Autor Tópico: Longa exposição para eliminar carros e pedestres da foto  (Lida 8541 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #15 Online: 13 de Outubro de 2018, 18:31:52
A cena eh falsa no sentido de juntar duas cenas/momentos ou mais para montar uma. Ta certo que pode ser alegado que a cena montada poderia tambem ter sido feita em um disparo. Mas isso nao muda o fato do resultado nao ser uma cena mas a mescla de mais de uma cena/momento.

Tudo isso eh permitido no sentido criativo em que o objetivo nao eh reportar ou representar um momento/realidade.

Mas no sentido de registro expedicionario, reportagem, jornalismo e documentario, isso nao eh permitido. Pq eh como inventar ou alterar uma narrativa, historia ou momento.


Você está me dizendo então que se eu fizer 10 quadros de 1/10s e fizer um stack para reduzir o ruido em uma cena noturna eu estarei adulterando a cena ? Desculpe mas não concordo nem de longe. Indo por esse viés, nada que não fosse feito instantaneamente seria válido, nem mesmo uma exposição de mais de 1 pentelhesimo de segundo.

Não há diferença alguma em termos de realidade entre um stack por tempo de 1s e uma exposição linear de 1s. A diferença é o metodo e o cancelamento de ruido por exemplo.



Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 13 de Outubro de 2018, 19:06:13
Mas na epoca isso era considerado muito errado pq tal tecnica cria uma cena falsa, e o cara ficou sujo.
Só a título de curiosidade, isso existe em música também, pois os músicos gravam vários takes e fazem recortes das melhores passagens de cada take pra fazer uma gravação perfeita. Existia (não sei se existe ainda) um movimento para que se abandonasse essa prática, pois cria-se uma gravação que, de tão perfeita, não existe no mundo real. Ou seja, é impossível o músico tocar tão bem quanto se ouve em seus discos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 13 de Outubro de 2018, 19:58:16
Só a título de curiosidade, isso existe em música também, pois os músicos gravam vários takes e fazem recortes das melhores passagens de cada take pra fazer uma gravação perfeita. Existia (não sei se existe ainda) um movimento para que se abandonasse essa prática, pois cria-se uma gravação que, de tão perfeita, não existe no mundo real. Ou seja, é impossível o músico tocar tão bem quanto se ouve em seus discos.

Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Não se trata de efeitos e sim de uma técnica para captar mais luz com menos ruido.




« Última modificação: 13 de Outubro de 2018, 19:58:35 por AFShalders »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 14 de Outubro de 2018, 10:57:26
Mas no sentido de registro expedicionario, reportagem, jornalismo e documentario, isso nao eh permitido. Pq eh como inventar ou alterar uma narrativa, historia ou momento.

Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Não se trata de efeitos e sim de uma técnica para captar mais luz com menos ruido.

Obviamente os dois lados têm um tanto de razão, que não se aplica ao outro.

Se eu uso um dispositivo que é feito pra que não haja alteração na cena (um Astro tracker, por exemplo, que vai corrigir a câmera em relação à rotação da Terra), eu diria que é perfeitamente válido inclusive como prova científica.

Mas colocar algo assim eu considero modificação da cena:


Da mesma forma, o que o Márcio falou é traído pelas próprias palavras dele: se é usado um artifício pra fazer as pessoas sumirem, também é manipulação de cena. As sombras vão ficar artificialmente maiores e mais suaves, além de obviamente elementos sumirem da cena. Pra mim é tão editado quanto. É a mesma coisa que usar o flash em longa exposição pra fazer uma pessoa aparecer em vários lugares na mesma cena. É artístico, mas não é documental.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 14 de Outubro de 2018, 13:18:13

Você está me dizendo então que se eu fizer 10 quadros de 1/10s e fizer um stack para reduzir o ruido em uma cena noturna eu estarei adulterando a cena ? Desculpe mas não concordo nem de longe. Indo por esse viés, nada que não fosse feito instantaneamente seria válido, nem mesmo uma exposição de mais de 1 pentelhesimo de segundo.

Não há diferença alguma em termos de realidade entre um stack por tempo de 1s e uma exposição linear de 1s. A diferença é o metodo e o cancelamento de ruido por exemplo.
Vc esta adulterando o registro da cena sim, e assim, pode sim alterar a narrativa, sendo que nenhuma das imagens que vc registrou tem o resultado final, que nao foi registrado mas obtido por alteracao (mesclagem de imagens). Mesmo que se trate de mero ruido.

Eu estou dizendo que isso nao eh permitido no mundo do jornalismo, documentario, registro expedicionario, etc, nem se for para reduzir ruido. No mundo criativo, ninguem se importa.

Só a título de curiosidade, isso existe em música também, pois os músicos gravam vários takes e fazem recortes das melhores passagens de cada take pra fazer uma gravação perfeita. Existia (não sei se existe ainda) um movimento para que se abandonasse essa prática, pois cria-se uma gravação que, de tão perfeita, não existe no mundo real. Ou seja, é impossível o músico tocar tão bem quanto se ouve em seus discos.

Eu nao tinha ciencia da existencia de tal movimento. Interessante.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 14 de Outubro de 2018, 13:32:52
Da mesma forma, o que o Márcio falou é traído pelas próprias palavras dele: se é usado um artifício pra fazer as pessoas sumirem, também é manipulação de cena. As sombras vão ficar artificialmente maiores e mais suaves, além de obviamente elementos sumirem da cena. Pra mim é tão editado quanto. É a mesma coisa que usar o flash em longa exposição pra fazer uma pessoa aparecer em vários lugares na mesma cena. É artístico, mas não é documental.
Eu nao percebi que eu havia dito ocontrario.
Vc se refere alonga exposicao?

Sim, longa exposicao eh alteracao da cena mas nao eh alteracao do registro da cena. Seria como pegar seu documento de registro denascimento e alterar como se escreve seu nome. Vc nao esta alterando a pronuncia ou o seu nome em si podemos dizer, mas ao ver que um documento tem uma pequena alteracao, quem garante que o documento nao eh falso?

Por isso que em jornalismo nao pode, nem se for para remover uma sujerinha que estava na lente e apareceu no canto da imagem. Nao pode.

Lembre que toda narrativa leva a perspectiva de quem esta narrando. Nao existe narrativa sem narrador. O resultado obtido apos registro narrativo ja nao pertence mais a narrativa.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #21 Online: 14 de Outubro de 2018, 13:58:53
Sim, longa exposicao eh alteracao da cena mas nao eh alteracao do registro da cena.

Você está falando de uma coisa, e o Shalders de outra. No caso dele, juntar várias exposições menores, desde que feito com critério, não é alterar o registro da cena, e sim melhorar a imagem final. Lembre que isso é usado em imagens com valor científico. Ao fazer uma imagem destas que ele faz, não tem a menor importância se há nuvens no céu, por exemplo. O que importa é o fenômeno celeste.

Pra ilustrar, uma historinha que também seria, pelo seu conceito, alteração do registro da cena, mas que é cientificamente válido, e de grande importância:
https://gizmodo.com/new-super-crisp-images-of-neptune-show-how-far-our-tele-1827683475


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 14 de Outubro de 2018, 17:26:21
Você está falando de uma coisa, e o Shalders de outra. No caso dele, juntar várias exposições menores, desde que feito com critério, não é alterar o registro da cena, e sim melhorar a imagem final. Lembre que isso é usado em imagens com valor científico. Ao fazer uma imagem destas que ele faz, não tem a menor importância se há nuvens no céu, por exemplo. O que importa é o fenômeno celeste.

Pra ilustrar, uma historinha que também seria, pelo seu conceito, alteração do registro da cena, mas que é cientificamente válido, e de grande importância:
https://gizmodo.com/new-super-crisp-images-of-neptune-show-how-far-our-tele-1827683475

No aspecto cientifico eu nao sei e nao opinei. Cientificamente muita coisa deve ser permitido para poder obter a melhor imagem de micro organismos ou distantes corpos celestes (melhor observacao do objeto de estudo).

