Autor Tópico: [GODs of Youtube] DF e tamanho do sensor não afetam a profundidade de campo  (Lida 3736 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 08 de Outubro de 2018, 15:21:16
não é o fato de o sensor ser maior que cause o DOF menor, e sim sua lente que precisa de um diâmetro maior para cobrir este sensor

Não é que a lente precisa de diâmetro maior pra cobrir o sensor. É que uma 50mm em FF equivale a uma 25mm em micro 4/3, e uma 50mm tem diafragma com diâmetro maior que uma 25mm, ambas na mesma abertura (mesmo n° f). Está diretamente ligado ao diâmetro físico do diafragma.

Se usarmos a mesma lente 50mm tanto em uma FF como em uma micro 4/3, mantendo a mesma abertura e mesma distância em relação ao assunto (ou seja, mantendo tudo idêntico mas mudando apenas o tamanho do sensor), a profundidade de campo vai ser igual nos dois casos.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 08 de Outubro de 2018, 15:29:16
Não, marquei para assistir depois. Mas meu comentário foi exatamente sobre as frases do post inicial. Por exemplo, entendi que o vídeo mostra/prova que não é o fato de o sensor ser maior que cause o DOF menor, e sim sua lente que precisa de um diâmetro maior para cobrir este sensor; logo, na prática, um sensor maior terá um menor DOF, não porque ele é maior, mas porque sua lente precisa ser maior e ela causa este efeito. O conceito não recai sobre o sensor, mas a consequência é essa.

Bem colocado. Não dá pra separar tamanho do sensor e tamanho da lente. Então, ainda que o tamanho do sensor não tenha, na teoria, relação com a profundidade de campo, na prática acaba tendo, e aí dá pra entender porque todo mundo encara dessa forma.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #17 Online: 08 de Outubro de 2018, 15:52:07
Na prática a teoria é outra, kkkk.

Mas vem cá, vocês não acham nem um pouco interessante entender a parte teórica por trás da coisa? Saber a física do processo todo? Eu piro nessas coisas, acho muito bacana saber disso tudo e gostaria de saber e entender muito mais. A parte eletrônica, por exemplo, mas acho que isso vai além da minha capacidade, rsrs...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 08 de Outubro de 2018, 15:58:12
Não, marquei para assistir depois. Mas meu comentário foi exatamente sobre as frases do post inicial. Por exemplo, entendi que o vídeo mostra/prova que não é o fato de o sensor ser maior que cause o DOF menor, e sim sua lente que precisa de um diâmetro maior para cobrir este sensor; logo, na prática, um sensor maior terá um menor DOF, não porque ele é maior, mas porque sua lente precisa ser maior e ela causa este efeito. O conceito não recai sobre o sensor, mas a consequência é essa.

Então, o problema é que não é uma questão de abordagem e tem implicações praticas palpáveis.

Imagine uma 70-200 num tripe, com o foco num assunto a 10 metros.
Se eu trocar uma 7D por uma 5D o DOF vai ser o mesmo, só o enquadramento que vai mudar.

Não sei você, mas antes desse video eu entendia que o DOF seria menor só por causa do sensor FF.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2018, 15:58:25 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #19 Online: 08 de Outubro de 2018, 16:18:58
Mas vem cá, vocês não acham nem um pouco interessante entender a parte teórica por trás da coisa? Saber a física do processo todo? Eu piro nessas coisas, acho muito bacana saber disso tudo e gostaria de saber e entender muito mais. A parte eletrônica, por exemplo, mas acho que isso vai além da minha capacidade, rsrs...

Não só acho interessante como também sou fissurado nisso. Sou engenheiro mecânico e, apesar de também entrar em assuntos além da minha capacidade, sempre sou o "curiosão" da história, muitas vezes até de forma improdutiva! haha!

O que eu quis dizer é que, apesar de ser um assunto muito interessante (e vou ver o vídeo com calma para entender a didática da coisa), recai sobre o mesmo debate que tivemos nos últimos tempos sobre existir um princípio que não necessariamente invalida o que se discute ou que se vê na prática. O importante é saber separar as duas coisas e não propagar falsos princípios.

Então, o problema é que não é uma questão de abordagem e tem implicações praticas palpáveis.

Imagine uma 70-200 num tripe, com o foco num assunto a 10 metros.
Se eu trocar uma 7D por uma 5D o DOF vai ser o mesmo, só o enquadramento que vai mudar.

Não sei você, mas antes desse video eu entendia que o DOF seria menor só por causa do sensor FF.


Concordo contigo. Eu também não tinha esse conceito bem definido, e ainda vou ver o vídeo e ler a respeito para entender melhor. O que quis dizer é que, de forma geral, mesmo sendo esse o conceito que explica o fenômeno, uma coisa acaba levando a outra na hora da prática.

O exemplo da 70-200 trocando apenas a 7D pela 5D é ótimo. Eu também imaginava que teria menor DOF na troca, relacionado ao sensor maior. Admito, neste ponto, a generalização da coisa levaria ao erro. Para manter a máxima do sensor maior causar diminuição do DOF, a 7D deveria estar espetada com uma 70-200 equivalente, ou a 5D com uma 112-320mm, com suas respectivas pupilas proporcionais ao sensor e distâncias focais, não é?
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #20 Online: 08 de Outubro de 2018, 16:25:02
Para manter a máxima do sensor maior causar diminuição do DOF, a 7D deveria estar espetada com uma 70-200 equivalente, ou a 5D com uma 112-320mm, com suas respectivas pupilas proporcionais ao sensor e distâncias focais, não é?

Isso, desde que a abertura nominal usada (número f) seja a mesma nas duas lentes. Daí, mantendo a mesma distância em relação ao assunto e com enquadramentos iguais, a 112-320 teria profundidade de campo menor que a 70-200...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 09 de Outubro de 2018, 01:11:22
Caramba, mas já tem tantos tópicos no passado discutindo e explicando tudo isso... vcs são velhos aqui, não lembram??? Não viram???

Ainda vou assistir o vídeo!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 09 de Outubro de 2018, 07:42:49
Caramba, mas já tem tantos tópicos no passado discutindo e explicando tudo isso... vcs são velhos aqui, não lembram??? Não viram???

Ainda vou assistir o vídeo!!!

Semetre que vem eh minha vez de abrir o topico com esse tema.

Eu nao vou ver o video. Chega de disco riscado na minha vida.  :D