Autor Tópico: A pele esverdeada da Sony  (Lida 1676 vezes)

Thales Souto

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Resposta #15 Online: 10 de Outubro de 2018, 11:06:43
As Nikon´s que usam os sensores Sony sofrem disso também?  :ponder:
Eu acho que sim mas cada fabricante acaba tendo sua calibração do sensor um pouco diferente mesmo quando usa "o mesmo" sensor da concorrente.

É o que eu mencionei no meu comentário acima, esse negócio de cor é complicado pois na minha visão simplista e de leigo, é difícil você separar a performance de cores do sensor com a performance do AWB.
A D800 tinha cores legais (levemente saturadas) mas o AWB muito esquisito. Inclusive tem uma discussão bem interessante aqui (https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=115753.0)
Já a D610 tem AWB bem preciso e as cores são bem vivas (até parece que saturou-se em pós).
D610 + AF-S 50 1.8 G + Tamron 24-70 2.8 VC G2 + YN685 + tripé fuleiro de 35 dólares
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davi_ssilva

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Resposta #16 Online: 10 de Outubro de 2018, 12:39:04
Eu tbm percebi fácil as diferenças, mas entendi que o problema aumenta com as lentes Sony. Lembro que no passado já tive algumas objetivas de câmeras de filme, quando as usava em minha Canon acontecia problema parecido. Algumas puxavam para o verde, tinha tbm outras que puxavam o azul, era uma questão de DNA da lente mesmo.
Eu também vejo essas diferenças, mas nunca me atentei ao fato de ela também estar relacionada ao conjunto câmera/lente.

Com relação à essa comparação, entendo que eles quiseram utilizar câmeras com resolução parecida, porém como a ideia era comparar a reprodução de cores em retratos, eu acho que a escolha mais correta seria utilizar a a7III ao invés da a7RIII.

Há uma diferença clara na forma como esses modelos representam os tons de pele e sua gradação, sendo que a a7III visa o estilo Canon de cor, ao contrário da a7RIII, que visa o estilo clássico da Sony (que, ao meu ver, é mais direcionado para paisagens).

Outra coisa que reparei é senti bastante diferença foi quando mudei do Lightroom para o Capture One, há pouco mais de um ano. No C1, os tons e gradações são representados de forma diferente, com um estilo mais Canon-like também. Mas confesso que não sei como a Adobe está agora quanto a isso, visto que eu praticamente só utilizo o C1 agora.

Aqui um vídeo sobre as diferenças de "color science" entre a a7III e a a7RIII (começa aos 10 minutos, mais ou menos):

https://youtu.be/riOJ3GSOX3I

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davi_ssilva

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Resposta #17 Online: 10 de Outubro de 2018, 12:44:08
(...) na minha visão simplista e de leigo, é difícil você separar a performance de cores do sensor com a performance do AWB.

É exatamente o que eu penso. Pegue por exemplo uma Sony a6000 e fica evidente que o maior "problema" é o algoritmo de AWB, muito mais do que somente a representação de cores isolada.



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« Última modificação: 10 de Outubro de 2018, 12:46:04 por davi_ssilva »


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Resposta #18 Online: 10 de Outubro de 2018, 14:40:15
RGB
100,100,110
100,100,100
100,100,90

pra mim é a mesma coisa num oceano de cores.
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Ernesto

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Resposta #19 Online: 23 de Outubro de 2018, 20:58:26
É exatamente o que eu penso. Pegue por exemplo uma Sony a6000 e fica evidente que o maior "problema" é o algoritmo de AWB, muito mais do que somente a representação de cores isolada.



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eu tb já vi algoritmos de Withe Balance estragarem as cores

lembrando que Mirrorless, pela falta do espelho, tb não tem o sensor de Withe Balance muito avançado.

Não que DSLR seja a solução...as antigas Pentax K-5 tem espelho e tem White Balance ruim




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« Última modificação: 23 de Outubro de 2018, 21:09:20 por Ernesto »
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Thales Souto

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Resposta #20 Online: 24 de Outubro de 2018, 12:34:11

eu tb já vi algoritmos de Withe Balance estragarem as cores

lembrando que Mirrorless, pela falta do espelho, tb não tem o sensor de Withe Balance muito avançado.

Não que DSLR seja a solução...as antigas Pentax K-5 tem espelho e tem White Balance ruim




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A D800 é uma baita de uma DSLR mas também tinha, na minha opinião, uma AWB bem zoado, assim como a D3200 em compensação a 5D Clássica e T2i era muito top.
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Ernesto

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Resposta #21 Online: 24 de Outubro de 2018, 13:36:26
A D800 é uma baita de uma DSLR mas também tinha, na minha opinião, uma AWB bem zoado, assim como a D3200 em compensação a 5D Clássica e T2i era muito top.

É...

E tb a D800 foi a primeira que vi com dois modos AUTO... se a pessoa colocava no errado...aff...

Me lembro de um casamento que dentro do salão eu deixava em um AUTO e na rua eu tinha que por no outro AUTO...

ora... AUTO é automático...se eu tenho que escolher entre eles, deixa de ser automático...


Para a minha surpresa a D500 tem três modos AUTO :doh:

A coisa está ficando difícil... :(




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davi_ssilva

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Resposta #22 Online: 24 de Outubro de 2018, 13:45:02
É...

E tb a D800 foi a primeira que vi com dois modos AUTO... se a pessoa colocava no errado...aff...

Me lembro de um casamento que dentro do salão eu deixava em um AUTO e na rua eu tinha que por no outro AUTO...

ora... AUTO é automático...se eu tenho que escolher entre eles, deixa de ser automático...


Para a minha surpresa a D500 tem três modos AUTO :doh:

A coisa está ficando difícil... :(




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Hahaha, também acho! Minha a7iii também tem três modos de AWB, um mais geral e outros para temperaturas predominantemente quentes ou predominantemente frias.

Pra mim, se precisa escolher, não é mais "auto" hehehe.

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Thales Souto

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Resposta #23 Online: 25 de Outubro de 2018, 19:16:41
É...

E tb a D800 foi a primeira que vi com dois modos AUTO... se a pessoa colocava no errado...aff...

Me lembro de um casamento que dentro do salão eu deixava em um AUTO e na rua eu tinha que por no outro AUTO...

ora... AUTO é automático...se eu tenho que escolher entre eles, deixa de ser automático...


Para a minha surpresa a D500 tem três modos AUTO :doh:

A coisa está ficando difícil... :(




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Sabia dessa história de mais de um AWB. Alguma outra câmera da Nikon com essa função?!
Isso que dá não ler o manual.
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dlgoes

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Resposta #24 Online: 26 de Outubro de 2018, 18:11:14
Eu tenho há varios anos uma Sony  nex-5n, e digo o AWB dela é as vezes bizarro de tanto que puxa pro verde. E eu sempre reparei em fotos de pessoas , mesmo tratando a temp de cor do RAW que a pele fica com uns tons sutilmente esverdeados mesmo.

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Lindsay

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Resposta #25 Online: 29 de Outubro de 2018, 17:17:48
Fotografando com a memória


davi_ssilva

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Resposta #26 Online: 29 de Outubro de 2018, 23:43:31
https://petapixel.com/2018/10/29/canon-vs-sony-skin-tones-in-portraits-and-how-to-correct-them/

Canon vs Sony: Skin Tones in Portraits and How to Correct Them

Boa, vi esse vídeo hoje também! Achei interessante o jeito que ele faz o balanço de cores dos tons de pele.

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vangelismm

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Resposta #27 Online: 30 de Outubro de 2018, 08:30:55
Eu achei aleatório.
Tons de pele são diferentes, não tem como ter um numero magico......
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Resposta #28 Online: 30 de Outubro de 2018, 09:36:53
https://petapixel.com/2018/10/29/canon-vs-sony-skin-tones-in-portraits-and-how-to-correct-them/

Canon vs Sony: Skin Tones in Portraits and How to Correct Them


Acho ótima a iniciativa de comentar como corrigir tons de pele. Tema que é crônico na Sony e Canon...

É por causa dos tons de pele que eu tenho Pentax 645z e Pentax K-3 II que são dois modelos (e não marcas) que acertam surpreendentemente os tons.

Depois vem as Nikons que acertam bem, tb.

E depois, no chão, vem Sony e Canon que realmente obrigam correção.




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Resposta #29 Online: 30 de Outubro de 2018, 12:46:56
Eu achei aleatório.
Tons de pele são diferentes, não tem como ter um numero magico......
Eu tbm acho que não, mas ao menos o cara mostrou um raciocínio que considero interessante. Mas tudo isso serve pra quem tem um monitor perfeitamente calibrado, e gosta de se enfiar no assunto da edição, para quem sabe uma impressão perfeita.
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