O que eu havia me referido desde o inicio (tal como eu havia dito) foi no aspecto jornalistico, documentario, etc.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 14 de Outubro de 2018, 18:10:13
Vc esta adulterando o registro da cena sim, e assim, pode sim alterar a narrativa, sendo que nenhuma das imagens que vc registrou tem o resultado final, que nao foi registrado mas obtido por alteracao (mesclagem de imagens). Mesmo que se trate de mero ruido.

Eu estou dizendo que isso nao eh permitido no mundo do jornalismo, documentario, registro expedicionario, etc, nem se for para reduzir ruido. No mundo criativo, ninguem se importa.



Desculpe mas isso não tem o menor nexo. Considerar remoção do ruido, que não é uma característica da cena, e sim uma  caracteristica do equipamento como alteração da cena é absolutamente ridículo, coisa de quem não tem absolutamente o que dizer de útil e quer causar polêmica.

Se for assim, usar um filme de ISO 25 torna a imagem mais aceitável para uso jornalistico do que usar um filme de ISO 3200 porque a imagem real não tem ruido. Nem muito menos uma imagem em preto e branco, porque a cena original é colorida.

Tá falando muita bobagem, me desculpe.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 14 de Outubro de 2018, 18:25:24

Se for assim, usar um filme de ISO 25 torna a imagem mais aceitável para uso jornalistico do que usar um filme de ISO 3200 porque a imagem real não tem ruido. Nem muito menos uma imagem em preto e branco, porque a cena original é colorida.


Primeira coisa que pensei.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 15 de Outubro de 2018, 10:16:57

Desculpe mas isso não tem o menor nexo. Considerar remoção do ruido, que não é uma característica da cena, e sim uma  caracteristica do equipamento como alteração da cena é absolutamente ridículo, coisa de quem não tem absolutamente o que dizer de útil e quer causar polêmica.

Se for assim, usar um filme de ISO 25 torna a imagem mais aceitável para uso jornalistico do que usar um filme de ISO 3200 porque a imagem real não tem ruido. Nem muito menos uma imagem em preto e branco, porque a cena original é colorida.

Tá falando muita bobagem, me desculpe.

Foi o que eu aprendi no meu curso de jornalismo. Se tiver que reclamar, reclame com as normas jornalisticas internacionais que determinam tais regras.

Menos ISO ou cor na foto nao torna a fotografia mais aceitavel para o jornalismo. No Jornalismo impacial cor e ruido eh irrelevante. A relevancia nesses aspectos esta apenas na intencao de influencia da opiniao publica. Estetica nao deve ser a prioridade/foco da fotografia no jornalismo.

Vc pode reduzir ISO na sua fotografia jornalistica, mas nao com combo de imagens ou com ferramenta clone. Mas apenas com programa de reducao de ISO de arquivos RAW convertidos para JPEG ou app de edicao de imagem.

Como eu haviadito, se no cartorio escreverem o nome de seu filho errado na hora do registro, por exemplo escrever Helena sem H, vc nao pode em casa colocar um H no nome alterando o documento. Rayoes para isso ha muitas, pq levanta suspeitas que mais auteracoes pode ter sido feita como por exemplo a data de nascimento ou local. Ou levanta suspeitas de que o local de nacimento tambem pode ter sido alterado. Esse simples detalhe ja tornao documento nao original e consequentemente nao valido.

A fotografia no jonalismo tem o mesmo peso. Eh um registro documentativo visual.

Uma materia interessante para vcs:
https://lens.blogs.nytimes.com/2015/02/17/world-press-photo-manipulation-ethics-of-digital-photojournalism/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 15 de Outubro de 2018, 10:40:12
A Integridade da Imagem:
https://www.worldpressphoto.org/sites/default/files/upload/Integrity%20of%20the%20Image_2014%20Campbell%20report.pdf

Se for para questionar, faca sem se rebaixar ao ridiculo nivel do ad hominem (minha intencao obviamente nao eh "causar polemica").


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 15 de Outubro de 2018, 11:04:36
Foi o que eu aprendi no meu curso de jornalismo. Se tiver que reclamar, reclame com as normas jornalisticas internacionais que determinam tais regras.

Menos ISO ou cor na foto nao torna a fotografia mais aceitavel para o jornalismo. No Jornalismo impacial cor e ruido eh irrelevante. A relevancia nesses aspectos esta apenas na intencao de influencia da opiniao publica. Estetica nao deve ser a prioridade/foco da fotografia no jornalismo.

Vc pode reduzir ISO na sua fotografia jornalistica, mas nao com combo de imagens ou com ferramenta clone. Mas apenas com programa de reducao de ISO de arquivos RAW convertidos para JPEG ou app de edicao de imagem.

Como eu haviadito, se no cartorio escreverem o nome de seu filho errado na hora do registro, por exemplo escrever Helena sem H, vc nao pode em casa colocar um H no nome alterando o documento. Rayoes para isso ha muitas, pq levanta suspeitas que mais auteracoes pode ter sido feita como por exemplo a data de nascimento ou local. Ou levanta suspeitas de que o local de nacimento tambem pode ter sido alterado. Esse simples detalhe ja tornao documento nao original e consequentemente nao valido.

A fotografia no jonalismo tem o mesmo peso. Eh um registro documentativo visual.

Uma materia interessante para vcs:
https://lens.blogs.nytimes.com/2015/02/17/world-press-photo-manipulation-ethics-of-digital-photojournalism/


Desculpe mas continua não fazendo o menor sentido no caso do stack para redução de ruido. Parece que você não entendeu que o ruido não faz parte da cena real e que é característica do equipamento e é exatamente igual a ter mais ou menor ruido com um filme com mais ou menos grão. Não há alteração nem manipulação da realidade.

Aliás, recomendo que leia novamente esse documento, eu já conhecia. Em nenhum momento falam que a redução de ruido torna uma imagem inválida no sentido de realidade. Uma coisa é uma imagem fraudulenta, por remoção ou inclusão de elementos, por troca de cores, etc., mas o problema aqui citado é de natureza e contexto completamente diferentes.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #28 Online: 15 de Outubro de 2018, 11:17:17
Galera o tópico é para discutir a técnica, não filosofar sobre ela :ok:

Thales uso bastante longa exposição com filtro ND ou sem, seja fotos de dia, tarde ou noite. Para eliminar pessoas ou carros fazer stacking é muito mais efetivo para obter esse resultado que você mostrou.

Pessoalmente eu não costumo fazer stacking já que dificilmente eu busco esse resultado, mas as vezes é útil, principalmente quando vc está fotografando aquela paisagem magnifica e tem algumas pessoas zanzando por ali.

Essa de reduzir ruído com várias fotos em ISO alto já conhecia, mas nunca tinha visto alguém fazer isso com fotos noturnas dessa maneira citada, sem tripé, achei interessante!
Quem sabe tento isso qualquer dia.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #29 Online: 15 de Outubro de 2018, 11:25:41
Galera o tópico é para discutir a técnica, não filosofar sobre ela :ok:

Thales uso bastante longa exposição com filtro ND ou sem, seja fotos de dia, tarde ou noite. Para eliminar pessoas ou carros fazer stacking é muito mais efetivo para obter esse resultado que você mostrou.

Pessoalmente eu não costumo fazer stacking já que dificilmente eu busco esse resultado, mas as vezes é útil, principalmente quando vc está fotografando aquela paisagem magnifica e tem algumas pessoas zanzando por ali.

Essa de reduzir ruído com várias fotos em ISO alto já conhecia, mas nunca tinha visto alguém fazer isso com fotos noturnas dessa maneira citada, sem tripé, achei interessante!
Quem sabe tento isso qualquer dia.
:ok:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales