Eu tbm percebi fácil as diferenças, mas entendi que o problema aumenta com as lentes Sony. Lembro que no passado já tive algumas objetivas de câmeras de filme, quando as usava em minha Canon acontecia problema parecido. Algumas puxavam para o verde, tinha tbm outras que puxavam o azul, era uma questão de DNA da lente mesmo.
Eu também vejo essas diferenças, mas nunca me atentei ao fato de ela também estar relacionada ao conjunto câmera/lente.
Com relação à essa comparação, entendo que eles quiseram utilizar câmeras com resolução parecida, porém como a ideia era comparar a reprodução de cores em retratos, eu acho que a escolha mais correta seria utilizar a a7III ao invés da a7RIII.
Há uma diferença clara na forma como esses modelos representam os tons de pele e sua gradação, sendo que a a7III visa o estilo Canon de cor, ao contrário da a7RIII, que visa o estilo clássico da Sony (que, ao meu ver, é mais direcionado para paisagens).
Outra coisa que reparei é senti bastante diferença foi quando mudei do Lightroom para o Capture One, há pouco mais de um ano. No C1, os tons e gradações são representados de forma diferente, com um estilo mais Canon-like também. Mas confesso que não sei como a Adobe está agora quanto a isso, visto que eu praticamente só utilizo o C1 agora.
Aqui um vídeo sobre as diferenças de "color science" entre a a7III e a a7RIII (começa aos 10 minutos, mais ou menos):
https://youtu.be/riOJ3GSOX3IEnviado de meu SM-G930F