Autor Tópico: Macro de insetos com lente invertida  (Lida 3649 vezes)

Dougllas Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Outubro de 2018, 19:53:19
Boa noite amigos.
3 fotos feitas com a lente 18-55mm (kit) invertida.
Nikon D5200
Nikon 18-55mm invertida
Flash interno com difusor artesanal

fotos em aproximações máximas (18mm e 24mm)

1 - 18mm




2  - 18mm




3  -24mm


Nikon D5200


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2018, 19:59:31
Incríveis!  :clap: :clap: :clap:

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2018, 22:36:58
Incrível mesmo. Tirar esse resultado da 18-55 parece um bom desafio devido ao resultado. Dá vontade desmontar a Helios 44M e invertê-la.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2018, 07:23:20
Fantásticas, especialmente com uma objetiva modesta como a usada...  :worship: :worship: :worship:


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.867
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2018, 10:19:36
Show  :clap: :clap: :clap:
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #5 Online: 08 de Outubro de 2018, 11:55:11
UAL simplesmente espetacular

  • Imagine se fosse uma lente macro invertida. Daria para ver o piolho da mosca kkkkkkkkkkkkkk
  • Eu tentei inverter a lente inúmeras vezes, mas acho que minha lente não tem encaixe do ouro lado. kkkkkk


As frases acima foram só para rir mesmo, não se preocupem!  :hysterical:
« Última modificação: 08 de Outubro de 2018, 11:55:47 por eduedmais »
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2018, 12:20:35
Oh loucoooo meu...
Segurando na mão a lente ou com algum adaptador?
Os bichinhos foram abatidos antes, né?! rsrsrs

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2018, 13:25:37
Ficaram interessantes pelo nível de ampliação, mas me  permita algumas observaçoes, que espero serem construtivas..
A primeira ficou melhor, pois a área em foco ficou no elemento principal da imagem, no caso,  o olho.  Na segunda o foco ficou em parte sem importancia do corpo do inseto e na ultima notei falta de foco/nitidez no geral.

A causa principal da falta de nididez esta relacionada à baixa profundidade de campo devido a grande abertura do diafragma. No caso de lentes como a utilizada, e da maioria das modernas, o controle da abertura fica na camera. Assim, quando invertida, a lente permanecerá na abertura máxima, reduzindo a frações de milimetros a profundidade de campo. Para ter um resultado mais aceitável, considerando apenas 1 click (sem staking) tem que se trabalhar  com um diafragma bem fechado. Em algumas lentes macro dedicadas pode-se trabalhar até com aberturas f/16 sem perda perceptivel de qualidade, o que aumenta significativamente a zona de nitidez/foco. Em lentes nao macros, invertidas principalmente,  é pouco provavel que se consiga resultados de qualidade, mas teria q testar caso a caso. Ai entra a questao de como controlar a abertura para conseguir uma  profundidade de campo aceitável, além das limitaçoes da perda de definiçao nas bordas e/ou centro que caracterizam as lentes invertidas nao macros. O problema mesmo é como fixar uma abertura nessas lentes invertidas,  inferior à maxima. Dependendo da lente pode haver uma alavanca de controle da abertura que  liga a lente ao corpo, nesse caso bastaria  apenas fixar essa trava em alguma abertura menor. Mas se não tiver esse componente mecanico, somente contatos eletronicos, complica. Talvez alguma artimanha do tipo fixar  uma abertura pequena  e retirar a lente sem desligar a camera ou alguma outra gambiarra do genero.
Outra soluçao poderia ser fazer um serie com foco empilhamento, mas algo dificil nessas lentes AF sem marcaçao de escala, aliada às cameras DSLR sem focus peaking e recursos do genero.. Enfim, lente invertida eletronica serve para treinar, aprender, um bom inicio..  Se for uma lente manual/mecanica  facilita  e pode se conseguir resultados muito bons utilizando técnicas corretas..
« Última modificação: 08 de Outubro de 2018, 13:27:46 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 08 de Outubro de 2018, 14:00:44
Belo trabalho!

Realmente, a primeira se destaca. A qualidade geral está melhor, o foco está numa área de maior interesse, o fundo está bem neutro... tudo muito bacana!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Dougllas Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Outubro de 2018, 19:53:35
Oh loucoooo meu...
Segurando na mão a lente ou com algum adaptador?
Os bichinhos foram abatidos antes, né?! rsrsrs

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Rsrs... Não foram abatidos estavam pousados, fiz alguns vídeos de insetos com essa aproximação pra demonstrar que com paciência sw chega perto (beeem perto)
Gosto de fotografar aranhas predando pois mostarm que nao foi preciso sacrificar o bicho pra se ter um bom resultado.

Usei um anel adaptador...
De um lado é o encaixe da baioneta do outro a rosca 52mm que vai na frente da lente.
Nikon D5200


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 08 de Outubro de 2018, 23:39:58
Na canon é possível fechar a abertura apertando o botão  de preview de DOF e em seguida remover a lente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.554
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Outubro de 2018, 00:19:38
 :clap: :clap: :clap:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #12 Online: 09 de Outubro de 2018, 10:06:07
Rsrs... Não foram abatidos estavam pousados, fiz alguns vídeos de insetos com essa aproximação pra demonstrar que com paciência sw chega perto (beeem perto)
Gosto de fotografar aranhas predando pois mostarm que nao foi preciso sacrificar o bicho pra se ter um bom resultado.

Usei um anel adaptador...
De um lado é o encaixe da baioneta do outro a rosca 52mm que vai na frente da lente.

Muito legal mesmo, parabéns!

Fico me perguntando se as moscas de vocês são adestradas.
Cadê o vídeo?


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #13 Online: 09 de Outubro de 2018, 11:12:23
Bem loko!  :ok:


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Outubro de 2018, 11:29:33
Nas lentes prime tipo Helios 44 é possível acionar a trava do diafragma e fechar a abertura até o valor necessário, assim tem-se profundidade de campo. Apenas corroborando o que angelone descreveu.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro