Autor Tópico: [GODs of Youtube] DF e tamanho do sensor não afetam a profundidade de campo  (Lida 3728 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia

Um vídeo bem didático explicando isso, recomendo assistir com a mente aberta.
Eu mesmo achava que o sensor influenciava.

Mas o que importa é o tamanho da pupila da lente.
Quanto maior a pupila, menor é a profundidade de campo.

Lentes mais claras tem a pupila maior que lentes mais escuras, essa era obvia.

Lentes teles tem a pupila maior que as lentes grande angulares, na mesma abertura, por isso dizem que teles tem menos DOF.

Sensores maiores requerem lentes com pupilas maiores, mantendo o mesmo campo de visão, por isso dizem que sensor maior tem menos DOF.

50mm f/4 em FF e 25mm f/2 em M4/3 são lentes equivalentes em enquadramento e DOF só, e somente só, porque tem o mesmo tamanho de pupila, 12,5mm.

Isso tudo considerando o outro único fator que altera o DOF, distancia entre a câmera e o assunto.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2018, 12:31:21 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2018, 12:43:16
Mas o que importa é o tamanho da pupila da lente.
Quanto maior a pupila, menor é a profundidade de campo.

Isso que eu venho martelando aqui no fórum desde sempre, mas eu entendo que não é fácil de compreender mesmo. Se entender o básico sobre círculos de confusão, daí todo o resto fica mais intuitivo...

 :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2018, 12:46:27
Isso que eu venho martelando aqui no fórum desde sempre, mas eu entendo que não é fácil de compreender mesmo. Se entender o básico sobre círculos de confusão, daí todo o resto fica mais intuitivo...

 :ok:

Gostei do video porque ele explicou usando o angulo de convergência da luz, ficou ilustrado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2018, 12:49:00
Só prá contrariar, Fuji S2980, sensor 1/2.3 em f/3.1 (meu flickr quando estava iniciando (e continuo iniciante  :D)
 [/url]
e tem mais neste mesmo album
« Última modificação: 08 de Outubro de 2018, 12:49:54 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2018, 12:56:39
Só prá contrariar, Fuji S2980, sensor 1/2.3 em f/3.1 (meu flickr quando estava iniciando (e continuo iniciante  :D)
 [/url]
e tem mais neste mesmo album

Mas, assim, contraria o que?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 08 de Outubro de 2018, 12:58:20
Mas, assim, contraria o que?

Não contraria, uma das coisas que ele fala no vídeo é sobre a distância em relação ao assunto... Que no caso dessa foto é bem pequena.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2018, 12:59:23
Mas, assim, contraria o que?
Pelo que entendi da explicação(posso ter confundido), a prof. campo tem a ver com tamanho de sensor e diametro da lente, que no caso da foto, ambos são minusculos. Mas posso ter entendido errado.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2018, 13:00:28
Não contraria, uma das coisas que ele fala no vídeo é sobre a distância em relação ao assunto... Que no caso dessa foto é bem pequena.
Pensei nisso, mas apontando meu smartphone, quase colado em um objeto aqui, o fundo continua muito nitido.
O que suponho que são casos iguais e resultados diferentes.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2018, 13:01:09 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 08 de Outubro de 2018, 13:02:10
Gostei do video porque ele explicou usando o angulo de convergência da luz, ficou ilustrado.

Sim, e ele também menciona os círculos de confusão.  :ok:


Pelo que entendi da explicação(posso ter confundido), a prof. campo tem a ver com tamanho de sensor e diametro da lente, que no caso da foto, ambos são minusculos. Mas posso ter entendido errado.

Acho que você não entendeu errado, ele fala justamente o contrário, que o tamanho do sensor por si só não altera a profundidade de campo, o que alter são apenas o diâmetro do diafragma e a distância em relação ao assunto.


Pensei nisso, mas apontando meu smartphone, quase colado em um objeto aqui, o fundo continua muito nitido.
O que suponho que são casos iguais e resultados diferentes.

No caso celular, o diâmetro do diafragma é "microscópico", rsrs, o que garante uma profundidade de campo bem longa mesmo a curtas distâncias.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 08 de Outubro de 2018, 13:04:20
A partir de 7:45 ele explica tudo de forma absurdamente didática, vale a pena ver com atenção  :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 08 de Outubro de 2018, 13:05:14
Pelo que entendi da explicação(posso ter confundido), a prof. campo tem a ver com tamanho de sensor e diametro da lente, que no caso da foto, ambos são minusculos. Mas posso ter entendido errado.

Ele diz justamente que o sensor não tem influencia nenhuma.

A foto que você postou tem a profundidade de campo equivalente a distancia do assunto e ao tamanho da pupila dessa fuji.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 08 de Outubro de 2018, 13:57:53
Sensores maiores requerem lentes com pupilas maiores, mantendo o mesmo campo de visão, por isso dizem que sensor maior tem menos DOF.

Mais uma vez, o que muda é a abordagem. Da mesma forma que já discutiu-se por aqui a questão da perspectiva, compressão de planos, etc...

Importante entender o conceito, saber a origem do fenômeno. Mas, na prática, esses exemplos acabam se tornando uma verdade palpável.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 08 de Outubro de 2018, 14:06:40
Importante entender o conceito, saber a origem do fenômeno. Mas, na prática, esses exemplos acabam se tornando uma verdade palpável.

Concordo, na prática, todo mundo sabe que se chegar bem perto do assunto, usar lentes longas e aberturas grandes, vai desfocar mais o fundo, esse vídeo é apenas pra sacar a física por trás. Mas eu acho importantíssimo, pra mim mesmo, saber os conceitos e a teoria por trás das coisas. Gosto de ter esse "controle", tenho vontade de entender as coisas, mas compreendo quem não tem essa mesmo vontade, rsrs...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 08 de Outubro de 2018, 14:24:49
Mais uma vez, o que muda é a abordagem. Da mesma forma que já discutiu-se por aqui a questão da perspectiva, compressão de planos, etc...

Importante entender o conceito, saber a origem do fenômeno. Mas, na prática, esses exemplos acabam se tornando uma verdade palpável.

Assistiu o video mesmo?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 08 de Outubro de 2018, 15:00:46
Assistiu o video mesmo?

Não, marquei para assistir depois. Mas meu comentário foi exatamente sobre as frases do post inicial. Por exemplo, entendi que o vídeo mostra/prova que não é o fato de o sensor ser maior que cause o DOF menor, e sim sua lente que precisa de um diâmetro maior para cobrir este sensor; logo, na prática, um sensor maior terá um menor DOF, não porque ele é maior, mas porque sua lente precisa ser maior e ela causa este efeito. O conceito não recai sobre o sensor, mas a consequência é essa.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C