tudo.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2018, 11:21:21 por AFShalders »


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 11 de Outubro de 2018, 12:13:55

Zenit com bom visor ? Não tem... Tive literalmente todos os modelos de Zenit, das Zenit "S" e 3M até as últimas da série, todos um horror. O melhorzinho que vi foi em uma Zenit modelo 18, mas é uma das câmeras menos confiáveis já feitas.

As melhores foram as Zenit DF-300, que não eram Zenits e sim Seagull chinesas...
Outra coisa que aprendi nesse tópico:

Essa camera era Seagull!!!!

Vi algumas vezes, alguns anúncios dessas Zenits.
E lembro de ter lido, há muitos anos atrás, que era uma camera parecida com a Minolta de mesmo nome.

Ambas era feitas pela Seagull??
O modelo da Minolta tambem só "emprestava" o nome?

E qual é a baioneta dessas cameras? É a MD/MC da Minolta? Consigo usar as lentes da Minolta nela?

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 11 de Outubro de 2018, 14:14:19
A Zenit virou um cult depois da onda da Lomogafia. No auge da fotografia com filme, entre 1995-2005 as pessoas não queriam essas câmeras nem para peso de papel e eram encontradas nos mercados de pulgas na Europa e EUA por algo como 5-10 dólares...

Aqui no Brasil principalmente, os preços dessas câmeras são incrivelmente inflados e altos para o que elas são. Eu nem teria coragem de cobrar por um corpo de Zenit mais do que 150 reais com uma Helios. O corpo sozinho eu nem teria como precificar, é surrealmente baixo no ebay, salvo para modelos mais raros como a S ("C") e a 3M.

Realmente, o que ainda vale alguma coisa no conjunto é a Helios 44, monetariamente falando.

É claro que dá para se divertir bastante com uma Zenit. É sempre interessante tentar fazer o mais com menos. Só acho que aqui se paga caro demais nelas e há uma aura um exagerada demais em torno delas. A japonesa mais simples dá de mil em qualquer Zenit.

Complementando:

Existe também todo um misticismo em torno das óticas da ex-urss. Algumas, reforço o algumas, são realmente boas mas nunca superaram as japonesas e alemãs. Na verdade na maioria das vezes nem chegam perto.

Não dá para comparar, por exemplo, uma Helios 44 de qualquer subtipo com uma simples Yashinon DX 50mm que custa quase nada. As lentes mais vagabundas da Minolta e da Canon são superiores a praticamente qualquer coisa da ex-urss, por preços equivalentes. Tem muito fetiche nisso tudo.
Vi alguns testes de desempenho de várias lentes russas, e os resultados de fato, nunca são muito bons...

Acho que as pessoas gostam muita da história da transferencia de tecnologia dos espólios de guerra da Alemanha, da Zeiss para a Kiev.

Ao que parece, o primor técnico foi mantido por algum tempo, mas acabou se perdendo após os anos de 1970.

Tenho duas Kievs rangefinders, que são cópias das Contax.
O modelo mais antigo é bem diferente, inclusive no acabamento.

O modelo mais novo é bem pior. Material pior, acabamento horrivel. E, embora mais novo, apresentou quebras na engrnagem de foco, perto do disparador e no selftime.

O modelo mais velho está perfeito.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 11 de Outubro de 2018, 14:21:11
Confesso não saber como era o megócio das cameras fotográficas antes da abertura do mercado brasileiro pós Collor, e qual era a dificuldade em adquirir cameras fotograficas por aqui.

Mas se não me engano, a Zenitt chegou a ser montada na Zona Franca de Manaus, por um tempo.

E, no inicio dos foruns de fotografia, lembro que o pessoal falava muito da Zenit como primeira camera em cursos de fotografia.

Talvez por serem, naquela epoca, mais acessiveis.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #59 Online: 11 de Outubro de 2018, 14:54:17
Confesso não saber como era o megócio das cameras fotográficas antes da abertura do mercado brasileiro pós Collor, e qual era a dificuldade em adquirir cameras fotograficas por aqui.

Mas se não me engano, a Zenitt chegou a ser montada na Zona Franca de Manaus, por um tempo.

E, no inicio dos foruns de fotografia, lembro que o pessoal falava muito da Zenit como primeira camera em cursos de fotografia.

Falando em Kodak, comprei essa aqui em petição de miséria e dei um baita CLA nela !  :wub:
A objetiva é uma cópia da Zeiss Tessar.

https://oldgoodlight.blogspot.com/2018/09/kodak-signet-35.html


Talvez por serem, naquela epoca, mais acessiveis.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk


Aqui no Brasil, tivemos basicamente quatro "fabricas" que na verdade só montavam, a Yashica, a Kodak, Zenit e a Mamiya. Ninguem fabricava nada na verdade.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2018, 14:57:36 por AFShalders »